Comunicação empresarial: entenda sua importância para melhores resultados

A comunicação empresarial é uma grande aliada para construção de uma cultura organizacional bem estruturada. Entenda mais sobre ela.

Conhecida também como comunicação corporativa, a comunicação empresarial tem como principal objetivo a construção de uma imagem positiva para a empresa, frente ao seu público interno e aos múltiplos públicos externos.

A comunicação empresarial é considerada uma atividade estratégica e deve ser encabeçada por pessoas que lideram as organizações, contando com suporte de profissionais especializados em áreas como jornalismo, publicidade e relações públicas.

É por meio da comunicação empresarial que as empresas conseguem criar autoridade nos seus mercados, manter um contato direto com o público e garantir transparência na relação com funcionários e stakeholders.

Uma empresa que não investe na comunicação coloca em xeque não só a sua imagem aos olhos do público externo e interno, como também a motivação e produtividade dos colaboradores, que tendem a se engajar mais quando possuem uma visão positiva da companhia.

Qual a importância de uma comunicação empresarial eficiente?

A comunicação feita de forma adequada é capaz de potencializar a reputação do seu negócio, trazendo vantagens para captar novos clientes, atrair profissionais ou realizar parcerias.

Com uma comunicação empresarial apta é possível acompanhar mais facilmente o avanço tecnológico e suprir atividades que anteriormente ocorriam de forma branda e fragmentada, passando a ser feitas de forma rápida, abrangente e com alta qualidade.

Além disso, os times envolvidos com a organização terão decisões mais rápidas e assertivas, pois a comunicação estabelecida pelo negócio apontará os modelos de ação mais adequados.

Principais desafios para se criar uma comunicação empresarial eficiente

Desenvolver uma comunicação para diferentes públicos nem sempre é uma tarefa fácil, e um dos principais desafios costuma ser a identificação de qual tipo de comunicação alcançará mais facilmente cada audiência.

Com o leque de estratégias digitais que ganham cada vez mais espaço, a comunicação mudou bastante. Por isso, também é necessário adaptar a forma de “falar” em cada ambiente virtual, visto que as pessoas esperam conteúdos e tons de voz diferentes em plataformas diferentes.

Dentro da comunicação empresarial, existem dois grupos que irão receber mensagens, o interno, ou seja, os funcionários, e os externos, os clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.

Alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de se referir a cada público receptor, entre eles qual tipo de linguagem será utilizada: oral, textual, visual ou sonora; bem como o meio pelo qual ela será transmitida: email, vídeo, cartaz, rede social, podcast e afins.

Pensar nos formatos de como irá ser comunicado pode determinar o sucesso ou não do alcance do seu público alvo, afinal é ineficiente enviar um e-mail para pessoas que não costumam usar essa ferramenta, por exemplo.

Já no que diz respeito à comunicação dentro da empresa, ou seja, a comunicação interna, é necessário buscar e remover obstáculos a uma comunicação clara e sem ruídos, de forma que a mensagem atinja toda equipe e carregue o sentido apontado pela liderança.

5 dicas para ter uma boa comunicação empresarial

Fazer a comunicação empresarial acontecer com êxito não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, separamos 5 dicas que irão te ajudar a ter clareza para dar os primeiros passos.

Interatividade: Os membros da empresa precisam estar em sintonia na comunicação, e para que isso ocorra, a comunicação empresarial não pode ser uma via de mão única; é preciso garantir espaços onde as pessoas também possam se expressar.

Agilidade e Clareza: Uma boa comunicação não é medida por seu tamanho, portanto evite uma reunião de horas ou memorandos com dez páginas para dizer algo que poderia ser informado num e-mail.

Transparência e sinceridade: Mascarar algum problema na organização não vai solucioná-lo ou amenizá-lo. Essa postura só impede que as pessoas conheçam a situação e possam contribuir de alguma forma para melhorar as coisas.

Plataformas adequadas: Saber qual ferramenta de comunicação usar para cada situação impacta na forma como a mensagem será recebida. Considere todas as opções – físicas e virtuais – para encontrar a melhor forma de transmitir ou receber cada informação.

Centralidade: Ter uma equipe conduzindo os esforços de comunicação evita mensagens repetidas, ou até mesmo conflitantes, que podem ser emitidas quando não há um bom alinhamento. Isso não significa que todas as comunicações precisam ser individualmente aprovadas por esse time, mas ele deve ser responsável por estruturar o planejamento do setor e acompanhar sua implementação.

Endomarketing aliado a comunicação empresarial

O endomarketing é um conjunto de estratégias que não apenas comunica, como também procura “vender” uma ideia para seu público interno. Ele é fundamental para fazer os colaboradores seguirem uma nova diretriz de segurança no trabalho, por exemplo, ou se engajarem com o seu programa de ideias para aumentar a inovação na companhia.

Além das ações pontuais, o endomarketing também pode ser usado para compartilhar visão e valores da empresa com os profissionais, garantindo um ambiente de trabalho onde todos estão voltados para a mesma direção.

Ele permite intensificar as ações de comunicação empresarial, garantindo que as mensagens não sejam apenas ordens e direcionamentos. Dessa forma, os colaboradores se identificam com os próximos passos e tenham o desejo de segui-los, da mesma forma que um cliente precisa desejar os seus produtos ou serviços para comprá-los.

Comunicação para além da empresa

Construir uma comunicação interna forte é o que faz a empresa agir de modo coeso, mas este é apenas o primeiro passo da comunicação empresarial. Para atingir todo seu potencial, ela precisa se expandir, alcançando fornecedores, clientes, talentos que podem se tornar colaboradores, parceiros, e assim por diante.

Dessa forma a empresa é capaz de criar uma imagem de grande impacto, que vai além de si mesma, atraindo oportunidades e recursos cada vez melhores para fortalecer os seus projetos.

Os princípios que se aplicam à dinâmica interna também vale para a comunicação externa. É preciso considerar a realidade do público de cada mensagem, qual a melhor forma de entregá-la e quais ações podem ser tomadas para aumentar as chances de uma resposta positiva, empregando conceitos de marketing e relações públicas.

Em primeiro lugar, no entanto, é preciso ter uma visão clara de qual imagem você deseja construir, considerando os possíveis pontos fortes da empresa, como inovação, responsabilidade socioambiental, diversidade, qualidade dos produtos, e assim por diante.

Conclusão

Vimos como a comunicação pode impactar na produtividade e como o diálogo pode conectar a empresa aos seus diversos públicos. Colocar em prática as estratégias de comunicação empresarial possibilita que todos caminhem na mesma direção fazendo o negócio avançar mais rapidamente e alcançar autoridade no mercado.

Hoje é impossível considerar tudo isso sem pensar no uso de tecnologias, que possibilita alcançar e interagir com mais pessoas em diferentes contextos, seja por meio de redes sociais corporativas, softwares, aplicativos de mensagens, sites e afins.

Adotar uma ferramenta como o AEVO Innovate é o melhor caminho para obter os benefícios da prática, automatizando os seus processos, criando espaços para dialogar com a sua equipe e conduzindo projetos para inovar no setor, gerando novas formas de explorar as possibilidades da comunicação empresarial!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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