Desafios: a força motriz de pessoas e empresas

Você já parou pra pensar na definição do que é um desafio? Desafio são metas que nos tiram da nossa zona de conforto. E, enquanto algumas pessoas podem se sentir intimidadas por eles, existem muitas outras que se sentem motivadas diante deles. No final das contas, são os desafios que levam um profissional, ou até mesmo uma empresa, a explorar seu verdadeiro potencial.

Nesse post, você vai ver porque os desafios podem ser considerados a força motriz de pessoas e empresas, além de descobrir qual é a relação entre desafios e inovação. Você vai perceber que desafios estão longe de ser sinônimo de obstáculos ou problemas e verá como motivar e engajar a sua equipe através de desafios. Vamos lá?

Desafios como a força motriz das pessoas

Ao longo da história, podemos dizer que são os desafios que moveram a humanidade. O homem estabeleceu a meta de produzir mais, e desenvolveu a indústria. Estabeleceu a meta de ir à lua, e criou foguetes. Estabeleceu a meta de poder estar conectado com informação e pessoas do mundo todo, e criou a internet.

E nem precisamos pensar somente nos grandes feitos da humanidade para ver como os desafios nos impulsionam, porque isso acontece no nível individual também.

Os atletas são indivíduos notavelmente movidos a desafios. Pense, por exemplo, em um corredor: ele constantemente estabelece metas de tempo ainda mais ambiciosas para suas provas, e é para atingir essas metas que ele continua treinando e competindo. O resultado são recordes como o de Usain Bolt, que foi capaz de correr 100 metros em apenas 9.58 segundos.

Outro caso clássico são os executivos. Eles estabelecem metas de sucesso para sua equipe, sua organização e sua própria carreira. Então, levantam todo dia da cama com garra para encarar mais um dia de trabalho, na busca por atingir essas metas. O resultado são casos como o de Elon Musk, que tem levado seus negócios a novas fronteiras em diferentes áreas, da produção de carros elétricos ao desenvolvimento de espaçonaves.

Vale a pena dizer que, enquanto os desafios continuam sendo apresentados a esses indivíduos, eles dificilmente perdem a motivação.

Desafios como a força motriz das empresas

Se os desafios são a força motriz das pessoas, eles também são a força motriz das empresas; afinal, ela depende dos colaboradores. Em uma empresa onde a equipe é formada por profissionais que se sentem motivados com desafios e onde esses desafios são apresentados aos colaboradores, não haverá problemas em atingir metas cada vez mais ambiciosas.

Veja bem: a palavra-chave, nesse texto, é motivação.

Se você tem uma equipe que gosta de desafios, mas não os oferece a ela, logo vai notar que o trabalho comum do dia a dia não é suficiente para mantê-la interessada. O resultado é, em primeiro lugar, um subaproveitamento dos profissionais da empresa; em segundo lugar, com o tempo, a perda desses profissionais, que vão buscar desafios em outra organização.

E é aqui que vem a parte mais complexa dessa situação. Imagine que você tem uma equipe de colaboradores que são motivados pelo desafio. Porém, você não estabelece metas desafiadoras para eles e, assim, esses colaboradores ficam desmotivados. O resultado é que as metas estabelecidas — aquelas que não representam desafio e que poderiam facilmente ser concretizadas — também não vão ser atingidas.

Assim, quando você tem uma equipe de profissionais na sua empresa que gostam de encarar desafios, é melhor trazer desafios para ela. Explore a criatividade, a habilidade de resolver problemas, a produtividade dos seus colaboradores. É bom para eles e, claro, para a empresa também.

Como motivar sua equipe através de desafios?

Vamos pensar nos desafios que uma empresa encara; coisas como desenvolver um novo produto, criar uma nova campanha de marketing, reposicionar a marca, conquistar um segmento de mercado, renovar o processo de produção, e assim por diante.

Para vencer esses desafios, contar com uma solução inovadora é muito importante. E, como você já sabe, a inovação vem das pessoas. Então, faz todo o sentido que as empresas compartilhem seus desafios com os colaboradores, a fim de obter insights sobre a melhor maneira de superar os obstáculos e atingir a meta em questão.

Porém, não basta simplesmente reunir a equipe, dizer que a empresa está enfrentando um desafio e pedir sugestões. Pode parecer simples assim, mas a maneira como você apresenta a questão aos seus colaboradores e a maneira como eles são convidados a apresentar suas sugestões vai afetar a qualidade dos insights que você recebe.

Em outras palavras, se você não adotar as técnicas e ferramentas certas para promover esse processo de colaboração, pode acabar com insights que não resolvem o desafio da empresa. A questão, portanto, é direcionar as pessoas através de desafios, para conseguir as melhores ideias e resultados.

Mas o que significa isso?

  1. Apresente ao colaborador algo mais tangível, na forma de metas concretas que a empresa precisa atingir, para que ele possa desenvolver insights que levam essas metas em consideração.
  2. Ofereça o máximo de informações possíveis sobre as questões que cercam o problema, por exemplo, a maneira como o desafio encarado está relacionado à estratégia da empresa.

Dessa maneira, é possível obter insights que sejam relevantes e viáveis para o problema em questão. Dessa maneira, as contribuições da sua equipe serão mais assertivas e, claro, mais facilmente aproveitáveis.

Divulgue e gerencie os desafios da empresa 

Para facilitar todo esse processo, uma alternativa inteligente é adotar uma plataforma de inovação, que permite compartilhar as informações sobre os desafios com seus colaboradores, até mesmo incluindo imagens e arquivos que vão ajudar sua equipe a entender melhor o que a empresa precisa. 

O AEVO Innovate, software de gestão de inovação da AEVO, suporta todas as fases de um programa de ideias e possibilita que você motive e engaje a sua equipe através de desafios, assim estimulando o compartilhamento de ideias inovadoras para o seu negócio. Além disso, o AEVO Innovate foi sistematizado de uma forma que simplifica o gerenciamento de programas de inovação e permite receber as sugestões de maneira organizada.

Veja neste vídeo como você e sua equipe poderão utilizar texto, imagem, vídeos e arquivos para descrever os motivos, objetivos e metas dos desafios da sua empresa através do AEVO Innovate:

Uma boa plataforma ainda permite controlar quais são os colaboradores que têm apresentado mais insights, o que serve como mais um elemento de motivação (por meio da competitividade) e torna transparente a premiação dos esforços da equipe.

Você já sabe qual é a importância dos desafios para as pessoas e as empresas, e já viu que é necessário contar com uma ferramenta adequada para direcionar as pessoas através de desafios. Então, que tal conhecer uma solução que permite atingir metas desafiadoras de maneira criativa, com a ajuda dos colaboradores? Visite nosso site agora mesmo, saiba mais sobre as funcionalidades do AEVO Innovate e agende uma demonstração!

Posts Relacionados
Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus
Você sabe o que significa Kaizen? Pois bem, Kaizen significa mudança para melhor e é
A cultura organizacional é completamente dependente do setor de RH de uma empresa e o

Deixe uma resposta