Estratégia corporativa: o que é, qual a função e os tipos

Estratégia corporativa é a definição do conjunto de ações e decisões de negócios de uma corporação, envolve os relacionamentos de negócio, a alocação e destinação de recursos e o estabelecimento de metas e objetivos organizacionais.

Estratégia corporativa é o conjunto de ações que a empresa planeja e coordena para alcançar os seus objetivos e conquistar ou manter relevância no mercado.

A estratégia corporativa é indispensável para que qualquer empresa seja capaz de gerar valor e alavancar o seu crescimento, especialmente aquelas com processos mais complexos.

Quando bem executada, a estratégia se torna uma das principais responsáveis pela sobrevivência da organização no mercado competitivo, ajudando o negócio a se adaptar às mudanças rápidas e constantes que acontecem nesse ambiente.

Para minimizar riscos e maximizar ganhos no trajeto para atingir os objetivos do negócio, todas as decisões da gestão devem ser estrategicamente definidas.

Ao conhecer mais sobre a estratégia corporativa, seus benefícios e ferramentas estratégicas decisivas para o sucesso, a gestão vai descobrir que tem muitas vantagens a seu favor.

O que é estratégia corporativa? 

Estratégia corporativa é a definição do conjunto de ações e decisões de negócios de uma corporação, envolve os relacionamentos de negócio, a alocação e destinação de recursos e o estabelecimento de metas e objetivos organizacionais.

A estratégia corporativa é formulada pela alta administração e gerência de uma empresa, sempre com foco em atingir os objetivos macro do negócio, projetando-se para o futuro.

A estratégia funciona como um mapa que guia o empresa na direção certa, ajudando a gestão a aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que surgem pelo caminho.

A estratégia corporativa envolve a definição dos objetivos corporativos e das ações que serão executadas para alcançá-los. Para isso, ela se baseia na situação em que a própria empresa se encontra naquele momento.

Leia mais:
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Como desenvolver uma estratégia corporativa

Dito isso, se você quer desenvolver uma estratégia corporativa efetiva, precisa começar com uma análise minuciosa do ambiente interno e externo da empresa.

Isso significa identificar, com clareza, pontos fortes e fracos – sem depender de intuição ou “feeling de mercado” para tomar decisões importantes para o negócio.

A eficácia de uma estratégia corporativa depende também do quanto ela é flexível e adaptável.

Dessa forma, ela deve considerar as mudanças no ambiente de negócios e nas necessidades dos clientes.

Com as transformações contínuas que acontecem no mundo corporativo, surgem muitas variáveis que podem afetar o negócio, seja positiva ou negativa.

Sendo assim, é preciso estar preparado para tudo que pode acontecer – e a estratégia corporativa possibilita isso, tornando a empresa mais apta a enfrentar eventuais surpresas.

Importância da estratégia corporativa

Com a estratégia corporativa, a empresa pode se diferenciar da concorrência e atingir seus objetivos corporativos.

Durante o desenvolvimento de uma estratégia, as empresas dedicam tempo e recursos para gerar inteligência – ou seja, informações concretas que servem de base para a tomada de decisões.

Isso faz toda a diferença na hora de agir e reagir com velocidade, já que as equipes executam algo que foi previamente planejado e validado.

Dessa forma, com uma estratégia corporativa sólida e eficaz, todas as decisões tomadas pelos gestores e colaboradores se tornam mais assertivas.

É como se a empresa estivesse sempre um passo à frente da concorrência, pronta para aproveitar as oportunidades e escapar dos riscos que surgem no mercado.

Tipos de estratégias

Diferentes cenários precisam ser enfrentados com diferentes tipos de estratégia corporativa. Isso porque cada situação em particular, exige medidas que respondam às necessidades específicas que são levantadas.

Existem quatro modelos que são comumente utilizados pelas empresas para atingir diferentes objetivos em relação ao seu negócio. São eles:

  • Estratégia de Crescimento;
  • Estratégia de Sobrevivência;
  • Estratégia de Manutenção;
  • Estratégia de Desenvolvimento.

Entenda como funciona cada um desses quatro tipos de estratégia corporativa.

1 – Estratégia de crescimento

A estratégia de crescimento é implementada por empresas que buscam expandir suas operações e aumentar a participação no mercado.

O foco principal está em encontrar caminhos que proporcionem um avanço sustentável no médio ou longo prazo.

É possível que as ações em prol do crescimento sejam mais agressivas ou mais controladas; tudo depende dos objetivos do negócio e das condições impostas pelo mercado.

Algumas maneiras de impulsionar essa estratégia são o aumento das vendas, a entrada em novos mercados e o investimento em inovação.

2 – Estratégia de sobrevivência

Esse tipo de estratégia corporativa é adotada por empresas que estão passando por momentos de crise e lutando para sobreviver no mercado.

Para atingir o objetivo principal, que é manter as operações da empresa em andamento, a estratégia mais comum envolve reduzir os custos e aumentar a eficiência para, mês após mês, escalar alguns degraus e voltar em um nível estável para a competição.

3 – Estratégia de manutenção

Essa é uma estratégia mais segura, escolhida por empresas que estão estabelecidas no mercado, gerando bons resultados e buscando conservar esse status.

É uma posição confortável para o negócio enfrentar a concorrência, pois não precisa lutar para sobreviver ou crescer.

O objetivo principal da estratégia de manutenção é garantir a eficiência operacional através de atualizações e maximizar os lucros, sem realizar grandes mudanças no modelo de negócio.

4 – Estratégia de desenvolvimento

A estratégia de desenvolvimento, por sua vez, é voltada para empresas que buscam se aperfeiçoar para ganhar força e conquistar um novo mercado.

Para conseguir esse objetivo, elas se empenham em desenvolver novos produtos ou serviços, além de otimizar os processos para entregar soluções mais eficientes, melhorar a performance e reduzir problemas no negócio.

Com o foco em aumentar a competitividade no mercado, investir em P & D para criar novas soluções é uma das formas de se diferenciar da concorrência e se desenvolver no longo prazo.

Ferramentas de gestão de estratégia corporativa 

Seja qual for o tipo de estratégia que sua empresa escolha, existem ferramentas de gestão de estratégia corporativa que podem ajudá-la a desenvolver, implementar e monitorar todo o processo.

Algumas das mais comuns incluem metodologias como:

  • OKRs (Objetivos e Resultados-chave)
  • BSC (Balanced Scorecard)
  • Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats)

Veja como funciona cada uma delas a partir de exemplos.

1 – OKRs

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Os OKRs definem, primeiro, um objetivo (O) claro e ambicioso, que deve ser mensurável e com prazo definido, e depois estabelece os resultados-chave (KR) que precisam ser alcançados para atingir esse objetivo.

Um exemplo de OKR seria o seguinte:

  • Objetivo: Aumentar as vendas em 50% no próximo trimestre.
  • Resultados-chave:
  • KR1: aumentar o tráfego no site em 30%, por meio de campanhas de publicidade online e SEO até o próximo trimestre;
  • KR2: reduzir a taxa de abandono de carrinho em 20%, melhorando a experiência do usuário e simplificando o processo de compra até o outubro.

2 – BSC

O BSC ajuda a empresa a manter um foco equilibrado em todas as áreas críticas do negócio, garantindo que a estratégia da empresa esteja alinhada com a visão e objetivos de longo prazo.

O BSC utiliza quatro perspectivas diferentes para medir o desempenho da organização.

Aqui você pode ver um exemplo de BSC para uma empresa a partir de suas perspectivas:

  • Perspectiva financeira: aumentar a receita em 20% nos próximos dois anos.
  • Perspectiva do cliente: aumentar a satisfação do cliente para 90% nos próximos dois anos.
  • Perspectiva de processos internos: reduzir o tempo médio de desenvolvimento de novos produtos para 6 meses.

3 – Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta de análise utilizada para avaliar a situação de uma empresa em relação a seu ambiente interno e externo, considerando os fatores mais relevantes.

É possível entender como isso é analisado a partir da classificação dos exemplos abaixo:

  • Forças (Strengths): equipes talentosas, tecnologia de ponta, excelente atendimento ao cliente
  • Fraquezas (Weaknesses): falta de recursos financeiros, produtos obsoletos, baixo nível de satisfação do cliente.
  • Oportunidades (Opportunities): novos mercados, aumento da demanda por produtos/serviços e tecnologia emergente.
  • Ameaças (Threats): concorrentes fortes, flutuações cambiais, mudanças no comportamento do consumidor.

Benefícios de uma estratégia corporativa bem definida

Empresas maiores, com alto nível de complexidade operacional, podem perceber mais claramente o impacto positivo que uma estratégia corporativa bem definida é capaz de proporcionar.

Contudo, toda empresa, de qualquer segmento ou dimensão, pode se beneficiar de uma estratégia corporativa, já que ela oferece:

Alinhamento com a equipe

Uma estratégia corporativa bem definida coloca os membros da equipe na mesma página, trabalhando juntos para conquistar os mesmos objetivos.

Obtenção de resultados

Como a empresa está focada nas atividades que realmente importam para o seu sucesso, vai conseguir aumentar a eficiência dos seus processos e, consequentemente, terá melhores resultados.

Maior engajamento

Os membros da equipe se sentem mais engajados e comprometidos por saberem como seu trabalho está alinhado à estratégia geral da organização.

Desdobramento de objetivos em metas

Os objetivos da organização são desdobrados em metas claras e específicas, que tornam mais fácil para os membros da equipe entenderem o que precisa ser feito.

Como podemos ver no exemplo abaixo:

Entenda o que é estratégia empresarial e sua organização

Tomada de decisão orientada a dados

A tomada de decisão na organização é baseada em dados e informações relevantes, o que impulsiona a tomada de decisões mais certeiras.

Facilita o acompanhamento da execução dos projetos

A organização acompanha mais facilmente a execução dos projetos e a alocação de recursos, garantindo que tudo está progredindo de acordo com o planejado.

Mensuração de resultados

Ajuda a medir e avaliar os resultados das atividades corporativas, identificando ações bem sucedidas e permitindo que a organização faça ajustes para melhorar seu desempenho.

Compartilhe a estratégia corporativa com toda a sua equipe

A estratégia corporativa não é individual, é do time!

Para ter sua eficiência garantida, uma estratégia corporativa deve ser comunicada de forma clara a toda a equipe, para que, dessa maneira, todos possam trabalhar juntos em direção aos mesmos objetivos.

Sendo assim, você deve determinar o melhor método para compartilhar sua estratégia. 

A solução ideal é adotar um sistema que permita a monitoração do progresso da estratégia e que possa ser facilmente acessado pela equipe, como o Software para gestão de OKRs e Estratégia do AEVO.

Essa é uma plataforma de gestão projetada para fornecer uma visão abrangente da estratégia da empresa, permitindo que a equipe acompanhe o desempenho e o progresso das metas, com funcionalidades como árvore de objetivos – para dar maior clareza das correlações de objetivos estratégicos – e filtros para achar de maneira intuitiva quais os KRs relacionados a um colaborador, equipe ou diretoria.

A ferramenta inclui funcionalidades para manter a equipe motivada e focada no desenvolvimento e resultado dos objetivos, aproximando todos os colaboradores da visão estratégica da organização.

Conclusão

Desenvolver uma estratégia corporativa vencedora é um processo que exige análises criteriosas e acompanhamento constante dos indicadores mais importantes por parte de toda a equipe.

O software de gestão de estratégia AEVO facilita esse processo através de um sistema inteligente, acessível e transparente, onde gestores e colaboradores ficam a par de todas as informações valiosas para tomar decisões que vão definir o sucesso do negócio.

Saiba mais sobre essa ferramenta e garanta uma oportunidade de alavancar suas estratégias.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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