3 Ferramentas Para Sua Empresa ser uma Máquina de Inovação

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - Hero

Existem diversas ferramentas para Inovar. E inovar é a palavra de ordem para as grandes empresas. O mercado está sempre em movimento, a cultura da inovação está cada vez mais presente. Disrupção virou um mantra que toda boa gestão pratica. Quem não se adaptar a essas mudanças, estará fadado ao fracasso.

O mundo mudou e as pessoas também, e, consequentemente, a forma como elas consomem. Os consumidores querem mais do que o trivial, querem produtos e serviços inovadores e eficientes. Eles querem fazer parte da mudança.

A inovação traz melhores resultados, diferenciação dos concorrentes e até o aumento dos lucros. Por isso, é fundamental que os profissionais responsáveis pela gestão das empresas fomentem a cultura da inovação. Assim, ficará muito mais fácil encontrar soluções criativas para os problemas que surgirem. 

Uma prática muito importante para quem quer implementar a cultura da inovação nas empresas é o brainstorm. Quem trabalha com o objetivo de propor ideias e achar soluções, sabe da importância desse método. Quem nunca ouviu falar, o brainstorm é uma reunião em grupo para debater sobre algum problema e encontrar soluções. 

A Inovação em Empresas de Sucesso

Independente do tamanho do negócio, o impacto da inovação é gigantesco e imediato. Inovar não é mais um diferencial, é uma obrigação para toda empresa. Pois só assim é possível se diferenciar da concorrência. 

Porém, muitos gestores e empresários ainda ficam meio perdidos quando o assunto é disrupção e inovação. Muitos se perguntem quais os verdadeiros impactos dela nas empresas e seus reais benefícios. 

Inovar é olhar problemas antigos de um jeito diferente. É explorar novas ideias e não se contentar com o comum. E, principalmente, tirar essas ideias da cabeça e executá-las. Muitos confundem inovação com criatividade, mas é importante entender que elas não são a mesma coisa. A criatividade é basicamente pensar, já inovar é fazer, executar. 

As Ferramentas para a Inovação Empresarial 

Você já deve está sabendo tudo sobre inovação empresarial, não é mesmo?! Certamente já sabe que esse processo traz novas ideias e metodologias para as empresas. Com certeza já sabe que existem ferramentas muito poderosas para fomentar essa inovação. Além disso, sabe também que esse tipo de inovação agrega valor e faz as empresas se diferenciarem. 

Ou seja, inovar é o caminho que qualquer empresa precisa trilhar para alcançar o sucesso. Uma gestão que leva isso realmente como um cultura organizacional, encontrará os atalhos para essa caminhada. Por isso, foque na inovação do seu negócio e busque as melhores ferramentas para isso. 

Já falamos muito sobre as ferramenta swot em projetos e como promover a inovação empresarial. Mas acabamos não dando a devida importância para os menos comuns. Por isso, vamos detalhar agora as 3 ferramentas de inovação empresarial que pouca gente conhece. Confira:

 

Comunidades de Prática

Antes de mais nada, é preciso entender o que são as comunidades de prática. Esse conceito foi desenvolvido por Etienne Wenger, um teórico educacional e praticante. Comunidade de prática, ou CoP, é um grupo de indivíduos que se reúnem em prol de um interesse comum no aprendizado e na execução do que foi aprendido.

Geralmente, esse interesse surge de uma paixão de algo que as pessoas realmente querem se importam e não por obrigação. O prazer é o principal motivador nessas horas. Nesses encontros das comunidades de prática as pessoas compartilham ideias. Eles trocam experiências, apresentam problemas e encontram soluções. Tudo isso sustentado pela amizade e confiança que surgem de forma natural. 

Essas comunidades são formadas por pessoas que gostam de se envolver em um projeto de aprendizado coletivo. Esses grupos são a disrupção em pessoa e vivem a cultura da inovação no seu dia a dia. 

Exemplos não faltam de comunidades de prática. Um grupo de artistas que se juntam para discutir novas formas de se expressarem. Um grupo de engenheiros que se juntam para solucionar problemas. Um grupo de alunos que se juntam para debater melhorias para sua escola. Ou até mesmo um grupo de cirurgiões que se unem para explorar novas técnicas e soluções para um problema. 

A inovação vem do novo, seja novas receitas, novas maneiras de misturar ideias e recursos, problemas e soluções. Essas comunidades são centros de inovação sustentadas. Tudo isso misturado acaba gerando pessoas engajadas com ideias firmes. Os conhecimentos e visões de mundo diferentes conseguem construir algo novo e nunca visto. Ou seja, essas comunidades praticam a inovação em alguma organização. 

Prototipagem Acelerada

Essa ferramenta é uma das mais interessantes. Ela permite que as empresas consigam desenvolver de forma extremamente rápida testes. Esses testes vão desde protótipos de novos produtos até de novos processos. Tudo com um custo muito reduzido

A prototipagem acelerada é muito usada para produtos. Mas também para aplicações  de modelagem, tecnologia e outros. Pode ser usada também na geração de conceitos, testes ergonômicos, funcionais e até na produção de lotes reduzidos. 

Em empresas de engenharia é mais comum essas aplicações, já que é preciso testar tudo de verdade, com algo palpável. 

Mapa de Empatia

O mapa da empatia é também uma ferramenta fundamental para a inovação empresarial. Esse mapa é uma espécie de visualização em conjunto que é usada para detalhar sobre um determinado público. Ele traz o conhecimento sobre uma determinada pessoa e ajuda na tomada de decisão das empresas. 

Imagine entrar na mente do seu público e conseguir compreender o que ele deseja. Seria um sonho, não é mesmo?! Você poderia oferecer produtos, serviços e atendimento que realmente suprem suas necessidades. 

O mapa da empatia funciona assim, como o próprio nome já diz. Você se coloca no lugar da pessoa para entender o que ela pensa, o que ela vê, o que ela faz e o que ela sente. 

Esse mapa pode variar em formatos e tamanhos, mas os elementos fundamentais são: pensar, ver, fazer e sentir

Quando se responde essas perguntas, você está se colocando no lugar da pessoa e começa a enxergar o que ela vê. E é aí que a inovação acontece.

E como acompanhar a inovação?


Uma das melhores ferramentas para acompanhar e promover a inovação em empresas é o AEVO Innovate. Com ele você coloca em ação a estratégia de inovação da sua empresa com uma plataforma intuitiva e auto gerenciável. É simples, rápido e custa pouco mudar sua empresa de patamar. Peça uma demonstração e surpreenda-se.

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - CTA

Posts Relacionados
Um gestor de uma empresa certamente deve estar antenado sobre tudo o que se passa
Um empreendedor pesquisou acerca de benefícios de programas de ideias na formatação de sua empresa.
Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus

Deixe uma resposta