Business case: entenda o que é e saiba como fazer um

Business case é um documento essencial para provar se um projeto deve ser elaborado e desenvolvido, ou se era apenas uma boa ideia.

A finalidade de todas as empresas é conseguir bons resultados, afinal, é graças a isso que elas alcançam o sucesso. Nessa busca é inevitável que desafios apareçam constantemente.

Como enfrentá-los? Com novas ideias e soluções.

É fundamental que a empresa não atire no escuro: seus esforços e recursos devem ser direcionados às propostas que tragam as vantagens necessárias. Estar ciente sobre o que um projeto em potencial pode ou não trazer para sua organização, portanto, irá ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Por esse motivo, o business case aparece logo no início de um projeto, ajudando a entender se é válido ou não prosseguir com essa empreitada.

O que é Business Case?

O Business Case, ou Caso de Negócio, é um documento que ajuda a decidir se o investimento em um novo projeto valerá a pena para a empresa – e isso serve para qualquer tipo de projeto, seja a adoção de um novo software, uma estratégia de marketing, a contratação de uma agência, etc.

Uma ideia não pode apenas parecer boa, ela deve provar que realmente é.

Para isso, o documento reúne informações como avaliação financeira, a proposta e a estratégia, dando também uma visão ampla das vantagens e dos riscos que o projeto pode trazer, fornecendo uma base realista para que os responsáveis pela decisão consigam pesar se ele deve ser aprovado ou rejeitado.

Além de apresentar o conjunto de informações sobre o que o projeto pode trazer, o business case traz a alternativa de inércia: o que acontece se nada for feito? Quais são os custos e riscos de tudo permanecer do jeito que está?

Dessa forma, o business case coloca os benefícios e os custos de um projeto na balança para definir se ele deve ou não ser executado, e se ele se sobrepõe às alternativas possíveis.

Quais são os objetivos do business case?

O objetivo de um business case é vender uma ideia às partes interessadas, apresentando justificativas relevantes que possam convencê-las. Ele deve responder quem fará o que, como e por qual motivo, além de quanto será investido no projeto.

Outro objetivo também é oferecer um bom background para contextualizar o investimento e descrever como ele se alinha aos objetivos da organização

Também visa:

  • Deixar claros os riscos inerentes ao projeto e os diferentes cenários que podem acontecer;
  • Oferecer alternativas para a diretoria levar em consideração;
  • Informar sobre os benefícios para o negócio, financeiros ou em outras esferas.

Por que aplicar o business case na sua empresa?

O business case é a forma mais eficaz de saber se uma ideia pode ser realmente boa para seu negócio.

Muito se fala na importância de arriscar, mas para fazer isso com chances reais de sucesso é preciso saber quais são os riscos e como eles podem ser equilibrados pelos possíveis benefícios.

O business case permite que as informações sejam apresentadas de forma sólida e estruturada para que os tomadores de decisão considerem seu projeto como um todo e sejam convencidos pela proposta, ou apontem possíveis melhorias.

Não importa que cargo você ocupa na empresa ou o setor no qual está alocado, se quer receber apoio e até patrocínio para colocar sua ideia em prática, essa etapa é super importante!

O business case oferece as vantagens de:

  1. Mostrar onde a empresa está no momento, onde ela quer chegar e o que deve fazer para isso;
  2. Colocar os prós e contras em perspectiva;
  3. Dar ao projeto um rumo mais claro;
  4. Concretizar um documento fácil de compartilhar com as partes interessadas.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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