Como funcionam os cursos de Scrum?

Se aperfeiçoar na carreira é fundamental, não é mesmo? É preciso investir no constante aprimoramento para garantir uma boa posição no mercado. Os cursos de Scrum são ótimas alternativas para quem trabalha com gestão de projetos e quer melhorar seu desempenho no trabalho.

Várias instituições oferecem certificações e você verá que há diversas possibilidades para alavancar sua carreira. Porém, é importante conhecer mais sobre o tema, pois são muitas organizações e formações diferentes. Afinal, como funcionam os cursos de Scrum? Confira o nosso post e saiba mais!

Por que se licenciar em Scrum?

Cada vez mais o mercado exige capacitação dos profissionais. Para trabalhar com o Scrum, é necessário ter competência, preparo, capacidade de planejamento e conhecimento da estratégia de trabalho.

Esses fatores são importantes para que você esteja habilitado para lidar com a dinâmica do método e possa entregar o melhor para os seus clientes. Além disso, ter um certificado traz uma imagem positiva para a sua carreira, pois demonstra o investimento em aprimoramento contínuo.

Com as certificações, você também adquire mais reconhecimento do mercado. Os profissionais que fazem cursos de Scrum têm uma remuneração mais elevada, já que contam com conhecimento especializado sobre a metodologia.

Quais são os tipos de cursos de Scrum?

As nomenclaturas para as certificações em Scrum variam de acordo com a organização que disponibiliza a formação e a prova, mas elas se baseiam nos papéis básicos do time Scrum. Separamos para você quais são os principais cursos de acordo com a instituição que oferece. Veja mais a seguir!

Scrum Alliance

A Scrum Alliance envolve um treinamento presencial obrigatório e a realização de um exame em seguida. A prova é conhecida por ser de nível fácil e a renovação do certificado é paga a cada 2 anos. É uma associação reconhecida no mercado, tendo sido criada por Jeff Sutherland, um dos desenvolvedores do Scrum. Ela oferece principalmente os cursos a seguir:

  • Certified Scrum Master (CSM): certificação voltada para a formação dos líderes da equipe. A proposta é a de munir o profissional de ferramentas para que ele seja um facilitador do trabalho, atuando como um Coach do Scrum Team. É necessário ele ter amplos conhecimentos do método Scrum para que esteja habilitado a coordenar os colaboradores;

  • Certified Scrum Product Owner (CSPO): este curso busca formar o profissional que dialoga diretamente com o cliente. O objetivo é de que o colaborador seja capaz de atender as expectativas e necessidades do consumidor. A certificação agrega valor para o produto que vai ser entregue, pois ele será moldado de acordo com o que o Product Owner desejar;

  • Certified Scrum Developer (CSD): a proposta é formar os profissionais componentes do Scrum Team. Eles devem ser multifuncionais, dinâmicos, capazes de agir de forma integrada e de executar as tarefas do Backlog dentro do tempo estimado em cada Sprint.

Scrum.org

A Scrum.org oferece uma certificação que não precisa ser renovada. O exame é altamente rigoroso, sendo realizado apenas em inglês, em tempo curto e exigindo o acerto de 85% das questões. A organização foi fundada por Ken Schwaber, um dos criadores do Scrum. Os principais cursos oferecidos são:

  • Professional Scrum Master (PSM): busca formar líderes para o Scrum Team, através da difusão de conhecimento sobre o método Scrum e o desenvolvimento de habilidades de coordenação de equipes;

  • Professional Scrum Product Owner (PSPO): formação para que o profissional esteja habilitado a lidar com o cliente, de forma que ele saiba como moldar um produto de acordo com o esperado pelo Product Owner;

  • Professional Scrum Developer (PSD): formação de membros do Scrum Team, desenvolvendo características como dinamismo, multifuncionalidade e habilidade de trabalho em equipe.

PMI (Project Management Institute)

O curso é muito reconhecido, pois o PMI é uma referência no gerenciamento de projetos. Para fazer a prova, é necessário comprovar experiência de trabalho no Scrum e em metodologias ágeis. A renovação do registro ocorre a cada 3 anos e a avaliação é bastante exigente, realizada em inglês, apesar de haver um livro preparatório em português.

A certificação oferecida é a Agile Certified Practitioner. O objetivo é formar um profissional que detenha conhecimentos mais amplos sobre metodologias ágeis, ou seja, que ele não esteja restrito somente ao Scrum.

Exin

Ter um curso no Exin pode ser um diferencial competitivo, já que você se torna habilitado a lidar também com outros métodos ágeis. É necessário realizar um treinamento e a certificação não precisa ser renovada. Além disso, ele oferece livro preparatório em português. O Exin possui dois cursos:

  • Agile Scrum Foundation (ASF): habilita você para atuar tanto no Scrum quanto em outras metodologias ágeis;

  • Agile Scrum Master (ASM): o Exin recomenda que esta certificação seja feita após a ASF ou outra, como PRINCE2, AgileTM ou da Scrum Alliance. É uma continuidade do processo de formação, com o objetivo de maior aprimoramento profissional.

Como escolher a certificação certa para a sua carreira?

Para escolher o curso de Scrum ideal para sua carreira, é necessário observar quais são os seus objetivos. Além disso, é importante considerar que algumas certificações demandam renovações periódicas, por isso, é preciso ter certeza de que investimento você está disposto a fazer. Os treinamentos oferecidos também são pagos, por isso, é importante realizar uma boa avaliação antes de decidir.

Outra questão importante é a de que algumas formações, como a do Exin e a do PMI, são mais amplas, indo muito além do Scrum. Se a sua carreira demanda um conhecimento maior em metodologias ágeis, talvez elas sejam uma boa opção. Mas se o trabalho pede um conhecimento focado em Scrum, optar por um curso mais específico pode ser uma boa ideia.

 

Os cursos de Scrum são ótimas alternativas para você otimizar seu desempenho na gestão de projetos. Diversas organizações, como a Scrum Alliance, a Scrum.org, o PMI e o Exin oferecem certificações nesse método, algumas até ampliando para as outras metodologias ágeis.

Para selecionar a melhor alternativa para a sua carreira, é necessário alinhar seus interesses ao seu potencial para investimento. Avalie como está o mercado e quais são as demandas do seu trabalho para fazer uma boa opção. E então? Gostou de conhecer os cursos de scrum e saber como eles funcionam? Confira também nosso post sobre as metodologias de projetos e aprimore a sua gestão na empresa!

Posts Relacionados
Todos insistem em dizer que sabem o que estão fazendo, por amar a própria ideia.
Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a
Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar

Deixe uma resposta