Empresas sustentáveis: confira 8 exemplos inspiradores

empresas-sustentaveis

Mudanças climáticas, recursos naturais finitos e desastres ambientais são apenas alguns exemplos que indicam a importância das empresas sustentáveis. Afinal, todos esses temas se relacionam.

Sustentabilidade é um tema que ganhou mais relevância nos últimos anos, visto que os consumidores estão se tornando ainda mais exigentes. Tendo isso em vista, muitas empresas mudaram seus modelos de negócios e buscaram se tornar eco-friendly, ou pelo menos transformar parte do seu processo de produção em sustentável.

Mesmo que essa pauta seja de extrema importância, ainda temos um longo caminho para que as maiores indústrias façam parte desse movimento. Por isso, vamos apresentar alguns exemplos inspiradores de organizações que já são consideradas sustentáveis.  


O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis podem realizar uma série de ações para receber esse título. Tanto em relação aos seus produtos e serviços, descarte de resíduos, aproveitamento de matéria-prima e até mesmo logística.

Portanto, de forma resumida, pode-se dizer que empresas sustentáveis aliam o seu desenvolvimento ao respeito ao meio ambiente e à sociedade de modo geral.

Assim, o seu foco está o chamado tripé da sustentabilidade, que é constituído pelas boas práticas econômicas, ambientais e sociais. Com isso em mente, a empresa consegue contribuir para um mundo melhor sem deixar de lado a sua lucratividade.


Por que se importar com sustentabilidade?

Ao olhar para o passado, é possível ver como a produção irresponsável provocou inúmeros problemas não só ambientais, como também para as pessoas ligadas à empresa, mesmo que de forma indireta, a exemplo das comunidades próximas.

Poluição, doenças, empobrecimento e produtos de má qualidade são apenas alguns exemplos. Perante as consequências da falta de consciência de séculos de desenvolvimento, a sustentabilidade se tornou um desafio para as empresas.

Por isso, não apenas as corporações devem se importar com uma nova forma de produção como também os consumidores. Afinal, não raro, as mudanças dentro das corporações surgem devido à pressão do seu público-alvo.


Exemplos de empresas sustentáveis

Com a preocupação em se tornar mais sustentável, muitas vezes por uma exigência do próprio mercado e mesmo por constatar que uma imagem positiva gera lucro, cada vez mais as empresas têm apostado na sustentabilidade.

Veja a seguir 8 exemplos inspirados de empresas que promovem ações que conciliam o seu desenvolvimento com as boas práticas em diferentes âmbitos.


Natura

natura-empresas-sustentaveis

Famosa por seus produtos de beleza, a Natura também é um case de sucesso nacional quando o assunto é sustentabilidade.

O seu foco está na preocupação socioambiental, inclusive, no uso sustentável de matérias-primas naturais das florestas para a fabricação de cosméticos, combatendo o desmatamento.

A empresa possui faz parte do movimento B-Corp, conglomerado de companhias que unem lucro a a benefícios socioambientais. Além disso, a linha de produtos ‘Ekos’ conta com o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que alega o uso de ingredientes sustentáveis na produção.

Além disso, trabalha em conjunto com comunidades tradicionais, através da parceria com produtores rurais.


Samsung

samsung-inovacao-organizacional

Uma das marcas mais lembradas quando o assunto é tecnologia, responsável pela fabriação de milhares de smartphones de última geração, a Samsung, ainda assim, também está seguindo a tendência da sustentabilidade, através de ações de reciclagem e energia renovável.

A fabricante da Coreia do Sul está ainda atenta aos valores sociais, o que aplica em projetos de educação e inclusão social. Outro ponto a destacar são os seus programas de gestão sustentável, que visa alcançar as UN Sustainable Development Goals (SDGs).


L’oreal

loreal-empresas-sustentaveis

Mais uma das empresas sustentáveis é a multinacional francesa L’oreal. Entre as suas notáveis ações estão a criação do centro de extração de polpa de cupuaçu, considerada uma valiosa fonte de renda para as famílias envolvidas no processo.

Outra aplicação de sustentabilidade é o Fornecimento Solidário, um programa que auxilia mais de 180 famílias através da instalação de equipamentos e capacitação profissional.

A marca também investe em ações para que nenhuma das suas operações provoque impactos ambientais depois de 2020.

Além disso, a L’oreal Brasil utiliza energia renovável em todas as suas unidades, o centro L’oreal INNOVA possui certificado internacional de sustentabilidade e um dos maiores sistemas de painéis solares do Rio de Janeiro, e todas as embalagens da marca possuem o selo FSC, que certifica que a matéria-prima utilizada vem de um manejo sustentável das florestas.


Banco do Brasil

O Banco do Brasil, um dos maiores da América Latina, também está entre as empresas sustentáveis do Brasil. O destaque em termos de sustentabilidade é por ser a primeira instituição bancária a usar energia solar para abastecer as suas agências.

A iniciativa iniciou na cidade de Porteirinha, no norte mineiro, que serviu para a construção de uma usina com capacidade de geração suficiente para abastecer 100 agências.

Além de gerar uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos para o banco, essa ação é responsável por diminuir a emissão de dióxido de carbono em mil toneladas por ano.


Beyond Meat

empresas-inovadoras-beyondmeat

Beyond Meat é uma foodtech americana que está entre as empresas sustentáveis do ramo da alimentação. A sua iniciativa consiste em produzir alimentos para indivíduos com dietas veganas, introduzindo almôndegas e hambúrgueres, com proteína vegetal.

Dessa forma, ela reduz o impacto nas mudanças climáticas, melhora a saúde dos seres humanos e garante o bem-estar animal. Atualmente, é uma das maiores empresas do segmento, com capital aberto na NASDAQ.


Intel

A líder no setor de telecomunicações conta com uma gestão empresarial focada na sustentabilidade. Entre as suas ações está a redução da pegada ambiental.

Também estabeleceu metas futuras, como reduzir totalmente a emissão de dióxido de carbono até 2030, além de usar 100% fontes renováveis de energia e zerar o seu envio de resíduos para aterros.


New Belgium Brewing

empresas-sustentaveis-new-belgium

New Belgium Brewing é a quarta maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos e, desde a sua criação, em 1991, está comprometida com a sustentabilidade. Para tanto, inclui a mudança social, ambiental e cultural no seu modelo de negócio, através da gestão ambiental.

E mais, possui somente fornecedores sustentáveis, além de ser uma empresa de resíduos zero com certificação B Corp. Também busca diminuir o seu impacto energético, através da produção de energia local.


Patagonia

patagonia

A marca de roupas para atividades ao ar livre estadunidense Patagonia, é tida como a mais sustentável do setor esportivo. As suas boas práticas acontecem há mais de 20 anos.

Isso porque 1% da sua receita é direcionada a organizações ambientais. Elas promovem oficinas onde é possível aprender a consertar suas próprias roupas, promovendo o slow fashion. Em seu site, ela fornece informações sobre a cadeia de produção, para que o consumidor saiba onde a peça de roupa foi produzida, além de garantir que toda produção é realizada em perfeitas condições de trabalho.

Outra iniciativa sustentável, consiste em não ter mais emissões de dióxido de carbono até 2025. A empresa também trabalha com 100% de energia renovável nos Estados Unidos.

Um dos pontos mais interessantes da Patagonia, é que até então, a companhia preveniu que 35 toneladas de plástico fossem descartadas no oceano, transformando redes de pecas em chapéus de brim. Além de tudo isso, a empresa possui diversas outras iniciativas sustentáveis como investimentos para melhorar a qualidade do solo, reduzir emissão de gases, trabalhar com ”Fair Trade”, entre outros.


Conclusão

Os exemplos de empresas sustentáveis citados mostram como é possível promover boas práticas sociais e ambientais e mesmo assim continuar lucrando. Uma forma de tornar os negócios mais sustentáveis, como visto, é com inovação.

Que tal tornar a sua empresa mais um exemplo inspirador? Então, conte com o AEVO Innovate, um software de Gestão da Inovação.

Afinal, colaboração e inovação andam juntas e podem ajudar o seu negócio a promover práticas que contribuam com o meio ambiente e a sociedade. Para conhecer mais a respeito dessa, fale com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *