AEVO Innovate: Corona & Parley
Desafio Livre de Plástico
+450
Inscrições no evento
-230.000
Tonelada de plástico nas praias e oceanos
+140
Ideias selecionadas
Quem nunca pediu uma Corona gelada depois do expediente que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, não sabemos se a cerveja mais popular do México é também a mais inovadora, mas de uma coisa nós sabemos: é a mais sustentável.
Para quem não conhece a marca, a Corona pertence à Cervejaria Ambev que, além de ser uma grande parceira da AEVO, a organização – assim como a Aviva, Scholle IPN, Gomes da Costa e Aeris – escolheu o Programa de Ideias como uma das iniciativas para fomentar a Cultura de Inovação dentro da organização.
Entenda o desafio aberto
O AEVO foi escolhido para gerenciar as ideias de inovação do desafio Corona x Parley, que foi lançado em julho de 2019 e possuía três objetivos principais:
- Evitar o uso de plásticos;
- Provocar a reflexão sobre o uso do plástico;
- Interceptar e recolher esses materiais nas praias.
O edital ficou aberto somente por duas semanas , convocando empresas, startups e pessoas acima de 18 anos para propor novas soluções e reduzir o impacto do plástico no planeta. A melhor ideia ganhou R$20 MIL reais para ser desenvolvida.
Se você acompanha nosso blog, deve saber que O AEVO é um software para gerenciar todas as fases de um Programa de Ideias de Inovação. O que você ainda não sabe é que a plataforma é tão versátil que pode ser utilizada pela Corona para o desafio de Open Innovation.
Ficou curioso? Clique no banner abaixo para conhecer melhor a plataforma.
Foram mais de 450 inscrições e as melhores 140 ideias de inovação foram direto para o AEVO. Após o gerenciamento das ideias na plataforma, que foram previamente desenvolvidas pelos finalistas, o Comitê de Inovação escolheu 06 grandes idealizadores que ganharam lugar de destaque na grande final.
A ideia vencedora
06 grandes finalistas estiveram no palco do Desafio Livre de Plástico para apresentar o seu Pitch, evento que contou com a presença de representantes da Corona x Parley.
Garrafas feitas essencialmente dos filamentos do fungo micélio (retirado de cogumelos) na parte externa, e, na parte interna, com fibras do bagaço de laranjas ganharam o aporte no valor de R$20 MIL reais para continuarem se desenvolvendo e conquistarem, no futuro, seus devidos lugares no mercado.
Além de tornar desnecessário o uso de plástico, a garrafa biodegradável se decompõe em até dois meses. Achou pouco? Pois saiba que além disso, a solução entrega nutrientes para o solo após a degradação do material. O projeto se chama PW-F foi desenvolvido pelo Rodrigo da Silva Ferreira, de Anápolis – Goiás.
Conheça as ideias dos outros finalistas
O projeto Avoid, de Rodrigo Martins de Campos Oliveira, visa conscientizar e implementar tanques de refil em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de evitar a compra de novas embalagens plásticas.
O Projeto Já Fui Mandioca foi apresentado por Stelvio Massa e promete abalar as estruturas do mercado tradicional de descartáveis, trazendo uma solução totalmente orgânica e biodegradável.
Beatriz Mattiuzo trouxe uma solução totalmente regional, propondo a Substituição de saquinhos de supermercado usados por redes de pesca reutilizáveis, produzidas pela comunidade caiçara, no Rio de Janeiro.
O Projeto Capa No Strech, de Paula Almeida Sousa, visa substituir a proteção de pallets tradicionais por um material mais sustentável.
O projeto de Arthur Assunção tem o objetivo de eliminar o ensacamento de cereais maltadas utilizados na produção cervejeira.
Gelado ou não, esse gole de inovação serve de Inspiração para as grandes organizações que, assim como a Ambev e Corona, estão querendo mudar seu Mindset e adotar uma postura mais inovadora. Vale ressaltar que a Ambev e Corona acreditam no potencial dos seus colaboradores de linha de frente, que também puderam participar enviando ideias de inovação. A organização estima que o desenvolvimento dessas ideias reduzam 230.000 TONELADAS de plásticos nas praias por ano.