O que é Energia Renovável? Exemplos de empresas sustentáveis

energia-renovavel

A energia elétrica é essencial para a vida de todas as pessoas, bem como para o funcionamento da sociedade. No entanto, ela também pode ser a responsável por altos níveis de poluição no planeta, além de causar outros problemas.

Para gerá-la, o mais adequado é optar pelas energias renováveis, que causam menos impactos para o meio ambiente.

Se você quer saber mais sobre o que é energia renovável e conhecer exemplos de empresas sustentáveis continue lendo este artigo e confira as informações pertinentes nos tópicos a seguir.


O que é energia renovável?

É possível conceituar o que é energia renovável como a energia elétrica que se obtém por meio de recursos encontrados no meio ambiente que são reabastecidos de maneira natural, como é o caso da chuva, sol, vento, marés e outros.

Consiste ainda em fazer uso de mecanismos menos degradantes ao meio ambiente em relação a formas amplamente utilizadas em todo o mundo para a produção de energia.

Como é o caso do carvão mineral, petróleo, óleo, gás natural e outros que, embora retirados da natureza, não se renovam, uma vez que são limitados.

Esses são exemplos de fontes de combustíveis fósseis, sendo um dos principais poluentes, devido as suas emissões de CO2. E como as energias renováveis emitem pouco ou nenhum CO2, também são chamadas de energias limpas.

O Brasil ganha destaque no cenário mundial de produção de energia elétrica, já que possui uma matriz energética na qual predominam as hidrelétricas, embora cresça o uso de termelétricas.

No mundo, entretanto, os combustíveis fósseis são os mais usados, inclusive, o carvão em termoelétricas, representando 28% de toda a energia produzida. Já as energias renováveis têm representatividade somente de 13%.


Quais são os principais tipos de energia renovável?

Agora que você já sabe o que é energia renovável, é importante entender que existem diferentes alternativas para a produção de energia elétrica sem ser com o uso de combustíveis fósseis e outras fontes que não são renováveis.

Veja a seguir quais são os principais exemplos:


Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é gerada através do aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água. Essa energia consegue fazer girar as pás das turbinas que formam o sistema da usina hidrelétrica.

Posteriormente, se transforma em energia elétrica pelo gerador do sistema. Devido ao grande número de rios no Brasil, é possível investir amplamente nessa energia renovável.

Por outro lado, a construção de hidrelétricas é bastante impactante para o meio ambiente, sendo que as pequenas centrais hidrelétricas são alternativas menos danosas.


Biomassa

A biomassa é a energia retirada da matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Pode-se utilizar resíduos da cana-de-açúcar, da indústria madeireira, das palhas das culturas de soja e milho e das cascas de arroz e café.

A energia elétrica é produzida ainda a partir de resíduos agroindustriais e da pecuária, do lodo de estação de tratamento de esgoto, de resíduos sólidos urbanos, além de outras fontes.

Com essa fonte de energia renovável, não só é possível gerar energia elétrica como também dar um destino adequado aos resíduos. A sua aplicação é ampla em todo o país, principalmente, no interior dos estados e na zona rural.

A biomassa gera gás a partir da sua decomposição, que pode ser usado como combustível para mover turbinas de termoelétricas. Nesse caso, embora se trate de uma fonte renovável de energia, não é limpa pois emite CO2.


Solar

A energia solar é mais um exemplo do que é energia renovável, sendo que a sua fonte é o sol, que emite energia eletromagnética. Existem dois sistemas para a sua produção.

No heliotérmico, a irradiação solar é convertida primeiro em energia térmica e, depois, em elétrica. No fotovoltaico, a irradiação é convertida diretamente em energia elétrica.

Devido a sua eficiência e facilidade de implantação é uma das energias renováveis que mais recebe investimentos.



Eólica

Energia eólica é a energia produzida a partir da energia cinética do vento, que têm potencial para movimentar as pás dos aerogeradores. Assim como a energia solar, é uma fonte renovável e limpa.

Também há investimentos significativos nessa tecnologia, embora seja importante evitar a instalação dos aerogeradores nas rotas de aves migratórias.



Oceânica

A energia dos oceanos também está no grupo do que é energia renovável, sendo que pode ter origem tanto das marés quanto das ondas. No entanto, é ainda pouco aplicada, pois a sua eficiência depende de alto investimento.

Além disso, precisa ser gerada em localidades onde as marés sejam maiores que três metros.



Por que a energia renovável é tão importante para sustentabilidade?

Investir na energia renovável é uma medida importante por diferentes razões. Primeiro, o seu uso causa menos danos ao meio ambiente, pois não é preciso utilizar recursos naturais que são limitados, como os combustíveis fósseis.

Além de não serem renováveis, o seu processo de retirada do solo também é impactante para o meio ambiente.

Segundo, o uso das energias renováveis permite reduzir as emissões de CO2, que é um dos gases do efeito estufa que contribui com as mudanças climáticas. Também é uma forma de compensar a emissão causada por outras atividades.

No Brasil, o setor energético é responsável por 30% das emissões de CO2. As mudanças no uso do solo e a agricultura são os demais responsáveis pelo aquecimento global.


Exemplos de empresas que utilizam energia renovável

Não é preciso esperar iniciativas governamentais, empresas de todos os segmentos de mercado podem investir na energia renovável. Veja a seguir alguns exemplos:


Facebook

A meta em 2018 do Facebook era ter todas as suas operações realizadas com energia renovável até 2020. Agora, a empresa anuncia que atingiu a meta devido ao investimento em energia limpa.

Mas existe um novo desafio, o de adotar esse tipo de energia em toda a cadeia de valor da empresa até 2030.


General Motors

O uso de energias renováveis pela empresa começou em 2014, sendo que quatro anos depois parte das suas unidades tinham como fonte de energia unicamente os aerogeradores.

Até 2050, a GM promete contar exclusivamente com energia de fontes renováveis.


Natura

Mais uma empresa que utiliza energia renovável é a brasileira Natura. Em 2019, concluiu a instalação de um conjunto de painéis solares no telhado de um dos seus prédios, em Cajamar, São Paulo.


O projeto consiste em 1.580 placas fotovoltaicas em uma área de 1.800 metros quadrados.


Algar

A empresa brasileira conta com um sistema de placas solares que fornece energia elétrica para o data center, bem como para o seu contact center, sendo que ambos estão no prédio da sua sede, em Uberlândia, Minas Gerais.


A Algar aposta ainda em outro projeto, em Campinas, onde existe um sistema de geração de energia solar em parceria com a CPFL Eficiência.


Ambev

Outra organização nacional que investe na energia renovável é a Ambev. Em 2018, anunciou a meta de comprar energia exclusivamente de fontes renováveis e diminuir em 25% as emissões de carbono ao longo da cadeia.


Em 2020, a companhia inaugurou a primeira usina solar em Goiás e pretende expandir o projeto com 48 usinas solares em 21 estados.


Conclusão

As energias renováveis são importantes para o meio ambiente, para a qualidade de vida das pessoas e para a economia do país. Como você pode ver, o seu uso é uma forma de evitar o uso de recursos esgotáveis e reduzir as emissões de CO2.


Se você deseja inovar, essa é uma maneira, mas não é a única. Com o AEVO Innovate, nosso software de gestão da inovação, é possível criar projetos únicos para manter a competitividade do seu negócio.

Conheça quais são as funcionalidades dessa ferramenta e como ela pode contribuir com o crescimento da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *