A importância do Sprint na execução de projetos

O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos baseada em ciclos de trabalho denominados Sprints. Cada um desses períodos envolve um conjunto de tarefas que devem ser desempenhadas para o cumprimento do processo.

Ele inclui reuniões diversas com o objetivo de planejar, alinhar e revisar todo o empreendimento e também a colocação em prática do que foi planejado a princípio.

No entanto, o Scrum é um método complexo, e compreender suas unidades é fundamental para realizar uma boa gestão nessa metodologia. Quer aprender a importância do Sprint para a execução de projetos? Confira o nosso post e saiba mais!

O que é Sprint?

O Scrum é um método de gestão de projetos pautado na divisão em diversas etapas iterativas e incrementais. Ou seja, a cada fase, você parte do que já foi produzido para fazer tentativas de refinamento e entrega os resultados em parcelas, de forma que você possa ter feedbacks ao longo do processo.

Cada ciclo de produção do Scrum é um Sprint, que dura em média de uma a quatro semanas, com datas de início e fim fixas. Nele, são realizadas diversas ações e reuniões. A proposta é que, em cada período, a equipe cumpra uma parcela das atividades definidas no Product Backlog ― a listagem com todas as demandas para que o projeto seja concluído.

Na finalização do período de trabalho, a equipe realiza um encontro de revisão e um de avaliação do processo para o aprimoramento contínuo. Em seguida, começa um novo Sprint, que segue o mesmo esquema, mas com diferentes tarefas e partindo do que já foi realizado.

Quais as etapas a serem cumpridas em um Sprint?

Cada Sprint conta com diversos procedimentos fundamentais para que o projeto seja concretizado. Entenda melhor a seguir:

Sprint Planning Meeting

É o encontro em que se define quais os itens do Product Backlog vão ser realizados naquele período, dando origem a um documento, o Sprint Backlog, que registra todas as tarefas especificamente para aquele ciclo. Nessa reunião estão presentes o Product Owner (cliente), o Scrum Master (líder) e o Scrum Team (toda a equipe).

O Product Owner estabelece quais são as prioridades e o time dialoga sobre quais funções ela é capaz de cumprir no Sprint. Nessa reunião também se define um objetivo para o período de trabalho.

Daily Scrum

É uma reunião diária que dura, em média, 15 minutos. O propósito é discutir o que foi realizado no dia anterior, o que será feito hoje e quais podem ser os impedimentos para isso. Dessa forma, a equipe pode monitorar o cumprimento do trabalho e buscar soluções para os obstáculos que surgirem.

Assim, dá para dizer que o Daily Scrum é um encontro para o alinhamento dos processos e para que a equipe possa avaliar as metas diárias. Além disso, o time revisa tudo o que foi feito e se os objetivos foram cumpridos.

Sprint Review Meeting

Nessa etapa, a equipe mostra os resultados alcançados durante todo o Sprint. Ela é avaliada de acordo com o cumprimento dos objetivos preestabelecidos. Participam do encontro o Scrum Master, o Product Owner e todo o Scrum Team.

A reunião permite que a equipe tenha um feedback, possa corrigir problemas e realizar adaptações. As partes reprovadas retornam para o Product Backlog. A proposta é promover a transparência do trabalho para o cliente, para que o projeto saia como ele deseja.

Sprint Retrospective

É um encontro de avaliação do processo de trabalho. Nele, a equipe discute como foi a realização das tarefas buscando analisar o que foi positivo, que aspectos precisam ser melhorados e as ações que devem ser realizadas para promover o aperfeiçoamento do que não saiu bom.

Com essa revisão, a equipe pode se preparar para os próximos ciclos. Assim, ela evita repetir falhas e aprimora o seu desempenho.

Qual a importância do Sprint para o Scrum?

O Sprint é o núcleo em torno do qual o Scrum gira. Para executar o empreendimento na metodologia Scrum, é preciso que as tarefas sejam distribuídas entre os períodos a partir de um planejamento estratégico. É nesse ciclo de produção que a equipe efetivamente coloca o projeto em prática. A cada Sprint, mais etapas são desenvolvidas até o momento de conclusão das atividades.

O Sprint Planning, por exemplo, é a situação crucial que define o que será feito e como as demandas serão cumpridas no período. É um momento importante de participação do Product Owner, pois é ele que estabelece as prioridades. Assim, o cliente faz parte do planejamento, o que permite que a equipe receba feedbacks ao longo da experiência.

Já o Sprint Review Meeting é fundamental para que os resultados sejam visualizados e reconhecidos; além disso, permite que sejam feitos os ajustes necessários. O Sprint Retrospective é importante para a equipe rever seus métodos e corrigir erros de procedimento.

A temporalidade do Sprint é necessária para que o projeto seja entregue de forma gradativa e obedecendo aos prazos. Ela é marcada de acordo com a capacidade da equipe, mas sempre obedecendo a semanas exatas e a horas de trabalho do dia. A ideia é fortalecer o planejamento para que os resultados sejam alcançados dentro do prazo e para que todo o Backlog seja cumprido no momento adequado.

O Sprint é a unidade central da metodologia Scrum. Ele é o ciclo de trabalho em que as tarefas do Backlog são realizadas. Para tanto, é necessário um momento de planejamento, que é o Sprint Planning Meeting. Há encontros diários, chamados Daily Scrum, em que a equipe revisa atividades e faz o alinhamento dos processos.

Ocorre também o Sprint Review Meeting, o encontro onde todos acessam os resultados. Ao final, há o Sprint Retrospective, reunião em que a equipe avalia como foi o curso da produção. Assim, cada ciclo é executado, até que todo o empreendimento seja concluído.

Cada Sprint é fundamental por envolver todas essas etapas básicas do trabalho e definir os prazos para a concretização do processo. E então, gostou de saber a importância do Sprint na execução de projetos? Aproveite e deixe o seu comentário aqui no post!

Posts Relacionados
Todos insistem em dizer que sabem o que estão fazendo, por amar a própria ideia.
Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a
Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar

Deixe uma resposta