Diagrama de Ishikawa: o que é, para que serve e os 6Ms

Diagrama de Ishikawa (conhecido como diagrama de causa de efeito ou diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta visual de análise de processos, que ajuda a identificar as possíveis causas de um problema e elaborar ações para solucioná-los.

Diagrama de Ishikawa (conhecido como diagrama de causa de efeito ou diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta visual de análise de processos, que ajuda a identificar as possíveis causas de um problema e elaborar ações para solucioná-los.

Metodologias como o Diagrama de Ishikawa colaboram na investigação de problemas, dos mais simples aos mais complexos, permitindo entender um cenário, suas causas e efeitos, e, a partir disso, propor soluções estratégicas.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta específica e muito eficiente para esse tipo de situação. Você pode contar com ele para identificar a raiz de um problema, gerar soluções e, até mesmo, obter a melhoria dos processos organizacionais.

O que é o Diagrama de Ishikawa?

Diagrama de Ishikawa (ou diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta de análise de qualidade, que ajuda profissionais a identificarem as causas raízes de um problema. O modelo é muito conhecido pelo seu uso na indústria.

O nome do Diagrama de Ishikawa vem de seu desenvolvedor, o engenheiro Kaoru Ishikawa, que era um famoso especialista em gestão de qualidade. Ao desenvolver o diagrama, em 1943, seu objetivo era de que a qualidade dos produtos fosse melhorada continuamente, sempre subindo um degrau a mais.

Quanto à estrutura visual, o diagrama se apresenta como um gráfico que demonstra as possíveis razões para as falhas, defeitos ou variações indesejadas em um processo.

Em outras palavras, ele ajuda a descobrir as causas que potencialmente contribuíram para um efeito problemático. Por isso, outro nome pelo qual ele é conhecido é diagrama de causa e efeito.

Além disso, sua estrutura se assemelha muito à construção óssea de um peixe, o que tornou o diagrama conhecido popularmente como “diagrama de espinha de peixe”.

Com o passar das décadas, a ferramenta passou a ser implementada na análise de causa de problemas, favorecendo uma abordagem de melhoria contínua.

Leia mais:
Gestão de projetos: o que é, o que faz a área e os 4 pilares
Kaizen: o que é, os 5 princípios e como aplicar na prática

Por que serve o Diagrama de Ishikawa?

A palavra-chave dessa ferramenta é facilidade.

Primeiro, ela é muito fácil de entender, já que representa de forma simples e visual as causas e efeitos de um problema.

Além disso, facilita a organização da equipe para discutir o problema por meio de uma reunião de brainstorming.

Outro ponto que demonstra sua importância, é como a ferramenta ajuda a solucionar problemas com mais rapidez, entregando mais eficiência para equipes e empresas.

O Diagrama de Ishikawa não apenas torna mais fácil que a raiz de um problema seja encontrada, mas possibilita que ele seja resolvido permanentemente, sem que a equipe se apoie no velho sistema de achismos.

Não podemos simplesmente supor uma causa e tentar resolvê-la no chute, pois isso põe em cheque recursos da organização – você estaria gastando para consertar algo que pode não ser o verdadeiro problema.

Mesmo que o motivo “chutado” tenha sido correto, e se houver outras causas secundárias? Elas vão continuar invisíveis, causando problemas sem ninguém se dar conta, pois todos vão achar que está tudo resolvido.

Para evitar situações como essas, o diagrama tem o objetivo de eliminar todos os defeitos de um processo, visando o contínuo aprimoramento na qualidade destes.

Continue aprendendo: Gestão da qualidade: Entenda sua importância e porque aplicar

Diagrama Espinha de Peixe

A técnica recebe outro nome popular: Diagrama Espinha de Peixe. O motivo é o formato da sua estrutura, semelhante ao esqueleto deste animal.

A cabeça representa o problema que você quer investigar. Na espinha dorsal estão conectadas as possíveis causas que, por sua vez, são divididas em categorias que as organizam para favorecer uma discussão de forma ordenada.

Diagrama-de-Ishikawa

Já que a maneira mais comum de criar um diagrama é fazendo um brainstorming com seu time, as categorias são importantes nisso, porque ela foca a discussão num grupo particular de causas em vez de considerar todos os fatores possíveis de uma só vez.

Você pode criar as categorias que quiser, mas é muito comum usar os 6 Ms, que abrangem as causas gerais envolvidas em qualquer problema. Veja cada um deles em detalhes a seguir.

Os 6Ms

Os 6Ms são as causas analisadas no Diagrama de Ishikawa. Através delas, a metodologia mapeia os processos e permite que se proponham novas soluções, são eles:

  • Máquinas;
  • Materiais;
  • Mão de obra;
  • Meio ambiente;
  • Medidas;
  • Métodos.

Máquinas

Muitos problemas derivam de falhas em máquinas ou equipamentos, as quais podem ser causadas por mau uso ou falta de manutenção.

Por isso, é sempre importante supervisionar todos os equipamentos, para que a sua operação esteja dentro dos conformes, evitando danos futuros.

Materiais

Esse problema é relacionado ao uso de componentes físicos e químicos no processo. Por essa razão, é importante ter um bom relacionamento com seu fornecedor, para que ele ofereça os materiais corretos, na quantidade necessária e na qualidade ideal.

Mão de obra

Sabemos que os humanos são suscetíveis a erros. Este M se relaciona com as atitudes dos colaboradores na execução das atividades.

O problema pode ser causado por sua pressa, imprudência, falta de qualificação ou mesmo falta de competência.

Meio ambiente

São problemas relacionados ao ambiente interno e externo da organização. Os externos podem ser a poluição e instabilidade climática, por exemplo. Os internos podem ser a falta de espaço, layout incorreto, ruído, entre outros.

É fundamental ter um ambiente de trabalho favorável a todos, para que haja mais prazer no desempenho de suas funções.

Medidas

Este “M” está relacionado às métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar processos.

Você pode estar usando uma maneira incorreta de medir seu processo, e isso está gerando retrabalho e prejudicando o andamento das funções.

Esse é um M que pode ser mais desafiador, pois não é tão visível quanto uma falha em suas máquinas ou um profissional improdutivo, por exemplo.

Métodos

Refere-se aos procedimentos e métodos adotados pela organização durante as atividades.

O método pode ser definido por meio de software e ferramentas de planejamento, representando a maneira como você planeja o andamento de suas atividades e controla o que está acontecendo.

Como aplicar o Diagrama de Ishikawa?

Como você viu, a composição do diagrama de Ishikawa é muito simples e não um grande segredo envolvido em sua elaboração.

Passo 1: Defina o problema

Comece pela cabeça do peixe, pois ela irá representar o efeito a ser analisado. Antes de tudo, nomeie o problema.

Se for apropriado, também identifique Quem estava envolvido no processo, Onde e Quando ele ocorreu. Reúna o maior número de informações sobre o problema, mas lembre-se: é importante que essa definição seja precisa e objetiva.

Passo 2: Considere as categorias que podem estar envolvidas

Você deve traçar uma linha horizontal partindo da cabeça do peixe em direção à esquerda. Depois, desenhe as linhas transversais que irão representar as categorias onde se encaixam as causas.

Para ajudar a definir as categorias, você pode se basear em alguns ou todos os 6 Ms, dependendo da situação em questão.

Passo 3: Faça o brainstorming das causas

Reúna uma equipe com pessoas de diferentes áreas para ajudar na elaboração do Diagrama de Ishikawa.

Após a apresentação das informações sobre o diagrama, é necessário promover um brainstorming sobre o problema a ser resolvido.

As principais causas devem ser estudadas, classificadas e priorizadas. Se elas forem muito complexas, você pode dividi-las em subcausas em linhas conectadas à causa principal.

Passo 4: Analise o diagrama

Nesse estágio, você acabou de montar todo o diagrama. Ele está mostrando todas as causas imaginadas para que, finalmente, sejam elaboradas ações focadas na correção das prioritárias, que podem ser as mais prováveis, ou as mais rápidas de resolver, por exemplo.

Dependendo da complexidade e da importância do problema, agora você pode investigar as causas mais prováveis ​​com mais detalhes. Isso pode envolver realização de pesquisas, testes, entrevistas, e assim por diante.

Hipóteses vão ser projetadas para testar quais dessas possíveis causas realmente estão contribuindo para o problema.

Principais vantagens do seu uso

O Diagrama de Ishikawa proporciona diversos benefícios, entre os quais podemos citar:

As relações entre causas e efeitos são mostradas de forma clara e lógica

O Diagrama de Ishikawa exibe as conexões entre o efeito e suas possíveis causas categorizadas logicamente. Por esse motivo, elas podem ser facilmente compreendidas.

Todas as causas são identificadas ao mesmo tempo, em um só lugar

O Diagrama de Ishikawa ilustra cada uma das razões possíveis para o problema em um único diagrama, o que permite uma análise aprofundada e facilita a apresentação do problema e suas soluções a quem for interessado.

Facilita a realização do brainstorming

A ferramenta otimiza o brainstorming em torno das razões para um determinado efeito, pois captura todas as causas de forma estruturada em categorias.

Estimula a resolução de problemas

As razões mostradas em uma ferramenta visual, e a investigação da causa principal pode estimular sua equipe a descobrir possíveis soluções para os problemas.

Ajuda a manter o foco da equipe

A estrutura em espinha de peixe ajuda a analisar todas as partes envolvidas na situação e garante que ninguém desperdice energia perseguindo problemas inexistentes.

Conclusão

Em qualquer situação onde seja necessário entender todos os fatores que contribuem para um problema, o Diagrama de Ishikawa pode ajudar.

Ele é uma ferramenta simples, que permite ir direto para a ação e dar os primeiros passos para resolver o desafio, mas sem perder de vista o planejamento e a estratégia.

É preciso que você dedique algum tempo para construir o diagrama, mas esse trabalho garante que você irá identificar aspectos relevantes para resolver o problema definitivamente.

Outra forma de propor soluções para os desafios de uma empresa é através da geração de ideias e do desenvolvimento de projetos inovadores.

Para isso, as empresas podem contar com um parceiro estratégico, o AEVO.

AEVO é uma One Stop Shop de Inovação e Estratégia, que conta com soluções de ponta a ponta para estruturar e gerenciar processos de inovação em grandes empresas.

Através de sua plataforma de inovação, permite que os gestores tenham a ferramenta fundamental para ganhar tempo e ter uma centralização das iniciativas inovadoras da empresa. Além disso, podem contar com a consultoria especializada da AEVO, que desenha soluções e auxilia nos projetos para que o programa de inovação corporativa tenha seus resultados maximizados.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode impulsionar a sua jornada inovadora.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Um comentário

  1. Material simples, objetivo e de fácil leitura e entendimento. Excelente para um primeiro contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.