Como engajar e incentivar colaboradores no seu programa de ideias

Engajar colaboradores é criar a valorização do objetivo. Como gestor, deve passar a grandeza das próprias ideias. 

“O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.”  Do economista Adam Smith.

Não só para tornar o dia a dia de trabalho feliz, mas para torná-lo produtivo. Estar feliz com o emprego não significa produtividade. É possível que seja apenas conforto, e um funcionário confortável é, muitas vezes, imóvel, sem altos índices de colaboração.

Pessoas fazem parte de um dos pilares menos constantes da empresa. Na maior parte do mercado, o fluxo de funcionários costuma ser sempre movimentado. Isso devido a ausência de engajamento por parte dos gestores. 

Ter funcionários satisfeitos, que reproduzem uma cota de trabalho diário, não mais significa uma boa equipe. Uma equipe “estável” é aquela que visa todo o processo da empresa, seja produtivo ou financeiro. São colaboradores presentes e prestativos, que fazem mais do que se pede.

A importância do engajamento para a inovação

O valor que tem se dado ao perfil inovador de empresas vêm sendo maior nos últimos tempos. Se quer uma equipe voltada completamente para as metas quanto a inovação, é necessário trabalhar os meios de engajamento.

Um funcionário desmotivado pode ser engajado em um projeto?

Pode muito bem. O projeto precisa apenas abandonar o velho pensamento de que o colaborador é obrigado a se adequar. Muitas vezes vale explorar os pontos variados dos participantes.

Dar valor ao engajamento pode ser a solução definitiva para seu negócio.

Como despertar o engajamento dos funcionários?

No sistema atual de trabalho, o colaborador quer além de boas recompensas pelo que se produz. É buscado com muito mais intensidade, companhias de boa liderança, que tem em sua cultura organizacional, a valorização das pessoas.

Para engajar, é claro, necessita de meios para medir o nível de engajamento dos colaboradores, para assim determinar como se trabalhar com cada um, atendendo suas respectivas capacidades.

Uma empresa que se aproxima da sua linha de frente cria instantaneamente um vínculo, onde trabalhar o engajamento e a motivação se torna mais simples. Mantenha um ambiente acolhedor, preocupado com os interesses gerais independente dos valores hierárquicos.

Fazer o uso de plataformas que gerenciam a inovação faz com que as recompensas sejam inevitáveis. Apenas auxilia em tratar a formalidade dos processos de maneira descontraída. Os dados comprovam, confira.

Ideias geram resultados. Isso é o que o gestor mais quer.

Engajando colaboradores

O resultado se mostra de maneira diferente, variando de acordo com o motivo que levou cada um a nossa plataforma.

A Aviva, uma empresa de referência no ramo do turismo,  procurou nossa plataforma a fim de alavancar todo sucesso já construído, precisavam apenas de um meio para gerenciar as ideias. Alcançando em torno de 16 mil ideias foi fácil filtrar e chegar em uma conclusão de sucesso.

Já a Scholle IPN, uma empresa responsável pela produção de embalagens, interpretaram a inovação de outra forma. Ela veio apenas para melhorar os processos. A equipe afirma que a inovação não é tratada de forma tão formal a ponto de criar um comitê específico. Após o uso da plataforma, a inovação permeia pelos ares da empresa, fazendo parte de sua cultura organizacional.

Outro parceiro nosso, a Aeris, já possui uma história semelhante a Aviva, por ser uma empresa que se trata de energia renovável, traz um ar inovador já embutido na própria ideia. Sendo assim, não havia melhor ferramenta que a nossa para auxiliar na organização das ideias. O resultado financeiro ultrapassou meio milhão, com mais de 1700 ideias reunidas.

Como engajar colaboradores para a inovação

A inovação está completamente ligada a disrupção. E disrupção não significa exatamente algo gigantesco. Para ser uma boa mudança basta apenas ser coerente e ter uma equipe voltada para essa meta específica. 

Aqui vão algumas sugestões práticas.

  • Tenha metas bem definidas.

Os objetivos precisam ter um caminho prático e possível. Para ajudar na praticidade, é aconselhável dar um prazo para criar um senso de responsabilidade no colaborador.

  • Se mantenha acessível para todos setores, especialmente a linha de frente.

Um bom gestor, olha um funcionário desmotivado como uma oportunidade de plantar a semente da inovação. Muitas vezes a culpa é de fato do líder, por dificultar o vínculo com o colaborador. Excesso de burocracia para se ter voz impede boas ideias.

  • Seja sincero e transparente com os colaboradores.

É necessário criar essa intimidade inclusive para manter um ambiente de trabalho saudável. Compartilhe suas tristezas e decepções, não esconda as decisões, e cuide dos colaboradores.

  • Abuse dos elogios.

É uma forma de ser transparente. Guardar os elogios afeta a produção de qualquer pessoa.  Diga o quanto o esforço de cada colaborador está sendo visto e notado pela empresa.

  • Ofereça oportunidades.

Dê o devido valor aos bons resultados. Mostre que a vontade de ter um funcionário desenvolvido é por parte da empresa também, assim dando gancho para outro tópico.

  • Invista em meios de capacitação.

Uma equipe treinada é uma equipe pronta. Cursos básicos muitas vezes são necessários no meio de uma empresa. Busque os pontos a serem melhorados, e invista em uma capacitação de qualidade para o colaborador que quiser e estiver disposto.

1 – Comunicação

Existem muitos meios tecnológicos eficientes para manter uma boa comunicação. É um pilar de muita importância. Tratando-se de uma boa gestão, toda comunicação deve ser realizada de maneira cautelosa, já que a mesma abordagem não serve pra todos colaboradores. Identifique a particularidade de cada um, e entenda como trabalhar.

2 – Perspectiva de Crescimento

O perfil atual de uma empresa inovadora vem da colaboração. As projeções de futuro se tornam constantes, já que a inovação faz isso, abre as portas para possibilidades futuras. Confira os resultados, crie meios de desenvolver bons funcionários, cultive a perspectiva de longo prazo em cada colaborador.

3 – Gamification e recompensas

Entre os métodos de implantar uma meta, o gamification é uma delas. Criar um ambiente onde a melhora é possível, onde os resultados podem ser obtidos de forma descontraída, tem um grande efeito na produtividade de uma equipe.

O fato de existir um sistema de recompensa, muda a relação do colaborador com o projeto em si. Deixando a relação mais leve, tornando a cobrança muito mais individual.

4 – Intraempreendedorismo e pertencimento

Criar e dissipar cultura não é algo simples. A cultura organizacional de uma empresa pode ser facilmente guiada pelo canvas do intraempreendedorismo da AEVO, que serve de estratégia para guiar todos os processos de criação e desenvolvimento de ideia.

Além de cultivar naturalmente no colaborador uma noção de pertencimento. Através desse método, visamos alcançar o problema de todos os setores. O intraempreendedorismo vem para poupar tempo e dinheiro.

5 – Disponibilidade dos Gestores

Além de prestar a disponibilidade de ouvir sugestões, não prive elas. Permita que qualquer motivo seja o bastante para chegar até você. Queira estar ciente de tudo que se passa com a linha de frente. Esteja presente e o crescimento será consequente.

6 – Feedback certo do jeito certo

Compreenda que cada pessoa possui uma maneira particular de lidar. Identifique os focos principais da personalidade de cada colaborador. Saiba quando dar um feedback, selecione as palavras e controle bem o tom de voz. Um feedback passado da forma errada pode ter consequências drásticas e explosivas.

7 – Software de Gestão para simplificar o processo de inovação

A plataforma de inovação da AEVO é a solução para simplificar seu negócio. Não trate mais as ideias como um desafio, faça das novas ideias parte do dia a dia de seus colaboradores. Nosso software trata as relações de trabalho de forma descontraída, incentivando a participação.

É parte do processo de gestão por trás de uma empresa, nós auxiliamos o crescimento, muitas vezes, de maneira silenciosa. Faça parte da nossa equipe, conheça os benefícios da plataforma e compreenda a importância dos que estão em sua volta, participando do seu projeto.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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