3 ensinamentos para fomentar a criatividade e inovação no trabalho

Veja como os livros podem trazer ensinamentos para promover a criatividade e inovação no ambiente de trabalho. Aprenda a desenvovler a sua.

A globalização e o ritmo acelerado da mudança promovem, cada vez mais, o reconhecimento crescente de que a criatividade é um dos fatores chave para a inovação e o sucesso organizacional.

Nesse sentido, tanto o ambiente de trabalho, quanto os indivíduos, exercem uma influência poderosa sobre a manifestação e o cultivo da criatividade dentro de uma empresa.

Assim, o potencial para essa habilidade humana crítica é estimulado através da responsabilidade, produtividade, espírito de equipe, apoio para se colocar novas ideias em prática e segurança.

Observa-se que estas práticas estão diretamente relacionadas ao trabalho do líder, o qual deve formular uma visão que enfatiza a importância da criatividade e selecionar pessoas que estejam dispostas a desenvolver o pensamento criativo.

Tendo em vista todos esses fatores citados e pensando em ajudá-lo a mergulhar no universo da criatividade para fomentá-la no ambiente de trabalho, falaremos mais a fundo sobre o best-seller Criatividade S.A.”.

Escrito por Ed Catmull, cofundador da Pixar Animation Studios e Ph.D em ciência da computação, este livro narra os bastidores do sucesso da Pixar , reconhecido como o mais importante e lucrativo estúdio de animação mundial.

Inspiração, inovação, fertilização de ideias, integração de equipes e, principalmente, cultura da criatividade são alguns dos pilares da gestão de negócios ensinada na obra.

Quer saber mais sobre esta filosofia que incentiva a criatividade e desafia as convenções? Então continue a leitura deste post e descubra agora!

A importância de uma equipe brilhante

A missão da Pixar consistia em promover uma cultura que buscasse manter claras as visões dos fundadores, produzindo filmes originais e contribuindo de forma positiva para o mundo.

Após o grande sucesso de Toy Story , que emocionou profundamente o público e foi o primeiro filme da história do cinema a ter sido compilado inteiramente por ferramentas de computação gráfica, nasceu a ideia de produzir sua sequência, Toy Story 2 .

No entanto, diversas decisões erradas acerca da composição da equipe que conduzia o segundo filme fizeram a história se tornar vazia, previsível e sem humor.

Diante de uma crise total, precisaram substituir os diretores do filme, os quais não estavam à altura de entregar excelência e resultados.

Dessa forma, a fim de corrigir as falhas e consertar a história, surgiu o Banco de Cérebros, membros solucionadores de problemas da Pixar que transformaram Toy Story 2 em um recorde de bilheteria, rendendo 500 milhões de dólares.

Toda essa fase de superação da empresa despertou em Ed Catmull a visão de que uma boa ideia se rompe com uma equipe medíocre, mas uma equipe brilhante é capaz de consertar uma ideia ruim ou propor algo melhor.

Esta premissa mudou o modo de pensar da organização, que vem sustentando, desde então, a qualidade e a confiança nas pessoas como pré-requisito para a criatividade e o não conformismo.

Sinceridade e Feedbacks

Em uma equipe criativa, as tomadas de decisões serão melhores se houver o conhecimento coletivo e opiniões sinceras do grupo.

Isso significa que comunicar-se total e abertamente é a única forma de resolver problemas em uma empresa onde a característica mais marcante é a cultura criativa sadia, com colaboradores livres para trocar ideias, opiniões e críticas.

Como já mencionamos, o Banco de Cérebros, que é um dos mecanismos vitais da Pixar , encoraja a sinceridade entre seus membros, para que assim haja confiança e colaboração criativa, interações estas que geram resultados fenomenais.

Além disso, os feedbacks saudáveis e sinceros devem ser o ponto de partida da criatividade e inovação, em que a equipe refaz os processos para entender o potencial da ideia central e ajustá-la até alcançar o objetivo visado.

Então, como o líder estrutura um sistema de feedback saudável?

Removendo dessa equação a dinâmica de poder e hierarquia, isto é, ele precisa ser capaz de focalizar o problema, e não a pessoa.

Outro ponto importante a se destacar é que os colaboradores também necessitam estar preparados para ouvir a verdade, pois a sinceridade só terá valor se a pessoa que a receber estiver aberta a ela e disposta a abrir mão de ideias que não funcionam.

Esta é a essência do ambiente crítico e, sem ele, uma empresa nunca será criativa e inovadora!

Gerenciando a cultura criativa

O primeiro passo a ser dado para manter vibrante uma cultura criativa é aceitar as incertezas e mudanças, já que são constantes da vida.

A partir daí, reunimos alguns princípios a serem seguidos para tornar o ambiente propício à criatividade e, assim, favorecer o surgimento de novas ideias.

São eles:

  • Não despreze ideias de fontes inesperadas. A inspiração pode vir, e vem, de qualquer lugar;
  • Contrate pessoas que tenham potencial para crescer e ir além do nível de qualificação delas;
  • Engaje continuamente o poder mental coletivo das pessoas com quem você trabalha;
  • Imponha limites para encorajar uma resposta criativa;
  • Personalize o ambiente de trabalho para que as pessoas possam trocar ideias e dar asas a imaginação;
  • Excelência e qualidade são as palavras de ordem a serem cumpridas pelo seu time criativo.

Claramente, o mais importante é a construção e o gerenciamento dessa cultura, que possibilita aos talentos da sua empresa perseguirem suas bússolas criativas e aperfeiçoarem o desenvolvimento artístico.

Concluindo

Diante dos nossos olhos há um mundo a ser explorado, onde todos têm potencial para ser criativos, independente da forma assumida pela criatividade.

Incentivar esse desenvolvimento é algo notório e representa o verdadeiro significado da liderança.

Atrelado a isso temos a inovação, que anda de mãos dadas com a cultura criativa e é primordial para o sucesso dos processos empresariais.

Portanto, esperamos que cada um dos ensinamentos deste artigo sejam uma excelente oportunidade de aprendizagem e te ajudem a superar os desafios que impedem o surgimento da verdadeira inovação.

“Ao infinito… e além!”

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You , uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Parceiro

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.