A escolha da plataforma de inovação é crítica para o sucesso do seu programa de inovação. Por isso, é preciso analisar as funcionalidades e as ferramentas que permitirão que sua empresa receba, priorize e execute ideias inovadoras de modo eficiente e otimizado.

Para ajudá-lo nessa decisão, escolhemos 5 recursos essenciais para uma boa plataforma de inovação:

  1. Engajamento das pessoas com gamificação;
  2. Recursos de colaboração;
  3. Processo de aprovação flexível;
  4. Ferramenta de priorização de ideias;
  5. Dashboards com indicadores do funil e ROI.

Confira, a seguir, como essas funcionalidades podem ser grandes diferenciais para um bom resultado na adoção de seu software de gestão de inovação.

1- Engajamento das pessoas com gamificação

Primeiramente, é importante que a plataforma de inovação de sua empresa seja atrativa e acessível para a sua equipe.

De pouco adianta um sistema de ideias centralizado em estrutura se não há incentivo para que ele se desenvolva. Por isso, é importante uma solução que possa oferecer ferramentas de engajamento das pessoas.

Uma grande tendência é usar a gamificação para estimular a participação das pessoas. Rankings dos colaboradores mais inovadores, conquistas por nível de participação e resgate de prêmios incentivam a participação ativa e mesmo lúdica de seu time.

Um exemplo de gamificação com conquistas e rankings pode ser visto no print abaixo da plataforma de inovação AEVO Innovate:

Ranking e Conquistas

Ranking e Conquistas

Por meio da utilização de mecânicas comumente encontradas em jogos, a plataforma gera uma competitividade saudável em inovação e gera uma usabilidade simples e fácil de ser adotada pelos colaboradores.

2- Recursos de colaboração integrados à plataforma de inovação

Além da gamificação, outro aspecto relevante para uma plataforma de inovação são as ferramentas sociais

Uma ideia em estágio inicial pode ser melhorada com a colaboração de outras pessoas com perspectivas diferentes do autor da ideia. Conforme o grau de cooperação aumenta, as ideias vão se tornando mais robustas e viáveis, gerando inovações mais eficazes para a empresa.

Assim, um bom sistema de inovação deve abarcar ferramentas colaborativas para a viabilização de ideias. Por meio de funcionalidades como comentários e curtidas, as ideias propostas pela sua equipe ganham espaço para crescerem, para se aperfeiçoarem e para serem cocriadas.

Veja um exemplo do AEVO Innovate:

Comentários e curtidas

Comentários e curtidas

3- Processo de aprovação flexível

A implantação de um banco de ideias eficaz depende de um fluxo de aprovação eficiente e sem gargalos. 

Uma boa plataforma de inovação deve atender às necessidades do processo de aprovação da sua empresa, possibilitando:

  • Aprovação por um Comitê de Inovação;
  • Descentralização do processo de aprovação, permitindo que os gestores aprovem diretamente ideias mais simples sem precisar enviar para o Comitê;
  • Solicitação de pareceres de especialistas quando necessário. Assim, por exemplo, se uma ideia precisa de uma análise do jurídico e outra precisa de um parecer da segurança do trabalho, o sistema deve permitir que os especialistas participem do processo.

O objetivo é que o processo de aprovação flua, permitindo que as inovações sejam implantadas com o máximo de agilidade, gerando melhores retornos para a organização. Ideias travadas no fluxo de aprovação são uma grande perda de dinheiro para as empresas.

4- Ferramenta de priorização de ideias

Da mesma forma que o fluxo de aprovação flexível permite um sistema de ideias melhor, é importante uma priorização inteligente.

Especialmente na etapa de aprovação do Comitê de Inovação, é comum que haja um volume relevante de ideias com ótimo potencial, mas que competem pelos mesmos recursos financeiros. Nesse caso, é necessário um processo objetivo de priorização e seleção das melhores ideias.

Uma plataforma de inovação deve permitir a classificação de ideias por meio de critérios configuráveis, como potencial de ganho, risco, facilidade de implantação, entre outros. Com base nisso, o sistema deve permitir priorizar as ideias mais relevantes para a organização, tornando essa decisão menos subjetiva e mais transparente.

No exemplo da figura abaixo, está sendo realizada a priorização de ideias na plataforma de inovação AEVO Innovate com base em critérios de classificação:

Priorização de Ideias

Priorização de Ideias

5- Dashboards com indicadores do funil de inovação e ROI

Para o gestor do programa de inovação, é fundamental medir os resultados para saber que decisões precisam ser tomadas para atingir as metas.

Um bom sistema de inovação deve permitir a análise dos principais indicadores do funil de inovação:

  1. Quantidade de ideias enviadas;
  2. Taxa de aprovação das ideias;
  3. Número de inovações implantadas.

A quantidade de ideias é fundamental para a qualidade das inovações. Quanto mais ideias forem enviadas pelas pessoas, mais fácil será encontrar boas ideias inovadoras para implantar nas empresas. Assim, é fundamental controlar o número de ideias enviadas e como está a evolução dessa quantidade no decorrer do tempo.

A taxa de aprovação é importante para que o gestor do programa de inovação entenda o percentual de ideias que estão sendo aproveitadas. É importante que o sistema permita filtrar esse resultado por área da empresa, pois alguns gestores podem bloquear a inovação em seus departamentos ao reprovar praticamente todas as ideias que chegam para sua análise. Nesse caso, vale uma sensibilização do líder para a importância da inovação para a estratégia da empresa.

Nenhum programa de inovação será relevante caso as ideias não sejam efetivamente implantadas. Inovação precisa ser aplicada e o indicador de número de ideias implantadas é fundamental para entender se o programa realmente está dando resultados para a empresa. Por isso, muitos consideram esse o principal indicador de um programa de inovação.

A figura a seguir demonstra o dashboard de indicadores do funil de ideias no AEVO Innovate:

Indicadores do Funil de Ideias

Indicadores do Funil de Ideias

Além dos indicadores do funil de inovação, é muito importante controlar o Retorno Financeiro das inovações implantadas na organização. Planejar e controlar os investimentos realizados e os ganhos obtidos é fundamental para entender se o caminho está correto. Além disso, esse indicador é útil para justificar a continuidade do programa de inovação na empresa.

Na figura abaixo, está ilustrado o dashboard com o ROI da Inovação no AEVO Innovate. É possível conhecer o ganho financeiro total com inovações, o retorno por cada real investido e a evolução dos investimentos realizados X ganhos obtidos no decorrer do tempo:

ROI da Inovação

ROI da Inovação

O bom andamento de seu programa de inovação depende do monitoramento dos indicadores. Portanto, não invista em uma plataforma de inovação sem a certeza de que ele oferecerá um auxílio real nesse controle.

Conheça o AEVO Innovate

Se você precisa de uma plataforma de inovação para apoiar o programa de ideias inovadoras da sua empresa, não deixe de conhecer o AEVO Innovate. Você pode inclusive realizar uma avaliação gratuita de 14 dias!