O que é Accountability e como aplicar na sua empresa

accountability

Um termo ainda pouco citado, mas muito importante para o sucesso de empresas dos mais diversos setores da economia é o accountability.

Literalmente, é traduzido como prestação de contas, mas na esfera administrativa o seu significado pode ser ampliado para responsabilização ou responsabilidade com ética.

É usado como uma forma de obter resultados mais eficientes, a partir do momento que gestores e colaboradores absorvem uma nova mentalidade e postura sobre o seu papel dentro da empresa.


O que é accountability?

Embora accountability seja traduzido como prestação de contas, quando o termo é usado na gestão de empresa, uma tradução mais adequada é responsabilização ou mesmo responsabilidade com ética.

Isso se refere a uma empresa onde cada um arca com as suas obrigações e prioriza a transparência. Essa atitude, entretanto, não deve existir unicamente por se tratar de um protocolo.Mas sim, porque cada um entende a importância do que faz e a consequência dos seus atos. Além disso, o intuito é que a accountability funcione como uma avaliação interna dos gestores.

Para entende melhor, é possível relacionar o termo com uma das suas traduções, a prestação de contas. Esse procedimento é mais comum na esfera pública, embora empresas com programas voltados à sustentabilidade também preste contas à sociedade.

Basicamente, é preciso fazer um relatório sobre o que foi feito, de acordo com as promessas anteriores, mostrar os resultados e o quanto foi gasto. Tudo isso, em geral, deve estar dentro do previsto, funcionando como uma justificativa.

Quando o governo faz a prestação de contas, está mostrando o que fez e como fez usando o dinheiro do contribuinte. Já quando se fala em responsabilização, também se quer o mesmo levantamento de dados.

Mas com o propósito de autoavaliação, como uma reflexão sobre o papel de cada um dentro da organização. Se é feito o que lhe cabe e, se não estiver, entender o porque e como melhorar, além de até identificar as suas falhas, que não devem ser ignoradas.


A importância do accountability

A responsabilização nas empresas é importante porque a sua aplicação permite identificar os resultados esperados que foram atingidos, o que pode melhorar e mesmo o que fracassou. Afinal, com os erros também se aprender.

Já que accountability pode ser conceituado ainda como ter um senso individual ou coletivo de responsabilidade por resultados, há escritores sobre o tema que explicam que para garantir a responsabilização nas empresas é preciso que haja êxito.

Para tanto, é preciso identificar os desafios, responsabilizar-se por um ou mais resultados, resolvê-los com atitude e executar as ações necessárias para atingir o resultado.

Se isso não ocorre, o fracasso é inevitável, pois houve passividade, espera e ninguém se responsabilizou pelas ações, além de terem negado as dificuldades. Outro problema é quando a empresa só se preocupa em apontar culpados pelos problemas em geral.

Portanto, ao aplicar a responsabilização dentro de uma empresa, os resultados tendem a melhorar. Isso porque gestores e colaboradores se tornam mais autônomos e ativos, o que inevitavelmente contribui nas suas tarefas do dia a dia.


Accountability e compliance

Uma forma de aumentar a accountability nas empresas é por meio do compliance empresarial, que se refere às normas internas de uma empresa. Elas devem indicar como os seus colaboradores precisam se portar nas mais diversas situações.

É mais comum que o compliance esteja presente nas empresas que atuam no estrangeiro. Isso porque o documento explica o jeito certo dos funcionários agirem quando estão em outros países, devido às diferenças culturais.

No entanto, cada vez mais, se fala da importância de todas as empresas elaborarem um compliance. Ainda mais em tempos de Lei anticorrupção e LGPD, quando os gestores devem estar totalmente atentos a maneira como os colaboradores agem.

De todo o modo, com o compliance empresarial, também é possível deixar mais claras quais são as responsabilidades de cada um dentro da empresa. E quais são os problemas que podem ocorrer quando as regras são ignoradas.

Essa iniciativa pode contribuir para um melhor entendimento dos funcionários a cerca da sua importância e responsabilidade dentro do negócio.


Como melhorar o accountability na minha empresa?

O primeiro passo para aplicar o accountability nas empresas é da gestão. Ela deve incentivar os colaboradores a realizarem as suas atividades não só porque cabem a eles, mas também porque é de sua responsabilidade.

Mas os profissionais apenas conseguem se sentir responsáveis genuinamente se forem valorizados e se a gestão mostrar que eles são partes importantes da empresa.

Outra forma de estimular esse comportamento nos colaboradores é colocando-os a par dos objetivos do negócio. Eles devem entender o contexto maior no qual a empresa está inserida, conhecendo sua missão e valores, mas além do que é posto no papel.

Isso exige uma inclusão completa do colaborador, além de muni-lo de certa autonomia. Além disso, ele não pode ser visto apenas como um mero encarregado, mas sim, como um funcionário essencial para o alcance dos objetivos do negócio.

Contratar os profissionais adequados às funções, realizar treinamentos e promover capacitações são outras formas de melhorar o accountability na empresa.


Conclusão

O accountability pode contribuir em muito com os resultados nos mais variados modelos de negócios. Também ajuda os colaboradores a se tornarem profissionais mais responsáveis acerca de suas ações.

Com isso em mente, eles podem se desenvolverem até mesmo como profissionais melhores, ao entenderem como o que cada um faz impacta o todo. Mas como dito, cabe a gestão deve incentivar esse comportamento e dar o exemplo.

Valorização dos seus funcionários é um passo importante, inclusive, ouvindo o que eles têm a dizer. Um software de gestão da inovação pode ser de grande ajuda nessa hora, como o AEVO Innovate.

Com foco na inovação, essa é uma ferramenta que permite à equipe trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento da empresa, acompanhando métricas e KPI’s. e lançar um programa de ideias, para dar protagonismo a todos os colaboradores e promover a cultura de inovação na empresa.

 

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