Blended Learning: o que é, como funciona e dicas para aplicar

Com a transformação digital, o blended learning ganhou ainda mais espaço nas empresas. Descubra como ele funciona e como aplicar esse método.

Empresas que conhecem a importância de manter os seus colaboradores sempre atualizados por meio da aprendizagem investem em diferentes formas de promover o ensino.

Podem ser treinamentos, workshops, aulas e palestras, além de outros formatos, sendo que todas essas atividades conseguem ser realizadas de maneira online e/ou presencial. E quando essa combinação é feita, tem-se o blended learning.

A também chamada aprendizagem híbrida mostra-se muito eficiente na capacitação das equipes corporativas. Para saber mais sobre o que é esse conceito, como funciona e dicas para aplicar continue com a leitura deste artigo.

O que é Blended Learning ou aprendizagem híbrida?

Promover o ensino através de atividades presenciais e a distância resume bem o que é o blended learning, conhecido ainda como aprendizagem híbrida. O método combina de formas diversas o ensino transmitido pela internet e o adquirido em sala de aula.

Para tanto, podem ser realizadas aulas online com a ajuda de diferentes aplicativos que hoje são disponibilizados com essa finalidade, disponibilizar conteúdo online nas ferramentas adequadas, criar fóruns de discussão e usar demais ferramentas.

Como se trata de um aprendizado híbrido, a essas atividades online são combinados os encontros presenciais. De acordo com o modelo de ensino escolhido, esses momentos podem servir para trocar ideias, esclarecer dúvidas, promover debates e fazer avaliações.

Embora o blended learning não seja nenhuma novidade, a popularização dos smartphones e tablets contribui imensamente com a sua implementação dentro das empresas.

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Como o Blended Learning funciona na prática?

Como já dito, a aprendizagem híbrida deve combinar tanto atividades presenciais quanto atividades online, sendo que essas podem ser tanto síncronas quanto assíncronas.

As primeiras são aquelas que acontecem ao vivo, como as aulas transmitidas em tempo real pela internet.

Enquanto as atividades online assíncronas referem-se ao uso de conteúdos disponibilizados na internet que o aluno acessa a qualquer momento. Podem ser textos, apostilas, exercícios, avaliações e vídeos.

Entende-se que o blended learning consiste em um método bastante eficiente justamente por unir todas essas modalidades de ensino, já que possuem a sua importância para o processo.

Quando o professor transmite uma aula, o objetivo é focar no tema em estudo. Os encontros presenciais e os fóruns online servem para a troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e debates.

E os materiais disponibilizados na internet ajudam no aprofundamento individual. Mas é preciso que todos esses formatos sejam bem planejados e executados. Além disso, recomenda-se estabelecer um foco presencial ou à distância para o blended learning.

É importante destacar ainda que em todas as atividades, sejam elas presenciais ou não, deve haver um professor, orientador ou instrutor.

Vantagens do Blended Learning

O blended learning oferece uma série de benefícios para os colaboradores e, por consequência, para a própria organização, que vai contar com um quadro de funcionários mais bem qualificados e atualizados.

Vantagens para os colaboradores

Aos que participam da aprendizagem híbrida, umas das vantagens mais relevantes é que o método facilita a absorção do conteúdo de diferentes maneiras.

Assim, atende tanto quem é mais visual e auditivo e aprende melhor com os conteúdos disponibilizados na internet, quanto aos que preferem as aulas ao vivo e os encontros presenciais.

Outro benefício do método é a flexibilidade, que permite a cada aluno evoluir no seu tempo, já que ele pode aprofundar o conhecimento através dos materiais oferecidos quando tiver disponibilidade de tempo.

Mesmo assim, é indicado que haja a definição de prazos e um cronograma para que toda a equipe que participar da capacitação mantenha um ritmo semelhante.

Embora existam momentos de aprendizagem individual, o blended learning promove uma maior integração entre os participantes, o que é essencial para a troca de experiências.

Mais um benefício é que, se bem planejado, o método alcança resultados de maneira muito mais eficiente, pois permite otimizar o processo de aprendizagem. Assim, ocorre a rápida aquisição de novas habilidades e o máximo aproveitamento.

Vantagens para as organizações

Para as empresas, oferece a vantagem de diminuir custos na hora de atualizar e treinar os colaboradores, devido a otimização do aprendizado. E também porque é possível que um maior número deles participe de forma simultânea.

Dessa forma, consegue-se até reunir profissionais de diferentes unidades, mesmo que estejam em cidades ou países diferentes.

Por conta dos seus benefícios, o blended learning é o método perfeito para atualizar com periodicidade os colaboradores.

Como aplicar o Blended Learning na sua empresa

Embora oferece muitas vantagens para os colaboradores e mesmo às organizações, a aprendizagem híbrida deve ser implementada com organização e planejamento para que atinja os seus objetivos.

Veja a seguir as principais dicas para aplicar o blended learning na sua empresa.

Identifique os objetivos da aprendizagem

Já que o método pode ser usado para treinar a equipe em diferentes necessidades, capacitá-la, desenvolver habilidades, entre outros propósitos, é importante que o primeiro passo para usá-lo seja o de definir um objetivo.

Essa atitude contribui com todo o processo do blended learning, seja ajudando na hora de definir que atividades devem ser realizadas, seja na hora de montar o cronograma e fazer demais definições.

Escolha o formato e as ferramentas adequadas

Ao ter em mente os objetivos da aprendizagem híbrida, chega o momento de escolher o formato e as ferramentas adequadas para aplicar a metodologia.

Isso depende do que se quer alcançar, quais conhecimentos e/ou habilidades os colaboradores devem desenvolver e como se encontram geograficamente.

Se todos estiverem na mesma unidade ou cidade, é possível promover encontros presenciais com maior frequência. Caso contrário, o foco deve ser nas atividades online, inclusive, aulas virtuais para suprir os poucos encontros.

Quanto às ferramentas, existem uma ampla diversidade, sendo necessário pesquisar as que melhor atende as necessidades do blended learning.

Estimule a interação dos participantes

A interação é uma parte fundamental da aprendizagem híbrida, ao possibilitar que os colaboradores tenham a oportunidade de compartilhar experiências e até comparar suas habilidades e níveis de conhecimento.

Por isso, é necessário estimular a interação dos participantes através de atividades específicas. Os fóruns de discussão são bons exemplos e a participação neles pode fazer parte da avaliação, incentivando todos a utilizem.

Outra dica é motivar os alunos a esclarecerem dúvidas e mesmo compartilharem os seus pensamentos e preocupações.

Acompanhe o desempenho da equipe

O método pode contar ou não com uma avaliação. Mas é essencial que se possa identificar o quanto o blended learning contribuiu com os objetivos iniciais, o que pode ser constatado através do acompanhamento do desempenho da equipe.

De acordo com o tipo de conhecimento que a equipe tem que adquirir durante a capacitação ou treinamento, essa conclusão pode ser feita de diferentes formas, como na sua aplicação no dia a dia ou por meio de uma atividade específica.

Os próprios colaboradores podem fazer uma avaliação do método. Esse feedback permite que se corrijam possíveis falhas e se façam os devidos melhoramentos.

Conclusão

O blended learning é um método com inúmeras vantagens para todos os envolvidos em uma organização como você pode ver. Além disso, devido a sua variedade de ferramentas consegue se adaptar às diferentes necessidades e objetivos.

E para os momentos em que a sua equipe deve compartilhar ideias e experiências ou mesmo colocar em prática o conhecimento obtido através de projetos, uma ferramenta que pode ser bastante útil é o AEVO Innovate.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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