O comitê de inovação é um grupo de profissionais com as mais variadas formações e atuações, responsável por fomentar a inovação dentro de uma empresa e com objetivo de potencializar resultados e alcançar metas através de processos criativos.
A inovação tem ganhado grande destaque nas organizações e a aderência a esse mindset inovador está diretamente ligado ao potencial de melhoria contínua , tanto dos produtos como da própria organização.
Esse artigo tem como objetivo ajudar profissionais que estão buscando implantar um Comitê de Inovação dentro da sua organização , mas não sabem muito bem como fazer isso.
Como funciona um Comitê de Inovação?
A inovação é um processo e, como tal, precisa não somente ser gerenciada como também ser desenvolvida em um ambiente onde a Cultura de Inovação está sendo estimulada – é nesse ponto em que o comitê de inovação atua, tomando decisões e ações que proporcionam o estímulo, o gerenciamento e a transformação de ideias em resultados reais.
Um grupo de profissionais dos mais diversos departamentos da empresa decidem, juntos, dias para organizar brainstormings criativos e definir estratégias, novos projetos, metodologias e a utilização de recursos para materializar as ideias, potencializar resultados e impulsionar a inovação nas empresas.
Quando é a hora de implantar um comitê de inovação?
Não há um momento certo para implantar um comitê de inovação , entretanto, a estratégia é geralmente adotada quando um ou mais colaboradores percebem que o mercado está em constante mudança e os resultados da organização já não são como antes.
Com a constante mudança do mercado , a rápida obsolescência dos negócios e a perda natural de atração que os modelos de negócio tendem a ter, manter a estagnação organizacional já não é mais uma opção. É comprovado, investir em inovação gera retorno financeiro e, se você ainda não acredita nisso, clique no link e acesse o artigo:
Comprovado! Inovação gera retorno financeiro e valor para as empresas.
Como selecionar profissionais preparados?
Para levar a inovação para dentro da organização é preciso formar um comitê com autonomia para propor novas soluções e dar execução aos projetos . É extremamente importante que o comitê seja formado por uma equipe com potencial criativo, pessoas abertas a mudanças e extremamente motivadas. Para encontrá-las não é muito difícil, uma ideia é apresentar a proposta para grupos de pessoas de diferentes setores e o próximo passo é observar quais delas se interessaram pela proposta.
Um diferencial é procurar o feedback de empresas e profissionais que passaram ou estão passando pelo processo de implementação do comitê de inovação. Além disso, é possível também procurar hubs de inovação e fazer benchmarking . O resultado desse pequeno esforço é reunir um rico material para inspirar e engajar os futuros participantes do seu comitê, proporcionando o começo do desenvolvimento da Cultura de Inovação na atmosfera da sua empresa.
Investimento em inovação: interno vs externo
Empresas de todo o porte podem e devem investir em inovação – uma excelente estratégia para aumentar a competitividade do negócio frente aos concorrentes. A eficiência desse investimento pode ser colhida a longo prazo, portanto, o comitê precisa escolher com sabedoria seus objetivos, estratégias e como utilizar seus recursos de forma sábia.
O equilíbrio entre atividades de experimentação e o aperfeiçoamento das que já estão em pleno acontecimento na empresa é chamado de Ambidestria Organizacional.
Leia também Ambidestria Organizacional: A fórmula para a eficiência na Gestão da Inovação.
Investimento externo em inovação pode ser, por exemplo, quando adicionamos ao nosso workflow ferramentas de otimização de processos , focadas em aumentar a produtividade e reduzir os processos manuais. Para tanto, contamos com startups que disponibilizam ferramentas para execução de projetos, planejamento de estratégias, junção de várias funções do cotidiano e fácil análise de resultados.
Já o investimento interno é geralmente ligado as ações e programas com objetivos voltados a melhor utilização de recursos e potenciais já existentes na empresa, como por exemplo o estímulo da ideação colaborativa e engajamento dos funcionários na resolução de dores da corporação ou na ideação de novas soluções – um exemplo é o Programa de Inovação (Programa de Sugestões ou Programa de Ideias).
É comprovado também que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nos colaboradores de linha de frente, que retém conhecimento sobre circunstâncias particulares do negócio, enquanto a liderança possui conhecimento agregado sobre a organização.
Leia também: São as Pessoas (e não a tecnologia) que Inovam os Negócios.
Quais projetos podem ser desenvolvidos pelo Comitê de Inovação?
Como já foi mencionado, a inovação é um processo e faz parte desse processo analisar quais são as principais dores da organização , como um produto ultrapassado, uma estratégia mercadológica obsoleta, um gasto excessivo de material, um consumo de recursos mal aproveitados e até mesmo uma meta interna de vendas não alcançadas. Cada uma das dores explanadas pode se tornar um novo projeto.
Ferramentas e metodologias
Para colocar os projetos em prática é preciso encontrar métodos que funcionem, que se integrem com facilidade a realidade institucional da sua empresa e que sejam práticos para o comitê , afinal, a inovação é uma atividade experimental e, como tal, precisa ser implementada aos poucos – sem jamais prejudicar o workflow natural da corporação.
Nós possuímos uma seção inteira de metodologias criativas, ferramentas de inovação, modelos de estratégia e artigos explanatórios para você colocar em prática algumas alternativas e começar a desenvolver a Cultura de Inovação na sua empresa. Clique no banner abaixo e adicione nossas ferramentas a sua estratégia de inovação.
Reter, analisar, implantar e mensurar resultados
A inovação deve ser gerenciada e, portanto, é preciso investir em pesquisas, ferramentas, técnicas de análise e aperfeiçoamento . É nesse ponto específico que o comitê, através da Gestão da Inovação , garante a melhoria contínua na corporação.
Os dados de análise de programas, projetos e investimentos são essenciais para a tomada de decisões futuras e saber quais indicadores medir é indispensável para a gestão de qualquer processo inovador.
Saiba como escolher e medir os indicadores certos lendo esse artigo que preparamos:
OKRS: o que é e como ele pode ajudar seu negócio ir além.
Continue inovando
Você pode transformar ideias em resultados extraordinários , porém, ninguém inova sozinho. O Comitê de Inovação é uma excelente alternativa para empresas que ainda não possuem estrutura para implementar uma área de inovação interna , pois com poucos recursos e muita colaboração , é possível tirar as ideias incríveis do papel.
Dependendo da realidade institucional da organização, implementar um comitê pode ser algo complexo . O ideal é se reunir com os profissionais convidados para a iniciativa e abrir debate para entender o quanto de energia precisará ser investida em tal empreitada. Além disso, há outras soluções, como procurar uma consultoria , por exemplo.
Se você pretende implantar um comitê de inovação, saiba que adicionar uma Plataforma de Gestão da Inovação à sua estratégia pode economizar muito tempo e dinheiro, além disso nós contamos com uma estrutura e times preparados para te auxiliar nessa nova jornada. Clique aqui para conhecer o AEVO Innovate.