4 Dicas Práticas de Inovação para 2019

O ano está quase virando, daqui a pouco estaremos em 2019. Toda virada de ano leva as pessoas a produzirem naturalmente alguns sentimentos, pois elas são movidas a ciclos e o fechamento de um ciclo para o início de outro provoca o crescimento de sentimentos como renovação, inspiração, orgulho, alegria, etc.

Provoca também a reflexão sobre o que foi feito, o que não foi e o que precisa ser melhorado. As grandes conquistas do ano são relembradas e as conquistas para o próximo ano são planejadas.

E pensando que as empresas são movidas por pessoas, pode-se aproveitar esse momento para alinhar a todos em direção a uma nova perspectiva e engaja-los a pensar em alcançar e fazer coisas diferentes. Aproveitando essa onda de fatos que acontecem no findar e no iniciar de um novo ciclo, separei algumas dicas práticas de inovação para 2019 . Elas irão permitir que você tenha muitos insights  e certamente permitirá a sua empresa alcançar diferenciais competitivos.

Comece pela cultura DE INOVAÇÃO

Você pode já aproveitar todo esse emaranhado de sentimentos que o ano novo provoca e começar a trabalhar uma cultura de inovação mais forte. Como disse Peter Drucker, a cultura devora a estratégia no café da manhã. Então, não adianta ter a melhor estratégia se os líderes não são exemplo de atitude e não inflamam seus liderados para ter hábitos e ações corretas.

Ação prática: reúna seus líderes, converse com eles sobre cultura, ponham no papel o que todos querem que melhore dentro da empresa e trace ações e objetivos para que durante o ano a cultura esteja em desenvolvimento contínuo. E não esqueça de deixar alguém responsável por fazer o acompanhamento durante o ano.

Repense seus processos

Seja você gestor de uma área, empreendedor ou diretor, você tem um processo ou seus liderados tem um processo. Mas será que é o melhor processo? Tem certeza? É possível responder essas perguntas dessa maneira: desenhe seu processo no papel, reveja suas métricas de desempenho e questione! Reflita sobre o que pode ser melhorado e tente pensar no motivo que levaram suas métricas aos níveis passados. Aqui as dicas de ações práticas já foram dadas, é só uma questão de você tirar algum tempo do seu dia para executar!

Automatize! evite trabalhos manuais

Depois de pensar nos processos, reflita novamente sobre o que até então é feito manualmente e que poderia ser automatizado. O desafio aqui é diminuir o tempo perdido e aplicar o princípio de Pareto: 20% de esforço para gerar 80% de resultado. Se você ainda tem processos manuais, pode estar fazendo o contrário: colocando 80% de esforço para ter 20% de resultado.

Ação prática: Quem entende mais sobre automatização é aquela pessoa mais ligada à tecnologia. Converse com o pessoal da sua área de TI ou com pessoas que você considera inovadoras, também vale uma conversa com pessoas envolvidas em ecossistemas de Startups, provavelmente, essa galera saberá de alguma ferramenta que pode ser aplicada no seu dia a dia.

Envolva a linha de frente jÁ!

Essa dica é a virada de chave para os líderes. As pessoas da linha de frente, que estão executando atividades e estão envolvidas nas operações da sua empresa são as especialistas no seu produto e/ou serviço. Está na hora de estreitar esse relacionamento com as operações e ouvir o que as pessoas que estão colocando a mão na massa tem a dizer. Dessa forma, você poderá identificar gargalos, dificuldades e ter vários insights sobre o que pode ser melhorado na sua operação. Com o seu processo bem definido, o próximo passo é entender o que é feito na linha de frente que gera impacto nos seus resultados e mapear tudo que pode ser melhorado, a partir daí começará um processo contínuo de inovação incremental.

Ação prática: Tenha um bate papo descontraído com pelo menos três pessoas da sua operação e tente identificar as dificuldades que eles têm no dia a dia de trabalho e pergunte se possuem alguma ideia para solucionar os principais problemas que eles veem todos os dias.

COMENTÁRIOS FINAIS

Existem várias maneiras de inovar e todas essas maneiras envolvem o questionamento, que envolve compreensão e reflexão. Seguindo essas dicas, você vai começar a questionar e refletir sobre várias coisas dentro da sua empresa e pode se tornar uma referência profissional quando essas dicas aplicadas te gerarem resultados em 2019. Pense também que esses quatro passos são um ciclo que deve ser realizado várias vezes, seguindo a regra: questione, reflita e tome uma atitude. No final das contas, esse processo irá te permitir fazer inovações completas, onde não se fica apenas nos campos das ideias, mas também se executa.

Quer saber mais sobre implantar um programa de inovação dentro da sua empresa? Confira o nosso artigo: 7 passos para implantar um programa de ideias de inovação.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.