Como Promover A Inovação Empresarial Com Softwares de Gestão

A inovação empresarial pode ser disruptiva, descontínua e radical cresce cada vez mais no vocabulário corporativo, mas nem sempre são empregados de maneira correta. Com um mercado cada vez mais competitivo, exigente e dinâmico, inovar é a palavra que norteia as empresas que querem crescer e liderar entre os concorrentes, por isso este tema é tão recorrente. 

Quando a inovação se torna pauta em grandes empresas, outras discussões também

surgem, principalmente, por uma aplicação não tão eficiente do Programa de Ideias ou da Gestão da Inovação . Uma pesquisa global feita pelo Gartner em 2015 , mostrou que para 81% dos CEOs brasileiros que o que aproxima o setor de uma crise iminente é a falta de talentos e a pouca inovação na gestão de TI.

Em um ambiente extremamente dinâmico e de alta concorrência, onde a única constante é a mudança desenfreada, as empresas estão se reinventando através da tecnologia. Isso se tornou uma matéria-prima na hora de zelar por mais eficiência, redução de custo e mais produtividade. 

O conflito acaba existindo quando esta nova versão das empresas mais modernas geram uma pressão enorme em cima dos gestores de TI, que são sempre cobrados a descobrir maneiras de aumentar a sua performance e da equipe. Aqui, ele assume o papel de liderança nas inovações, impactando diretamente nos resultados finais da organização. 

Agora, imagine criar um cenário propício para a inovação neste contexto…

Não é uma tarefa fácil, né? Mesmo existindo uma série de metodologias, a tarefa ainda é de extrema responsabilidade. Mas, existem técnicas e algumas dicas que te ajudarão a acelerar o negócio e otimizar a gestão de TI com softwares de gestão de projetos para inovação empresarial.

Algumas Dicas que Facilitam a Inovação

Antes de saber como você deve aplicar a inovação na sua empresa, é importante saber o que é preciso fazer para preparar o terreno e ter um ambiente favorável à inovação. 

Para apresentar bons resultados, uma empresa não deve simplesmente inovar. Inovação está associada à criatividade e é um processo que envolve viabilidade e demanda. Só existe inovação disruptiva, ou seja, que quebre regras, quando existe um problema e é possível resolvê-lo de maneira simples e através da tecnologia. É necessário que exista um público interessado pela novidade que a empresa deseja lançar no mercado, caso o contrário, a ideia não passa de algo possível de ser descartável. É necessário fazer uma gestão eficiente da inovação, considerando os 3 fatores a seguir

  • O que vai gerar uma boa ideia é a criatividade, seja ela de caráter incremental ou disruptiva;
  • Viabilidade é sobre a possibilidade de concretizar a ideia, fazendo uma análise sob o aspecto financeiro, técnico, logístico, operacional e mercadológico;
  • O interesse público é o que gera a demanda pela ideia inovadora; 

Além de considerar essas dicas, é importante ficar atento em como gerir a inovação dentro das empresas. Um levantamento feito pela consultoria Deloitte mostrou que dos 450 profissionais de TI entrevistados, 31% afirmaram que a inovação “aflora” apenas acidentalmente na organização. Apenas 14% disseram que as empresas possuem políticas claras que estimulam a inovação. Por isso, treine sua equipe para olhar as tarefas diárias com uma perspectiva diferente, com mais liberdade, autonomia e questionamento. Dar a liberdade que os profissionais precisam para estimular uma espécie de brainstorm permanente é um bom começo para sair da zona de conforto e inovar de verdade. 

Nos departamentos de TI, não adianta ser sem parecer. Ou seja, não vale de nada ter boas ideias sendo que o CEO não é capaz de transmiti-las para o alto comando da empresa. É necessário provar através de planilhas orçamentárias, demonstrativos de resultados, projeção de fluxo de caixa e os benefícios que esta novidade irá trazer. Dessa forma, o TI se posiciona como o negócio em si, se comportando de maneira disruptiva, ou seja, pensando e agindo de maneira a integrar áreas e facilitar processos através da tecnologia. 

A fixação pela hierarquia e estrutura organizacional faz a empresa ser pesada, com processos lentos, decisões não assertivas e que perdem o timing do mercado. Em um ambiente que a mudança é uma palavra de ordem, é necessário que o CEO delegue as tarefas e dê mais autonomia aos profissionais. Assim, se cria uma dinâmica estruturada na confiança, empoderamento e na velocidade na tomada de decisão. Sem toda a burocracia da gestão do TI e a maior liberdade à equipe fortalecem o surgimento de novas soluções. Lembrando que: um ambiente de experimentação está automaticamente ligado à necessidade de se tolerar os erros, e mesmo assim os ganhos serão maiores que as perdas.

Experimentar novas formas de inserir os profissionais em uma dinâmica estrutural do departamento através do home-office é uma boa alternativa para estimular a inovação. Com a expansão da nuvem, acesso a banco de dados, armazenamento de dados em servidores através da internet  é possível alternar parte da equipe de TI para executar as tarefas de casa. Um estudo feito pela Dell mostrou que 54% dos profissionais que trabalham remotamente reconhecem que a sua produtividade aumenta e existe uma melhora no desempenho diário das tarefas. A liberdade, qualidade de vida e a comodidade de trabalhar home office facilitam a expressão criativa e a inovação. 

Uma equipe com profissionais multidisciplinares pode ser a chave para a inovação e agilidade nas entregas. Projetos que são compostos por programadores back-end, designers, gerente de projetos (PMO), programadores de interfaces e especialistas em marketing digital, são multidisciplinares. As competências complementares abrem um leque de novas perspectivas e soluções distintas para um problema.  

 

A Inovação DEVE Ser Prioridade

A inovação deve estar na mente e no DNA da organização , ela deve ser vista como prioridade em todos os processos estratégicos da empresa. É preciso que ela esteja alinhada com os objetivos e a cultura da empresa, fazendo parte da estratégia de crescimento. Como já foi dito aqui, a inovação deve ser estimulada, dando autonomia para os profissionais e realizando brainstorms evitando a burocracia da organização tradicional.

 

Revisite a Análise SWOT

Você saberia indicar os seus pontos fortes e pontos fracos? A dica mais importante para gestão de inovação é identificar as necessidades e oportunidades da empresa. E é por isso que se deve fazer uma análise do ambiente interno e externo, facilitando o planejamento e desenvolvendo ideias de inovação. 

A análise SWOT é significado da sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) . Criada em 1960 pelos professores Kenneth Andrews e Roland Christensen, ela tem o objetivo de aprimorar o autoconhecimento e o planejamento estratégico das empresas. Através da SWOT é possível identificar quais são os pontos fortes e fracos, diagnosticar as oportunidades e ameaças externas.

 

Veja a Inovação de Concorrentes

A análise de concorrentes pode ser visto como uma prática baseada em olhar para os feitos de sucesso dos seus concorrentes e adaptá-los para a sua realidade. Para a gestão de inovação das empresas, o benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais) se inspira nas ideias das organizações para criar uma inovação.

Um exemplo disso foi o Uber, que inovou no mercado de transporte alternativo quando identificou uma ineficiência por parte dos sistemas tradicionais. A Netflix também teve a mesma sacada quando revolucionou o modo como as pessoas consomem produtos audiovisuais. Essa, em especial, fez várias empresas tradicionais do ramo como, Amazon Prime, HBO Go e Telecine Play criarem plataformas de streaming inspiradas no modelo Netflix. 

 

A Praticidade da Plataforma de Inovação

Agora que as ideias estão na mesa, todas devidamente debatidas e alinhadas, com este tanto de papeizinhos e anotações como é possível acompanhar a aplicação da inovação de forma detalhada?

Algumas empresas não têm noção do potencial de inovação que possuem. Através de uma ferramenta como a AEVO Innovate é possível transformar ideias em resultados incríveis de maneira simples e intuitiva.

PLATAFORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO – AEVO INNOVATE

Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte às necessidades colaborativas dos associados da empresa significa simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias – tudo no próprio software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo e com a flexibilidade de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”. O resultado disso é muitas visões, sugestões, ideias e participações que trazem ideias inovadoras para solucionar problemas de forma criativa. 

Com o AEVO Innovate, nossa plataforma de gestão de inovação, você envolve o principal ativo do seu negócio – as pessoas – para obter ideias inovadoras e atingir resultados extraordinários. 

Saia da caixa de sugestões,   fale com um especialista AEVO Innovate

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.