Cyrela Commercial Properties: 8.62x de ROI com Programa de Ideias

Conheça o Programa de Ideias de Inovação da CCP que, além de fomentar uma cultura inovadora na organização, alcançou o ROI de 8, 62x. Confira.

Cyrela Commercial Properties

8, 62x de ROI com Programa de Ideias

8.62x

Retorno sobre o investimento

100%

Interatividade no programa

82%

Taxa de participação no programa

De origem tradicional, a CCP vem demonstrando aptidão em adaptar a sua própria Cultura para fomentar um mindset inovador dentro das paredes da organização.

Assim como a Ambev , Gomes da Costa, Scholle IPN , Aviva , entre outras, a Cyrela Commercial Properties S/A escolheu o Programa de Ideias como parte da sua estratégia para fomentar uma Cultura de Inovação na organização.

Com 82% de participaçãono Programa de Ideias e um ROI(retorno sobre o investimento) de 8, 62x , a InovaCCPé um sucesso principalmente pela reestruturação de prioridades da organização, que chegou até à atribuir um bônus de inovação a cada colaborador.

Leia também: Case Corona & Parley – O Desafio Livre de Plástico

Reconhecida por sua longa experiência no segmento de propriedades comerciais, a Cyrela Commercial Properties S/A é uma das organizações líderes em desenvolvimento e administração de imóveis voltados para negócios no Brasil. Com cerca de 600 colaboradores, a empresa possui forte atuação nos segmentos de Edifícios Corporativos, Shopping Centers e Centros Logísticos. 

Entenda o programa

O Programa de Ideiasda CCP foi criado em 2017e foi inicialmente gerenciado com o auxílio de planilhasdesenvolvidas pela própria empresa, além de formulários de papel. Mesmo com uma área de inovação enxuta, o Programa conta com eventos e palestrascom temas relacionados à resolução de problemas e indicação de soluções alinhadas com à realidade institucional da organização.

Em maio de 2019 , o Programa de Inovação da CCPganhou uma reformulação com a parceria do AEVO Innovate , um software para gerenciar todas as fases de um Programa de Ideias de Inovação

Nesse curto período de Programa de Inovação com a plataforma, a CCPsuperou suas metas para o ano de 2019, com 127 ideias implantadasem apenas 8 meses de Programa , deixando apenas 54 ideiaspara serem implantadas em 2020.

2019 foi um excelente ano para o InovaCCP, transformando 127 ideias em retorno financeiro comprovado. 

Para cada R$ 1, 00investido pela CCP, R$ 8, 62são recuperados com o Programa.

Os objetivos do programa de ideias

Quando o Programa InovaCCP começou, em 2017, o principal objetivo era fomentar a Cultura de Inovação na organização, incentivando os colaboradores a refletir sobre a rotina, processos e produtos da organização.

Os 5 pilares da inovaCCp

O Programa possui 5 principais pilares: melhoria contínua, impacto financeiro, desejado pelo cliente, impacto positivo no entorno e novidade no mercado . Qualquer ideia ou sugestão que causa impacto positivo em um desses pilares é prioridade para a CCP.

Conscienteização da equipe

Segundo a Jeanny Camargo, uma meta de participação foi atrelada ao bônus de todos os colaboradores , trazendo o Programa para a rotina e a realidade da empresa. Além disso, Jeanny ressalta a importância de realizar eventos, como palestras e treinamentos, para que o assunto “inovação” esteja sempre fresco, incentivando os colaboradores a darem ideias.

Por último, mas não menos importante, Jeanny listou os multiplicadores como um dos pontos de sucesso no engajamento e conscientização dos colaboradores , que são voluntários que, além de auxiliar os outros no envio das ideias, também incentivam a colaboração no envio ou no desenvolvimento de outras ideias.

O resultado dessas estratégias foram mais de 1345 curtidas , 270 comentáriosna plataforma e uma taxa de interatividade de 100%! Além disso 426 colaboradoresjá enviaram ao menos uma ideia para o programa, nos proporcionando a taxa de participação de 82%!

Criação de competência

Além de eventos, como treinamentos e palestras, a CCP já possui experiência com iniciativas e outros processos de inovação, como o de Inovação Aberta , convidando o ecossistema externo (nesse caso, as startups), para realizar pitchs na organização para apresentarem resoluções para os principais desafios da empresa.

A organização já possui maturidade com o relacionamento com as startups e o fruto disso são os projetos que já implantados e parcerias que estão em andamento.

Leia também: Inovação Aberta: o que é, como implementar e cases de sucesso

Capacidade de execução

Na CCP, todas as ideias são enviadas por grupos multidisciplinares, avaliadas por um comitê de inovação (nesse caso, formado pela alta liderança) que se reúne quinzenalmente e, se as ideias provarem causar impacto em um dos 5 principais pilares que são a base do InovaCCP, as mesmas são implementadas pela próprio grupo idealizador.

Todas as ideias são tratadas pelo  comitê de inovação  da mesma forma, não havendo uma mudança e classificação de diferentes tipos de ideias. No entanto, conforme uma ideia se mostra mais complexa na implantação, Jeanny conta que pode ser necessário aplicar um workshop ou treinamento que auxilie os colaboradores na hora de tirar as ideias do papel.

Jeanny ainda conta  que o fluxo de aprovação das ideias têm funcionado bem na CCP, mesmo sem determinar um fluxo diferencial para cada tipo de ideia, como autonomia para implantação de ideias consideradas “simples” ou orçamento flexível para as mesmas.

O que aprendemos com a CCP

Assim como outras grandes organizações, a Cyrela Commercial Properties S/Aentendeu que para impulsionar o seu crescimento e lucratividade , seria necessário fomentar uma Cultura de Inovaçãoe transformar seus colaboradores em empreendedores de sucesso. A estratégia deu tão certo que a organização continua evoluindo a iniciativa a cada ano.

O que diferencia esse de outros cases e, sem dúvidas, também é o segredo de tanto resultado financeiro, é a atribuição de meta e bônus de inovação a todos os colaboradores , que se sentem estimulados a participar do Programa e entendem bem a estratégia organizacional da empresa, norteada pelos 5 pilares do InovaCCP.

Além disso, a capacitação, os eventos e até mesmo multiplicadoresincentivam e auxiliam os outros no envio das ideias, ajudam a manter o assunto inovação fresco na mente e são estratégicos para a mudança de mindset da empresa.

Se você quer conhecer a plataforma que ajudou a Cyrela Commercial Properties a impulsionar os seus resultados com inovação, clique aqui.

Conheça outros artigos...

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.