Canvas do Intraempreendedorismo: como estruturar um Programa de Ideias de Inovação

O Canvas do Intraempreendedorismo é uma metodologia desenvolvida por nós inspirada nas experiências de nossos parceiros, apoiada por inteligência das principais consultorias de gestão da inovação do mundo.

Canvas do Intraempreendedorismo: como estruturar um Programa de Ideias de Inovação

Esse artigo tem como o objetivo auxiliar no desenvolvimento do seu Programa de Intraempreendedorismo (conhecido como Programa de Inovação ou Programa de Ideias) utilizando o nosso Canvas – logo você descobrirá que essa metodologia acaba se tornando indispensável para o planejamento estratégico do seu Programa de Inovação.

Crie seu Programa inspirado pelas principais consultorias do mundo

Obtenha uma visão macro para alinhar os objetivos da sua organização.

Elabore estratégias frente as principais etapas de um Programa de Ideias.

Obtenha resultados extraordinários com indicadores definidos por você.

Nós assumimos o compromisso de impulsionar inovação nas empresas por entender que o processo inovador e criativo torna-se primordial frente às organizações com grande potencial (ricas em conteúdo humano, ou seja, as pessoas que formam a empresa).

Entretanto, a inovação é um processo e como tal, precisa ser planejada, nutrida e mensurada para garantir o crescimento da empresa por meio da melhoria contínua de processos, produtos e serviços.

 

O Canvas do Intraempreendedorismo é uma metodologia desenvolvida por nós inspirada nas experiências de nossos parceiros, apoiada por inteligência das principais consultorias de gestão da inovação do mundo e reúne boas práticas que te ajudarão a poupar tempo e dinheiro, além de possibilitar uma visão macro do seu Programa de Intraempreendedorismo. 

Vamos começar? baixe O CANVAS

É hora de colocar a estratégia em prática! Tudo o que você irá precisar serão notas adesivas de cores diferentes, o Canvas impresso (indicamos o formato A1) e para obter o máximo de desempenhono seu planejamento, reúna uma equipe multidisciplinar interessada nas iniciativas de inovação da sua empresa.

OS TRÊS PILARES do canvas do intraempreendedorismo

Agora que você já baixou o Canvas do Intraempreendedorismo, você percebeu que ele está dividido em três grandes pilares: Estratégia; Engajamento e Mudança; e Capacidade de Execução. Cada um destes pilares está dividido em etapas que explicaremos detalhadamente a seguir!

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1° pilar: ESTRATÉGIA

No pilar estratégia o objetivo principal é responder a seguinte pergunta: “Como vamos gerar valor para o nosso negócio? ” Os insights criados aqui servirão de base para consolidarmos nossos objetivos frente ao Programa de Inovação.

Nós dividimos esse pilar em duas etapas: Métricas de Sucesso e Desafios.

MÉTRICAS DE SUCESSO

Qual é o grande objetivo do nosso Programa de Ideias? Nessa fase nós definimos o que fará o programa ser um sucesso para o seu negócio, ou seja, precisamos formular quais indicadores utilizaremos e quais são as metas do nosso Programa.

 

Estar com os indicadores previamente alinhados possibilita um processo de inovação muito mais enxuto e nivelado diretamente com os objetivos da estratégia do seu negócio.

 

Há empresas que possuem como objetivo obter retorno financeiro, sendo o ROI o indicador mais importante e outras já veem o número de ideias implantadas como seu principal KPI. E a sua organização, quais métricas precisam ser mensuradas?

DESAFIOS

Nessa etapa nós fazemos um levantamento de problemas e limitações que a organização possui ou as oportunidades que o negócio pode explorar.

2° pilar: ENGAJAMENTO E MUDANÇA

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O Programa de Inovação por si só não será suficiente para mudar o comportamento tradicional da minha equipe, ou seja, é preciso desenvolver uma Cultura de Inovação na empresa que possibilite despertar ou desenvolver nas pessoas um espírito intraempreendedor.

 

A McKinsey & Company, Consultoria mundialmente famosa por desenvolver as melhores pesquisas e metodologias no ramo de consultoria empresarial, criou as Alavancas do Mudança, inteligência que agregamos ao Canvas do Intraempreendedorismo.

 

As Alavancas de Mudança estão divididas em quatro quadrantes, cada um representando uma condição essencial para obtermos sucesso nas quatro subetapas desse pilar: Conscientização, Processos de Reforço, Modelos de Conduta e Geração de Competências.

CONSCIENTIZAÇÃO

A questão é definir como as pessoas vão descobrir o Programa, seja através de eventos, campanhas de e-mail, cartazes ou adesivos. A ideia é comunicar de várias formas e que a comunicação esteja alinhada com a realidade de todos os colaboradores da organização.

 

Como será minha estratégia de comunicação? Uma campanha de e-mail será acessível aos meus colaboradores de frente de fábrica? Cartazes serão visíveis para todos os setores da minha empresa?

Eu preciso me colocar no lugar do colaborador. Ou seja, eu preciso entender o que é pedido de mim e ser coerente com os meus objetivos pessoais.

 

Liste nesse campo ações para conscientizar as pessoas da importância dessa grande estratégia para toda a organização.

processos de reforço

Como é a estrutura formal da minha empresa? Será que o modelo organizacional pode ser adaptado para melhor atender as necessidades de inovação da minha organização para que as pessoas entendam que o Programa de Inovação é relevante?

 

Nessa etapa vale alinhar as metas pessoais de cada colaborador com o Programa de Ideias, além de pensar em reconhecimento das pessoas, ou seja, premiações que incentivem os colaboradores a assumir um papel mais protagonista no Programa de Ideias.

 

A ideia é sugerir quais ações podem ser tomadas para transmitir que aos colaboradores que a empresa está realmente se moldando para investir em novas iniciativas de inovação.

CRIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Novamente precisamos nos colocar no lugar das pessoas. Será que os colaboradores possuem competências para estar à frente dos processos de inovação? É preciso expô-las a treinamentos, nivelar conceitos de inovação e aproximar o contato com tecnologias que estimulem as iniciativas de inovação.

 

O objetivo aqui é listar quais iniciativas a organização pode investir para criar novas competências para os colaboradores participantes do Programa.

MODELOS DE CONDUTA

Um bom exemplo é contagiante! As pessoas geralmente mudam quando percebem que os seus líderes, gestores e colegas de trabalho estão mudando. Ou seja, o engajamento precisa acontecer de cima para baixo.

 

O objetivo é listar ideias para motivar a liderança a estimular os colaboradores a abraçar o Programa de Ideias.

3° pilar: CAPACIDADE DE execução

Essa é uma parte muito importante, pois a implantação de ideias é essencial para motivar e garantir a continuidade do Programa de Inovação na sua organização. Quando as pessoas percebem que as ideias não vão para frente, são aprovadas, mas não implantadas, elas começam a perder o interesse na iniciativa.

Nós segmentamos esse pilar em dois caminhos separando os conceitos de Ideia Simples e Ideia Complexa que auxiliam o Comitê ou a Área de Inovação na priorização e execução das mais relevantes para garantir a evolução do Programa como um todo.

Defina com a sua equipe o que são ideias simples e o que são ideias complexas. Isso facilitará a seleção das melhores ideias.

IDEIAS SIMPLES

O que são ideias simples para a sua equipe? Aqui nossa principal preocupação é tirar do papel o máximo de ideias possível. Definindo muito bem o que são Ideias Simples fica muito mais fácil descentralizar o processo de aprovação de ideias, dando autonomia para o Comitê ou Área de Inovação, simplificando a provação de ideias e impulsionando a obtenção de resultados do Programa (aqueles definidos pela sua equipe em Métricas de Sucesso ).

 

Além disso, implantar muitas ideias dará um gás ao seu Programa de Inovação, mostrando para todos os colaboradores a seriedade desse processo inovador, estimulando mais colaboradores participarem do Programa, enviar ideias e transformar os idealizadores do Programa em verdadeiros Embaixadores da Inovação.

IDEIAS COMPLEXAS

O que são para a sua organização, ideias complexas? É necessário pensar em um fluxo de aprovação específico para esse tipo de ideia, pois ideias complexas normalmente precisam de recursos financeiros e mão-de-obra dedicada para sua execução, podendo até se tornar projetos mais extensos que prolongam o horizonte de implantação.

 

Executar ideias complexas está atrelada a recursos financeiros e por serem recursos limitados, precisa haver uma preocupação de como priorizar e implantar as melhores ideias.

 

Além disso, talvez seja necessário pensar em definir um orçamento que possibilite a aplicação dessas ideias, a organização prévia desse orçamento garante que mesmo ideias complexas possam ser colocadas em execução em menor tempo possível.

 

Com esse planejamento nós conseguimos “fechar” muito bem esse ciclo, tirando as ideias do papel e gerando valor para o nosso negócio.

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Ainda têm dúvidas de como alinhar nossa metodologia com a realidade institucional da sua empresa? Fique tranquilo, nós podemos te ajudar!

Através de workshops, nós ajudamos empresas a impulsionar a inovação, estruturando e planejando cada etapa do seu próprio Programa de Intraempreendedorismo (conhecido como Programa de Inovação ou Programa de Ideias) Clique no botão e entenda como podemos te ajudar a impulsionar inovação na sua empresa:

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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