Melhores empresas para trabalhar: quais as características?

Sabemos que hoje as empresas não competem apenas por clientes, mas também por talentos. Nessa disputa, há diversos fatores a serem considerados e boa parte deles encontramos nas chamadas melhores empresas para trabalhar.

Mas, afinal, o que uma organização precisa ter para ser considerada uma das melhores empresas para trabalhar? São as empresas mais inovadoras? As que oferecem salários acima da média? Por que vale a pena figurar nesse ranking? Descubra tudo isso no nosso post de hoje, confira!

As melhores empresas para trabalhar e o caminho para o sucesso

Não é coincidência que as melhores empresas para trabalhar são, também, as mais rentáveis do mercado. Ter um ambiente de trabalho que promova uma cultura de inovação e que estimule o profissional a se desenvolver faz com que a empresa cresça. Por consequência, as taxas de rotatividade tornam-se menores, permitindo que a organização retenha seus melhores talentos.

De acordo com dados, empresas brasileiras entre as melhores em 2015 aumentaram seu faturamento em 14%. Isso mostra como o caminho das melhores empresas para trabalhar coincide com bons índices de desempenho. Ser uma empresa de destaque pode fazer com que a gestão de pessoas de seu ambiente organizacional adquira um papel estratégico.

Saber satisfazer e estimular seus funcionários não é somente um posicionamento mais humano. Investir em um processo de gestão diferenciado faz com que o engajamento de seus colaboradores aumente – assim como o desempenho de seu negócio. Um estudo demonstrou que empresas com equipes engajadas podem superar em 202% os resultados das organizações com funcionários sem engajamento. Assim, engajamento é fator sempre presente nas melhores empresas para trabalhar.

Mas o que os profissionais buscam em uma empresa que pode ser considerada “a melhor”? Saiba mais a seguir!

Plano de crescimento bem estruturado

Se os colaboradores não conseguirem enxergar um futuro dentro da empresa, logo estarão buscando oportunidades na concorrência e reduzindo a credibilidade de sua organização no mercado. 

Por isso, a oportunidade de crescimento dentro da empresa pode ser um grande atrativo para os profissionais. A busca de sucesso dentro da carreira acaba trazendo junto a busca por planos de carreira. Por conta disso, vale a pena investir em projetos que unam oportunidades de crescimento concretas com monitoramento especializado.

Engajar sua equipe a crescer e a obter mais conhecimento para superar desafios é marca entre as empresas mais inovadoras. Saiba apresentar sua empresa como uma oportunidade de crescimento, não como um cargo estável.

Feedback constante e reconhecimento

Para se manter entre as melhores empresas para trabalhar, é preciso investir no ativo humano de sua equipe. Nesse ponto, o reconhecimento possui um importante papel. Muitas vezes, inclusive, o bom planejamento de um feedback constante pode ser o diferencial para que seu profissional se empenhe e mantenha-se engajado. Ele também ajuda na retenção de seus talentos: de acordo com estudo, o feedback regular gera redução de 14,9% nas taxas de rotatividade das empresas.

O mercado é competitivo, e uma retenção de qualidade faz com que seus colaboradores desempenhem sob uma visão prática e avaliativa. A melhoria no reconhecimento se converte em bom trabalho, inovação e eficiência.

Cultura de Inovação

Algo que pode ser notado entre as melhores empresas para trabalhar é o ambiente inovador. Se oportunidades de crescimento e aprimoramento são bem vistas, uma cultura de inovação integrada a isso é um grande diferencial. Entre as melhores empresas para trabalhar, geralmente é possível identificar uma liderança que reconhece a importância das ideias dos seus colaboradores no processo de inovação.

O processo de implantar um programa de inovação pode ser um método para motivar seus colaboradores. Além disso, pequenos problemas do dia a dia podem ser resolvidos com maior eficiência. Isso faz com que os insights de seus colaboradores tenham um melhor aproveitamento e gera o tão esperado senso de pertencimento: ao perceberem que são ouvidos e que suas ideias são implementadas, os funcionários sentem-se valorizados e mais “donos do negócio”, ajudando sua organização a se tornar uma das melhores empresas para trabalhar.

Um ambiente de trabalho agradável

Um erro estrutural comum é buscar características atrativas para sua empresa sem, antes, considerar aspectos fundamentais. Algo que destaca as melhores empresas para trabalhar são os funcionários sentirem-se à vontade no ambiente em que trabalham. Isso parte desde as necessidades físicas até mesmo às sociais.

Podem ser úteis práticas que ajudem seus colaboradores a terem momentos de descompressão para equilibrar jornadas intensas. Espaços de lazer podem ser uma boa forma de atrair funcionários que precisem satisfazer momentos de descompressão e de melhorar as relações organizacionais.

Isso se refletirá em um bom clima organizacional e em mais cooperação entre equipes. Conforme um estudo, há uma relação entre colaboração e inovação, o que gera para as organizações que estimulam a cocriação de ideias e as boas relações um diferencial competitivo que poderá alçá-las entre as empresas mais inovadores e entre as melhores empresas para trabalhar.

Melhorar o ambiente de trabalho, porém, não se limita à descontração. É importante fazer com que a criatividade e o dinamismo sejam atitudes recompensadas. Uma cultura de inovação pode ser de grande ajuda nesse sentido.

Pacote de benefícios alinhado com o bem-estar do profissional

O fator remuneração, hoje em dia, não pode se limitar somente ao valor monetário bruto. A valorização do talento profissional individual não se reduz apenas a aumentos de salário. Na verdade, ao contrário do que muitos imaginam, a remuneração é apenas o quarto fator mais motivador para os profissionais.

Portanto, é importante considerar um planejamento mais focado em relação aos benefícios oferecidos pela sua organização. Se você ainda tem dúvidas, saiba que uma pesquisa realizada pela CareerBuilder verificou que, entre os profissionais participantes, 49% procuraram um novo emprego por não estarem satisfeitos com o plano de benefícios oferecidos por sua antiga empregadora.

Sendo assim, as empresas mais inovadoras destacam-se ao integrarem o bem-estar de seus funcionários com uma oferta atrativa de recompensas e bonificações. Pode-se investir, por exemplo, em um sistema que faça com que o funcionário sinta-se recompensado à medida em que ele produz. Ou, ainda, em um sistema que torne feedbacks positivos de uma operação em incentivos financeiros.

Considerações finais

Estar entre as melhores empresas para trabalhar não denota uma satisfação somente interna. Trabalhar visando um ambiente mais produtivo é um investimento na rentabilidade de seu negócio. Entre as melhores empresas para trabalhar, há a possibilidade de aumento de lucro entre 25% a 85%.

Isso significa que, com planejamento, preparar-se para figurar entre as melhores empresas para trabalhar pode trazer resultados bastante positivos para sua organização.

Avalie sua empresa e veja como seus colaboradores podem se beneficiar de práticas e ferramentas de inovação. Programas que trazem a cultura da empresa mais próximo à realidade dos colaboradores podem ser um diferencial importante para construir o seu employer branding: o reconhecimento de sua empresa como uma boa empregadora, de modo que as pessoas desejem trabalhar nela.

E então, que tal começar a organizar-se para ser uma das próximas melhores empresas para trabalhar? Sua empresa já possui uma cultura da inovação para dar suporte a esse projeto? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

Posts Relacionados
Toda empresa tem colaboradores que ocupam espaços mais centrais, que influenciam os demais. Esse é
Você já parou pra pensar na definição do que é um desafio? Desafio são metas
O trabalho não é uma realidade fixa. Ele muda com o tempo, acompanhando outras mudanças

Deixe uma resposta