6 exemplos de transformação digital nas empresas

exemplos-de-transformação-digital

O avanço constante nas ferramentas de comunicação, gerenciamento e inteligência, entre muitas outras, faz novos exemplos de transformação digital surgirem num ritmo impressionante.

São empresas que se reinventam, utilizando a tecnologia para dar saltos competitivos e se posicionar enquanto referências nos mercados em que atuam.

Nesse artigo você pode conferir 6 destes exemplos de transformação digital, com lições aprendidas por companhias que provaram, na prática, os bons resultados que essa mudança é capaz de gerar.


O que é Transformação Digital

Visando reorganizar a empresa e utilizar as novas tecnologias como pilares para adotar práticas avançadas de negócios, comunicação e desenvolvimento, a Transformação Digital prepara a organização para que ela possa identificar e utilizar as oportunidades ao seu redor.

Como veremos nos exemplos de transformação digital a seguir, ela pode utilizar ferramentas internas, com tecnologias sendo desenvolvidas para resolver problemas específicos da companhia; ou externas, tomando a seu favor inovações produzidas em outros contextos.


Por que investir em transformação digital

Apenas nos serviços de Computação em Nuvem, uma das muitas áreas em evolução contínua, espera-se um investimento internacional de U$ 370 bilhões até 2022.

Diversas pesquisas no campo mostram que o Brasil está entre os países com maior potencial na área, e muitas de nossas empresas ocupam a posição ideal para se tornar exemplos de transformação digital.

Apesar do cenário favorável, 82% dos líderes empresariais brasileiros entrevistados em uma pesquisa global da Dell Technologies acreditam que a transformação digital ainda precisa se espalhar mais pela sua organização.

Pensando em como a globalização já atingiu quase todos os mercados, é importante que as empresas nacionais reforcem seus investimentos no setor, evitando que fortes competidores, como Índia, México e Tailândia, assumam a dianteira.


Exemplos de transformação digital


Magazine Luiza

exemplos-de-transformacao-digital-magalu

Figurando como um dos exemplos de transformação digital mais famosos no Brasil, a Magazine Luiza iniciou uma reformulação profunda a partir de 2014, com a criação do Luizalabs, estrutura planejada para impulsionar a inovação tecnológica no interior da empresa.

Entre as principais iniciativas, a adoção de um modelo omnichannel, com investimento pesado no e-commerce e na relação com os clientes, tem lugar de destaque. As vendas da empresa, que passou a ser conhecida como Magalu, aumentaram 241% no digital e 51% nas lojas presenciais, em apenas 4 anos.

Outras criações do Luizalabs são o Bob, aplicação de Big Data que faz as recomendações de produtos personalizados aos visitantes do site, e o Magazine Você, plataforma onde qualquer pessoa pode vender seus produtos utilizando a logística virtual do grupo.


Vigilantes do Peso/WW

exemplos-de-transformacao-digital-ww

A marca com mais 50 anos de mercado decidiu, no final de 2018, apresentar ao mundo mais do que uma nova identidade e modo de se conectar ao público. Historicamente focada na perda de peso, a agora WW surgiu com uma nova missão, visando o bem-estar de uma forma mais ampla.

Esse é um dos exemplos de transformação digital mais interessantes, pois nos primeiros meses a empresa enfrentou uma espécie de crise, quando seus clientes fiéis passaram a não se identificar com a nova proposta.

Passado o susto inicial, a companhia se estabeleceu novamente, e viu o primeiro trimestre de 2020 fechar com aumento de 9% na base de clientes e 11% na receita.

O modelo de negócios, antes completamente dependente de encontros presenciais, agora é baseado no virtual, e tem como carro chefe o aplicativo myWW, que usa o Big Data para oferecer programas alimentares exclusivos a cada usuário, e já responde por 80% dos clientes ligados à companhia.


Banco Inter

exemplos-de-transformacao-digital-inter

As fintechs, empresas que utilizam recursos virtuais para facilitar transações financeiras, estão entre os mais bem sucedidos exemplos de transformação digital. O então Banco Intermedium, fundado em 1994, lançou em 2014 uma ContaDigital, largando na frente em um mercado que ainda dava seus primeiros passos.

Os resultados foram impressionantes – crescimento de 8x no número de correntistas, 29x no de transações e 83,6% nos lucros, entre 2016 e 2017. Isso levou a empresa a reformular sua marca e se tornar o Banco Inter em 2017, voltando as operações com força total para as contas online.

Desde então, o crescimento é consistente e indiscutível. O Banco Inter abriu suas ações na B3 em 2018, valendo cerca de R$ 1,9 bilhão, e apenas 15 meses depois alcançou um valor de R$ 8,5 bilhões.


GE

exemplos-de-transformacao-digital-ge

Uma das companhias mais tradicionais em todo o planeta, a General Eletrics se tornou um exemplo de transformação digital aplicada ao processos de fabricação. A GE passou utilizar um sistema de Impressão 3D para construir nada menos do que peças para turbinas de avião.

A mudança permitiu que as turbinas, antes compostas por 855 peças, tenham apenas 12 – quatro delas impressas. Os novos materiais impactam diretamente o mercado, com uma redução no peso que diminui o consumo de combustível pelas aeronaves.

Custos de transporte e estocagem também foram reduzidos, já que as impressoras podem construir peças em pouco tempo e no local onde serão montadas. A GE está tão comprometida que investiu, em 2016, U$ 1 bilhão para aprimorar a tecnologia de impressão 3D.


Tesla

exemplos-de-transformacao-digital-tesla

Nome que surge em quase todas as conversas sobre inovação, a Tesla enfrentou e venceu competidores antigos e poderosos, tornando-se em 2019 a montadora mais valiosa nos EUA ao bater o valor de mercado da General Motors.

Utilizando sistemas de computação avançados, carros – e até caminhões – da Tesla podem identificar e desviar de obstáculos ao seu redor, bem como identificar e responder aos códigos nas placas de trânsito ou sinalizações horizontais.

Entre os muitos confortos oferecidos aos seus clientes, podemos destacar a tecnologia “Summon”, que permite retirar o carro da vaga onde foi estacionado apenas apertando um botão na chave ou em um aplicativo de celular.


Google

exemplos-de-transformacao-digital-google

Talvez a empresa mais digital do mundo, o Google não se limitou às inovações iniciais, e ano após ano surpreende com novas funções para suas ferramentas principais ou o lançamento de produtos fora da curva, dominando quase todos os mercados onde pisa.

Seu produto central, o Google Ads, é um exemplo de transformação digital em estado de arte. O programa evoluiu com o tempo, e hoje funciona através de lances inteligentes baseados numa combinação de Big Data e Inteligência Artificial.

O algoritmo de lances inteligentes evolui de forma quase autônoma, operando uma base com bilhões de usuários e milhões de anunciantes para otimizar o valor investido pelos anunciantes.

De forma resumida, o Google é capaz de apontar qual o melhor horário, local e estratégia para um anunciante apresentar suas ofertas, e ainda conta com um modelo de cobrança adaptável onde cada clique possui valor único.


Conclusão

Para converter a sua empresa em um exemplo de transformação digital, não é preciso jogar tudo fora e começar do zero.

Nos cases acima, vimos que o processo costuma surgir como uma espécie de startup no interior da companhia, por meio de iniciativas que evoluem para se tornar o negócio principal.

Essa evolução conta com centenas de micro-inovações, responsáveis por impulsionar a ideia central. A conta digital do Banco Inter, por exemplo, já não é a mesma que surpreendeu o mercado há 6 anos.

Para lidar com as pequenas e grandes mudanças, a sua organização pode utilizar o software de inovação AEVO como um ponto central, para onde as ideias convergem, interagem e se transformam em empreendimentos com potencial transformador.

Aliado ao Programa de Ideias, que tem base nos resultados obtidos por exemplos de transformação digital em todo o mundo e no sucesso alcançado por nossos próprios parceiros, o software AEVO oferece uma estrutura única para a capacitação de talentos; captação, avaliação e feedback de ideias; além do desenvolvimento e implementação de projetos, que levarão sua empresa ao nível de excelência em inovação digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *