A habilidade de se comunicar de forma adequada é essencial em qualquer segmento de mercado e até mesmo para obter sucesso na vida pessoal. No meio corporativo, não só é importante como imprescindível para o crescimento profissional.
Isso acontece porque ter uma comunicação assertiva contribui para o relacionamento com superiores, colegas de trabalho, fornecedores, parceiros e clientes, bem como para as pessoas se sentirem mais realizadas no ambiente de trabalho.
Mas como ter uma comunicação assertiva? Para conferir as principais dicas a respeito do tema e entender melhor o conceito continue com a leitura deste artigo e veja os tópicos a seguir.
O que é Comunicação assertiva?
É possível dizer que a comunicação assertiva é a maneira mais apropriada de se comunicar com as pessoas.
Isso porque ela combina clareza e objetividade, o que ajuda a expor pensamentos com coerência, possibilitando que os demais consigam entender completamente o que é dito. Pode parecer algo simples e não haver necessidade de existir um nome para isso.
No entanto, ser assertivo ao falar pode ser muito mais difícil do que se imagina, pois é comum haver receio ou medo que aquilo que é dito seja compreendido de modo errado. Assim, a pessoa não usa as palavras que gostaria de usar.
Por consequência, a mensagem pode ser interpretada de um jeito diferente. Essa dificuldade costuma estar mais presente no meio corporativo, embora também possa aparecer em conversas informais, com amigos e familiares.
Fazer uso da comunicação assertiva significa expressar as ideias com sinceridade mas sem que isso provoque algum problema, como ferir os sentimentos de outra pessoa ou ser desrespeitoso.
Em outras palavras, é se comunicar de forma direta, com confiança e firmeza nas mais diversas ocasiões, como explanar um pensamento, fazer um pedido, realizar uma crítica, dizer não, mudar de opinião, etc.
Além disso, a comunicação assertiva possibilita às pessoas se sentirem bem consigo mesmas, evitando casos de estresse e ansiedade, que são comuns quando não há concordância entre o que se diz e o que se pensa.
Tipos de Comunicação
Existem outros dois tipos de comunicação, a passiva e a agressiva, as quais ajudam a entender o conceito de comunicação assertiva, já que essa se encontra entre as outras duas.
Comunicação passiva
Trata-se da forma de comunicação na qual a pessoa não é direta e nem clara em relação ao que pensa e sente. Ou seja, é uma forma de falar sem sentimentos, levando o indivíduo a ter dificuldade em expressar o que deseja.
Esse tipo de comunicação inevitavelmente faz com que os outros ignorem o que a pessoa diz, inclusive, seus sentimentos e anseios.
A comunicação passiva reflete um indivíduo inseguro, que não quer incomodar os demais, mas sim, agradá-los. Ou seja, que sempre coloca a necessidade dos outros acima das suas.
Comunicação agressiva
Já esse tipo de comunicação é o inverso da passiva, na qual a pessoa desvaloriza completamente os direitos dos demais, uma vez que tem como prioridade satisfazer unicamente as suas necessidades.
A comunicação agressiva se caracteriza pela hostilidade, desrespeito e grosseria, sendo que o indivíduo acrescenta a isso um tom de voz alto. Também é comum interromper os outros e falar como se suas opiniões fossem fatos.
Quem se comunica dessa forma, em geral, acredita que ser agressivo é o melhor jeito de conseguir o que quer. Além disso, sente-se ameaçado pelas pessoas e situações e tem dificuldade de usar o raciocínio lógico.
Por que a Comunicação assertiva é importante no âmbito corporativo?
Como já mencionado, a comunicação assertiva é importante no âmbito corporativo porque contribui com o relacionamento com os demais, sejam colegas, sejam superiores, clientes, etc. Por consequência, é possível obter sucesso nas atividades diárias.
Mas esse tipo de comunicação vai muito além de manter boas relações. Comunicar-se com assertividade é essencial para reduzir ou mesmo evitar conflitos, ter necessidades atendidas, controlar sentimentos e desenvolver relacionamentos baseados na confiança.
Apesar de ser necessário que todas as pessoas dentro da empresa se tornem capacitadas para expor os seus pensamentos e ideias de modo claro e objetivo, é importante que os gestores sejam os primeiros.
Com isso, eles podem liderar as equipes por meio de uma comunicação assertiva, visando o sucesso na hora de desempenharem as suas funções.
Da mesma forma, estarão aptos a promover o mesmo entre os colaboradores, possibilitando que se sintam mais realizados e felizes no ambiente de trabalho.
10 Dicas de como melhorar a comunicação na sua empresa
Estimular conversas equilibradas, com clareza e respeito, que permitam aos profissionais expressarem seus sentimentos e pensamentos com confiança ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável.
Por consequência, os colaboradores se sente mais valorizados, incentivando uma maior produtividade. Confira a seguir quais são as 10 dicas para melhorar a comunicação na sua empresa.
1 – Procure ser o mais claro possível
Para uma comunicação assertiva, a dica mais importante é que os gestores procurem ser o mais claro possível ao se comunicarem com a sua equipe. Ser objetivo e usar as palavras certas para expressar uma ideia é o melhor jeito de evitar dúvidas.
No entanto, isso não significa ser breve excessivamente em uma explanação. A objetividade consiste em manter o foco do que se quer informar, sendo que como gestor é adequado que esteja acessível para esclarecer possíveis questionamentos.
Além disso, é recomendado promover o mesmo tipo de comunicação entre os membros da equipe. O gestor deve estimular os profissionais a desenvolverem a assertividade ao explanarem as suas ideias.
2 – Respeite os direitos dos colaboradores
Quando se fala em comunicação assertiva é preciso ter o cuidado para que ela não se pareça com uma comunicação agressiva.
Ainda mais no ambiente de trabalho, na relação entre superiores e subordinados, os primeiros não devem transformar a sua objetividade em agressividade. Ser assertivo é acima de tudo respeitar os direitos dos outros.
Isso significa manter o respeito, mesmo quando o gestor precisa ter uma posição firme perante a equipe. Com isso, consegue-se conquistar a confiança dos colaboradores, além de receber o respeito de todos eles.
3 – Estimule o hábito de expressar as necessidades
Para melhorar a comunicação na empresa é fundamental que a direção incentive nos colaboradores o hábito de expressar as suas necessidades. Isso acontece por meio das relações cotidianas, seja escutando as equipes, seja dando o exemplo.
Ao comunicar as necessidades, o profissional consegue atingir os seus objetivos com mais sucesso, o que inevitavelmente ajuda no desempenho das suas funções e na produtividade e lucratividade do negócio.
4 – Incentive falar sobre os sentimentos
Por mais que se procure promover um ambiente saudável dentro da empresa pode ser impossível evitar todos os tipos de conflitos. A qualquer momento algo pode ocorrer e prejudicar a harmonia da equipe.
A comunicação assertiva pode reduzir as chances disso acontecer, ao incentivar os colaboradores a falarem não só sobre as suas necessidades mas também a respeito dos seus sentimentos. Claro, dentro dos limites do que se entende como adequado.
É apropriado que a direção e os gestores criem um ambiente favorável para que os profissionais se manifestem quando discordam de algo ou estão incomodados com uma determinada situação.
5 – Saiba ouvir os colaboradores
Para que a comunicação assertiva seja uma realidade dentro da organização, é preciso que os gestores saibam ouvir os seus colaboradores. Além de deixar que eles manifestem a sua opinião sem serem interrompidos, eles devem ser realmente ouvidos.
Caso contrário, o que impera é uma comunicação agressiva, onde não existe confiança e nem o empenho dos colaboradores a realizarem as suas tarefas com excelência.
6 – Aprenda a receber críticas da equipe
Um dos principais desafios de se comunicar com assertividade é aprender a receber críticas, principalmente, os gestores quando elas tem origem da sua equipe. Mas desde que a crítica seja respeitosa, o mesmo respeito deve haver no seu recebimento.
E não basta aceitar a crítica, é importante pensar a seu respeito e entender como ela pode contribuir para o seu próprio desenvolvimento profissional.
7 – Mostre como a expressão corporal é importante
A expressão corporal pode falar muito mais do que as palavras. Por isso, é preciso estar atento à forma como o seu corpo se movimenta na hora de conversar com os colaboradores.
Para uma comunicação assertiva, a expressão corporal deve complementar o que é dito, contribuindo com o entendimento do que é explanado.
Além disso, é importante que se exija da equipe o mesmo cuidado quando forem se comunicar, em especial, com os clientes.
8 – Promova o uso de técnicas de comunicação assertiva
Falar com assertividade requer o uso de algumas palavras, que contribuem com a objetividade e a clareza da comunicação. Quando a pessoa quer expressar uma necessidade, por exemplo, ela deve iniciar a sua fala com “eu quero” ou “eu preciso”.
Esse tipo de fala demonstra confiança, tornando mais fácil o alcance dos objetivos. Por outro lado, é adequado evitar expressões como “nunca” ou “sempre”, o que denota generalizações que não são bons argumentos para defender uma ideia.
Recomenda-se ainda evitar julgamentos, mas sim, expor fatos coerentes. Outra técnica essencial para uma comunicação assertiva é procurar entender o ponto de vista de pessoas com as quais se descorde.
9 – Procure ser um bom intermediador
Dentro das empresas, o gestor deve ter o papel de intermediador, não só de situações em que haja conflitos, mas também em demais circunstâncias nas quais a comunicação não flui entre dois ou mais colaboradores.
De acordo com o segmento de mercado do negócio, é possível que haja profissionais com níveis de conhecimento diferentes e quando devem trabalhar em conjunto é possível que haja falhas na comunicação.
Nesse momento, o gestor deve usar a comunicação assertiva para contribuir com o adequado entendimento do assunto em questão.
10 – Faça uso da tecnologia
A tecnologia é uma aliada da comunicação assertiva, a exemplo do Programa de ideias do AEVO Innovate, que se trata de uma plataforma personalizável para se adequar à estratégia de inovação no ambiente corporativo.
Com essa ferramenta, é possível compartilhar desafios e oportunidades com a sua equipe, permitindo que ela contribua com novas ideias para tornar as tarefas mais eficientes e mesmo para resolver antigos problemas.
Esse software ajuda os colaboradores a manifestarem suas ideias e experiência com assertividade, de maneira clara e objetiva, o que é essencial para o seu entendimento e posterior implementação.
Conclusão
A comunicação no meio corporativo pode ser aperfeiçoada de modo contínuo, para que se torne cada vez mais assertiva. Isso ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e, por consequência, no sucesso do negócio.
Além do Programa de ideias, o AEVO Innovate dispõe de outros recursos para empresários que desejam inovar, seja desenvolvendo projetos inovadores seja conhecendo a experiência de outros empreendimentos.
Descubra hoje mesmo todas as possibilidades que esse software oferece para a sua empresa crescer.