Como motivar uma equipe: 6 dicas para engajar seus colaboradores

como motivar uma equipe

Liderar um time não é uma tarefa fácil, planejar estratégias criativas, ter uma boa comunicação com todos e tudo mais que envolve esse papel exige muita dedicação. No entanto, a característica mais importante para um bom líder é conhecer bem os seus liderados e saber como motivar uma equipe para alcançar bons resultados.

Mas, o que fazer quando seu time não está engajado o suficiente no trabalho? É isso que vamos conversar aqui hoje!


Como identificar um colaborador desmotivado

Antes de tudo, é preciso reconhecer quando um colaborador está desmotivado. O gestor ou líder deve estar atento a alguns sinais como:

  • Falta de produtividade
  • Indiferença para realizar as tarefas
  • Não cumprimento de prazos
  • Perda de qualidade nas entregas

Ao aparecimento de algum desses indícios, é preciso investigar para entender o que está acontecendo.

O papel da liderança nesses casos, além de reconhecer um colaborador desmotivado, é procurar identificar a razão da falta de engajamento. Alguns aspectos que podem interferir nisso são: falta de oportunidade de crescimento na empresa, relacionamento ruim com o líder ou salário incompatível com o mercado.

Mas, independentemente do motivo, você deve buscar formas de como motivar uma equipe para reverter a situação.

Leia também: Tipos de liderança: qual é a melhor para o seu projeto?


Como motivar uma equipe

Defina metas possíveis

Estabelecer metas é uma parte importante para atingir os objetivos da empresa, mas é preciso mantê-la realistas. É bastante comum as empresas definirem metas impossíveis de serem atingidas e isso é prejudicial porque, mesmo que o time tenha alcançado ótimos resultados, sempre vai haver a sensação de que o dever não foi cumprido.

Entretanto, não pense que a solução é estabelecer metas que não desafiem os colaboradores. É importante que eles sejam incitados a produzirem mais e melhor, e não fiquem acomodados a ponto de alcançarem as metas sem esforço.

Por isso, as metas de um time devem ser guiadas pelos objetivos gerais da empresa e serem baseadas em dados. Estabelecer metas alcançáveis é uma ótima forma de como motivar uma equipe de trabalho, tornando mais produtiva.


Dê feedbacks

É impossível manter um time satisfeito se a relação entre eles e o líder não for transparente e é nesse ponto que entra a prática do feedback, uma das maneiras mais eficazes de como motivar uma equipe.

Nessas conversas de alinhamento, é preciso abordar pontos de melhoria e os pontos positivos; isso dá um direcionamento para o colaborador em relação as entregas e resultados do trabalho.

Vale lembrar que, o feedback é uma via dupla, assim como um líder deve dar retornos ao time, ele também precisa estar disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Criar essa cultura na empresa promove uma coesão maior entre o time e incentiva a melhoria contínua nos processos e nas equipes.


Envolva o time nas tomadas de decisões

É muito comum que as decisões estratégicas da empresa sejam tomadas pelos gestores. Porém, enquanto todo o time não for envolvido nesses processos, você não terá como motivar uma equipe.

É claro que nem sempre isso será possível, mas com uma comunicação clara, sempre haverá compreensão das partes.


Valorize os colaboradores;

Outra maneira de como motivar uma equipe é trabalhar no reconhecimento dos colaboradores. E não somente quando a equipe bate as metas, mas sempre que uma entrega é bem-feita e alcança resultados positivos.

Esse reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras, através de uma valorização pública, um bilhete com uma mensagem ou ainda brindes e bonificações.


Demonstre os objetivos da empresa;

Ter um objetivo bem definido contribui para que os colaboradores tenham um propósito para cumprir suas tarefas.

Com as metas da organização estabelecidas, cada colaborador pode alinhá-lo aos seus objetivos pessoais. Assim, a evolução e da carreira dos colaboradores estará diretamente ligado ao sucesso da empresa.


Promova a Inovação

Criar um ambiente que incentive a inovação pode ser um grande ponto de virada para promover mais engajamento dos colaboradores. É claro que implementar uma cultura de inovação na organização não acontece da noite para o dia, mas você pode começar com pequenas ações que fomentem o intraempreendedorismo. Assim, todos participam ativamente das transformações que acontecem na empresa.


Conclusão

Ter um time engajado significa alcançar os melhores resultados para a organização. Por isso, analise as possibilidades sobre como motivar uma equipe e busque criar um ambiente que promova o melhor dos colaboradores, isso é fundamental. Afinal, esse estímulo deve partir da liderança do time e da empresa, através da inspiração e de ações.

Utilizar as ferramentas certas também é muito importante para aumentar a produtividade. O AEVO Innovate, o maior software de gestão da inovação da América Latina, oferece as melhores soluções para impulsionar a sua empresa. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *