Saber formas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de inovação de uma organização é importantíssimo. São esses recursos que ajudam gestores a compreenderem como estimular a inovação de maneira eficiente.
Os dados comprovam a importância dos esforços e investimentos em inovação.
Segundo o Mapa da Inovação Corporativa de 2022, um report feito pela AEVO em parceria com a Inventta, apenas 18% das empresas dizem ter tudo para executar os esforços de inovação.
No entanto, esse é um desafio que pode ser superado, comprovando seu retorno de maneira efetiva.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, as empresas que investem em inovação têm um crescimento de receita 2,2 vezes maior do que as que não investem.
Entenda como estimular a inovação em seu negócio seguindo boas práticas neste texto. Siga a leitura.
Por que a inovação nas empresas é tão importante?
O mercado se transforma ao longo do tempo, se adaptando as necessidades dos consumidores, as novas tecnologias e a economia.
Sendo assim, compreender como estimular a inovação e colocar em práticas ações e métodos para isso é uma solução vital para as empresas.
Para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo e acelerado, as empresas precisam sustentar o valor dos seus negócios no presente – com uma ação proativa para manter sua fatia de mercado e preservar seu core business -, bem como, também precisam desenvolver inovações focando em seu crescimento futuro.
Empresas que não inovaram quando necessário, acabaram falindo ou sendo disruptadas em seus nichos, e está é uma das principais razões para se ater ao processo inovativo em uma organização.
Além disso, outros fatores se apresentam quando pensamos na importância da inovação. Um processo melhorado em um departamento de uma indústria, por exemplo, pode reduzir custos e tempo de operação significativamente, o que pode ocorrer atráves de uma inovação de processo.
A inovação pode criar novas soluções ou reinventar – aprimorando – algo já existente, trazendo retornos para uma empresa.
De acordo com um estudo da Boston Consulting Group, as empresas inovadoras têm um retorno sobre o investimento 30% maior do que as demais.
Ou seja, além dos ganhos em engajamento, produtividade e competitividade, a inovação traz resultados e ROI para negócios que contam com uma gestão da inovação afinada à sua estratégia organizacional.
Como estimular a inovação nas empresas?
Para entender como estimular a inovação em uma empresa, é preciso olhar para a cultura e o engajamento da organização, além de ter estrutura e processos bem delimitados, buscar recursos e a infraestrutura necessária, e seguir um direcionamento estratégico claro.
Tudo isso, compõe um modelo sustentável de gestão da inovação em um negócio. Vamos listar abaixo como a empresa pode estimular a inovação a partir dessas boas práticas em detalhes.
1 – Visão e direcionamento
Para estimular a inovação é preciso, primeiro, que a gestão tenha clareza do seu direcionamento estratégico.
Por exemplo, é importante se questionar sobre o conceito de inovação da empresa e como ele se entrelaça aos objetivos estratégicos do negócio.
Tendo clareza disso, a empresa tem a sua visão de futuro, entende porque está inovando, quais os resultados espera e, assim, direciona, alinha e engaja seus colaboradores no processo de inovação da companhia.
Desse modo, todos saberão porque contribuir em um Programa de Inovação, por exemplo, fazendo com que, assim, se atinja os objetivos estabelecidos – seja em uma campanha pontual, em um projeto contínuo ou para o futuro da empresa.
2 – Cultura e engajamento
Para estimular a inovação de maneira sólida, é preciso que ela passe a ser parte do modelo cultural da organização.
Uma empresa que sabe como estimular a inovação passa a ser reconhecida por sua cultura de inovação.
Para desenvolvê-la, uma organização precisa ter modelos de reconhecimento claros, ou seja, se um colaborador envia uma ideia que é implementada e traz resultados para o negócio precisa que seu exemplo seja visto e valorizado, pois está mudando os rumos da empresa para melhor.
Assim, os demais colaboradores se espelharão e passarão a contribuir mais em um programa de inovação, gerando engajamento para as iniciativas, alimentando um ciclo de gestão da inovação.
Além disso, ao ter o reconhecimento, as pessoas passam a capilarizar a inovação pela empresa, impactando suas equipes, lideranças, alta gestão e clientes.
3 – Estrutura e processos
Para que as pessoas inovem é preciso que haja um processo muito claro de como isso irá ocorrer.
Nesse aspecto, é responsabilidade da gestão disponibilizar uma estrutura para que os colabores possam enviar e apresentar suas ideias inovadora e as melhorias identificadas na companhia.
Além disso, esclarecer como é feito a avaliação das ideias e em qual etapa ela está é um dos motores que mantém o engajamento com o processo inovativo.
Para isso, atualmente, existem ferramentas e tecnologias úteis para a gestão de programas de inovação, como o AEVO.
O AEVO é um software que permite que toda a governança e gestão de um programa de inovação seja feito com eficiência, acompanhando de ponta a ponta todo o processo de inovação, da ideia ao ROI de cada projeto de inovação.
4 – Recursos e infraestrutura
O último passo para estimular a inovação nas empresas é ter delimitado os recursos disponíveis para investir em inovação e infraestrutura disponível para cada projeto de inovação.
Ou seja, é preciso entender qual o orçamento disponível para cada tipo de projeto, qual o retorno esperado para o projeto X ou Y, quem é o responsável (ou área responsável) por tocar o desenvolvimento da iniciativa.
Sendo assim, a gestão atinge uma maior maturidade em seu processo de inovação, alinha expectativas com seus colaboradores e, até mesmo, dá feedbacks assertivos sobre a continuidade ou descontinuidade de uma ideia em seu funil de inovação.
5 – Inovação aberta
Outra forma de estimular a inovação em uma empresa é buscar parcerias externas, nas boas práticas que citamos acima, a maioria delas se relaciona a um modelo de inovação interna, onde o programa de inovação é desenvolvido a partir das ideias dos colaboradores.
No caso da inovação aberta, uma organização busca no mercado parceiros que possam desenvolver seus projetos de inovação.
Por exemplo, isso ocorre quando uma grande empresa fecha uma colaboração com startups que desenvolvem uma solução para uma área ou processo específico, por vezes, onde a empresa não dispõe de expertise, tecnologia ou tempo para executar sozinha.
Outro exemplo recorrente do uso da inovação aberta para beneficiar a inovação nas empresas é a busca por especialistas, que podem ter o know-how necessário para entregar as inovações com maior rapidez, acelerando etapas do funil de inovação.
6 dicas práticas para inovar em sua empresa
1. Crie um ambiente confiável
Para promover a colaboração dos seus funcionários, a empresa precisa fazer com que eles se sintam confortáveis em ampliar sua voz.
Isso significa que ela deve assumir uma postura receptiva às diversas ideias e discussões sobre qualquer questão relevante.
Um erro grave de empresas que passam a estimular inovação é virar as costas para determinadas ideias, ouvindo apenas diretores e gestores.
Todas as ideias e opiniões devem ser recebidas com respeito e também reconhecidas, afinal, você não vai querer silenciar os funcionários que sabem como fazer algo ser melhor.
A criatividade e a inovação ganham força quando as pessoas confiam umas nas outras e em sua organização.
2. Adote Metodologias Ágeis
Se uma empresa deseja estimular inovação, automaticamente ela deve nadar contra a corrente dos métodos tradicionais de gerenciamento, onde predomina a burocracia, papeladas, rigidez no planejamento e foco nos processos; e se há algo que age contra isso, são as metodologias ágeis.
Ao adotá-las, os processos são automatizados e o foco irá se voltar para as pessoas e a interação entre elas, valorizando a sua capacidade de adaptação às mudanças, caso algo saia do planejado.
E já que a cultura de inovação pede uma gestão mais colaborativa, isso também é algo que as agile irão entregar.
3. Mantenha um bom clima organizacional
O sentimento dos colaboradores em relação ao local de trabalho tem influência direta na sua produtividade, engajamento, motivação e criatividade.
Pessoas satisfeitas se comunicam melhor, tem mais energia e se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e contribuir com a organização.
O clima organizacional reflete na forma como as pessoas se comportam diante das demandas, tanto para o lado positivo como para o negativo.
Por isso, ao investir ativamente na melhora do clima organizacional, visando o bem-estar de todos, a empresa só tem a ganhar, especialmente se ela busca ideias para estimular inovação.
4. Tenha um departamento pessoal ativo
Colaboradores engajados são a chave mestra para que uma empresa seja bem sucedida em seus resultados, mas garantir esse engajamento é tanto uma necessidade quanto um desafio na gestão de inovação.
Para isso acontecer, o departamento pessoal precisa sempre trabalhar para implementar técnicas de gestão com o objetivo de estimular os funcionários a serem mais participativos e dispostos a obter melhores resultados junto com a empresa.
5. Incentive o Intraempreendedorismo
Dentro de uma organização existem grandes talentos empreendedores, com a mente fervilhando de ideias que podem ser aproveitadas lá mesmo.
Empreender em uma empresa que já existe é o significado de intraempreendedorismo.
Através do seu incentivo, os colaboradores com potencial para impulsionar as inovações no ambiente interno são identificados e valorizados. Por consequência, eles se sentem mais motivados a continuar agindo em prol da inovação na empresa.
E não há nada como um programa de ideias para fazer o intraempreendedorismo acontecer de forma efetiva.
Com o objetivo de obter melhorias nos processos, produtos e serviços da empresa, o Programa de Ideias estimula a participação dos colaboradores, direciona as propostas de forma estruturada, permite acompanhar as ideias, organizar o que for sugerido e oferecer recompensas aos participantes.
6. Não economize no feedback
A cultura de inovação é alimentada pela criatividade dos colaboradores. Para estimulá-los nesse sentido, é fundamental que eles sejam reconhecidos e saibam da importância de suas ideias para que a organização atinja bons resultados.
Esse reconhecimento pode começar com uma comunicação eficiente. É importante que a gestão não apenas se mostre aberta para ouvir as ideias que eles têm a compartilhar, como também ofereça feedbacks construtivos e validadores.
O feedback é uma ferramenta poderosa para estimular inovação dentro de uma organização, pois através dele, os colaboradores conseguem perceber mais claramente a valorização do seu esforço, a importância do seu trabalho e os pontos onde precisam melhorar.
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10 práticas para executar a inovação nas empresas
Conclusão
A inovação em uma empresa deve ser priorizada para que acompanhe as exigências e transformações do mercado atual.
No entanto, desenvolver a inovação em uma empresa não é tarefa simples e requer planejamento, recursos e capacitação.
Promover a capacitação em inovação é um passo importante para chegar a um processo de gestão da inovação, conheça o curso gratuito de Introdução a Inovação Corporativa do AEVO Boost.