Desafios de inovação: saiba como superá-los

Há diversos meios de superar os desafios de inovação e torná-la realidade, inclusive com a adoção de ferramentas automatizadas para otimizar a gestão da inovação. Saiba mais.

Diante das exigências do mercado, inovar deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Nesse cenário, os desafios de inovação se apresentam de diversas formas dentro do contexto de uma empresa, saber como superá-los é primordial.

De fato, não dá para negar os benefícios que a inovação traz para uma organização, pois se tratando de otimização em vários aspectos, ela é unânime: agiliza processos e serviços, aumenta a qualidade de produtos e facilita a comunicação.

Cada vez mais as empresas tem adotado uma postura inovadora, mas muitas ainda não avançaram nesse quesito.

Muito dessa resistência se deve aos desafios de inovação que precisam ser encarados e ao conhecimento necessário para enfrentar cada um.

O que é inovação?

A inovação é mais que uma ideia que implementada gera valor ao negócio.

Seja em um processo de criação de algo novo ou uma mudança incremental, é preciso criar valor ao desenvolver soluções diferenciadas para problemas relevantes.

Quando a empresa se aproveita de uma oportunidade para promover melhorias ou atender necessidades em seus processos, produtos ou serviços, ela faz a inovação acontecer.

Inovar trará resultados incríveis para o negócio e o posicionará estrategicamente no mercado. Existem, porém, desafios de inovação que a empresa deve ultrapassar para começar a trilhar esse caminho.

Quais são os principais desafios de inovação?

Muitas empresas deixam de inovar por medo de arriscar. Outras até se arriscam a trazer a inovação para sua realidade, mas não conseguem levar os projetos adiante.

Isso acontece porque existem desafios de inovação que impedem a efetivação das ideias. Detalhamos, abaixo, algumas das principais premissas que se apresentam como desafios à inovação nas empresas.

  • Não sabe por onde começar – a empresa tem vontade, mas não sabe como dar o primeiro passo e acaba não avançando com seus projetos de inovação;
  • Falta gestão de inovação – ou seja, não há uma estruturação do processo de inovação desde a geração de uma ideia até sua implementação;
  • Não há visão estratégica – a empresa não compreende os meios e os métodos para alcançar a inovação, desconsiderando ferramentas importantíssimas no seu avanço, como KPIs.

Há muitas empresas sendo impedidas por obstáculos como esses. Porém, esses e outros desafios de inovação podem ser enfrentados e superados se a empresa estiver a fim de conquistar seu espaço no mercado competitivo.

Como superar os desafios de inovação

Por mais que existam desafios de inovação dificultando a implementação de boas ideias, há várias formas de driblá-los.

Se sua empresa seguir estratégias certeiras, as chances de seus projetos inovadores darem certo serão bem maiores.

Veja 5 dicas de como superar os desafios de inovação:

1. Crie um ambiente de fomento à inovação

Não é qualquer ambiente corporativo que demonstra ser terreno fértil para plantar a semente da inovação.

Empresas mais tradicionais, de estrutura hierárquica dura e que não assumem riscos demonstram menos potencial nesse sentido.

Por outro lado, as organizações que adotam uma cultura favorável à geração e implementação de ideias inovadoras terão um ambiente mais flexível, podendo aproveitar as vantagens competitivas que as inovações oferecem.

Uma empresa com ambiente inovador se destaca pelo mindset ousado e procura adotar as tendências tecnológicas que surgem a cada dia na rotina de trabalho.

Dessa forma, ela irá aproveitar o máximo do potencial criativo de seus colaboradores, afinal, as tecnologias automatizam serviços e reduzem burocracias dentro da empresa, e, assim, seus funcionários podem ter uma relação mais atenta com os processos e pensar em formas de aprimorá-los.

2. Conte com um programa de ideias

Os colaboradores estão em contato direto com os processos organizacionais, eles conhecem bem os serviços e os produtos com os quais lidam diariamente.

Portanto, se alguém tem a capacidade de identificar problemas e oportunidades para desenvolver soluções, são eles que devem ser os protagonistas da ação.

No sentido que eles podem apresentar ideias e soluções pertinentes ao aprimoramento do produto/serviço, e até mesmo do desenvolvimento de um novo projeto ou iniciativa, ou seja, estes indivíduos devem estar intrinsecamente envolvidos no processo de inovação de uma empresa.

Uma forma eficaz de estimular a geração de ideias partindo dos próprios membros da empresa é com a implementação de um programa de ideias.

Ele envolve todos os funcionários com o intuito de conseguir seus insights para resolver problemas e desenvolver melhorias em produtos, serviços e outros processos organizacionais.

3. Implemente um software para a gestão de inovação

A tecnologia está totalmente a favor da inovação. Atualmente, há softwares de gestão de inovação que usam ferramentas de compartilhamento, computação em nuvem e muitas outras funcionalidades que ajudam a reunir ideias de todos os colaboradores.

Alguns softwares, como o AEVO Innovate, proporcionam ferramentas que facilitam a gestão de um programa de ideias, permitindo o compartilhamento de propostas, premiações e gamificações, espaço para interação, gestão de portfólio e iniciativas, e assim por diante.

Uma vantagem desses programas é que eles removem diversas barreiras, seja de hierarquia ou até mesmo de espaço, ajudando a criar uma cultura de inovação.

Com a plataforma de gestão certa, todo colaborador pode contribuir com boas ideias e se tornar um intraempreendedor.

Softwares de gestão da inovação funcionam para centralizar todas ideias. Independente de onde as pessoas estiverem, elas podem submeter suas ideias e trabalhar juntas em projetos inovadores.

Além do mais, essas ferramentas ajudam a dar um up no engajamento dos colaboradores, integrando sistemas como feedback e gamificação, que estimulam todos a participarem.

4. Valide as ideias

Mesmo que você confie muito em uma ideia inovadora, e que, na teoria, ela demonstre bastante potencial, ela precisa passar pelo processo de validação.

Validar ideias significa testá-las. É uma forma de avaliar sua relevância para o público, de atestar se elas são válidas no que se propõem ou não.

Fazendo a validação, a empresa evita desperdiçar tempo e dinheiro, e a equipe pode concentrar seus esforços e dedicação somente no que realmente funciona.

5. Execute os projetos e mensure os resultados

Não adianta gerar ideias e mais ideias, provar que elas têm valor, mas deixar que fiquem no papel.

Colocar a mão na massa e executar seus projetos é um desafio de inovação, pois requer investimentos, e, sim, envolve riscos; mas se tudo der certo, o retorno obtido vai valer toda a dedicação.

Uma maneira mais segura de implementar inovações é com a construção de um MVP – Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável.

Com o MVP você poderá desenvolver uma versão simplificada do seu projeto, que se aproxima da ideia original, mas não requer o investimento total.

Você lança uma primeira versão em forma de MVP1 e observa os resultados, podendo analisar a recepção dessa inovação, o que precisa ser acrescentado ou aprimorado, quais são os problemas e como o público aderiu ao produto/serviço.

Depois, você pode lançar o MVP2, MVP3 e assim sucessivamente.

Dessa forma, você cria sua inovação em fases, sem precisar arriscar tantos recursos de uma só vez, como seria feito em uma versão completa.

Conclusão

A inovação se tornou o coração do empreendedorismo moderno e as empresas devem buscar implementá-la o quanto antes. Há diversos meios de superar os desafios de inovação e torná-la realidade, inclusive com a adoção de ferramentas automatizadas para otimizar a gestão da inovação.

É o caso do AEVO Innovate, software que facilita cada etapa no gerenciamento de seus projetos.

Solicite uma demonstração gratuita e descubra como o Innovate pode te ajudar a vencer os desafios de inovação na sua empresa!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.