Como incentivar ideias inovadoras? Dicas práticas

A inovação é o processo de tornar o ambiente mais propício à geração e desenvolvimento de ideias inovadoras com o objetivo de criar valor para a empresa.

Entender como incentivar ideias inovadoras a partir dos colaboradores é essencial para uma melhoria contínua nas empresas. É a partir deste incentivo que as pessoas passam a se sentir mais pertencentes ao negócio, bem como contribuem para a evolução da organização e da sua própria experiência de trabalho.

A gestão da inovação é o processo que estimula permanentemente a geração de ideias inovadoras em uma empresa, por meio do desenvolvimento, da implementação e a administração das condições – ambiental e cultural da empresa. 

Essa gestão funciona desde a origem da ideia até sua aplicação prática, fazendo com que as soluções se tornem concretas e úteis ao negócio.

Qual é o papel da inovação nas empresas?

A inovação é o processo de tornar o ambiente mais propício à geração e desenvolvimento de ideias inovadoras com o objetivo de criar valor para a empresa.

Dessa forma, a gestão da inovação é uma ferramenta chave para que as empresas cresçam e permaneçam competitivas em sua indústria.

O papel da gestão da inovação dentro de uma empresa é ajudar a criar novos produtos, serviços e processos que ajudarão os negócios a crescer. Nesse sentido, a companhia reforça o estímulo a geração e a implementação de ideias inovadoras, para, assim, oferecer maior sustentabilidade ao negócio.

Dessa forma, uma rotina de inovação é importante para qualquer empresa, porque ajuda a mantê-la competitiva no mercado. Então, se uma empresa não pensar em inovação, ela ficará atrás de outras empresas que estão inovando, acarretando em diversos prejuízos.

Inovação como estratégia de negócios

Se você está procurando tornar o seu negócio mais competitivo, incentivar a inovação é uma ótima maneira de proporcionar melhorias para o ambiente de trabalho e para sua marca. A inovação pode incluir coisas como:

  • Melhorias em produtos e/ou serviços existentes;
  • Geração de ideias que melhorem a eficiência do negócio;
  • Novas ideias que ajudem a reduzir os custos. 

Para isso, é preciso esclarecer para as pessoas da sua empresa o que você entende por inovação.

Esta definição é muito importante e deve ser descrita para que todos saibam o que se espera deles quando estão trabalhando em ideias inovadoras.

Para que essa estratégia seja eficiente, criar incentivos para os funcionários que apresentem ideias inovadoras é uma boa opção. Dessa forma, oferecer incentivos pode fazer com que os funcionários estejam mais motivados a pensar em novas maneiras de melhorar a sua realidade, e da empresa, no ambiente de trabalho.

Além disso, a organização pode fornecer oportunidades para que os funcionários experimentem coisas novas. Outra maneira é incentivar os funcionários a falar sobre as ideias inovadoras que eles têm para tornar as coisas melhores no local de trabalho.

Aqui estão algumas ideias para usar a inovação como estratégia na sua empresa:

  • Incentive a criatividade, dando aos funcionários tempo para desenvolver suas ideias;
  • Crie uma cultura onde não há problema em falhar;
  • Certifique-se de que todos tenham acesso às mesmas ferramentas e informações.

Como fazer a gestão de inovação

A gestão da inovação é um processo que permite inovar de forma sustentável e ajuda a atingir os objetivos da sua empresa.

Mas como você gerencia a inovação? Como você garante que sua empresa tenha as melhores e mais brilhantes ideias fluindo através dela? 

Para fazer essa gestão, existem 3 opções básicas que você pode focar:

1. Certifique-se de que seus funcionários estejam satisfeitos 

É muito importante, em qualquer situação ou empresa, que os colaboradores se sintam satisfeitos com o que fazem. Pois assim, é mais provável que um funcionário feliz consiga contribuir com ideias inovadoras e seja mais produtivo quando colocá-la em prática. 

Portanto, tenha certeza que a empresa está oferecendo o que é necessário para serem felizes: 

2. Deixe uma abertura ao diálogo

As pessoas sempre estão tendo e gerando novas ideias a todo momento. Mas, por receio do que vão ouvir, muitas vezes não as falam. Se isso acontece, as chances de perder grandes chances de inovação são realmente altas. 

Por isso, é preciso que você  não só deixe os funcionários falarem quando tiverem uma ideia, como incentive isso, mesmo que pareça bobagem à primeira vista. A ideia pode não parecer tão significativa, mas muitas vezes pode ajudar outras pessoas a ter insights e assim formar uma nova ideia ainda melhor.

3. Não se esqueça da importância da colaboração

Não basta que as pessoas apresentem ideias inovadoras se depois elas terão que implementar sozinhas. É preciso trabalho de equipe para que qualquer tipo de inovação tenha sucesso em todos os níveis de uma organização.

Tipos de inovação

Os tipos de inovação mais executados pelas empresas são, em geral, esses três: radical, incremental e disruptiva. E eles podem ser integradas à sua empresa de forma variada, conforme os produtos e serviços oferecidos, nicho de mercado, cultura da empresa e entre outros fatores.

Para que você entenda melhor e saiba qual modelo mais se encaixa com a sua organização, confira como são essas inovações.

Inovação incremental

A inovação incremental, bem como o nome já diz, tem a ver com “incrementar”. Esse modelo é baseado em melhorias de produto ou serviço já existentes, bem como nos métodos de produção, sem promover uma mudança muito brusca no negócio.

Essa inovação geralmente vem através de uma evolução de alguma ideia que já existe, complementando a experiência do consumidor, do colaborador ou aprimorando os atributos do negócio.

Inovação radical

A inovação radical é o tipo que propõe algo que realmente muda o cenário, seja do mercado ou na dinâmica da empresa. Dessa forma, pode ocorrer por uma mudança completa na empresa através:

  • Formato de trabalho;
  • Dos processos;
  • De serviços e produtos oferecidos;
  • Relação com o cliente.

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva é um modelo que pretende criar uma solução para substituir algum produto ou serviço que já existe. Esse tipo de inovação é focado em acompanhar o mercado, produto ou serviço em específico. 

Dessa forma, esse tipo de inovação costuma trazer soluções atualizadas, que sejam mais condizentes com a realidade e a necessidade dos clientes ou dos colaboradores.

Ações para incentivar a inovação

Para que a inovação dentro das empresas seja parte da rotina dos colaboradores, deve haver incentivo. Dessa forma, é preciso ter ações que possibilitem isso. 

Pensando nisso, separamos, aqui, algumas ações que podem fazer toda a diferença na sua empresa, motivando seus colaboradores a pensar fora da caixa e a trazer ainda mais ideias inovadoras.

Definir uma estratégia clara de inovação da empresa

A inovação tem tudo a ver com a criação de algo novo e diferente, por isso é importante ser claro sobre que tipo de inovação você quer incentivar em sua empresa. 

Isto inclui identificar as áreas que mais precisam ter inovação, assim como o objetivo final de seus esforços. Para isso definir isso, você pode pensar em algumas questões, como:

  • Tem que ser útil?
  • Precisa ser útil ou apenas legal ou divertido? 
  • É mesmo possível para sua empresa inovar? 
  • Como deve ser? 

Quando você estiver pronto para começar a pensar em como vai incentivar a inovação, certifique-se de ter algumas respostas para estas perguntas.

Oferecer recompensa para ideias inovadoras

Em segundo lugar, oferecer recompensas por ideias inovadoras é uma ótima opção. É importante que as pessoas que apresentam estas ideias se sintam apreciadas e motivadas por elas.

Não é uma tarefa muito fácil pensar em como recompensar a inovação dos colaboradores, mas é interessante pensar o que está no alcance da empresa, para oferecer como premiação para boas ideias. 

Quanto mais pessoas investirem em novas ideias para seu negócio, mais provável será que você se depare com algumas verdadeiramente inovadoras.

Invista em ambientes criativos

Proporcionar um ambiente onde é possível deixar que a criatividade possa fluir é muito importante para a geração de ideias inovadoras. Por isso é importante pensar tanto no ambiente físico quanto no clima organizacional.

Você vai querer um espaço de escritório que incentive a colaboração e a experimentação, assim como uma cultura organizacional onde os funcionários sejam encorajados a assumir riscos. Estes investimentos devem ser feitos de tal forma que beneficiem tanto sua empresa quanto seus funcionários.

Invista no desenvolvimento

Investir no desenvolvimento dos seus colaboradores sempre é uma ótima alternativa. E dessa forma tem mais meios de apresentar novas ideias para melhorar processos, produtos ou serviços de sua empresa.

Ter uma política de portas abertas também é um incentivo aos membros da equipe a conversar uns com os outros e certificar que todos entendam seus papéis no sucesso da empresa. 

Portanto, certifique-se de investir em programas de treinamento de pessoas para que todos em sua equipe possam contribuir com suas ideias. Isso por ser feito através de: 

  • Desafios;
  • Apresentações;
  • Palestras;
  • Seminários;
  • Eventos diversificados.

Estimule o trabalho em equipe e a troca de experiências

A inovação pode ter melhores resultados com a colaboração. Portanto, promova ações para que  todos em sua equipe se sintam à vontade para compartilhar suas experiências uns com os outros e trabalhar juntos.

Por isso, incentive o trabalho em equipe na sua empresa, bem como em maneiras de compartilhar seus conhecimentos para que todos possam aprender com os pontos fortes uns dos outros.

Cultive a cultura do feedback

O feedback pode ser fundamental quando se trata de melhorar o processo de inovação. Por isso, é preciso tornar a cultura de feedback uma coisa normal no cotidiano da sua empresa.

Geralmente quando falamos em feedback a primeira coisa que vem à mente é a crítica. Mas na verdade, é preciso se desfazer desse tipo de pensamento. O retorno sobre processos e ações é muito importante para a melhoria tanto individual, quanto para toda a organização.

Portanto, se você quer pessoas que estejam abertas a compartilhar suas ideias, é preciso que as pessoas saibam como receber e oferecer bons feedbacks, quando necessário. 

Assim, abrindo esse espaço para uma comunicação transparente, sem medo de represálias ou julgamentos, facilita a geração de ideias inovadoras.

Por isso a gestão de inovação é tão importante para as empresas, pois através dela é possível organizar e desenvolver meios de gerar novas ideias, melhorá-las e fazer com que tenham relevância, seja na melhoria de processos internos para facilitar o trabalho das pessoas ou para aprimorar um produto ou serviço.

Conclusão

Para incentivar ideias inovadoras, a empresa precisa dispor das ferramentas adequadas e contar com uma comunicação alinhada para engajar os colaboradores no processo.

Atualmente, existem uma diversidade de plataformas que oferecem a estruturação de um Programa de Ideias, como o AEVO.

O AEVO é um software de gestão da inovação e estratégia com um módulo completo para o Programa de Ideias, nele, a empresa consegue desde estruturar e gerenciar as ideias inovadoras com transparência e mais facilidade,

Solicite uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas e saiba o que a AEVO pode fazer pelo seu negócio.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.