Blitzscaling: entenda essa estratégia de sucesso

Você sabe o que é blitzscaling? Essa estratégia baseada em táticas de guerra, permite que as empresas cresçam de forma exponencial.

Mais do que manter uma empresa em pleno funcionamento, muitos empresários desejam expandir o seu negócio e, por consequência, tornar a sua marca mais conhecida e lucrativa.

No entanto, promover o crescimento de uma empresa nem sempre é a parte mais desafiadora, e sim, fazer isso de maneira assertiva, sem que possíveis erros prejudiquem os objetivos traçados.

Para ajudar nesse processo, existe o conceito de blitzscaling, que pode ajudar um negócio a crescer em pouco tempo e do jeito certo. Se você quer entender melhor essa estratégia de sucesso, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

O que é blitzscaling e como surgiu esse conceito?

A expressão blitzscaling pode ser traduzida como escala relâmpago, sendo uma derivação do termo em alemão blitzkrieg, que significa ataque relâmpago e se refere ao método militar utilizado pelo exército da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

O objetivo era surpreender os inimigos e foi a tática que ajudou os alemães a conquistar uma significativa parte do território europeu.

O blitzkrieg começou a ser aplicado quando o exército alemão não conseguia avançar e um dos motivos era o fato de carregar um grande volume de suprimentos. Dessa forma, decidiu-se carregar apenas o essencial para atacar os inimigos.

A estratégia permitiu que os alemães ganhassem velocidade e mobilidade, sendo que ela consistia ainda em decisões que envolviam riscos. A mesma lógica é usada atualmente, por meio do blitzscaling.

O seu intuito é o de proporcionar um crescimento rápido em escala a uma empresa. Esse conceito pode ser aplicado a praticamente todos os segmentos de mercado. É preciso somente adaptar o processo de acordo com as suas necessidades específicas.

O termo foi criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, o qual foi aplicado no próprio LinkedIn, bem como em outros negócios de crescimento exponencial.

Exemplo são o Waze, o Airbnb, a Amazon e tantos outras marcas que, hoje em dia, são referência em todo o mundo.

O blitzscaling funciona como um passo a passo, que apresenta a melhor forma de uma empresa crescer e evitar erros que prejudicariam o processo. Também é um modelo de gestão que visa uma expansão em escala internacional.

Como funciona o processo de blitzscaling?

O processo de blitzscaling ocorre em cinco estágios. São eles: família, tribo, vila, cidade e nação e representam como o crescimento deve ocorrer e no que é preciso focar, além de frisar os principais desafios de cada etapa.

A medida em que um negócio cresce, também crescem os riscos, o que exige uma atenção especial para determinados aspectos em cada estágio. Veja a seguir como eles funcionam e no que é preciso focar.

Família

O primeiro estágio do blitzscaling é a família e refere-se ao momento inicial de uma empresa, quando há os fundadores com muitas ideias em mente. Na fase inicial, a principal preocupação deve ser com o desenvolvimento do produto.

É preciso realizar o chamado product-market fit ou ajuste do produto ao mercado para entender se satisfaz o público para o qual foi desenvolvido.

Embora o procedimento possa variar conforme o nicho de mercado, é nesse estágio que empresa atende os primeiros usuários, recebe o feedback dos clientes e avalia se o produto tem potencial para vender.

Com isso, é possível definir a melhor estratégia de distribuição, que inclui ações de marketing e de vendas. Também define-se um preço adequado, que deve ser competitivo e ao mesmo tempo ser suficiente para pagar pelo seu custo.

Na fase família, os fundadores devem definir ainda o papel de cada um e contratar os primeiros funcionários.

O desafio maior está em identificar uma oportunidade de mercado, preferencialmente, única para garantir uma vantagem competitiva. Para tanto, a ideia inicial do produto pode sofrer ajustes, para atender o público de maneira inovadora.

Outro ponto importante desse estágio do blitzscaling é que os fundadores não devem se preocupar em realizar as atividades de maneira escalável, esse ainda não é o momento.

Mas sim, de fixar os pilares da empresa, para que possa crescer de modo exponencial, sem que haja problemas futuros em sua estrutura, o que exige que ela seja o mais firme possível.

Tribo

A próxima etapa do processo é a tribo, quando os empresários devem se preocupar principalmente em finalizar o produto e obter financiamento para começar a crescer.

Esses objetivos acarretam novos desafios, como manter o foco na execução do que deve ser feito, que inclui realizar os ajustes finais do product market fit e trabalhar com agilidade para não perder espaço para a concorrência.

Para tanto, esse estágio do blitzscaling consiste em contratar novos colaboradores para aumentar o time. Pode ser preciso contratar profissionais com funções operacionais específicas para concluir o desenvolvimento do produto.

Existem técnicas de crescimento que podem ser úteis nessa hora. Como as de valor, o que pode ser feito por meio do boca a boca, viralidade e frequência de uso versus desistências.

O crescimento pode ocorrer ainda por meio da audiência, o que exige investimentos em publicidade, SEO e SEM, mídias sociais e parcerias.

Vila

O estágio seguinte é a Vila, quando o foco é em escalar . Depois de desenvolver um produto do jeito certo, que atenda as necessidades e expectativas do seu público com assertividade, e de obter financiamento, já é possível pensar em crescer com agilidade.

Mas nem por isso os desafios são menores. Na realidade, eles crescem em conjunto com o negócio e, por isso, a estratégia blitzscaling exige que se crie um plano de crescimento que deve levar em consideração diferentes aspectos.

Entre eles, oportunidades de mercado e empresas concorrentes. Ao mesmo tempo, é importante manter a adequada comunicação interna e fazer a manutenção da cultura de inovação, que deve ser permanente para haver um crescimento exponencial.

Além disso, tudo se torna mais complexo, exigindo mudanças e ajustes para que todos os colaboradores permaneçam na mesma sintonia.

A concorrência também pode crescer junto com a empresa, inclusive, se houver outros empresários que apostam nas mesmas oportunidades. Ser um pioneiro em um segmento de mercado não é tarefa fácil.

Uma forma de ficar sempre a frente dos concorrentes é com uma equipe capacitada, em especial, com profissionais que entendam o mercado global e possuam uma perspectiva local.

Cidade

Quando incia o estágio cidade da estratégia blitzscaling é preciso continuar focando no crescimento de forma geral.

O que muda agora são os desafios, principalmente, no que diz respeito à administração dos recursos, sejam eles humanos, sejam de capital e infraestrutura, que agora já são de larga escala.

Outro desafio é o de desenvolver novos processos, mas sem que isso cause uma burocratização ou mesmo faça com que a empresa reduza a sua velocidade.

Ou seja, a complexidade dos processos não podem prejudicar o crescimento escalável do seu negócio. Também pode ser o momento de lançar novos produtos, para complementar o principal, que pode permanecer no centro das atenções.

Além disso, se a empresa já está consolidada no seu país, pode ser o momento certo de expandir para outras nações. Porém, esses passos devem ser dados apenas quando tudo estiver sob controle.

Se existem problemas internos, eles devem ser resolvidos. A s falhas precisam ser reduzidas ao máximo para atravessar fronteiros, permitindo uma maior assertividade na tomada de decisões futuras.

Nação

Essa é a fase final da tática blitzscaling, quando o foco está em uma estratégia global alinhada localmente, o que garante as chances de se obter sucesso.

É preciso ainda se preocupar em lidar com diferentes culturas para que o produto seja bem recebido. Para tanto, ele pode receber ajustes, bem como características que o façam se tornar mais atrativo para o público consumidor de outros países.

Assim, novos desafios surgem, como a necessidade de firmar uma comunicação clara entre os milhares de colaboradores que estão atuam na empresa. Eles possivelmente são diferentes culturalmente, o que pede uma gestão de pessoal assertiva.

Nesse estágio, se ainda não foi desenvolvida uma nova linha de produtos, é preciso iniciar esse processo para consolidar a expansão. Agora, o papel do CEO da empresa sofre uma mudança brusca.

A sua atividade se direciona para três aspectos: estratégia, cultura e seleção de gestores. O CEO que, em geral, é um dos fundadores do negócio, deve se tornar responsável por essas questões, que são cruciais para manter o sucesso da marca.

Conclusão

A estratégia blitzscaling pode servir de inspiração para muitas empresas de diferentes setores da economia, que desejam inovar, crescer e se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, como tem-se visto em praticamente todos os nichos.

Embora haja uma série de desafios, um dos mais relevantes é conseguir manter a cultura de inovação na empresa, inclusive, no dia a dia dos colaboradores.

Mas os desafios podem ser mais facilmente superados com as ferramentas certas, como o AEVO, nosso Software de Gestão da Inovação, perfeito para empresas que querem crescer exponencialmente.

Nossa ferramenta oferece diversos recursos para capacitar a sua equipe, promover um trabalho colaborativo, gerenciar projetos, indicadores, riscos e inovar de forma única. Fale com um especialista e agende sua demonstração.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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