Employee Experience

Em tradução livre, esse conceito significa experiência do funcionário. Podemos definir o employee experience (EX) como um conjunto de ações implementadas em uma empresa para oferecer experiências positivas aos colaboradores durante sua jornada de atuação.

Podemos definir o employee experience (EX) como um conjunto de ações implementadas em uma empresa para oferecer experiências positivas aos colaboradores durante sua jornada de atuação.

Os funcionários de uma empresa tem papel primordial no seu crescimento; por isso, além da preocupação com a experiência do cliente, as organizações precisam dar mais atenção à jornada dos colaboradores e sua relação com o negócio; fatores que moldam a employee experience.

Entender o que é employee experience, e como adotar esse conceito na sua gestão, é uma forma de intensificar a relação entre o profissional e a empresa.

Por meio das suas ferramentas, é possível aumentar a produtividade da equipe e fazer com que todos percebam seu papel no resultado coletivo, alcançando assim os objetivos traçados.

O que é employee experience?

Em tradução livre, esse conceito significa experiência do funcionário. Employee experience é como um conjunto de ações postas em prática em uma empresa para oferecer a melhor experiência possível para aos colaboradores durante sua jornada de atuação.

Esse conceito se apoia numa estratégia que visa melhorar a experiência do profissional, levando em consideração a sua trajetória desde o momento em que ele ingressa na empresa.

A jornada de um funcionário e sua relação com o negócio começa a partir da seleção, engloba o relacionamento com a gestão e os colegas de equipe, o cotidiano de trabalho, e termina com o desligamento – que também precisa ser bem planejado, quando vier a ocorrer.

Na sociedade competitiva atual, a vida profissional muitas vezes ocupa mais espaço do que a vida familiar e afetiva.

O ambiente de trabalho costuma ser, em muitos casos, um local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo, logo, esse espaço deve ser equilibrado e propício ao crescimento, pois isso permitirá ao funcionário ter saúde e desempenhar o seu potencial.

Diferenças entre Employee Experience e Employer Branding

É comum encontrar pessoas confusas com os termos e as suas aplicações. Employee Experience e Employer Branding possuem algumas características semelhantes.

Sua relação não está apenas no nome: ambos estão ligados ao relacionamento de uma organização com os profissionais que atuam nela, e o mercado de trabalho como um todo.

O Employee Experience se refere às experiências do colaborador em seu cotidiano na empresa, e ao conjunto de ações que ela precisa adotar para essa jornada ser positiva.

Já o conceito de Employer Branding refere-se à reputação da empresa perante os profissionais dentro e fora dela. Por meio dele, a gestão do negócio busca desenvolver e propagar uma boa marca empregadora, forte no mercado competitivo.

Para a aplicação desses recursos, é necessária a participação de todos os funcionários nas mais diversas áreas e hierarquias da instituição, mas dois setores – Recursos Humanos (RH) e Marketing – tem papel central.

O RH fica responsável pela relação entre o cliente interno (colaboradores) e a empresa, conduzindo mudanças para estreitar esse laço. É ele que vai conduzir os processos de seleção, onboarding, treinamentos, programas de benefícios e assim por diante.

O setor de Marketing, por sua vez, tem a função de divulgar a imagem da empresa como um bom espaço de trabalho.

Ele utiliza os mais diversos meios de comunicação para atingir futuros colaboradores e a sociedade no geral – já que boas empregadoras tendem a atrair algumas fatias do mercado consumidor.

A reputação de uma organização leva em conta a perspectiva dos atuais funcionários, parceiros e futuros contratados, que contribuem para definir se ela terá uma fama positiva ou negativa como local de trabalho.

A experiência do contratado e a imagem da instituição diante do mercado são fatores essenciais para o crescimento de qualquer empresa, e o investimento em ações de Employee Experience e Employer Branding solucionará problemas relacionados a esses setores da empresa.

Veja, mais detalhadamente, as características de cada um.

Características do Employee Experience

  • Por meio de um conjunto de ações, busca oferecer uma jornada de trabalho positiva aos seus funcionários durante o tempo de atuação na empresa;
  • As estratégias são feitas mantendo o colaborador como foco principal;
  • Procura fortalecer a relação e alinhar a comunicação entre colegas de equipe e sua gestão;
  • Preocupa-se com a infraestrutura da empresa, para oferecer um espaço de trabalho saudável e confortável;
  • Utiliza a tecnologia para oferecer cursos de capacitação e aproximar os integrantes da instituição;
  • Busca conhecer melhor seus contratados para poder formular uma boa estratégia;
  • Se preocupa com a perspectiva do colaborador desde o momento de seleção até o desligamento.

Características do Employer Branding

  • Busca construir e promover a imagem da organização como um bom espaço de trabalho, divulgando uma marca empregadora forte no mercado;
  • Desenvolve um ambiente profissional diferenciado e atrativo;
  • O Employer Branding está inserido na cultura organizacional da empresa. Além das ações divulgadas, é necessária uma adequação interna aos novos parâmetros estabelecidos;
  • Promove a marca empregadora através dos setores de marketing e publicidade, que compartilham suas medidas por meio de canais de comunicação;
  • Busca manter seus talentos, e transformá-los em advogados da marca para atrair novos colaboradores;
  • Investe em ações para aproximar parceiros que também se preocupam com suas marcas.

Qual a importância do employee experience?

Investir em ações de EX é fundamental para solucionar vários problemas com os quais as empresas costumam se deparar no decorrer de sua caminhada.

Através do EX é possível oferecer uma experiência positiva para o contratado. Isso irá solucionar várias questões como rotatividade, engajamento, entre outras.

Oferecer melhor qualidade de vida ao funcionário incentiva a motivação, potencializando sua produtividade.

Um colaborador satisfeito está propenso a ter mais atenção e foco nas suas funções, aprimorando assim os resultados do seu trabalho. Isso interfere diretamente na qualidade do trabalho entregue por esse profissional, e também na experiência do cliente final.

As ações oferecem benefícios em todas as esferas do sistema: empresa, profissional e consumidor.

Confira mais algumas vantagens práticas que confirmam a importância do employee experience:

  • Alinhamento da comunicação entre os profissionais das equipes e deles com a liderança;
  • Melhora no clima organizacional, graças à boa comunicação entre os integrantes da organização;
  • Diminuição da rotatividade, pois cria um espaço de trabalho harmonioso, que permite ao colaborador desenvolver suas habilidades, é um dos fatores essenciais para a permanência dos talentos na empresa;
  • Processo de recrutamento facilitado, os colaboradores que fazem parte da empresa tendem a compartilhar suas experiências com pessoas de fora, atraindo novos talentos de forma natural.

Como implementar o employee experience

Como implementar o employee experience nas empresas

Agora que você compreendeu o que é employee experience e qual a sua importância, saiba como desenvolver uma boa estratégia em seu empreendimento.

Mas para chegar a esse ponto, é necessário adotar algumas ações:

Conheça o perfil de seus colaboradores

Primeiramente é importante conhecer melhor seus funcionários, entendendo quais são os seus objetivos e anseios profissionais. Também é essencial compreender as suas inseguranças e insatisfações com a empresa.

Desenvolva um mecanismo de comunicação com os colaboradores e esteja aberto a ouvi-los, permitindo mais liberdade de expressão. Dar e receber feedback é uma boa forma de incentivar essa comunicação.

Estabeleça um ambiente propício ao bom desempenho

Outro ponto a ser analisado é o andamento do ambiente profissional. Para uma boa performance do colaborador, ele precisa de um espaço adequado, com as ferramentas necessárias para a realização de seu trabalho.

Além disso, o ambiente estrutural é fundamental, a instituição deve fornecer material para o profissional desenvolver suas funções corretamente.

Então é indispensável um local com boa infraestrutura e segurança, além de um espaço agradável que proporcione maior conforto durante o trabalho.

Ofereça opções de crescimento profissional

As empresas que oferecem oportunidade de desenvolvimento profissional demonstram maior valorização dos seus funcionários.

Com oferta de cursos e programas de capacitação, por exemplo, há maiores chances do colaborador permanecer na instituição.

A tecnologia é uma ótima aliada para essa funcionalidade, permitindo que os treinamentos se encaixem na rotina do colaborador.

Alinhe a cultura da organização

Para promover um ambiente de trabalho adequado, além de ter uma boa infraestrutura é preciso estabelecer uma cultura organizacional sólida na empresa.

Logo no início da jornada do colaborador na instituição é importante que ele conheça a cultura da companhia, e se identifique com a mesma.

Um profissional que traz um posicionamento alinhado com a cultura tem mais chances de permanecer na empresa e contribuir ativamente para o seu crescimento.

Promova uma liderança inovadora e inspiradora

Como a gestão da empresa tem papel fundamental é preciso colocá-la em prática.

Discuta o tema com a liderança, e promova a empatia e inovação, para melhorar o relacionamento entre gestores e liderados e fazer com que os supervisores sejam fontes de inspiração para o crescimento dos colaboradores.

Estabelecer os valores da sua instituição

Antes de tudo, é fundamental desenvolver valores sólidos na empresa, pois isso servirá como base para construir e implementar as outras ações de melhorias na jornada do funcionário.

Esses valores correspondem à cultura da empresa, que deve ser bem definida, e compartilhada com todos.

Verifique o fit cultural do candidato

Além de estabelecer uma cultura organizacional, é preciso transmitir esses valores de forma clara aos futuros contratados e verificar o seu alinhamento.

Um funcionário que possui uma cultura alinhada aos valores da empresa tem mais chances de permanecer na instituição e “vestir a camisa”, diminuindo as chances de desentendimentos e atritos com o sistema da organização.

Oferecer onboarding aos novos contratados

O onboarding faz a integração de profissionais ao ambiente e às equipes da empresa. Ele ajuda o novo colaborador a saber o que é esperado dele, quais recursos tem à disposição e quem deve procurar caso precise de ajuda.

Também é um momento para criar relações com os colegas e gestores, melhorando o clima organizacional.

Realize pesquisas

Busque sempre averiguar como anda o clima organizacional da empresa. Conheça o nível de satisfação dos integrantes das equipes, e como está a relação entre líderes e liderados.

Faça também pesquisas de demissões, para conhecer melhor os motivos que levaram ao desligamento daquele profissional.

Práticas de engajamento em employee experience

Ações de employee experience

Além das ações citadas acima, é importante também que a empresa adote algumas práticas com mais regularidade no seu cotidiano, oferecendo uma boa jornada ao colaborador.

Faça troca de Feedbacks

Os feedbacks são uma boa forma de alinhar a comunicação entre colaboradores e liderança. 

A gestão fica responsável por informar em quais pontos o funcionário pode aprimorar seu desempenho, abordando também as áreas que apresentaram uma boa performance do profissional.

Além disso, o colaborador pode expressar sua perspectiva sobre o que é satisfatório, e o que precisa melhorar na dinâmica da instituição.

Ofereça crescimento profissional

Invista em planos de carreira e cursos de treinamento e capacitação dos seus funcionários. Isso demonstra valorização do profissional, e quando o colaborador percebe que tem chance de crescimento e desenvolvimento profissional.

Isso ocorre porque ele se sente mais disposto a dar o melhor de si para atingir as expectativas da organização.

Tenha uma cultura viva

Seja mais aberto para ouvir seus profissionais e usar as ideias deles na construção da cultura organizacional.

Os valores e objetivos da empresa não podem ser apenas frases num mural, eles devem partir de uma conversa entre todos os envolvidos, garantindo assim o engajamento deles.

Quais são os benefícios dessa metodologia?

A implantação do employee experience traz uma série de vantagens, não somente para o colaborador, como também para toda a organização.

Aumento do engajamento

Funcionários valorizados e com chances de crescimento se tornam mais satisfeitos com a dinâmica da empresa, o que lhes proporciona maior motivação e produtividade.

Diminuição da rotatividade

Quando um colaborador tem qualidade de vida profissional, com reconhecimento e boa relação com seus colegas, ele não sente necessidade de deixar esse ambiente. Isso diminui a preocupação com gastos de admissão e desligamentos.

Atração e retenção de talentos

Bons salários e benefícios não são suficientes para fidelizar um contratado com a empresa, é preciso também reconhecimento e chances de crescimento profissional. O EX oferece valorização do trabalho de seus talentos, preenchendo esta demanda.

A boa imagem da organização do ponto de vista dos funcionários incentiva o compartilhamento desse pensamento com pessoas que estão fora da empresa, atraindo assim potenciais talentos para a instituição.

Melhora do clima organizacional

comunicação interna alinhada melhora o relacionamento entre os integrantes da equipe e a liderança do negócio, trazendo harmonia para o espaço de trabalho.

Maior satisfação para o cliente

Colaboradores satisfeitos apresentam maior qualidade do trabalho entregue, seja na atuação com o público ou em outras áreas. Isso traz naturalmente uma boa experiência para o consumidor, atraindo o retorno desses clientes.

Conclusão

Entender a importância do employee experience é um passo fundamental para aplicar corretamente essa estratégia em sua empresa. Por meio dela, é possível aumentar a qualidade de vida profissional dos seus colaboradores, alcançando os resultados desejados e oferecendo uma boa experiência para o consumidor final.

Você pode usar uma ferramenta como o AEVO Innovate para ouvir a equipe, fornecer feedbacks e criar iniciativas que melhorem a experiência do colaborador.

Por meio dela, também é possível transformar o engajamento conquistado em projetos inovadores para alcançar as metas da organização!

Fale com um de nossos especialistas e descubra o que mais a AEVO pode fazer pelo seu negócio.

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