Para inovar de forma consistente com resultados positivos e engajamento dos colaboradores, é preciso que a inovação seja parte do modelo de gestão estratégica do negócio, e um comitê de inovação pode auxiliar nesse processo.
Um comitê de inovação é um grupo formado por profissionais com as mais variadas atuações e formações, eles são os responsáveis por fomentar e garantir o fluxo de continuidade da inovação em uma empresa.
Além disso, o grupo trabalha visando potencializar o crescimento da companhia, gerando valor para o negócio a partir da inovação.
Esse artigo visa ajudar profissionais que estão buscando implantar um comitê de inovação dentro da sua organização, mas não sabem muito bem como fazer isso. Siga e leitura.
O que é um comitê de inovação?
O comitê de inovação é o grupo responsável por disseminar a cultura de inovação de uma empresa, atuando na tomada de decisões e ações estratégicas para o estímulo, gestão e transformação de ideias de inovação em resultados concretos.
Estes colaboradores podem ser dos mais diversos departamentos de uma empresa; em consenso, eles trabalham nos direcionamentos, aprovações e execuções de iniciativas de um programa de inovação.
A materialização das ideias – que saem do papel para a implantação – em muitas empresas passa por esses colaboradores, que são fundamentais para garantir a gestão contínua do processo de inovação.
O comitê também pode sugerir estratégias de inovação (elencando recursos, esforços, tempo de execução, riscos e impactos possíveis), definindo-as junto às lideranças e diretoria, além de orquestrar o uso de metodologias e ações de engajamento no processo de gestão da inovação.
Quando é a hora de criar um comitê de inovação?
Não há um momento certo para implantar um comitê de inovação, entretanto, a estratégia é geralmente adotada quando um ou mais colaboradores percebem que o mercado está em constante mudança e os resultados da organização já não são como antes.
Também é comum ficar evidente a importância e necessidade de um comitê de inovação quando a empresa precisa de um processo de inovação estruturado entre as etapas do funil de inovação.
Um funil visualmente é representado pelas seguintes etapas:

Especialmente na etapa do “meio” do funil de inovação, o comitê desempenha um papel importante, onde “peneira” as ideias com maior potencial para gerar valor para a organização, atuando no processo de aprovação, levando-as para a fase de implementação.
Com a constante mudança do mercado, a rápida obsolescência dos negócios e a perda natural de atração que os modelos de negócio tendem a ter, manter a estagnação organizacional já não é mais uma opção.
Sendo assim, muitas empresas decidem por reunirem profissionais para formarem um comitê dedicado quando estão passando pela fase de reconhecimento da importância da inovação para o negócio; e nos períodos em que há uma necessidade de estruturar e gerenciar um programa de ideias.
Como montar um comitê de inovação em sua empresa em 5 passos
Abaixo, elencamos em tópicos, um passo a passo para criar um comitê de inovação em sua empresa. Confira.
1 – Selecione os profissionais mais preparados
Para levar a inovação para dentro da organização é preciso formar um comitê com autonomia para propor novas soluções e dar execução aos projetos de inovação.
É extremamente importante que o comitê seja formado por uma equipe com potencial criativo, pessoas abertas a mudanças e extremamente motivadas.
Para encontrá-las não é muito difícil, uma ideia é apresentar a proposta para grupos de pessoas de diferentes setores e o próximo passo é observar quais delas se interessaram pela proposta.
Um diferencial é procurar o feedback de empresas e profissionais que passaram ou estão passando pelo processo de implementação do comitê de inovação. Além disso, é possível também procurar hubs de inovação e fazer benchmarking.
O resultado desse pequeno esforço é reunir um rico material para inspirar e engajar os futuros participantes do seu comitê, proporcionando o começo do desenvolvimento da cultura de inovação na atmosfera da sua empresa.
2 – Defina a estratégia de inovação a ser executada e gerenciada pelo comitê
A eficiência do investimento em inovação pode ser colhida a curto, médio e longo prazo, portanto, a liderança e os c-leves precisam escolher com sabedoria seus objetivos, estratégias e como utilizar seus recursos de forma sábia para orientar a atuação do comitê de inovação – que, como falamos, em alguns casos participa ativamente desse momento.
O equilíbrio entre atividades de experimentação e o aperfeiçoamento das que já estão em pleno acontecimento na empresa é chamado de Ambidestria Organizacional.
Investimento externo em inovação pode ser, por exemplo, quando adicionamos ao nosso workflow ferramentas de otimização de processos, focadas em aumentar a produtividade e reduzir os processos manuais.
Para tanto, o comitê pode recorrer a uma estratégia de inovação aberta, buscando por startups que disponibilizam ferramentas para execução de projetos, planejamento de estratégias, junção de várias funções do cotidiano e fácil análise de resultados.
Já o investimento interno é geralmente ligado as ações e programas com objetivos voltados a melhor utilização de recursos e potenciais já existentes na empresa, como, por exemplo, o estímulo da ideação colaborativa e engajamento dos funcionários na resolução de dores da corporação ou na ideação de novas soluções – um exemplo é o Programa de Inovação (Programa de Sugestões ou Programa de Ideias).
Os dados corroboram a importância de implementar estratégias de inovação interna.
É comprovado que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nos colaboradores de linha de frente, que retém conhecimento sobre circunstâncias particulares do negócio, enquanto a liderança possui conhecimento agregado sobre a organização.
3 – Quais projetos podem ser desenvolvidos pelo Comitê de Inovação?
Faz parte do processo de inovação o mapeamento e a análise das principais dores da organização; que pode aparecer como um produto ultrapassado, uma estratégia mercadológica obsoleta, um gasto excessivo de material, um consumo de recursos mal aproveitados e até mesmo uma meta interna de vendas não alcançadas.
Cada uma das dores explanadas pode se tornar um novo projeto. E, para esses projetos, é importante contar com as ferramentas e métodos mais completos para ser um “braço” do processo de inovação das empresas.
4 – Ferramentas e metodologias
Para colocar os projetos em prática é preciso encontrar métodos que funcionem, que se integrem com facilidade a realidade institucional da sua empresa e que sejam práticos para o comitê, afinal, a inovação é uma atividade de gestão e, como tal, precisa ser implementada com atenção – sem jamais prejudicar o workflow natural da corporação.
Conhecer as diferentes possibilidades do mercado é uma forte de fazer escolhas assertivas para impulsionar ainda mais as pessoas da empresa a inovarem.
Ações como, por exemplo, a escolha de uma plataforma de inovação para estruturar e gerir os processo de inovação é passo importantíssimo; bem como, o uso de metodologias que façam sentido para empresa em seus processos de implementação, como o método ágil.
5 – Analisar, implantar e mensurar resultados
Para uma gestão da inovação eficiente é preciso investir em pesquisas, ferramentas, técnicas de análise e aperfeiçoamento. É nesse ponto específico que o comitê de inovação garante a melhoria incremental de processos, produtos e serviços de uma organização, além de também dar passos para desenvolver novas soluções, ganhando novos mercados.
Esse processo de gestão pode ser estruturado em etapas, após a geração de ideias, o comitê pode se envolver nas etapas de validação e implantação dos projetos, além de ser importante que estejam preparados para mensurar e apresentar os resultados das iniciativas a toda empresa.
Os dados de análise de adesão a campanhas lançadas, projetos de inovação desenvolvidos, investimentos feitos e ROI são essenciais para a tomada de decisões futuras; então, saber quais são esses indicadores e como medi-los é indispensável para a gestão de qualquer processo inovador.
Conclusão
Uma empresa pode transformar ideias em resultados extraordinários, porém, ninguém inova sozinho. O comitê de inovação é uma excelente alternativa para empresas que ainda não possuem estrutura para implementar uma área de inovação interna desenvolvida, pois com poucos recursos e muita colaboração, é possível tirar as ideias incríveis do papel.
Dependendo da realidade institucional da organização, implementar um comitê pode ser algo complexo.
O ideal é se reunir com os profissionais convidados para a iniciativa e abrir debate para entender o quanto de energia precisará ser investida em tal empreitada. Além disso, há outras soluções, como procurar uma consultoria, por exemplo.
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