Desenvolvimento profissional: 5 dicas para alcançá-lo

desenvolvimento-profissional

Buscar sempre o aperfeiçoamento no ambiente de trabalho é a melhor maneira dos profissionais garantirem o seu espaço na empresa e dos gestores contarem com colaboradores experientes e capacitados.

Essas são apenas algumas vantagens do desenvolvimento profissional, que contribui tanto com trabalhadores quanto com a organização. Por isso, empresas que entendem a sua importância devem investir em métodos para promovê-lo.

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre o desenvolvimento profissional, continue com a leitura deste artigo e confira as 5 dicas para alcançá-lo e demais informações relevantes a respeito do tema.


O que é desenvolvimento profissional?

Desenvolvimento profissional consiste em uma prática bastante ampla que pode e deve fazer parte da vida de todos os trabalhadores, independentemente do segmento de mercado no qual atuam.

Da mesma forma, é uma prática que as empresas devem estimular em suas equipes, de maneira direta ou indireta. Em ambas as situações, o desenvolvimento profissional pode tornar os colaboradores mais eficientes ao desempenharem as suas funções.

Ele pode acontecer através da obtenção de novos conhecimentos que agreguem valor para a sua carreira e para a realização das suas tarefas no meio corporativo. Também se refere ao aprofundamento de conhecimentos já existentes.

Ou seja, trata-se de todo o processo pela qual o profissional aprende algo novo ou se aprimora sobre aquilo que já domina.

Embora seja adequado às empresas promoverem o desenvolvimento profissional, é essencial que as pessoas façam isso por conta própria, mesmo quando o estímulo não é dado no ambiente de trabalho.


Desenvolvimento profissional x desenvolvimento pessoal: qual é a diferença?

Tão importante quanto o desenvolvimento profissional é o desenvolvimento pessoal, que consiste no aprimoramento do indivíduo como ser humano, de modo que possa fazer as melhores escolhas para a sua vida e se relacionar de modo adequado com os demais.

Mesmo que o desenvolvimento pessoal contribua principalmente com a vida da pessoa, trata-se de algo muito importante para o ambiente de trabalho. Afinal, quando ela busca fazer sempre o melhor, se torna também um profissional mais habilidoso e capacitado.

Isso ocorre porque no meio corporativo não basta executar o seu trabalho com maestria, é preciso ainda se relacionar de modo apropriado com os outros, com boa comunicação, educação e de modo colaborativo.

Por isso, as empresas também devem se preocupar com o desenvolvimento pessoal da sua equipe. É possível dizer que o desenvolvimento profissional e o pessoal se complementam, permitindo que um colaborador trabalhe com máxima qualidade.


Porque o desenvolvimento profissional é importante

Como já foi mencionado, o desenvolvimento profissional é importante para os indivíduos e para a empresa onde trabalham. Quando um colaborador empenha-se em buscar cada vez mais conhecimento, ele é muito mais valioso para a organização.

Por consequência, consegue garantir a sua vaga na equipe, pode ser até mesmo promovido e receber um cargo de liderança. Também é a melhor maneira de sempre encontrar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Para a empresa, colaboradores com foco no desenvolvimento profissional são os que mais contribuem com o crescimento da empresa, pois realizam as suas tarefas com assertividade e não se limitam às funções do seu cargo.

Eles costumam ser criativos, oferecerem ideias e transformam a sua experiência em maior produtividade. Mas essas vantagens são vistas principalmente quando a própria empresa promove o desenvolvimento profissional da sua equipe.


Você se preocupa com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores?

Depois de conferir as vantagens que o estímulo ao desenvolvimento profissional no ambiente de trabalho garante, é provável que você esteja pensando se essa preocupação faz parte do seu dia a dia e da sua empresa.

Veja a seguir cinco dicas de como alcançar o desenvolvimento profissional da sua equipe com sucesso.


1 – Promova um ambiente de crescimento na sua empresa

Como já dito, o desenvolvimento profissional pode ser promovido de inúmeras formas, sendo que ele pode acontecer até mesmo através de conversas informais no ambiente de trabalho.

Isso é possível porque as pessoas também aprendem com as experiências dos outros. Os gestores podem contribuir com o processo falando sobre o que já passaram, orientando e dando conselhos.

Mas para que a promoção do desenvolvimento profissional seja efetivo, é preciso que ele faça parte da cultura organizacional. Ou seja, que integre o cotidiano de todas as pessoas e que elas entendam a sua importância.


2 – Estimule o desenvolvimento de novas competências

Outra forma de alcançar o desenvolvimento profissional é estimulando a equipe a desenvolver novas competências. Afinal, não basta o gestor perceber que um colaborador pode evoluir em determinado aspecto.

É preciso que o profissional esteja interessado em melhorar, em se qualificar e entenda as vantagens disso. Nesse sentido, os gestores devem mostrar a importância dessa decisão para as suas carreiras.


3 – Permita que a equipe trabalhe de modo colaborativo

O trabalho colaborativo é mais uma dica, uma vez que os colaboradores podem aprender muito uns com os outros, através de suas opiniões, vivências e experiências. E não são apenas os mais novos que aprendem com os mais experientes.

Mesmo quem já atua em uma empresa há anos pode vislumbrar um novo mundo por meio da pouca experiência que os novatos possuem. Assim, a empresa pode promover trabalhos em equipe para que haja essa troca.


4 – Capacite a sua equipe conforme as necessidades da sua empresa

Para que o desenvolvimento profissional da equipe agregue valor para a empresa, ele pode ser direcionado de acordo com as necessidades do ambiente corporativo.

O gestor pode fazer isso mapeando os potenciais de cada colaborador e avaliando como ele pode se aprimorar ou mesmo desenvolver novas competências.


5 – Escolha capacitações que se enquadrem no perfil dos colaboradores

Para alcançar o desenvolvimento profissional com assertividade, é preciso considerar o perfil da equipe na hora de direcioná-la para a obtenção de novos conhecimentos ou o seu aprofundamento.

Recomenda-se que os objetivos da empresa e dos colaboradores estejam alinhados para que as ações promovidas atinjam os resultados esperados.


Como o desenvolvimento profissional pode ajudar sua empresa

Além de profissionais especialistas em sua área de atuação e dotados das principais competências para o ambiente de trabalho, há outros benefícios em promover o desenvolvimento profissional.

Entre eles, destacam-se a retenção de talentos, já que em alguns segmentos do mercado é cada vez mais difícil encontrar profissionais que atendem as necessidades do cargo, e a redução de custos com demissões.

A grande rotatividade também se torna cansativa, pois cada novo contratado deve ser treinando, prejudicando a fluidez da rotina empresarial. Portanto, além de estimular, recomenda-se que as empresas promovam e invistam na capacitação da sua equipe.

O AEVO Boost é uma plataforma que oferece cursos para empresas capacitarem seus colaboradores em inovação. Todos eles são online e contam com certificado ao seu final.

Ao aprimorar o conhecimento da sua equipe com temas relativos à inovação, os colaboradores se tornam agentes do crescimento da sua empresa.

aevo-boost-inovacao-corporativa

Conclusão

O desenvolvimento profissional deve ser uma preocupação não apenas dos trabalhadores que desejam obter as melhores oportunidades como também dos negócios que querem ter equipes de alto nível.

Nesse sentido, mais uma ferramenta essencial é o AEVO Innovate, nosso software de Gestão da Inovação, que promove a troca de experiências e ideias entre os colaboradores, além de um ambiente de trabalho colaborativo.

Nosso software pode fazer muito mais pela sua empresa. Conheça a plataforma e todas as suas funcionalidades para inovar e se destacar em meio à concorrência.

O desenvolvimento profissional é muito importante não só para os colaboradores, como também para empresas. Entenda mais sobre ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *