Empresas sustentáveis: quais são e 8 exemplos inspiradores

Empresas sustentáveis são aquelas que têm atividades e ações alinhadas à sustentabilidade, prezando pelo meio ambiente, pela sociedade e economia sustentável. Essas ações se relacionam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Empresas sustentáveis são aquelas que têm atividades e ações alinhadas à sustentabilidade, prezando pelo meio ambiente, pela sociedade e economia sustentável. Essas ações se relacionam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Mudanças climáticas, recursos naturais finitos e desastres ambientais, são apenas alguns exemplos que indicam a importância da existência de empresas sustentáveis. Afinal, todos esses temas se relacionam.

Sustentabilidade é um tema que ganhou mais relevância nos últimos anos, visto que os consumidores estão se tornando ainda mais exigentes com as empresas que se relacionam e compram.

Tendo isso em vista, muitas empresas mudaram seus modelos de negócios e buscaram se tornar eco-friendly, ou pelo menos transformar parte do seu processo de produção em sustentável.

Mesmo que essa pauta seja de extrema importância, ainda há um longo caminho a percorrer. Por isso, vamos apresentar alguns exemplos inspiradores de organizações que já são consideradas sustentáveis. Siga a leitura.

O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis podem realizar uma série de ações para receber esse título. Tanto em relação aos seus produtos e serviços, descarte de resíduos, aproveitamento de matéria-prima e até mesmo logística.

Portanto, de forma resumida, pode-se dizer que empresas sustentáveis aliam o seu desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente e à sociedade de modo geral.

Assim, o seu foco está no chamado tripé da sustentabilidade, constituído pelas boas práticas econômicas, ambientais e sociais. Com isso em mente, a empresa consegue contribuir para um mundo melhor, sem deixar de lado a sua lucratividade.

Leia mais:
O que é Governança ESG? Os 3 pilares e benefícios
Desenvolvimento sustentável: o que é, quais os objetivos e como promover

Importância da sustentabilidade

Ao olhar para o passado, é possível ver como a produção irresponsável provocou inúmeros problemas, não só ambientais como também para as pessoas ligadas à empresa, mesmo que de forma indireta, a exemplo das comunidades próximas.

Poluição, doenças, empobrecimento e produtos de má qualidade são apenas alguns exemplos. Perante as consequências da falta de consciência de séculos de desenvolvimento, a sustentabilidade tornou-se um desafio para as empresas de todo o mundo.

Por isso, não apenas as corporações devem se importar com uma nova forma de produção como também os consumidores.

Afinal, não raro, as mudanças dentro das corporações surgem devido à pressão do seu público-alvo.

Exemplos de empresas sustentáveis

Com a preocupação em se tornarem mais sustentáveis, muitas vezes por uma exigência do próprio mercado, da sociedade, e mesmo por constatar que uma imagem positiva gera lucro, cada vez mais as empresas têm apostado na sustentabilidade.

Veja a seguir 8 exemplos inspiradores de empresas sustentáveis, que promovem ações para conciliar o seu desenvolvimento com as boas práticas ambientais, em diferentes contextos.

Natura

natura-empresas-sustentaveis

Famosa por seus produtos de beleza, a Natura também é um case de sucesso nacional quando o assunto é sustentabilidade.

O seu foco está na preocupação socioambiental, inclusive, no uso sustentável de matérias-primas naturais das florestas para a fabricação de cosméticos, combatendo o desmatamento.

A empresa faz parte do movimento B-Corp, conglomerado de companhias que unem lucro aos benefícios socioambientais.

Além disso, a linha de produtos ‘Ekos’ conta com o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que alega o uso de ingredientes sustentáveis na produção.

Além disso, trabalha em conjunto com comunidades tradicionais, através da parceria com produtores rurais.

Samsung

samsung-inovacao-organizacional

Uma das marcas mais lembradas quando o assunto é tecnologia, responsável pela fabricação de milhares de smartphones de última geração, a Samsung também está seguindo a tendência da sustentabilidade, através de ações de reciclagem e energia renovável.

A fabricante da Coreia do Sul está ainda atenta aos valores sociais, o que aplica em projetos de educação e inclusão social. Outro ponto a destacar são os seus programas de gestão sustentável, que visam alcançar as UN Sustainable Development Goals (SDGs).

L’oreal

loreal-empresas-sustentaveis

Mais uma das empresas sustentáveis é a multinacional francesa L’oreal.

Entre as suas notáveis ações estão a criação do centro de extração de polpa de cupuaçu, considerada uma valiosa fonte de renda para as famílias envolvidas no processo.

Outra aplicação de sustentabilidade é o Fornecimento Solidário, um programa que auxilia mais de 180 famílias através da instalação de equipamentos e capacitação profissional.

A marca também investe em ações para que nenhuma das suas operações provoque impactos ambientais depois de 2020.

Além disso, a L’oreal Brasil utiliza energia renovável em todas as suas unidades, o centro L’oreal INNOVA possui certificado internacional de sustentabilidade e um dos maiores sistemas de painéis solares do Rio de Janeiro, e todas as embalagens da marca possuem o selo FSC, que certifica que a matéria-prima utilizada vem de um manejo sustentável das florestas.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, um dos maiores da América Latina, também está entre as empresas sustentáveis do Brasil.

O destaque em termos de sustentabilidade é por ser a primeira instituição bancária a usar energia solar para abastecer as suas agências.

A iniciativa iniciou na cidade de Porteirinha, no norte mineiro, que serviu para a construção de uma usina com capacidade de geração suficiente para abastecer 100 agências.

Além de gerar uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos para o banco, essa ação é responsável por diminuir a emissão de dióxido de carbono em mil toneladas por ano.

Beyond Meat

empresas-inovadoras-beyondmeat

Beyond Meat é uma foodtech americana que está entre as empresas sustentáveis do ramo da alimentação.

A sua iniciativa consiste em produzir alimentos para indivíduos com dietas veganas, introduzindo almôndegas e hambúrgueres, com proteína vegetal.

Dessa forma, ela reduz o impacto nas mudanças climáticas, melhora a saúde dos seres humanos e garante o bem-estar animal.

Atualmente, é uma das maiores empresas do segmento, com capital aberto na NASDAQ.

Intel

A líder no setor de telecomunicações conta com uma gestão empresarial focada na sustentabilidade. Entre as suas ações está a redução da pegada ambiental.

Também estabeleceu metas futuras, como reduzir totalmente a emissão de dióxido de carbono até 2030, além de usar 100% fontes renováveis de energia e zerar o seu envio de resíduos para aterros.

New Belgium Brewing

empresas-sustentaveis-new-belgium

New Belgium Brewing é a quarta maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos e, desde a sua criação, em 1991, está comprometida com a sustentabilidade. Para tanto, inclui a mudança social, ambiental e cultural no seu modelo de negócio, através da gestão ambiental.

E mais, possui somente fornecedores sustentáveis, além de ser uma empresa de resíduos zero com certificação B Corp. Também busca diminuir o seu impacto energético, através da produção de energia local.

Patagonia

patagonia

A marca de roupas para atividades ao ar livre estadunidense Patagonia, é tida como a mais sustentável do setor esportivo. As suas boas práticas acontecem há mais de 20 anos.

Isso porque 1% da sua receita é direcionada a organizações ambientais. Elas promovem oficinas onde é possível aprender a consertar suas próprias roupas, promovendo o slow fashion.

Em seu site, ela fornece informações sobre a cadeia de produção, para que o consumidor saiba onde a peça de roupa foi produzida, além de garantir que toda produção é realizada em perfeitas condições de trabalho.

Outra iniciativa sustentável, consiste em não ter mais emissões de dióxido de carbono até 2025. A empresa também trabalha com 100% de energia renovável nos Estados Unidos.

Um dos pontos mais interessantes da Patagonia, é que até então, a companhia preveniu que 35 toneladas de plástico fossem descartadas no oceano, transformando redes de pecas em chapéus de brim.

Além de tudo isso, a empresa possui diversas outras iniciativas sustentáveis como investimentos para melhorar a qualidade do solo, reduzir emissão de gases, trabalhar com ”Fair Trade”, entre outros.

Conclusão

Os exemplos de empresas sustentáveis citados mostram como é possível promover boas práticas sociais e ambientais e mesmo assim continuar lucrando. Uma forma de tornar os negócios mais sustentáveis, como visto, é com inovação.

Que tal tornar a sua empresa mais um exemplo inspirador? Uma boa prática para isso é ouvir os seus colaboradores, por meio de um Programa de Ideias, e entender como eles podem contribuir com ideias de como ser mais sustentável em sua operação. Ou, ainda, se conecte com Startups, Universidades e Centros de Pesquisa, através da Inovação Aberta, com projetos voltados à sustentabilidade.

Para todas essas iniciativas, conte com o AEVO, um software completo de Gestão da Inovação e Estratégia.

Afinal, colaboração e inovação andam juntas e podem ajudar o seu negócio a promover práticas que contribuam com o meio ambiente e a sociedade. Para conhecer mais a respeito dessa, fale com um de nossos especialistas.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.