A inovação é frequentemente associada à introdução de novos produtos ou serviços em sua empresa. No entanto, também pode ser relacionada a como mudar a forma de fazer negócios. E isso tem uma relação direta com a cultura da sua organização.

Inovar abrange novos usos de tecnologias, métodos de trabalho aperfeiçoados, novas formas de atender os clientes e melhores sistemas e processos. Para ter sucesso, a inovação precisa ser apoiada por você, sua equipe e todos os outros parceiros de negócios

Continue acompanhando este artigo e veja os principais benefícios que a cultura da inovação traz ao seu negócio.

Benefícios da cultura de inovação

Se você desenvolver um foco inovador nos seus processos de negócio, vai garantir que todos estejam trabalhando para desenvolver melhores práticas e otimizar a eficiência e o desempenho da empresa.

Veja alguns benefícios da cultura da inovação:

Maior atratividade de clientes

Em um mundo onde a informação é amplamente disponível e a comparação entre concorrentes é facilmente realizada, empresas com cultura de inovar certamente se destacam.

Isso acontece porque essas organizações criam valor continuamente e passam a ser percebidas como parceiros estratégicos para os seus clientes. A capacidade de inovar, e não somente uma inovação específica, se torna uma competência essencial do negócio.

Uso mais eficiente de todos os recursos

Esse é um grande desafio para as pequenas e grandes empresas. Os colaboradores de uma empresa com forte cultura de inovação estão sempre avaliando e revendo a sua forma de trabalhar e isso é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir efetividade dos negócios.

Maior atração e retenção de talentos

Todos gostam de trabalhar em ambientes inovadores e desafiadores, que promovem a importância das pessoas para a resolução de problemas. Organizações com a cultura de inovação reforçam o reconhecimento do papel do seu time para os resultados e valorizam o potencial criativo e analítico dos colaboradores independente da função e hierarquia. 

Abordagem proativa

Organizações inovadoras criam um ambiente propício para a proatividade, pois os seus colaboradores incorporam à sua rotina a análise crítica sobre os problemas e a criação de soluções. Essa capacidade naturalmente se tornam um dos valores dessas companhias, transformando-se na forma natural como os seus funcionários realizam suas atividades.

Agora que você já sabe os principais motivos para desenvolver a cultura da inovação na sua empresa, é hora de buscar as ideias de inovação, certo? E você sabe qual o melhor lugar para buscar essas ideias inovadoras
 

Quem tem ideias inovadoras? Os colaboradores

Isso mesmo, a sua equipe.

A maioria das ideias para aumentar o crescimento corporativo e lucros não são descobertas de madrugada ou no isolamento do escritório.

Elas vêm de pessoas que, diariamente, estão na linha de frente da empresa, atendendo os clientes, trabalhando nos processos, explorando novos mercados e enfrentando a concorrência.

Em outras palavras, os colaboradores.

Muitas empresas que fizeram sucesso com inovação tem como parte de sua estratégia contínua aproveitar as energias criativas e os insights de seus empregados que ocorrem através das funções de cada um.

Isso é fácil de dizer, não é? Mas como, exatamente, eles fizeram isso? O caminho é empoderar as suas equipes a propor ideias inovadoras para alimentar o funil de inovação da empresa.

Seus funcionários não devem ser treinados apenas para fazer suas rotinas diárias. Eles precisam ser guiados para pensar além. Devem ser orientados para perceber ativamente os problemas e buscar ideias inovadoras para resolvê-los. 

De acordo com Alan Robinson e Dean Schroeder, autores do livro “Organização Guiada por Ideias”, existem 4 principais motivos para você aproveitar as ideias de seus colaboradores, sendo:

#1 Funcionários da linha de frente enxergam melhor os problemas e oportunidades do dia a dia da operação que os gestores e diretores

A alta liderança das empresas tipicamente tem acesso a indicadores consolidados do negócio e, com isso, consegue identificar os principais desafios que a organização deve superar. No entanto, são os colaboradores da linha de frente os mais capazes de dar soluções para resolver esses desafios, pois eles estão em contato direto com os clientes e com os processos de trabalho.

Em resumo, as organizações com cultura da inovação são direcionadas pelo topo e conduzidas pela base. 

#2 A maioria das ideias é objetiva e de baixo custo de implantação

Um dos grandes problemas da inovação é que muito se fala a respeito, mas pouco se faz de concreto. Em muitos casos, a razão para isso é que são criadas iniciativas grandiosas com equipes dedicadas à missão de inovar e delas esperam-se grandes resultados como que em um passe de mágica.

Quando são dadas responsabilidade e autonomia para todos das linhas de frente inovarem, as soluções encontradas são muito mais simples, pois são pensadas por quem conhece a fundo o processo de trabalho ou o cliente sendo atendido. 

#3 As ideias impactam diretamente em aspectos intangíveis do negócio

Em última instância, os negócios são realizados entre pessoas. Resultados tangíveis são muitas vezes obtidos devido a aspectos intangíveis do negócio, como qualidade de atendimento e o entendimento profundo das necessidades dos clientes.

Esses aspectos, no entanto, são difíceis de ser percebidos e atacados pela alta liderança, enquanto podem ser facilmente identificados pelos colaboradores da linha de frente. O diferencial frequentemente está nos detalhes.

#4 Fornece ao negócio uma perspectiva única dos funcionários sobre as potencialidades dos clientes

As soluções que surgem no atendimento da linha de frente podem se tornar uma fonte inesgotável de ideias inovadoras. Sua equipe pode ser capaz de sentir as dificuldades dos clientes e se engajar a partir de uma perspectiva única e, se forem treinados e seguirem um processo de gestão de ideias, podem se engajar para resolver continuamente os problemas que aparecem.

Em resumo, prepare-se para aceitar as soluções que sua equipe te apresenta: afinal, a inovação é um trabalho de toda a equipe.

Como desenvolver uma cultura de inovação?

Estabelecer uma cultura de inovação na empresa envolve uma impactante mudança na forma de agir das pessoas. Para isso, é preciso sensibilizar e motivar todos os níveis da organização para atingir esse resultado.

Veja essas dicas para motivar os colaboradores a fazerem parte da cultura da inovação.

Incentive uma postura de aprendizado

Os funcionários devem ser incentivados a compartilhar as suas ideias e a explorar as suas iniciativas sem medo de errar. A inovação pressupõe a incerteza e, por isso, é natural que os erros ocorram.

O ideal é que a liderança da empresa reforce que inovar envolve errar e aprender em iterações contínuas. Além disso, deve haver um reconhecimento de que não tentar nada inovador é muitas vezes o maior risco que uma empresa pode correr.

Contrate pessoas com perspectivas diferentes

Valorize profissionais que entendem a visão da empresa e estejam alinhados com os seus valores, mas que não necessariamente pensem igual. Crie equipes com perspectivas diferentes, origens diversas, paixões e capacidades. Ter funcionários com um conjunto alternativo de ideias e abordagens de resolução de problemas irá facilitar a criação de um ambiente inovador.

Lidere pelo exemplo

Seja aberto e acessível a novas ideias. Certifique-se de que cada colaborador seja incentivado a compartilhar os seus insights. Crie espaços dentro das reuniões rotineiras para discutir a inovação. Seja intransigente com os julgamentos e deboches às ideias dos outros. Certifique-se de todos os líderes da empresa também estimulem a inovação.

De forma geral, valorize o comportamento inovador.

Tenha um processo

Certifique-se de que há um processo que todos entendem para avaliar cada nova ideia. Os funcionários se sentirão encorajados a fazer sugestões e recomendações se estiverem confiantes de que suas ideias serão devidamente consideradas. Para isso, é essencial que seja implantado e comunicado um programa corporativo de ideias de inovação.

Ao implementar uma cultura de inovação em seu negócio apoiada por práticas de trabalho para incentivar a participação dos funcionários, sua empresa vai avançar com a demanda do cliente e se beneficiar de rentabilidade melhorada que, afinal, é um resultado do crescimento.

E o mais importante de tudo: você terá colaboradores altamente motivados e que serão dedicados à sua visão de negócios e inspirados a contribuir para o sucesso do seu negócio.

E então, pronto para aproveitar as ideias do seu time e estabelecer a cultura da inovação?