6 ações de engajamento para aplicar em sua gestão

As ações de engajamento são práticas promovidas pelos líderes, gestores e pelo RH para criar interesse, envolvimento e comprometimento nos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Quem trabalha com gestão pode perceber quando um colaborador está desmotivado e sem atingir a performance esperada. Nas empresas, esse espírito pode tomar conta de toda uma equipe, o que acarreta em grandes prejuízos a companhia. Nesse sentido, é fundamental conhecer ações de engajamento para aplicar à sua empresa.

As causas para essa falta de engajamento generalizada, provavelmente, estão na estrutura da companhia, portanto não se pode perder tempo: elas devem ser identificadas o quanto antes para que medidas sejam tomadas.

Ao promover ações de engajamento para estimular os profissionais, a gestão irá ver seus colaboradores irem além em suas tarefas e se comprometerem ainda mais com os resultados e cultura da organização.

O que são ações de engajamento?

As ações de engajamento são práticas promovidas pelos líderes, gestores e pelo RH para criar interesse, envolvimento e comprometimento nos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Se o objetivo de qualquer empresa é manter a produtividade em alta, não se pode ignorar a participação dos seus funcionários. Eles devem ser não apenas ativos, como também dispostos e motivados a produzir.

Só assim os melhores resultados serão alcançados e o sucesso da empresa virá como consequência.

Dessa forma, é essencial que a gestão reforce o compromisso de suas equipes através de ações de engajamento estratégicas, afinal, essa participação ativa não se constrói sozinha. Na verdade, ela necessita de muita atenção e esforço por parte de quem guia a equipe.

Estimular o verdadeiro engajamento pode ser desafiador para qualquer liderança, mas ao seguir ações de engajamento adequadas e promover um ambiente propício, colaboradores alinhados e motivados vão ser a recompensa final.

6 ações de engajamento para empresas

Os melhores resultados acompanham funcionários mais comprometidos, por isso ações devem ser tomadas para garantir o engajamento das equipes.

Veja 6 exemplos de ações de engajamento para empresas:

1 – PDI para lideranças e colaboradores

Planejar e perseguir os objetivos é o que move as pessoas. Nesse sentido, o Plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma ferramenta essencial para promover o engajamento em qualquer empresa, pois ele dá o suporte para as metas individuais dos colaboradores e líderes, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Além de dar atenção aos objetivos de cada funcionário, o PDI inclui as metas da organização.

Isso dá ainda mais força para que esse planejamento impulsione ações de engajamento, pois haverá um equilíbrio entre o crescimento dos profissionais e as habilidades necessárias para desempenhar as atividades dentro da organização.

2 – Treinamentos e capacitações para a equipe

Investir em treinamentos e capacitações para o time é uma ação fundamental para o engajamento nas empresas.

Essa não é uma simples forma de tornar os colaboradores mais qualificados para realizar suas tarefas: participar de workshops, cursos e outros programas de desenvolvimento também transforma esses indivíduos em pessoas mais seguras e confiantes para exercer seu papel na organização.

Uma equipe composta por profissionais capacitados é uma equipe empoderada e comprometida a mostrar o seu potencial.

Isso significa que todos estarão mais engajados à medida que adquirirem competências para auxiliar na busca por resultados. Treinamentos e capacitações, portanto, devem figurar entre as principais ações de engajamento do seu negócio.

3 – Ações de protagonismo dos colaboradores

Os colaboradores são realmente os protagonistas dentro de um negócio de sucesso, e isso precisa ser demonstrado de forma prática, partindo do interesse da gestão.

A empresa deve reconhecer e incentivar o protagonismo profissional adotando ações com essa finalidade.

Oferecer oportunidades de crescimento é uma das principais formas de tornar isso evidente, mas existem várias ações que não podem faltar, como reconhecer os colaboradores em canais digitais, compartilhar conhecimento e reunir o time em rodas de conversa nas quais eles podem mostrar suas opiniões.

Ao promover essas práticas, em troca, a organização irá receber determinação e comprometimento por parte de sua equipe.

4 – Crie um sistema de gamificação

A gamificação é uma estratégia muito aplicada na gestão de pessoas e, sem dúvidas, é bastante poderosa para criar engajamento em qualquer profissional.

Ao se apropriar de sistemas que combinam elementos típicos na composição de games, o ambiente de trabalho irá se tornar mais estimulante para os colaboradores.

Afinal de contas, quando envolve recompensas, sensação de vitória, possibilidade de cooperar e acúmulo de pontuações, o cumprimento de metas se torna muito mais divertido – assim como a experiência dos joguinhos viciantes, mas gerando produtividade ao invés de procrastinação.

5 – Employee Experience como ação contínua

É importante que a experiência do funcionário dentro da empresa seja positiva para que ele queira estar mais perto e mais envolvido com ela. Nesse sentido é preciso estar a par e cuidar da saúde dessa relação colaborador-organização. 

Por esse motivo, o Employee Experience deve ser um conceito presente e constante na organização. Com tal mindset, estratégias de melhorias podem ser aplicadas com mais propriedade, aprimorando a perspectiva e vivência dos funcionários dentro da empresa.

O Employee Experience irá envolver aspectos como a identificação com a cultura organizacional no momento do recrutamento, uma boa liderança e oportunidades de crescimento dentro do negócio, e quando bem feito, vai engajar os profissionais desde o seu primeiro dia.

6 – Eventos de imersão

Engajar também requer a criação de vínculos e experiências mais profundas com o ambiente e todos os elementos envolvidos nele.

Por esse motivo, desenvolver eventos de imersão irá proporcionar um contato e entrosamento maior entre os membros do time e, por consequência, fortalecer o envolvimento deles com a empresa.

Essa ação deve ser planejada cuidadosamente pela gestão, já que pode abranger várias atividades interligadas no decorrer de um longo período. É importante pensar um que seja confortável para os participantes, para que eles possam realmente aproveitar o evento e serem estimulados a participar.

Conclusão

Gerar ações de engajamento nas empresas requer uma atenção contínua para esse objetivo. Existem várias formas de obter o maior envolvimento dos colaboradores, e para isso a tecnologia está super a favor.

Como nós vimos, a gamificação é muito efetiva para engajar o time, e um software de gestão de inovação e estratégia, como o AEVO Innovate adota vários elementos desse conceito em seu sistema, como pontuação e definição de recompensas, além de organização das equipes para buscar resultados em conjunto.

Conheça mais sobre essa ferramenta e os outros recursos que ela oferece para fortalecer o engajamento dos funcionários na sua empresa!

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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