Os exemplos de inovação organizacional são reconhecimentos às empresas que geraram impactos com os resultados de seus processos de mudança estrutural através da inovação.
Aplicar esse tipo de inovação implica em inovar tanto no ambiente interno quanto na relação com colaboradores, clientes e fornecedores.
Quer conhecer 8 exemplos de empresas que inovaram em diferentes perspectivas? Siga a leitura e saiba mais.
O que é inovação organizacional?
A inovação organizacional é uma transformação estrutural do modelo de negócio da companhia.
Para que uma empresa seja um dos exemplos de inovação organizacional, é preciso que esteja aberta para realizar transformações, assim as práticas inovadoras farão parte das raízes do negócio e da cultura da empresa.
Essa ação é realizada a fim de melhorar a eficiência e qualidade dos fluxos de trabalho, bem como os produtos e serviços ofertados pela companhia.
De acordo com Clayton Christensen, ex-professor da Harvard Bussiness School, é preciso que a empresa aposte em uma inovação disruptiva.
Ou seja, aquela inovação que visa criar um novo valor, ao invés de agregar valor ao que já existe. Todavia, inovar em uma organização também pode ser de forma incremental.
Leia mais: Inovação Incremental vs Inovação Disruptiva: Qual a diferença?
Exemplos de inovação
Para você entender na prática como é possível inovar nas empresas, vamos apresentar alguns exemplos de inovação de big players que implementaram o processo e se tornaram cases de sucesso.
Em resumo, estes são os principais exemplos de inovação organizacional conhecidos no mercado:
- Magazine Luiza;
- Energisa;
- Amazon;
- Salesforce;
- Samsung;
- McDonald’s;
- Cielo;
- Nubank.
Se você quer conhecer todos os detalhes dos principais exemplos de inovação, siga a leitura e se inspire nas iniciativas inovadoras dessas companhias.
Magazine Luiza (Magalu)
O Magazine Luiza (ou apenas Magalu) é uma empresa brasileira do varejo com uma proposta multicanal.
A Magalu nos traz um exemplo de ambidestria organizacional, ou seja, é uma organização que investe tanto em inovações de sustentação quanto em inovações de transformação.
Por exemplo, a empresa investiu em integrar seus centros de distribuição, expandir suas lojas e fez a aquisição de concorrentes – como as lojas Líder e Arno.
Todas essas ações visam sustentar, expandir e ganhar mercado com o seu negócio, trabalhando inovações no nicho ao qual ela faz parte – o seu core business.
Em simultâneo, a empresa (reconhecida por ser do setor de varejo) está sendo vista por diversas transformações, como quando iniciou o modelo de marketplace, passando a distribuir produtos de outros vendedores.
Além disso, também desenvolveu o MagaluAds, que permite que os vendedores façam anúncios na plataforma e sejam vistos nas primeiras posições da busca – essa inovação, além de trazer uma nova forma de gerar receita para a empresa, transforma a sua atuação principal.
Outro modelo de inovação de transformação proposto é o MagaluPay, uma carteira digital para pagamentos.
Com todas essas informações, podemos notar que a empresa balanceia seu portfólio de inovações, ao gerenciar diferentes tipos de inovação, “cuidando” de seu negócio atual, mas também experimentando novas formas de geração de valor.
Energisa
Um grande exemplo de inovação no Brasil é o Grupo Energisa, uma das referências no setor elétrico nacional.
A Energisa traz um grande exemplo do Retorno sob o Investimento (ROI) em inovação, um dos grandes pontos de análise das organizações no momento em que decidem desenvolver projetos de inovação.
Avaliar o ROI das iniciativas de inovação é um passo importante para a compreensão da efetividade de um programa de inovação, além do aprendizado gerado para a melhor alocação de recursos nos projetos que irão surgir.
Pelo ROI também se evidência o quão é fundamental a inovação incremental pode ser para o negócio, garantindo a competitividade e o desenvolvimento contínuo.
Para ilustrar como o investimento em inovação pode ser visto na prática, conversamos com o Alexandre de Castro, Gerente de Inovação do grupo Energisa, no Podcast AEVO Boost.
Alexandre destacou como a empresa alcançou um ROI 12 vezes maior do projetado em 2021; e 20 vezes superior em 2022, tudo isso a partir da implementação das iniciativas de inovação da companhia. Confira o episódio e o case no vídeo abaixo:
Amazon
A gigante do e-commere, fundada por Jeff Bezos, assumiu a inteligência artificial como a base de sustentação da sua estratégia inovadora de negócios. Nesse sentido, a empresa criou um sistema denominado “working backwards”.
O intuito foi estimular os funcionários a desenvolverem grandes ideias e elaborarem, para cada uma delas, um plano de comunicação e avaliação dos diferentes impactos nas áreas do negócio. Essa estrutura é similar ao Programa de Ideias, uma das soluções do nosso software AEVO
A partir dessa iniciativa, nasceu o Prime Now, serviço exclusivo para assinantes do Amazon Prime, e o AmazonSmile, e-commerce contendo os mesmos produtos e preços do site original, porém com um diferencial – 0,5% da receita é doada para instituições de caridade.
A Amazon não ficou apenas no campo das ideias, mas tornou viva a ideia de seus colaboradores.
Embora a Amazon seja mundialmente conhecida por suas atividades com o comércio eletrônico, ela também atua em outras frentes, como no supermercado de varejo, totalmente digital.
O Amazon Go, uma smart shop localizada atualmente somente nos Estados Unidos, não utiliza caixa eletrônico, tendo as operações registradas por um aplicativo.
Quando o cliente retira um produto da gôndola, este será adicionado em seu carrinho de compras e a cobrança é feita automaticamente quando ele sai da loja direito na sua conta da Amazon.
Salesforce
A Salesforce atua com software de Gerenciamento de Relacionamento com Clientes (CRM), facilitando a gestão e automatização de processos de empresas ao redor do mundo com soluções inteligentes.
Ainda que hoje já existam diversos softwares similares, desde 1999 quando foi fundada, a Salesforce continua inovando, e por isso é considerada umas das empresas mais disruptivas da sua área de atuação.
Além da função mais conhecida de CRM, o software da Salesforce também conta com chat para os colaboradores se comunicarem durante o expediente, automação de marketing para envio de mensagens aos clientes anunciando uma promoção ou enviando cupom de desconto no dia do aniversário.
Além disso, há uma plataforma de treinamento para colaboradores e diversas outras funcionalidades, indo além de uma estrutura comum de empresas de softwares focadas em atender um tipo de empresa ou apenas para uma finalidade, expandido seu mercado e market share.
Samsung
A Samsung é um dos exemplos de inovação organizacional mais conhecidos do mundo. A empresa, segundo o ex CEO Jong-Yong Yun, inovou a partir de uma terapia de choque criativa, ou seja, deixou de ser fabricante de equipamentos mais baratos e passou a fabricar produtos mais caros, aumentando a receita e o market share.
O passo seguinte foi abrir Centros de Design em várias partes do mundo para o desenvolvimento novos produtos.
Além disso, para que as novas ideias tivessem acesso direto, a alta administração inovou com um novo cargo C-Level – Chief Design Officer.
Para vencer os empecilhos da cultura sul-coreana, bastante tradicional e resistente à mudanças, ela criou no Centro de Design o treinamento para gerentes em liderança de inovação e mudanças estruturais.
Desse modo, os colaboradores no Centro de Design são estimulados a expressarem a sua opinião. Assim como podem contradizer os superiores, sem estarem violando nenhuma regra.
McDonald’s
Uma das maiores redes de fast-food do mundo, o McDonald’s, investiu no processo de inovação da empresa, que passa pela criação de cozinhas criadas para realização de testes e as “equipes de macarrão”.
Esses times são constituídos por colaboradores de todos os níveis hierárquicos, com liberdade para desenvolverem novas ideias e realizarem diversos testes como novos sanduíches ou um novo modo de preparo da carne.
Ainda que muitas empresas adotem modelos semelhantes, para uma empresa com mais tempo de mercado, a McDonalds quebra padrões com uma hierarquia horizontal.
Todos os colaboradores podem trocar ideias entre si e com a gestão sem nenhum constrangimento.
Segundo o ex-CEO Jim Skinner uma vantagem competitiva da empresa é justamente esse processo, pois as ideias fluem de todos os pontos na organização.
Cielo
A Cielo, empresa de serviços financeiros, é reconhecida pelo impacto da inovação no negócio. Hoje, suas máquinas de cartão já operam com mais de 1,5 milhão de clientes no país.
Uma das iniciativas inovadoras Cielo veio na máquina Cielo Liu.
Para ganhar destaque entre seus concorrentes, a Cielo criou um dispositivo que permite a consulta ao estoque e emissão de nota fiscal direto da máquina. Diferente dos aparelhos comuns, ela tem um processador, impressora e leitor de código de barras em um único lugar, além de exibir um relatório de vendas no final do dia.
Tudo isso para facilitar a rotina do vendedor e agilizar os processos, melhorando a relação com seus clientes oferendo uma solução inovadora.
Nubank
Criada inicialmente com o propósito de disruptar o mercado financeiro, eliminando as burocracias para aquisição de cartões de crédito, hoje a Nubank já possui conta digital, cartão de débito, possibilidade de uso de empréstimo e, até mesmo, um módulo de investimentos.
Todas essas funcionalidades são oferecidas por um aplicativo mobile, sem a necessidade de ir à agências físicas e passar horas em filas aguardando atendimento. Ela foge da estrutura padrão de uma empresa de serviços financeiros.
De acordo com o sócio Vitor Olivier, dentre as razões para a Nubank destacar-se no campo da inovação, quatro chamam mais a atenção: cultura de inovação, atendimento de qualidade, excelência e eficiência em todos os departamentos e valorizar não só as ideias, mas também a execução delas.
Conclusão
As empresas que são cases de sucesso em inovação alcançaram esse patamar porque tiveram visão estratégica e coragem para romper com as barreiras das estruturas engessadas.
As empresas citadas no artigo evidenciam que é possível inovar em diferentes ambientes empresariais, não apenas tecnologia e softwares. Por isso, o importante é que elas consigam ter um modelo de gestão da inovação sólido e conectado à estratégia do negócio.
Se você está buscando inovar na sua empresa, mas não sabe por onde começar, conheça o AEVO, um software completo para estruturar e gerenciar todas as suas iniciativas de inovação de maneira centralizada.
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