Equipe de alta performance: saiba como desenvolvê-la

Uma equipe de alta performance conta com profissionais diversos que trabalham de maneira colaborativa em prol de metas e objetivos comuns, com aprimoramento constante das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Uma equipe de alta performance tem competências e habilidades que geram resultados aliados aos objetivos e metas definidos pela organização, além dos inúmeros benefícios a longo prazo.

Mas, desenvolver profissionais de alto desempenho não é uma tarefa fácil, certo? É preciso comprometimento e empenho dos stakeholders para que este seja um processo contínuo e de sucesso na organização.

Entenda como formar uma equipe de alta performance neste artigo, siga a leitura. 

O que é uma equipe de alta performance? 

Uma equipe de alta performance conta com profissionais diversos que trabalham de maneira colaborativa em prol de metas e objetivos comuns, com aprimoramento constante das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Além disso, profissionais de alto desempenho também têm como características fortes a capacidade de adaptação, o engajamento, a criatividade e o perfil inovador. 

Esse é o sonho de qualquer líder, não é mesmo? Para desenvolver um grupo com este perfil é necessário que líderes e gestores estejam em sintonia e próximos as pessoas que compõem as suas equipes. 

Sendo assim, eles, necessariamente, devem estar orientados por dados, com boas estratégias de desenvolvimento profissional e ferramentas para mensuração do desempenho individual.

Aliás, ter ferramentas que auxiliem esse processo é fundamental. 

Hoje, existem plataformas que tornam a gestão de equipes mais eficaz e inteligente, o que beneficia o desenvolvimento dos profissionais da empresa. Do mesmo modo, a prática de people analytics tem se apresentado, cada vez mais, como um meio relevante para gestores de pessoas e lideranças que desejam acompanhar o desempenho de talentos.  

Ações para desenvolver uma equipe de alta performance

infográfico equipe de alta performance

Para dar conta desse projeto na prática, é preciso ter um direcionamento de ações estratégicas e permanentes. E é nesse ponto que muitos encontram dificuldades. 

Mike Levison, treinador renomado de Scrum com mais de 20 anos de experiência, publicou um artigo que aborda a questão. 

Segundo Levison, o cuidado e o tempo são os pilares centrais da formação de uma equipe de alta performance, e devem ser investidos na escolha de cada componente do grupo. E, após a estruturação do time, é preciso ter medidas para manter essa estabilidade.

Para te ajudar a formar uma equipe de excelência, elaboramos um infográfico completo. O conteúdo conta com um passo a passo que instrui os stakeholders a formarem times de alto desempenho, que vão fazer a sua empresa alcançar os resultados esperados.  

Resumindo parte do que você encontra no material gratuito, listamos as principais ações que gestores podem executar para desenvolver uma equipe de alta performance em suas empresas. 

1 – Estabeleça metas e objetivos claros

Todo profissional de excelência tem um propósito bem definido e cria caminhos para segui-lo. O mesmo ocorre com empresas, departamentos e equipes, juntos todos operam por um objetivo comum.

E esses objetivos precisam estar acessíveis e bem alinhados com todos os componentes da empresa.  

Além de indicadores desafiadores, é preciso que as metas estabelecidas sejam alcançáveis e factíveis para que os colaboradores se engajem e se comprometam com os resultados. Este é um fator determinante para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. 

Deixar claro quais são os indicadores – também chamados de KPIs -, individuais e coletivos, e o porquê eles são importantes para os objetivos da empresa faz com que todos compreendam a importância das atividades feitas e, assim, tracem estratégias para atingi-las. 

Esboçar essas informações de forma mais “próximas” é mais fácil do que expor só um valor final – na verdade, o ideal é que a equipe entenda toda essa trajetória. 

Por exemplo, estabelecer uma meta objetiva como o aumento de 25% do resultado do setor no trimestre, com incremento de 5% mês a mês, pode ser mais esclarecedor (e motivador) do que dizer apenas que é preciso aumentar o faturamento das vendas ao longo do ano.

Fica nítido o quanto as informações e dados detalhados fazem com que uma equipe de alta performance reconheça os desafios e pontos fortes de uma estratégia. De modo que podem aprimorar deficiências durante a execução de um projeto, que podem fazer toda a diferença no atingimento das metas. 

Nesse ponto, treinamentos, consultorias e benchmarking podem ser ações pontuais que vão desenvolver a equipe para o desempenho esperado no curto e longo prazo. 

2 – Utilize metodologias ágeis 

Por definição, metodologias ágeis consistem em um conjunto de práticas gerenciais, orientadas a otimização de processos e projetos que objetivam entregas rápidas e de alta performance. 

À princípio, as metodologias foram criadas para serem utilizadas por times de desenvolvimento de softwares e equipes de tecnologia. Mas rapidamente passaram a contribuir nos mais diversos projetos. 

Pela sua própria natureza, a aplicação de métodos ágeis auxilia equipes a alcançarem a alta performance em suas entregas por priorizarem o processo em relação às burocracias encontradas no percurso. 

Os squads que aplicam a metodologia ágil, em geral, tem como essência o acompanhamento próximo e o feedback constante. De modo que os profissionais conseguem fazer rápidas correções quando solicitados, sem comprometer os prazos definidos. 

É importante frisar que a velocidade não compromete a qualidade das atividades e projetos, com uma correta aplicação, as metodologias ágeis se tornam aliadas de líderes e liderados, que podem por fim contribuir com a equipe como um todo, se tornando um time de alta performance e, até mesmo, superando as expectativas.

3 – Gere confiança nos colaboradores

A confiança é um fator importante para qualquer vivência e comunicação em grupo. Quando falamos sobre gestão de equipes em empresas, se torna um pilar essencial para o desenvolvimento dos colaboradores. 

A confiança mútua faz com que toda a equipe crie uma sinergia parecida e acredite no trabalho realizado para o atingimento das metas estabelecidas. Para isso, é preciso que o líder seja o primeiro a dar o exemplo, uma liderança confiante  “contamina” os liderados e os guia ao alto desempenho. 

Além disso, uma equipe confiante consegue entregar uma produtividade maior, os colaboradores ainda podem desenvolver mais autonomia por se sentirem empoderados com suas atividades.

4 – Tenha uma cultura do feedback

Uma cultura do feedback faz com que qualquer organização ganhe eficiência e tenha colaboradores mais satisfeitos; e ainda promove o reconhecimento de mercado quando a cultura organizacional da companhia. 

Mas, afinal, o que isso tem a ver com equipes de alta performance? Tudo! 

Um time que busca o alto desempenho precisa, necessariamente, de uma liderança próxima, com acompanhamento dos seus resultados e comprometimento com o desenvolvimento individual. Nesse aspecto, o feedback é peça-chave.

Para que o profissional saiba o quanto tem avançado em suas atividades, no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, o feedback constante é muito importante. 

Além disso, uma cultura do feedback faz com que os colaboradores se engajem mais com a empresa, seus valores e propósitos. 

Sendo assim, juntos, a equipe consegue se manter alinhada com a empresa, com a liderança e seus próprios objetivos profissionais. 

5 – Forme uma equipe diversa

Para ter uma equipe inovativa é preciso valorizar as diferenças e particularidades de cada componente de um time. 

E esse processo deve começar desde o recrutamento e seleção, prezar por um time diverso é uma das principais ações para a formação de uma equipe de alta performance. 

Felizmente, está se tornando mais comum encontrar empresas com vagas destinadas a grupos minoritários e afirmativas, como mostra esse artigo.

Muito mais do que inserir esses profissionais no mercado, é reconhecer o quão benéfico é para as empresas esse estímulo à diversidade. 

Equipes com pessoas diferentes têm um potencial maior de gerar soluções inovadoras e solucionar problemas de forma criativa e eficaz. Sendo assim, tenha a diversidade como cultura da empresa e conte com esses benefícios de forma permanente.

6 – Atenção ao clima organizacional

Outro ponto importantíssimo para o desenvolvimento de equipes de alta performance é o clima organizacional.  

Por definição, o clima organizacional é o conjunto de características que descrevem uma empresa, a partir dos comportamentos, atitudes e sentimentos típicos dos colaboradores.  

O clima organizacional é determinante para manter uma equipe motivada, engajada, com bons resultados e, sobretudo, feliz com a empresa e o trabalho feito.

Sem dúvidas, o clima organizacional afeta o desempenho dos profissionais de uma empresa. Por isso, é fundamental que a organização preze por um ambiente leve, com estímulo à participação ativa de todos, dando local de fala para todos os colaboradores.

7 – Estimule o intraempreendedorismo

A primeira vista pode parecer um termo difícil, mas ele faz parte do dia a dia de muitas empresas e deve ser cada vez mais estimulado. 

O intraempreendedorismo é o ato de empreender dentro da própria empresa. A ideia central do intraempreendedorismo é estimular os funcionários a pensarem e agirem como empreendedores, valorizando o olhar individual e as iniciativas que surgem no ambiente interno da empresa.

Por si só, essa explicação já demonstra a sua importância no desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Sendo assim, busque estimular o potencial empreendedor dos próprios colaboradores e alcance resultados extraordinários, nada mais motivador do que o sentimento de dono, certo?

Conclusão

Viu só como é possível ter ações simples que desenvolvem uma equipe de alta performance? Além das dicas do texto, uma empresa comprometida com o alto desempenho deve estar atenta a inovação.

Sendo assim, você precisa conhecer o AEVO Innovate, o maior software de gestão da inovação da América Latina. 

Solicite uma demonstração agora mesmo e entenda o que a AEVO pode fazer pela sua empresa.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.