AEVO Innovate: Corona & Parley For The Oceans – O Desafio Livre de Plástico

A Corona e a Parley For The Oceans, em parceria com o AEVO Innovate, uniram forçar para realizar o Desafio Livre de Plástico. Confira mais dessa história.

AEVO Innovate: Corona & Parley

Desafio Livre de Plástico

+450

Inscrições no evento

-230.000

Tonelada de plástico nas praias e oceanos

+140

Ideias selecionadas

Quem nunca pediu uma Corona gelada depois do expediente que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, não sabemos se a cerveja mais popular do México é também a mais inovadora, mas de uma coisa nós sabemos: é a mais sustentável.

Para quem não conhece a marca, a Corona pertence à Cervejaria Ambev que, além de ser uma grande parceira da AEVO, a organização – assim como a Aviva, Scholle IPN, Gomes da Costa e Aeris – escolheu o Programa de Ideias como uma das iniciativas para fomentar a Cultura de Inovação dentro da organização.

Entenda o desafio aberto

O AEVO foi escolhido para gerenciar as ideias de inovação do desafio Corona x Parley, que foi lançado em julho de 2019 e possuía três objetivos principais:

  • Evitar o uso de plásticos;
  • Provocar a reflexão sobre o uso do plástico;
  • Interceptar e recolher esses materiais nas praias.
Imagem da apresentação de pitchs no desafio Corona Parley, um projeto de inovação aberta

O edital ficou aberto somente por duas semanas , convocando empresas, startups e pessoas acima de 18 anos para propor novas soluções e reduzir o impacto do plástico no planeta. A melhor ideia ganhou R$20 MIL reais para ser desenvolvida.

Se você acompanha nosso blog, deve saber que O AEVO é um software para gerenciar todas as fases de um Programa de Ideias de Inovação. O que você ainda não sabe é que a plataforma é tão versátil que pode ser utilizada pela Corona para o desafio de Open Innovation.

Ficou curioso? Clique no banner abaixo para conhecer melhor a plataforma.

Foram mais de 450 inscrições e as melhores 140 ideias de inovação foram direto para o AEVO. Após o gerenciamento das ideias na plataforma, que foram previamente desenvolvidas pelos finalistas, o Comitê de Inovação escolheu 06 grandes idealizadores que ganharam lugar de destaque na grande final.

A ideia vencedora

06 grandes finalistas estiveram no palco do Desafio Livre de Plástico para apresentar o seu Pitch, evento que contou com a presença de representantes da Corona x Parley.

Garrafas feitas essencialmente dos filamentos do fungo micélio (retirado de cogumelos) na parte externa, e, na parte interna, com fibras do bagaço de laranjas ganharam o aporte no valor de R$20 MIL reais para continuarem se desenvolvendo e conquistarem, no futuro, seus devidos lugares no mercado.

Além de tornar desnecessário o uso de plástico, a garrafa biodegradável se decompõe em até dois meses. Achou pouco? Pois saiba que além disso, a solução entrega nutrientes para o solo após a degradação do material. O projeto se chama PW-F foi desenvolvido pelo Rodrigo da Silva Ferreira, de Anápolis – Goiás.

Conheça as ideias dos outros finalistas

O projeto Avoid, de Rodrigo Martins de Campos Oliveira, visa conscientizar e implementar tanques de refil em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de evitar a compra de novas embalagens plásticas.

 

O Projeto Já Fui Mandioca foi apresentado por Stelvio Massa e promete abalar as estruturas do mercado tradicional de descartáveis, trazendo uma solução totalmente orgânica e biodegradável.

 

Beatriz Mattiuzo trouxe uma solução totalmente regional, propondo a Substituição de saquinhos de supermercado usados por redes de pesca reutilizáveis, produzidas pela comunidade caiçara, no Rio de Janeiro.

 

O Projeto Capa No Strech, de Paula Almeida Sousa, visa substituir a proteção de pallets tradicionais por um material mais sustentável.

O projeto de Arthur Assunção tem o objetivo de eliminar o ensacamento de cereais maltadas utilizados na produção cervejeira.

 

Gelado ou não, esse gole de inovação serve de Inspiração para as grandes organizações que, assim como a Ambev e Corona, estão querendo mudar seu Mindset e adotar uma postura mais inovadora. Vale ressaltar que a Ambev e Corona acreditam no potencial dos seus colaboradores de linha de frente, que também puderam participar enviando ideias de inovação. A organização estima que o desenvolvimento dessas ideias reduzam 230.000 TONELADAS de plásticos nas praias por ano. 

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.