12 livros sobre inovação que você precisa ler em 2021

livros-de-inovação

Livros sobre inovação podem soar como um paradoxo, afinal a inovação precisa de liberdade, e os livros, de certa forma, são escritos para capturar uma ideia.

Apesar dessa aparente contradição, existem muitos livros sobre inovação com enorme qualidade, que focam nas características necessárias para criar um ecossistema de inovação, tais como a mentalidade, habilidades e ferramentas que facilitam o processo inovativo.

Nesses 12 livros sobre inovação, você encontrará um pouco de tudo nesse sentido, do desenvolvimento pessoal à gestão de pessoas e ao planejamento estratégico. Boa leitura!


1. The Invincible Company – Alexander Osterwalder & Yves Pigneurs

livros-sobre-inovacao-11

Se você costuma ler livros sobre inovação, certamente já ouviu falar do Business Model Canvas. Em The Invincible Company os próprios autores do modelo apresentam as melhores aplicações do BMC em companhias e startups ao redor do mundo.

O livro apresenta ferramentas complementares ao método, dicas práticas para aumentar a lucratividade nos mais diversos modelos de negócios, e cases detalhados, que ajudarão qualquer empreendedor a construir uma empresa invencível.


2. Humanocracy: Creating Organizations as Amazing as the People Inside Them – Gary Hamel  & Michele Zanini

livros-sobre-inovacao (3)

Ao redor do mundo, gerações inovadoras que já nasceram ligadas às novas tecnologias estão adentrando o mercado de trabalho – e encontrando ambientes empresariais que limitam seu potencial criativo.

Humanocracy aponta a saída para essa questão, mostrando como as organizações podem reduzir suas barreiras e dar espaço aos colaboradores, sem perder de vista o papel da liderança. É um dos poucos livros sobre inovação com foco nas pessoas, e não nas tecnologias.


3. Unlocking the Customer Value Chain – Thales S. Teixeira  & Greg Piechota

livros-sobre-inovacao (10)

Cada história de disrupção possui seus detalhes, mas existe um padrão que conecta todas elas. Unlocking the Customer Value Chain é fruto de oito anos em busca desse arquétipo.

O livro mostra como a disrupção é uma quebra nos modelos de produção e distribuição bem estabelecidos, na qual empresas menores não precisam competir com gigantes, encontrando caminhos próprios para chegar ao consumidor.


4. Startup enxuta – Eric Ries

livros-sobre-inovacao (4)

Se existe um clássico entre os livros sobre inovação, Startup Enxuta é o dono da vaga. Eric Ries explica, em detalhes, os processos, ferramentas e modos de pensar adotados por startups de sucesso para transformar uma ideia e poucos recursos em um negócio de sucesso.

É um dos melhores manuais sobre o assunto, com sugestões práticas para os mais diversos momentos enfrentados por uma startup. As dicas podem ser usadas por empreendedores iniciantes, ou para estabelecer times de inovação nas empresas consolidadas.


5. O Estilo startup – Eric Ries

livros-sobre-inovacao (5)

Mantendo o ritmo, Eric Ries mostra agora como substituir velhas práticas por atitudes inovadoras. Enquanto Startup enxuta fala com quem está chegando, O Estilo startup é um guia para quem está há mais tempo no mercado, e não quer ver seus negócios destruídos por um aplicativo.


6. Criatividade S/A – Ed Catmull

livros-sobre-inovacao (2)

Poucas empresas no mundo podem se gabar de ser tão criativas quanto a Pixar, responsável por quase todos os grandes filmes de animação nas últimas décadas. Em Criatividade S/A o presidente da companhia, Ed Catmull, mostra como as obras não surgem de ideias geniais – elas são fruto de um método, que pode ser aplicado em organizações de outros segmentos.


7. The Innovator’s Method –  Nathan Furr & Jeff Dyer

livros-sobre-inovacao (7)

Por falar em método, os autores Nathan Furr & Jeff Dyer apresentam um compilado em The Innovator’s Method, discutindo em detalhes ferramentas e conceitos como lean startup, design thinking, e metodologias ágeis, e mostrando como realizar uma aplicação eficaz dessas técnicas.


8. Organização guiada por ideias – Alan G. Robinson & Dean M. Schroeder

livros-sobre-inovacao (9)

Qualquer empresa tem uma linha de frente, as pessoas que fazem as vendas, atendem clientes insatisfeitos, operam as máquinas para criar produtos, e assim por diante – e todos eles tem alguma ideia sobre como as coisas poderiam ser melhores.

Uma Organização guiada por ideias sabe como ouvir e implementar estas sugestões, utilizando plataformas de intraempreendedorismo para empoderar seus colaboradores e fortalecer uma cultura de melhoria contínua, crucial para a sobrevivência na era digital.


9. O Dilema da inovação – Clayton M. Christensen

livros-sobre-inovacao (6)

É possível fazer tudo certo, e ainda fracassar? O “Dilema” é um dos livros sobre inovação mais polêmicos por defender essa ideia, e ir além, afirmando que seguir os manuais do assunto é justamente a causa do fracasso. É uma leitura importante por destacar os riscos da inovação, permitindo que você possa se antecipar a eles.


10. DNA do inovador – Jeff Dyer, Hal Gregersen & Clayton M. Christensen

livros-sobre-inovacao (8)

Qual é a essência de um inovador? Essa é a pergunta que três dos maiores especialistas no assunto abordam em DNA do inovador. Além de traçar os perfis mais comuns entre líderes inovadores, o livro ainda mostra quais habilidades você deve estudar para se tornar um deles.


11. Organizações Exponenciais – Salim Ismail, Michael Malone & Yuri van Geest

livros-transformação-digital (1)

Garagens, dormitórios em universidades e quartos nas casas dos pais estão dando origem a empresas disruptivas, capazes de derrubar gigantes com recursos quase inesgotáveis. Organizações Exponenciais é o livro sobre inovação que mostra de que forma elas conseguem, apostando na agilidade como seu maior trunfo.


12. Originais – Adam Grant

livros-sobre-inovacao-(12)

Um manifesto sobre criatividade, Originais desconstrói o mito da grande ideia, mostrando que para trazer algo de novo ao mundo é preciso ter mais do que um insight. O livro ainda ensina, através de uma viagem por casos reais e pouco conhecidos, como impulsionar a sua criatividade para se tornar uma pessoa original.


Conclusão

Quase todos os livros sobre inovação indicados no artigo, mostram que ela é fruto de um processo, que inclui o uso de ferramentas e metodologias adequadas. O software AEVO Innovate é uma dessas ferramentas, oferecendo um ambiente virtual que estimula a comunicação entre os diversos setores de uma empresa, a gestão de projetos e o feedback de qualidade aos colaboradores, condições fundamentais para construir um ecossistema de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *