Descubra 5 estratégias aplicadas nas maiores empresas para estimular a inovação constante

O que será que mantém as gigantes no topo do mercado? Continue a leitura e descubra quais são os segredos das empresas que dominam o mundo dos negócios!

Você sabe como conquistar o mercado com os seus produtos? Primeiro vem uma grande ideia de produto ou serviço a ser oferecido aos clientes. Depois vem o investimento para que aquela ideia seja executada.

Uma vez que os clientes aderem ao seu lançamento e compram seu serviço, é necessário procurar formas de mantê-los sempre interessados na marca. Mas como fazer isso?

Verdade é que existem duas situações no mercado, ou os clientes se apaixonam pelo produto/serviço que você oferece e se tornam fiéis à marca, ou eles o utilizam e não procuram mais por não se sentirem completamente atendidos.

Sabe o que essas duas situações têm em comum? Ambas não são o bastante para garantir a permanência da sua empresa no mercado.

Isso se dá porque na primeira situação, por exemplo, seu cliente pode amar o seu produto, mas se você não oferecer upgrades na experiência dele, algum concorrente irá oferecer e logo você perderá seu consumidor fiel.

Na segunda situação, uma vez que o consumidor não se sentiu contemplado pelo produto/serviço, ele logo irá procurar outra empresa que atenda melhor às suas necessidades e esquecerá que seu produto existe.

No pior dos casos, ele ainda fará uma propaganda ruim do seu produto.

Mas, calma! Para tudo existe uma solução. E a solução perfeita para manter sua empresa firme no mercado e fazê-la crescer é através da inovação.

Pode ter certeza, se uma empresa domina o mercado é porque ela ousou inovar.

Pensando nisso, que tal descobrir quais estratégias as maiores empresas do mundo aplicam para manter-se inovando? Continue a leitura.

1. Encoraje seus funcionários a serem eles mesmos

Já diria Phil Knight:

“Não diga às pessoas como fazer as coisas, diga-lhes o que fazer e deixe-as surpreendê-lo com seus resultados”

Não sabe quem é Phil Knight e porquê deveria ouvi-lo? Ele é nada mais nada menos que o fundador da Nike. A Nike é uma empresa que está sempre revolucionando o mercado.

O autor ensina em sua autobiografia “A Marca da Vitória” que para promover a inovação na empresa é importante contratar pessoas excêntricas e talentosas para formarem uma equipe que auxilie na tomada de decisões.

Pessoas incomuns trabalham bem juntas porque não sentem a necessidade de se encaixarem em um padrão, e uma vez que uma tarefa é delegada, estas pessoas são as primeiras a encontrarem maneiras criativas de executá-las e transformá-las em algo melhor e maior.

Em suma, o segredo da constante inovação da Nike é trabalhar com pessoas excepcionais sem dizê-las como fazer, apenas o que fazer.

A marca da vitória livro, de phil knight

2. Aposte em uma cultura sem regras

Reed Hastings, CEO da Netflix, juntamente com Erin Meyer, professora no INSEAD Business School em Paris, relatam no livro “A Regra é Não Ter Regras” como a gigante do entretenimento, a Netflix, entendeu a necessidade de mudança em sua cultura e implementou a “liberdade com responsabilidade”.

É apresentado no livro que a crescente evolução da tecnologia tem sido um fator essencial para a permanência das empresas no mercado, logo, o maior risco que uma empresa pode correr é o de não tentar inovar. Segundo Hastings, para promover a inovação, a Netflix passou a dar liberdade aos seus funcionários.

Mas, como dar liberdade sem perder o controle da situação?

O autor explica que para implementar essa cultura foi necessário manter apenas os funcionários mais preparados para esse novo modelo e demitir os demais, após esse processo, foi essencial estimular e desenvolver a cultura do feedback.

A partir da execução dessas duas ações a Netflix foi capaz de reduzir o controle e possibilitar maior liberdade.

Hasting ressalta ainda que apenas 4 direcionamentos são dados aos funcionários para manter controle da qualidade: debater as ideias, testar, executar, comemorar caso dê certo e procurar estudar mais caso falhe.

3. Conheça profundamente o seu cliente

A criação de um produto ou serviço tem como intuito primordial suprir uma dor do cliente. Quando executamos nossos projetos, devemos pensar em cada momento da experiência de nosso usuário, desde o primeiro contato com o produto até o momento da compra.

Rony Meisler, cofundador da Reserva, explica em sua obra “Rebeldes têm Asas” que a Reserva não se concentra no produto, afinal, eles começaram produzindo 300 bermudas de qualidade duvidosa, mas sim em suas ações, seus projetos sociais, nas inovações e, principalmente, em um relacionamento profundo com os clientes.

Para garantir o crescimento da empresa, Rony conta que ele e seu parceiro Nandão focaram em oferecer para o cliente uma experiência excepcional, a princípio não podiam inovar em seus produtos, por isso inovaram na experiência dos clientes através de música de qualidade, cerveja gelada, espelho no salão, e muito mais.

O autor reforça ainda que a Reserva foi criada sem pensar no que as outras empresas do ramo faziam e que para eles os protagonistas são os vendedores e não os estilistas, uma vez que apenas quem tem contato direto com o cliente é capaz de entender seus anseios e comunicar suas verdadeiras necessidades.

4. Incentive o fracasso

Já pensou em incentivar seus funcionários a cometerem erros? Olha o que Jeff Bezos já falou sobre a grande Amazon:

“Uma área em que nos destacamos muito é ao lidar com o fracasso. Acredito que sejamos o melhor lugar do mundo para falhar […], pois fracasso e invenção são gêmeos inseparáveis. Para inventar, é preciso experimentar, e se você sabe de antemão que alguma coisa vai dar certo, isso não é mais um experimento.”

Steve Anderson e Karen Anderson estudaram as cartas de Bezos para seus acionistas a fim de identificar quais fatores foram responsáveis pelo crescimento da Amazon. Foram extraídos 14 princípios nessas cartas e eles são explicitados por Steve e Karen Anderson na obra “As Cartas de Bezos”.

Para Bezos, é impossível inovar sem fracassar, logo, todos os funcionários são incentivados a testar novas ideias para melhorar o funcionamento da empresa e se a ideia não for para frente, todos têm a oportunidade de aprender com os erros.

Ou seja, para inovar é preciso transformar o erro em um “fracasso bem-sucedido”.

5. Preze pela transparência

“A chave para equilibrar liberdades individuais com diretrizes gerais é a transparência.”

Assim como a Netflix, o Google acredita que para criar um ambiente inovador é necessário dar liberdade para que os colaboradores consigam deixar a criatividade fluir. E, claro, para que isso fosse possível, o Google também implementou alguns princípios em sua cultura.

Lazlo Bock, antigo vice-presidente sênior de operações de pessoal do Google, explica em seu livro “Um Novo Jeito de Trabalhar” que para implementar um ambiente propício à inovação, dando liberdade aos funcionários, foi necessário refinar os processos de contratação da empresa.

Retendo apenas os melhores profissionais do mercado, o Google foi capaz de conceder aos funcionários uma autonomia criativa na qual 20% de seu tempo de trabalho é livre para desenvolver projetos pessoais.

O autor explicita ainda que para que esses projetos dêem certo é necessário otimizar o aprendizado dentro da empresa através de feedbacks contínuos. Sendo assim, no Google todos buscam maneiras de ensinar e orientar seus colegas a fim de gerar melhores resultados e melhores projetos voltados para a inovação.

Busque sempre a transformação!

É impossível crescer na zona de conforto. Então, não espere sua empresa entrar em crise para buscar soluções para melhorar o produto/serviço da sua empresa.

Dessa forma, estimule a criatividade de seus funcionários, abra espaço para discussões, estude o mercado e as preferências de seu público e surpreenda seus clientes com produtos inovadores.

A palavra de ordem é não se acomodar! Estude as estratégias que mais se aplicam a sua empresa e transforme o mercado!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.