Brainstorming: como fazer uma reunião eficaz de ideias?

Entenda para que servem as reuniões de brainstorming ou tempestade de ideias e saiba como realizar uma reunião de brainstorm eficaz.

Ideias viáveis e inovadoras são uma demanda corrente em empresas de qualquer segmento. Por isso, a reunião de brainstorming é uma prática já conhecida de muitas organizações.

Mas como é possível tornar o brainstorming um processo mais eficaz, sem comprometer a geração de ideias?

Confira, a seguir, algumas dicas de como tornar o seu brainstorm mais eficaz.

Para que serve o brainstorming?

Muitas vezes, o processo de identificar soluções para um problema ou inovações para uma empresa é descentralizado e desorganizado. O brainstorming surge para fazer com que os grupos de diferentes áreas da empresa se reúnam e cocriem soluções em um curto espaço de tempo.

As reuniões de brainstorm são espaços e oportunidades para que as ideias se renovem, para que surjam novas formas de abordar problemas e inovar nos processos e nos resultados obtidos pelas organizações.

Seja para o desenvolvimento de um novo produto, otimizar a produtividade de um processo ou para uma nova campanha de marketing, a técnica de brainstorming permite que ideias possam ser sugeridas sem um julgamento apressado. Geralmente, parte-se do princípio de atrasar o julgamento em razão de um volume maior e melhor de ideias com potencial inovador.

Boas práticas para uma reunião com brainstorming eficaz

Apesar de ser uma reunião bastante livre, algumas diretrizes podem ajudar a sua reunião de brainstorming a produzir melhores resultados. Listamos as principais a seguir:

1- Evite ou atrase o julgamento

O princípio do brainstorming se baseia em atrasar o julgamento, permitindo uma quantidade e qualidade maior de ideias geradas. Quando julgamos imediatamente uma ideia como ruim, muitas vezes não permitimos que uma solução que possa parecer “maluca” inicialmente seja avaliada por outras perspectivas e seja transformada em algo viável.

Por outro lado, pode parecer tentador parar a “tempestade de ideias” quando se ouve uma contribuição que parece ter o fit perfeito para a necessidade de sua empresa. No entanto, não caia nesta tentação! Interromper o fluxo pode fazer com que a ideia realmente perfeita não seja criada e fazer com que a inovação desejada não emerja.

2- Envolva pessoas diversas e incentive a colaboração

Uma boa prática é montar uma equipe multidisciplinar para participar da reunião de brainstorm. Os diferentes pensamentos provenientes da diversidade de seu time contribuem para que se alcance soluções inovadoras e completas para o desafio em questão.

É preciso, acima de tudo, compreender o que a metodologia pretende trazer. Ela deve ser 100% colaborativa, ideias poderão ser combinadas, adaptadas, transformadas e, mesmo, desmembradas em outras a fim de se cocriar a melhor solução para o seu problema.

3- Concentre-se em gerar ideias e não em como implementá-las

Planejar a implantação das ideias é uma etapa posterior e fora da técnica de brainstorming. Para que seja eficaz, a reunião deve ter foco na criatividade das pessoas envolvidas.

Nessas reuniões, a quantidade está diretamente relacionada à qualidade: quanto mais ideias forem geradas, maiores as chances de se criar uma solução que realmente seja inovadora e funcional.

4- Defina claramente um objetivo para o brainstorming

Claro que a liberdade deve estar voltada para a sugestão de ideias, mas tudo funcionará melhor com um foco definido e conhecido por todos os participantes.

Estruturar e comunicar um bom briefing é vital para que haja um direcionamento correto para as ideias e uma compreensão homogênea sobre os objetivos da reunião de brainstorming.

O foco ou tema da reunião deve estar bem delimitado e transparente para todos os participantes. Recomenda-se resumir todo o problema a ser discutido em uma pergunta simples e objetiva. Dessa forma, o problema é comunicado de maneira clara e as respostas já podem ser lançadas com base no processo de brainstorm.

O tema de partida da reunião de brainstorming, ao contrário desse primeiro momento de concepção de ideias, precisa vir de um planejamento melhor estruturado. Do contrário, será muito difícil passar para a parte de analisar e estudar as ideias propostas.

5- Estabeleça um tempo limite para o brainstorming

A metodologia de brainstorming é indicada para sessões curtas a fim de resolver problemas que necessitem de uma resolução para que o desenvolvimento de um projeto possa ter continuidade.

Para isso, é muito importante estabelecer um tempo limite. Assim, o processo se torna focado e a urgência em gerar o maior volume de ideias possível cresce.

6- Tenha um facilitador

Para o bom andamento da reunião, é importante haver uma figura neutra, que agirá como facilitador para o momento do brainstorm. Relembrar os princípios da técnica e ajudar o grupo a manter o foco são tarefas necessárias e que garantem a eficiência da coleta de ideias.

Além disso, é papel desse facilitador fazer com que essa experiência seja tranquila e estimular a participação de todos em um ambiente agradável.

Com a reunião de brainstorming finalizada e as ideias devidamente registradas, é hora de filtrá-las. Os critérios nesse segundo momento ainda não precisam ser tão fortes e profundos. Trata-se mais de uma pré-seleção, visando cortar o excesso de ideias ou pontos redundantes.

O caminho do brainstorming até a implantação das ideias aprovadas

Tão importante quanto a técnica do brainstorming é um bom suporte analítico para que as ideias criativas e aderentes a seu projeto sejam selecionadas, analisadas e tomem uma forma mais definitiva, de acordo com a cultura e os objetivos da empresa.

Aliado ao brainstorm, é relevante que se aborde a continuidade da ação com um programa de ideias. Dessa forma, alimenta-se o funil de inovação da empresa e as ideias não são perdidas simplesmente no processo do brainstorming em si.

Para isso, ter um processo estruturado para priorizar, selecionar e aprovar as ideias geradas e garantir que elas realmente sigam o curso traçado é fundamental para garantir a dinâmica do processo e manter seus funcionários estimulados a participarem de outras reuniões e programas de ideias, ao perceberem que a empresa realmente está agindo e valorizando a sua colaboração.

Criar uma perspectiva que permita que a empresa possa lidar com a geração de ideias de forma eficaz exige aprendizado e constância. Unir técnicas que possam gerar uma grande quantidade de ideias torna o fluxo de ideias mais constante, porém sem perder sua eficiência.

Quais suas técnicas preferidas de brainstorm? Como sua gestão de ideias e seu funil de inovação são empregados com a técnica? Deixe sua mensagem nos comentários!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

2 comentários

  1. – Ter assunto, problema ou tema definido para a proposta;
    – Determinar tempo, mas sem inibir as sugestões;
    – Não descartar as ideias, pois podem ser a junção de uma ótima solução,
    – Ter um coordenador do encontro e chamar todos os interessados;
    – Focar na criação da ideia e não na solução, para não ter um resultado equivocado

  2. Preparo o ambiente, de modo que se torne bem agradável. Como trabalhamos com professores e alunos, costumo escolher uma mensagem o vídeo que trate do assunto que vou abordar. Daí com o pessoal bem a vontade, damos início “à explosão de ideias”. Todas as sugestões serão anotadas e ponderadas para que posteriormente possam ser usadas em prol do assunto que está sendo tratado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.