Como se conectar com startups? 8 ações práticas

A conexão com startups é uma estratégia que faz toda a diferença para empresas que buscam se manter competitivas e inovadoras em um mercado dinâmico e exigente. Existem diversos caminhos que uma organização pode seguir para desenvolver essa relação.

Saber como se conectar com startups é a chave para desenvolver projetos inovadores em parceria com o ecossistema, tendo ganhos significativos.

A inovação é uma força que transforma a realidade de um negócio, seja no aspecto da melhoria contínua da companhia ou na geração de novas soluções.

Nesse sentido, adotar parcerias estratégicas para as iniciativas de inovação pode contribuir na conquista de melhores resultados em menor tempo.

A colaboração entre organizações consolidadas e startups acontece de variadas formas. No entanto, muitos empreendedores ainda têm dificuldade em entender como se conectar com startups relevantes para seus negócios.

Por isso, é preciso, antes de tudo, que as organizações expandam sua presença em um ecossistema de inovação e saibam como desenvolver conexão com negócios alinhados às suas estratégias e necessidades.

O que é um ecossistema de inovação?

ecossistema-inovação-2

Um ecossistema de inovação é um conjunto de organizações, pessoas e recursos que interagem em prol de um objetivo principal: fomentar a inovação.

Além do estímulo à inovação, os ecossistemas promovem também um ambiente propício para a colaboração e empreendedorismo.

Inseridos nesse ambiente, podemos encontrar uma grande diversidade de agentes que contribuem entre si para ampliação da capacidade inovadora, especialmente no sentido tecnológico.

Entre as organizações presentes estão empresas privadas, universidades, startups, incubadoras, fundos de investimento e entidades governamentais.

De forma colaborativa, todos desempenham um papel fundamental na criação de soluções com agilidade e escalabilidade. Muito disso se deve, em especial, ao potencial dos integrantes mais inovadores do ecossistema, como as startups.

Como funciona um ecossistema de inovação?

O funcionamento de um ecossistema de inovação varia de acordo com a localização, os recursos disponíveis e as necessidades da região.

Em geral, existem espaços físicos onde as pessoas possam se encontrar e trabalhar juntas, como parques tecnológicos, coworkings e laboratórios.

Há também alguns aspectos comuns que estão presentes nesse ambiente:

  • Conexões: o ecossistema permite a conexão entre pessoas e organizações, facilitando a troca de conhecimento, ideias e recursos;
  • Acesso a recursos: o ecossistema oferece recursos necessários para a inovação, como financiamento, mentoria, tecnologia e infraestrutura;
  • Colaboração: o ecossistema encoraja a formação de equipes multidisciplinares e o compartilhamento de experiências entre os participantes;
  • Suporte ao empreendedorismo: o ecossistema fornece ferramentas para a criação e o desenvolvimento de novos negócios.

Qual é o papel das startups na inovação corporativa?

O papel das startups na inovação corporativa fica evidente pela capacidade que elas têm em introduzir novas ideias, tecnologias e modelos de negócios no mercado.

A agilidade e a inovação são traços marcantes dessas empresas e, não por acaso, são muito valorizados pelas grandes corporações.

Estas características demonstram que, geralmente, as startups possuem uma abordagem diferenciada e mais rápida para resolver problemas e desenvolver soluções.

Um fator que contribui para isso é que as startups tendem a ter equipes mais enxutas e multidisciplinares, compostas por indivíduos com diferentes habilidades e experiências.

Com isso, muitas vezes, elas apresentam soluções disruptivas que mudam a forma como as empresas operam em seu setor.

As startups também possuem a vantagem de não estar limitadas pelas estruturas e processos corporativos rígidos.

Essa liberdade permite que elas desenvolvam soluções mais rapidamente e com menos recursos do que as empresas estabelecidas, como algo inerente a um ambiente inovador e experimental.

Como se conectar com startups? 8 ações práticas

YouTube video

Desenvolver projetos em colaboração impulsiona a estratégia de inovação de uma empresa. Para iniciar nesta prática, listamos 8 ações para entender como se conectar com startups de forma ágil e eficiente. Confira.

1 – Busque por bancos de startups

Para quem está cheio de dúvidas sobre como se conectar com startups, uma das opções mais óbvias será fazer uma busca online através de bancos de startups.

Existem vários bancos de startups e plataformas similares disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e focos.

Essas plataformas facilitam sua conexão com negócios inovadores, reunindo os dados mais relevantes sobre eles.

Durante a sua busca, você pode filtrar as informações de acordo com o que procura.

Os bancos permitem, por exemplo, que as organizações pesquisem startups por setor, localização, estágio de desenvolvimento, dentre outras características. Isso facilita bastante o processo de encontrar parcerias alinhadas aos objetivos e necessidades do seu negócio.

2 – Participe de um programa de inovação aberta

Outra maneira de saber como se conectar com startups é participando de programas de inovação aberta.

Essa é uma abordagem em que as corporações buscam ativamente parcerias externas e colaborações com startups, empreendedores e outros agentes inovadores.

Uma vantagem dessa prática é que geralmente oferecem uma estrutura de colaboração facilitada, como: processos definidos, plataformas online, eventos de networking, workshops e hackathons.

Tudo isso viabiliza que o relacionamento entre as corporações e as startups se construa e elas colaborem de maneira eficaz.

Outro fator relevante é que programas de inovação aberta costumam ter processos de seleção e avaliação rigorosos para identificar e atrair startups qualificadas que possam trazer valor real.

3 – Crowdsourcing

O crowdsourcing é o processo de obter ideias, contribuições e recursos de uma multidão de pessoas.

Trazendo para o contexto empresarial, essa também pode ser uma estratégia eficaz para se conectar com startups e obter ideias e soluções inovadoras para os desafios da corporação.

Existem várias plataformas online de crowdsourcing que podem ser usadas para se conectar com startups.

Essas plataformas permitem que você poste desafios, projetos ou necessidades específicas e convide startups a contribuir, seja com ideias, soluções ou recursos.

Se você pretende usar essa abordagem para se conectar com startups, lembre-se de fornecer uma descrição clara dos desafios ou necessidades.

Além disso, é importante oferecer incentivos atraentes, como prêmios ou financiamento, e estabelecer uma comunicação aberta e transparente com os participantes.

4 – Participe de eventos em hubs de inovação

Os hubs de inovação são espaços que também deixam muito mais claras suas ideias de como se conectar com startups.

Neles, startups, investidores, incubadoras, aceleradoras e outros parceiros externos trabalham juntos para promover a inovação e o empreendedorismo.

Como geralmente estão localizados em grandes cidades, os hubs são os centros inovadores onde a organização vai encontrar startups que se encaixem no que procura.

Alguns exemplos de hubs de inovação espalhados pelo no mundo, em especial em cidades que investem com robustez em inovação, são:

  • Silicon Valley, nos Estados Unidos: um dos ambientes de inovação mais famosos do mundo, lar de várias empresas de tecnologia e startups;
  • Tel Aviv, em Israel: outro local que “respira” inovação, bastante conhecido, especialmente na área de tecnologia de segurança.

Dessa forma, marcar presença nos eventos e conferências que costumam ocorrer nesses locais é uma estratégia e tanto para que seu negócio se aproxime de iniciativas inovadoras.

Esses eventos podem incluir hackathons, competições de startups, painéis de discussão, workshops e muito mais.

5 – Hackathon

hackathon-participantes

O hackathon é uma maratona de programação, design e desenvolvimento, geralmente realizada em um curto período de tempo, como um final de semana.

O objetivo desses eventos é incentivar a inovação e o trabalho em equipe, onde os participantes podem criar protótipos de soluções para desafios específicos.

Sendo geralmente realizadas em hubs de inovação, as Hackathons são uma excelente oportunidade para empresas se conectarem com parceiros externos.

Ao participar de um hackathon, as grandes corporações podem apresentar seus desafios e obter soluções inovadoras de startups e outros participantes.

Algumas dicas para empresas que desejam participar de um hackathon incluem:

  • Definir um desafio claro e específico que possa ser abordado pelos participantes;
  • Formar uma equipe com habilidades complementares, incluindo desenvolvedores, designers e especialistas em negócios;
  • Fornecer recursos como dados e APIs, para ajudar os participantes a desenvolver soluções;
  • Participar ativamente fornecendo feedback aos participantes e trabalhando em equipe para desenvolver soluções.

6 – Pesquise pelas startups reconhecidas em premiações e se conecte

Uma ótima forma para que as organizações tenham como se conectar com startups é pesquisar por aquelas que foram reconhecidas em premiações e competições.

Existem vários eventos que destacam as empresas mais inovadoras e promissoras do mercado, garantindo mais visibilidade para elas.

Muitas dessas premiações também fornecem informações sobre as startups vencedoras, como áreas de atuação, produtos e serviços, e informações de contato, facilitando a busca e a conexão com essas empresas.

É importante que os negócios pesquisem e entrem em contato com as startups mais relevantes do seu setor, e a partir disso explorem possíveis colaborações e parcerias.

7 – Busque por programas de aceleração

Outro meio importante para as empresas saberem como se conectar com startups é recorrer a programas de aceleração.

Tais programas são impulsionados por aceleradoras, incubadoras ou outras organizações que ajudam no crescimento e desenvolvimento das startups.

Participando desse tipo de iniciativa, os negócios também têm a oportunidade de se beneficiar da inovação e criatividade de startups alinhadas a seus objetivos.

Alguns programas de aceleração oferecem mentorias e suporte de negócios, bem como conexões com investidores e outras empresas que podem ajudar a levar a startup para o próximo nível.

Para as empresas que buscam se conectar com startups por meio de programas de aceleração, é importante pesquisar os programas disponíveis em sua área e em seu setor.

Algumas aceleradoras e incubadoras são específicas para determinados setores, enquanto outras têm uma ampla gama de startups em diferentes setores.

Algumas dicas para as empresas que desejam participar de um programa de aceleração incluem:

  • Verificar os critérios de seleção e garantir que as startups atendam aos requisitos;
  • Estar disposto a investir tempo e recursos significativos em sua participação no programa;
  • Participar ativamente orientando os participantes e ajudando a apoiar seu crescimento.

8 – Participe de iniciativas de Corporate Venture

Participar de iniciativas de Corporate Venture também é uma das maneiras de saber como se conectar com startups.

Nessa abordagem, as empresas estabelecem programas e investem em startups como forma de se manterem inovadoras e se prepararem para o futuro.

Ao participar de iniciativas de Corporate Venture, seu negócio vai ter como se conectar com startups em estágios iniciais ou mais avançados, dependendo do tipo de iniciativa.

No fim, essa estratégia vai permitir que as organizações estabelecidas tenham novas ideias e tecnologias, enquanto ajudam as startups a crescer e a se tornarem mais competitivas.

Algumas iniciativas de Corporate Venture incluem:

  • Investimentos diretos em startups que estejam alinhadas com seus objetivos estratégicos;
  • Programas de incubação e aceleração para apoiar startups em seus setores de interesse;
  • Investimentos em fundos de venture capital: permitindo que as empresas obtenham exposição a um grande número de startups com potencial de crescimento.

Benefícios de se conectar com startups

Agora que você sabe como se conectar com startups, precisa conhecer os benefícios que essa conexão irá proporcionar para a sua organização.

Ideias inovadoras e disruptivas

As startups são conhecidas por sua criatividade e pensamento inovador, o que pode trazer novas perspectivas e ideias para as empresas estabelecidas.

Através da conexão com startups, as grandes corporações conseguem insights e inspiração para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções.

Agilidade e flexibilidade

Por serem, geralmente, mais ágeis e flexíveis do que as grandes corporações, as startups se adaptam rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes.

Uma grande corporação pode aprender a aplicar esses princípios de agilidade e flexibilidade em sua própria operação, permitindo uma resposta mais rápida às demandas que surgem no caminho.

Acesso a novas tecnologias

Quando se conectam a startups, as empresas conseguem ter acesso a tecnologias emergentes, que, muitas vezes, ainda não estão disponíveis no mercado.

Assim, as organizações podem utilizar essas ferramentas para melhorar seus próprios produtos e serviços, ganhando uma vantagem competitiva.

Aprendizado mútuo

Além de proporcionar conhecimento, as corporações também têm a oportunidade de aprender, com as startups, sobre sua cultura empreendedora, inovação, agilidade e outras habilidades importantes.

Esse aprendizado mútuo é bastante valioso para as empresas, permitindo que elas adotem práticas e abordagens mais modernas e eficientes.

Conclusão

A conexão com startups é uma estratégia que faz toda a diferença para empresas que buscam se manter competitivas e inovadoras em um mercado dinâmico e exigente.

Existem diversos caminhos que uma organização pode seguir para desenvolver essa relação.

O software AEVO, por exemplo, é uma ferramenta que irá auxiliar nesse processo, proporcionando uma plataforma de inovação aberta e possibilitando a identificação de oportunidades de parcerias, investimentos e acesso a startups promissoras.

E com o portal AEVO Connect, você encontra a parceria ideal para impulsionar a inovação em sua empresa.

Ecossistema de inovação AEVO Connect

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.