14 livros de inovação que você precisa ler em 2024

Dos mais tradicionais aos lançamentos, os livros de inovação oferecem insights e conteúdos inspiradores para profissionais e empresas. Nesta categoria, você encontrará livros que focam nas características de programas de inovação, nos conceitos básicos. Além de obras que falam sobre a mentalidade, habilidades e ferramentas que facilitam o processo inovativo. Confira!

Os livros de inovação são uma excelente forma de adquirir e atualizar conhecimentos sobre a área, suas tendências e contextos.

Dos mais tradicionais aos lançamentos, os livros de inovação oferecem insights e conteúdos inspiradores para profissionais e empresas.

Nesta categoria, você encontrará livros que focam nas características de programas de inovação, nos conceitos básicos. Além de obras que falam sobre a mentalidade, habilidades e ferramentas que facilitam o processo inovativo.

Conheça os livros de inovação que recomendamos para a leitura neste ano.

Livros de inovação que você precisa conhecer

Para se atualizar de uma área ou tema, é preciso estar antenado ao que há de novo e aos clássicos indispensáveis.

Pensando em facilitar essa busca, listamos as obras abaixo:

1. The Invincible Company – Alexander Osterwalder & Yves Pigneurs

livros-sobre-inovacao-11

Se você costuma ler livros de inovação, certamente já ouviu falar do Business Model Canvas.

Em The Invincible Company, os próprios autores do modelo apresentam as melhores aplicações do BMC em companhias e startups ao redor do mundo.

O livro apresenta ferramentas complementares ao método, dicas práticas para aumentar a lucratividade nos mais diversos modelos de negócios, e cases detalhados, que ajudarão qualquer empreendedor a construir uma empresa invencível.

2. Organização guiada por ideias – Alan G. Robinson & Dean M. Schroeder

livros-sobre-inovacao (9)

Qualquer empresa tem uma linha de frente, as pessoas que fazem as vendas, atendem clientes insatisfeitos, operam as máquinas para criar produtos, e assim por diante – e todos eles têm alguma ideia sobre como as coisas poderiam ser melhores.

Uma Organização Guiada por Ideias sabe como ouvir e implementar estas sugestões, utilizando plataformas de intraempreendedorismo para empoderar seus colaboradores e fortalecer uma cultura de melhoria contínua, crucial para a sobrevivência na era digital.

3. Fazendo a inovação acontecer – Rivadávia Drummond

Imagem do livro "Fazendo a inovação acontecer"

Em “Fazendo a Inovação Acontecer: um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização”, Drummond busca, em seu conhecimento como docente e consultor, explicitar como a inovação é o motor de crescimento sustentável para qualquer empresa.

Com exemplos práticos e uma didática de fácil compreensão, o livro de 2018, é uma excelente opção de leitura para profissionais inovadores.

4. Humanocracy: Creating Organizations as Amazing as the People Inside Them – Gary Hamel & Michele Zanini

livros-sobre-inovacao (3)

Ao redor do mundo, gerações inovadoras que já nasceram ligadas às novas tecnologias estão adentrando o mercado de trabalho – e encontrando ambientes empresariais que limitam seu potencial criativo.

Humanocracy é uma obra que aponta a saída para essa questão, mostrando como as organizações podem reduzir suas barreiras e dar espaço aos colaboradores, sem perder de vista o papel da liderança.

É um dos poucos livros sobre inovação com foco nas pessoas, e não nas tecnologias.

Leia mais:
Cultura de inovação: o que é, pilares e como promover
Programa de Ideias: o que é, como criar e benefícios

5. Unlocking the Customer Value Chain – Thales S. Teixeira & Greg Piechota

livros-sobre-inovacao (10)

Cada história de disrupção possui seus detalhes, mas existe um padrão que conecta todas elas. Unlocking the Customer Value Chain é fruto de oito anos em busca desse arquétipo.

O livro mostra como a disrupção é uma quebra nos modelos de produção e distribuição bem estabelecidos, na qual empresas menores não precisam competir com gigantes, encontrando caminhos próprios para chegar ao consumidor.

6. Os Inovadores: uma Biografia da Revolução Digital – Walter Isaacson

Imagem do livro de inovação os inovadores, de Walter Isaacson

Os Inovadores conta a história da Revolução Digital, dos seus primeiros passos ao que alcançamos nos anos 2000, através do olhar das pessoas que levaram as grandes inovações da área, como os computadores, os sistemas e a internet.

A obra rememora a participação feminina ativa nesse processo de transformação digital, dando luz a personagens que, muitas vezes, não tiveram o destaque e a celebração de suas histórias evidenciadas.

7. Startup enxuta – Eric Ries

livros-sobre-inovacao (4)

Se existe um clássico entre os livros sobre inovação, Startup Enxuta é o dono da vaga.

Eric Ries explica, em detalhes, os processos, ferramentas e modos de pensar adotados por startups de sucesso para transformar uma ideia e poucos recursos em um negócio de sucesso.

É um dos melhores manuais sobre o assunto, com sugestões práticas para os mais diversos momentos enfrentados por uma startup.

As dicas podem ser usadas por empreendedores iniciantes, ou para estabelecer times de inovação nas empresas consolidadas.

8. O Estilo startup – Eric Ries

livros-sobre-inovacao (5)

Mantendo o ritmo, Eric Ries mostra agora como substituir velhas práticas por atitudes inovadoras.

Enquanto Startup enxuta fala com quem está chegando, “O Estilo Startup” é um guia para quem está há mais tempo no mercado, e não quer ver seus negócios destruídos por um aplicativo.

9. Criatividade S/A – Ed Catmull

livros-sobre-inovacao (2)

Poucas empresas no mundo podem se gabar de ser tão criativas quanto a Pixar, responsável por quase todos os grandes filmes de animação nas últimas décadas.

Em Criatividade S/A, o presidente da companhia, Ed Catmull, mostra como as obras não surgem de ideias geniais – elas são fruto de um método, que pode ser aplicado em organizações de outros segmentos.

10. The Innovator’s Method – Nathan Furr & Jeff Dyer

livros-sobre-inovacao (7)

Por falar em método, os autores Nathan Furr & Jeff Dyer apresentam um compilado em The Innovator’s Method, discutindo em detalhes ferramentas e conceitos como lean startup, design thinking, e metodologias ágeis, e mostrando como realizar uma aplicação eficaz dessas técnicas.

11. O Dilema da inovação – Clayton M. Christensen

livros-sobre-inovacao (6)

É possível fazer tudo certo, e ainda fracassar? O “Dilema” é um dos livros sobre inovação mais polêmicos por defender essa ideia, e ir além, afirmando que seguir os manuais do assunto é justamente a causa do fracasso.

É uma leitura importante por destacar os riscos da inovação, permitindo que você possa se antecipar a eles.

12. DNA do inovador – Jeff Dyer, Hal Gregersen & Clayton M. Christensen

livros-sobre-inovacao (8)

Qual é a essência de um inovador? Essa é a pergunta que três dos maiores especialistas no assunto abordam em DNA do inovador.

Além de traçar os perfis mais comuns entre líderes inovadores, o livro ainda mostra quais habilidades você deve estudar para se tornar um deles.

13. Organizações Exponenciais – Salim Ismail, Michael Malone & Yuri van Geest

livros-transformação-digital (1)

Garagens, dormitórios em universidades e quartos nas casas dos pais estão dando origem a empresas disruptivas, capazes de derrubar gigantes com recursos quase inesgotáveis.

Organizações Exponenciais é o livro sobre inovação que mostra de que forma elas conseguem, apostando na agilidade como seu maior trunfo.

14. Originais – Adam Grant

livros-sobre-inovacao-(12)

Um manifesto sobre criatividade, Originais desconstrói o mito da grande ideia, mostrando que para trazer algo de novo ao mundo é preciso ter mais do que um insight.

O livro ainda ensina, por meio de uma viagem por casos reais e pouco conhecidos, como impulsionar a sua criatividade para se tornar uma pessoa original.

Conclusão

Quase todos os livros sobre inovação indicados no artigo, mostram que ela é fruto de um processo, que inclui o uso de ferramentas e metodologias adequadas.

A solução da AEVO, por exemplo, é capaz de auxiliar as empresas por meio da tecnologia e expertise.

AEVO é um One-Stop Shop de Inovação e Estratégia, que conta com uma consultoria de inovação especializada em gerar soluções adequadas aos desafios de cada empresa, trazendo resultados concretos; junto a tecnologia de gestão da inovação através de sua plataforma de inovação, onde as empresas podem estruturar e gerenciar todas as iniciativas de inovação corporativa.

Quer saber como a AEVO pode auxiliar a sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.