4 exemplos de projetos de inovação para você se inspirar

Para estar à frente dos concorrentes é preciso se atualizar. Uma boa forma de se manter inspirado nesse sentido é conhecer exemplos de projetos de inovação.

Inovar em seus projetos significa também ser criativo, e essa criatividade não vem apenas de identificar os problemas e as melhores soluções para eles, mas também de estar um passo à frente nas questões que não estão em evidência no momento. Uma boa forma de se manter inspirado nesse sentido é conhecer exemplos de projetos de inovação.

Em outras palavras, precisamos antecipar tendências e implementar novas formas de agir.

Estar adiante no cenário competitivo é essencial, afinal, os concorrentes estão sempre aparecendo com algo novo a oferecer e os clientes não têm medo de expressar suas demandas.

Portanto, como um negócio, seu objetivo é garantir sempre bons resultados e destaque no mercado, e os projetos de inovação cumprem o papel de facilitar o sucesso nessa área.

O que é um projeto de inovação?

Um projeto de inovação consiste no planejamento e execução de ideias transformadoras – aquelas que certamente vão fazer diferença em um negócio.

O desenvolvimento de projetos de inovação pode ser observado, por exemplo, na adoção de novas ferramentas, metodologias, serviços, meios de comunicação, etc. 

O objetivo dessas iniciativas é apostar em soluções não convencionais para resolver problemas e otimizar os processos organizacionais, trazendo assim impactos positivos nos resultados da empresa.

Eles permitem alcançar os objetivos da organização de maneira mais eficiente; no entanto, da mesma forma que projetos de inovação são caracterizados pela maior eficiência dos seus resultados, também envolvem maior risco. Isso se deve ao fato de que romper com padrões é apostar fichas importantes para a empresa.

Quando bem desenvolvidos, de acordo com os objetivos e parâmetros estabelecidos, os frutos colhidos compensam e muito! Há várias metodologias de avaliação de riscos em projetos de inovação que podem te ajudar a fazer o gerenciamento adequado, aproveitando as oportunidades e evitando os desafios..

Como desenvolver um projeto inovador

Defina a visão e os objetivos

Observe a visão, a missão e os valores fundamentais da sua empresa e, a partir disso, defina quais são os  seus objetivos e metas ao desenvolver um projeto de inovação. Descreva o que você quer alcançar como resultado e determine os detalhes importantes para elaborar seu projeto.

Envolva o time

A inovação resulta de discussões estruturadas em grupo, portanto é válido agendar tempo e adotar ferramentas que facilitem a comunicação na hora de gerar, desenvolver e revisar ideias ou elaborar o modelo de negócios.

Algumas tarefas, como pesquisa de insights e entrevistas, podem ser feitas individualmente, mas as ideias se multiplicam quando a equipe está reunida para sintetizar e discutir as descobertas de cada um.

Elabore um planejamento

Desenvolva um plano e cronograma para seu projeto de inovação e faça seu gerenciamento, afinal, a inovação deve ser um processo estruturado e repetível.

Isso significa que você deve fornecer objetivos, ferramentas, instruções claras e estabelecer parâmetros. As etapas sequenciais de desenvolvimento de insights, geração de ideias, elaboração de ideias e experimentos podem ser gerenciadas usando uma variedade de ferramentas.

Teste as hipóteses

O time deve estabelecer um ciclo de testes com prazos e procedimentos executados atentamente para avaliar as premissas que têm mais destaque e lançar hipóteses que irão validar ou não essas premissas.

Algumas das formas eficientes e de baixo custo de realizar isso é através de ferramentas como o MVP e a pesquisa de mercado.

Decida o futuro do seu projeto

O acompanhamento das ideias através de testes e análise dos indicadores de inovação irá demonstrar ou não os resultados do projeto.

A partir da resposta obtida, a empresa pode decidir se a iniciativa vai ser continuada, abandonada ou sofrer alterações, continuando a monitorar os resultados em ciclos de testes regulares e fazendo correções sempre que a necessidade for identificada.

4 exemplos de projetos de inovação para se inspirar

Amazon

A Amazon começou como um e-commerce em um dos setores mais competitivos do mercado: a venda em varejo. Hoje, além de ser uma gigante no ramo, é um dos grandes exemplos no gerenciamento de projetos de inovação.

A empresa detém uma central exclusiva para receber ideias de seus colaboradores e faz investimentos contínuos em produtos tecnológicos e disruptivos, com foco em inteligência artificial e computação na nuvem.

Apple

A Apple dispensa apresentações. A empresa é uma das pioneiras e mais bem sucedidas no desenvolvimento de projetos de inovação, não é à toa que recebe tanta admiração de aficionados por tecnologia e comunicação.

Ela revolucionou o mercado de eletrônicos diversas vezes com produtos disruptivos. O Ipad, o Ipod e o Iphone, por exemplo, são só alguns dos mais conhecidos frutos da criatividade e ousadia que a empresa usa na hora de entregar soluções aos seus clientes.

QuintoAndar

A QuintoAndar é um projeto de inovação que trouxe praticidade ao burocrático ramo imobiliário, resolvendo diversos problemas do seu público-alvo ao aproximar as partes e cuidar do seu relacionamento.

A startup brasileira digitalizou os processos que envolvem a compra, venda e especialmente o aluguel de imóveis. Desde o cadastro de um imóvel até a assinatura do contrato, tudo é feito de forma online.

A proposta desse projeto inovador é agilizar e simplificar a vida de inquilinos e locatários, que encontram uma enorme variedade de imóveis com base no seu gosto e bolso.

Hotmart

Outra empresa brasileira que recebe destaque com seu projeto inovador é a Hotmart. Ela começou como uma startup com o propósito de facilitar que as pessoas vendessem cursos através da internet e atualmente é uma das maiores plataformas do mundo na venda de infoprodutos online, permitindo que os usuários distribuam seus produtos digitais para quem quiser adquiri-los.

Dentre os conteúdos que podem ser vendidos, destacam-se: eBooks, vídeo aulas, scripts, softwares, entre outros.

A plataforma também foi uma das primeiras a usar o sistema de afiliados, onde qualquer pessoa pode receber uma comissão para vender os produtos, gerando uma receita para si mesma e ajudando os criadores de conteúdo.

Como a AEVO te ajuda a ter projetos inovadores

O software AEVO Innovate é, por si só, uma tecnologia disruptiva e que tem o objetivo de facilitar tanto na elaboração como no gerenciamento de projetos de inovação.

Ideal para a comunicação entre o time e a troca de feedbacks acerca de inovações, a plataforma disponibiliza também diversas ferramentas essenciais que possibilitam reunir ideias e colocá-las em prática.

Um exemplo disso é o módulo de inovação aberta, onde você pode encontrar projetos de inovação realizados por outras organizações, assim como a central de startups, que te conecta com o ecossistema de inovação e facilita o networking com outras empresas inovadoras.

O ambiente virtual do AEVO Innovate permite que os colaboradores trabalhem em conjunto e conduzam projetos sem precisar se reunir presencialmente para isso, ganhando eficiência e economizando o tempo de todos os envolvidos.

Conclusão

Então, esses exemplos de projetos de inovação te gerarão insigths? Investir em inovação na hora de colocar um projeto em prática é romper com as estratégias habituais e usar ideias e abordagens diferenciadas para criar soluções.

Projetos de inovação podem ser a chave para alavancar os resultados de uma organização, e quanto melhores forem as práticas de gerenciamento, maiores serão as chances de que o empreendimento seja bem-sucedido

Como já discutimos, ferramentas para gerenciar esse projeto são fundamentais, e aceleram muito os resultados. Solicite uma demonstração gratuita para saber o que mais o AEVO Innovate pode fazer pela inovação da sua empresa!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.