Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão

Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão

Uma ferramenta muito utilizada na Comunicação Social e no Marketing empresarial é o Brainstorm. Essa técnica pode ser utilizada tanto para o desenvolvimento de produtos e ideias novas, quanto para levantar sugestões e ideias de soluções para problemas. A seguir, você vai entender o que significa Brainstorm e como a primeira sessão já pode te trazer bons resultados e tornar seu ambiente de trabalho  mais produtivo.

Na conjuntura atual, a impressão que se passa no mercado é que tudo está seguindo uma mesma tendência mecanicamente, como se tudo fosse igual. Até a forma de anunciar os serviços se tornou genérica com o tempo. O desafio do empreendedorismo em conjunto com a publicidade, entretanto, sempre foi transmitir e promover inovação nas empresas e nos produtos.

O Significado e a Origem do Brainstorm

O Brainstorm se originou como técnica no ano de 1942, mas está em constante adaptação desde então para melhor atender as demandas das empresas. A tática denominada Brainstorming pelo publicitário Alex Osborn consiste no debate aberto de um problema até que se encontrem as mais variadas maneiras de solucioná-lo, e é por isso que diz-se dessa metodologia uma forma lúdica e criativa, que procura incitar a criatividade e impulsionar grandes transformações. Como o próprio conhecimento geral é hoje em dia considerado uma commodity, prioriza-se a gestão da inovação.

O que significa Brainstorm, em português, você pergunta? O termo é adaptado e traduzido como “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”.

Esse debate que é feito durante uma sessão de brainstorm é feito em um grupo de, no máximo, doze pessoas pessoas heterogêneas e um mediador, para manter o foco do procedimento e evitar dispersões. O grupo de doze pessoas era considerado ideal pelo próprio Osborn, mas se quiser trabalhar com grupos com mais indivíduos, é recomendado dividi-los em grupos menores para que todos manifestem seus palpites.

Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão | Time focado em novas ideias

Brainstorm: Como Fazer uma Boa Primeira Sessão

Antes de mais nada, em uma sessão de Brainstorm, é importante e necessário definir a problemática que será discutida. Se forem necessárias mais de uma ou duas sessões, não há problema, pode ser até mais produtivo e amadurecido com a rotina. Aprofundar-se em um tema de cada vez é o primordial, e diversos questionamentos sobre o assunto podem levar ao cerne da questão. Para formular ideias e buscar soluções aplicáveis de forma produtiva, se faz necessário determinar períodos de tempo para cada etapa do processo. Outro cuidado relevante é eliminar interrupções e dispersão ao solicitar o desligamento dos aparelhos celulares.

O ambiente em que a sessão de Brainstorm for feito deve ser confortável e longe de possíveis interregnos. Se você achar conveniente fazê-la em um local externo, é válido enfatizar que esse tipo de ambiente pode inspirar os membros do grupo a expressarem seus pensamentos.

Tenha em mãos todo o material que achar que deva levar para documentar esse brainstorming: papéis, lembretes, água, cadernos, caneta…

Existem diversas formas de fazer um Brainstorm, e há dicas eficientes para começar a fazê-lo, mas para manter um padrão de ordem, o processo é separado nos seguintes pontos.

 

Apresentação

Já que o problema foi determinado e aprofundado, apresentar a questão com clareza traz ideias e asserções mais específicas e, por consequência, melhor aproveitadas. Nesse mesmo processo é necessário reforçar os dois principais fundamentos do Brainstorm: poucos julgamentos, muita criatividade.

Incentivar que a equipe colabore e forneça ideias é elementar, porque é justamente dessa forma que desinibe-se cada indivíduo e, em conjunto, vão começando a sugerir possíveis soluções, de acordo com suas vivências e conhecimentos particulares. Os outros dois fundamentos do Brainstorm que devem ser levados em consideração são: concentrar-se na quantidade e ideias e discutir uma de cada vez e aperfeiçoar as propostas a partir de outras sugestões, construindo conjuntos de ideias.

 

Ideação

O processo de ideação, no conjunto do Brainstorm, é uma imersão ao cenário pré-estabelecido no qual a equipe compreende toda a condição referente à questão principal. Para quem já está familiarizado com os termos básicos de marketing, é literalmente como se fosse um briefing vocalizado de toda a questão.  Em seguida, quando a discussão coletiva já estiver em andamento, mantenha em mente que, nessa fase do Brainstorm, quantidade é qualidade. Nesse primeiro momento, sob hipótese alguma se deve julgar, mas fomentar uma argumentação por vez e documentar todas as ideias. Afinal, é muito importante registrar esses palpites para sua posterior discussão e, subsequentemente, avaliação.

 

Análise

Antes de qualquer coisa, fez-se mais que necessário pré-estabelecer critérios de eliminação para reduzir e gerenciar melhor as ideias e sugestões propostas pela equipe. Recursos capitais, humanos e materiais são os fatores mais considerados nesse planejamento. Em suma, as considerações que melhor encaixarem na solução da questão-problema manifestado serão mantidas, fazendo com que as ideias semelhantes e versáteis sejam agrupadas. É importante discutir até mesmo as ideias mais fúteis e bobas, sem repreender, pra conseguir evoluir ideias divergentes.

 

Prototipação

Tendo em vista que o processo, a essa altura da sessão de brainstorm, já foi definido e as soluções, previamente selecionadas, se faz necessário reduzir o número de alternativas a uma lista. Esboçar cada uma dessas ideias, como um protótipo, é o que dá o nome dessa nova etapa e a caracteriza como tal. Como você está desenvolvendo um projeto que, no final, sempre terá como intenção que as pessoas queiram consumi-lo, é interessante pensar que todos da equipe participaram na criação e na tomada de decisão desse processo.

 

Acompanhamento dos Resultados

Após selecionar as alternativas, de três a cinco inovações pertinentes e consideráveis, e avaliar seus esboços mais adequáveis à solução do problema, é interessante dividi-las em grupos ainda menores para serem exploradas internamente. Ou seja: se esse projeto de solução envolve majoritariamente a área de Tecnologia da Informação, por exemplo, será atribuído a um especialista do segmento.

A definição de uma data para acompanhamento e o desenvolvimento desses projetos é primordial, principalmente para que a equipe deseje prosperar e investir seu tempo na tal tentativa.

Para um acompanhamento mais preciso, efetivo e que traga ainda mais soluções ao seu empreendimento, é primordial ter uma plataforma moderna, completa e dinâmica ao seu alcance. O AEVO Innovate é uma ferramenta indispensável em gestão de ideias. Você acompanha do início ao fim do seu projeto todas as estratégias, planejamentos e resultados, tendo em mãos o controle do software. A proposta desse programa é deixar, de forma descomplicada e incentivadora, todos os seus planejamentos nas suas mãos, incluindo o processo de transformação de uma ideia a um projeto.

 

A primeira de muitas…

Essa dinâmica de grupo que o Brainstorm promove é profundamente versátil: o brainstorming pode solucionar problemas de alta especificidade, desenvolver projetos complexos, aglutinar e absorver informações mercadológicas, aprimorar a comunicação interna e, principalmente, estimular a criatividade, dentre diversas outras vantagens desse método inspirador.

Além do mais, é importante ter em mente que a dinâmica de uma sessão de Brainstorm aponta diretamente para a tomada de uma decisão feita através da criatividade coletiva, e não de somente uma ideia singular.

A partir da primeira sessão, você não só explorará a originalidade e a criatividade da equipe, como também pode se maravilhar como quão longe eles pode chegar numa mera conversa. Quanto mais você aprimorar as técnicas para brainstorms, mais eficientes eles serão.

 

Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão

Posts Relacionados
Engajar colaboradores é criar a valorização do objetivo. Como gestor, deve passar a grandeza das
A definição de inovação vai muito além do desenvolvimento, seja ele de um produto novo
Você conhece o brainstorm? O brainstorm é mais que uma ferramenta, ele define a essência

Deixe uma resposta