4 ferramentas de feedback que você precisa conhecer

Existem algumas ferramentas de feedback, e elas podem ser aplicadas de diversas formas na empresa, sempre visando a melhoria. O seu objetivo é facilitar a troca de informações e a implementação das mudanças que se mostram necessárias.

A chave de todo relacionamento que está em constante evolução e amadurecimento é a comunicação, e quando se trata das relações internas em uma empresa isso não é diferente. Nesse sentido o feedback se tornou um meio indispensável, e há ferramentas que podem te auxiliar no gerenciamento destas relações.

Abrir espaço para que os membros da organização exponham sua perspectiva sobre as pessoas com quem dividem o ambiente de trabalho possibilita uma compreensão mais nítida sobre o que deve ser melhorado para alcançar os objetivos do negócio.

Sendo assim, adotar ferramentas de feedback para transformá-lo numa prática eficiente se faz essencial em qualquer uma empresa que deseja se manter em constante crescimento.

O que são ferramentas de feedback?

Existem algumas ferramentas de feedback, e elas podem ser aplicadas de diversas formas na empresa, sempre visando a melhoria. O seu objetivo é facilitar a troca de informações e a implementação das mudanças que se mostram necessárias.

O feedback é sinônimo de retorno, avaliação ou opinião, portanto, consiste na coleta de pontos de vista dos próprios membros sobre vários aspectos da empresa, como atividades, comportamento de outros colaboradores ou a postura da liderança, por exemplo.

Dependendo do tipo de retorno que se deseja obter dentro do ambiente de trabalho, diferentes métodos podem ser aplicados na coleta dessas informações, sejam elas positivas, negativas, construtivas ou pessoais.

Não se deve subestimar o papel do feedback entre os membros de uma equipe, afinal, os funcionários podem contar com esse mecanismo para saber se seu desempenho está alinhado com a visão da organização e se estão atendendo às expectativas.

Saber como eles são vistos pelos olhos de seus colegas irá transformar sua percepção de si e, dessa forma, poderão focar em aprimorar seus pontos fortes e superar os fracos.

Por que o feedback é importante?

O feedback efetivo, seja ele positivo ou negativo, é de grande utilidade para uma organização, afinal as informações contidas nessas avaliações são valiosas para a tomada de decisões importantes.

As empresas que têm a melhor performance atingem esse patamar por sempre buscarem maneiras de se aperfeiçoarem.

Isso significa que a melhoria contínua deve ser tida como um lema para as organizações de sucesso. O foco no feedback é um dos caminhos para garantir essas melhorias em toda a organização.

É bom lembrar também que as empresas de alto desempenho não são apenas boas em aceitar feedback, elas deliberadamente solicitam as avaliações. Uma boa prática de feedback é beneficial para todos: para quem fornece, para quem recebe e para a organização como um todo.

Entre as diversas razões que evidenciam a importância do feedback, ele irá:

  • Indicar o caminho certo a ser seguido;
  • Ajudar seu time a evitar erros de maior impacto;
  • Promover honestidade e confiança;
  • Motivar as pessoas (se for construtivo);
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Proporcionar crescimento dos negócios;
  • Impulsionar a conclusão de projetos no prazo.

4 ferramentas de feedback para colocar em prática

Avaliação de desempenho

Entre as estratégias utilizadas na gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é útil para o RH mensurar a produtividade, eficiência e identificar talentos entre os colaboradores, equipes e setores específicos de uma organização.

O que dita sua aplicação são as necessidades do negócio, portanto é uma prática que pode ser realizada de forma periódica.

Nas tomadas de decisão, essa ferramenta de feedback também irá ajudar os profissionais do RH a darem passos mais precisos no que se refere ao planejamento relativo ao capital humano da empresa.

A razão disso é que as informações obtidas com a metodologia irão indicar se o colaborador está rendendo menos, mais ou exatamente o esperado.

Nesse processo, hard e soft skills de cada colaborador avaliado passam por análise cuidadosa e, a partir desse estudo, as medidas adequadas para cada caso serão elaboradas, o que pode significar promoções, treinamentos ou até mesmo desligamentos.

Feedback 360

O feedback 360 é um método de pesquisa devolutiva que se diferencia do tradicional por se tratar da coleta anônima de feedback dos colaboradores sobre companheiros de empresa, sejam colegas, subordinados diretos ou líderes.

Dessa forma, o membro da equipe irá receber opiniões abrangentes sobre seus comportamentos e ações sob diversas perspectivas e compreender seu impacto na equipe.

O feedback 360 é uma ferramenta de feedback ideal para conseguir uma profundidade maior na hora de fazer pesquisa com os colaboradores.

Os questionários de feedback 360 possibilitam que os funcionários deem um retorno honesto, garantido pela confidencialidade, sobre os pontos fracos e fortes de uma pessoa, incluindo também perguntas abertas para que possam fornecer informação adicional.

Feedback Canvas

O feedback canvas é uma técnica que se distancia das avaliações de desempenho individual por ter uma proposta voltada para o contexto coletivo.

Nesse modelo, a avaliação consiste em reunir o time no mesmo ambiente para obter devolutivas honestas em conjunto.

Tirando o foco do nível do indivíduo, essa ferramenta ressalta a importância da performance de todo o time nos resultados.

Para executar esse modelo não importa o tipo ou tamanho da empresa, afinal, o grande objetivo é criar um ambiente onde todos os colaboradores se sintam confortáveis ao mostrar seus pontos de vista sobre os outros e receber a visão dos demais sobre si.

Para colocar o feedback Canvas em prática, utiliza-se um quadro elaborado pelo seu desenvolvedor, Matheus Haddad.

O quadro é dividido nas seções de competências, atividades, pontos positivos, negativos e as ações de melhoria – os pontos determinantes para se obter as informações necessárias.

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Fonte: Medium.

Como é necessário a participação de todos, os líderes das equipes precisam definir datas para colocar esse método em prática.

Depois, também serão determinados os prazos para que as melhorias apontadas sejam realizadas, além de refazer a análise e comparar os resultados.

Feedforward

A prática do Feedforward se diferencia das demais ferramentas de feedback por focar em ações futuras, em vez de passadas. Para ser mais exato, o Feedforward é o exercício inverso do feedback.

Ele substitui as informações positivas ou negativas sobre o desempenho atual por soluções orientadas para o futuro.

Ao fornecer insights úteis para os líderes, esse método ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo – no curto, médio ou longo prazo. Ao mesmo tempo, também ajuda os funcionários a superarem as barreiras que impactam negativamente sua produtividade e desempenho.

Em um cenário de atendimento ao cliente, por exemplo, em vez de o colaborador saber em que pontos falhou, poderá receber sugestões e incentivos sobre como lidar com reclamações de forma mais profissional nas próximas ocasiões.

Conclusão

O feedback é uma prática essencial para toda empresa por possibilitar o crescimento através de melhorias constantes, que, por sua vez, são feitas a partir da perspectiva de todos sobre o desempenho e ações dos avaliados. E, como ficou claro, algumas ferramentas de feedback te auxiliarão para ter um processo contínuo.

Várias metodologias podem ser aplicadas para avaliar o desempenho e obter esse retorno que ajudará no aprimoramento da organização. A empresa pode, inclusive, adotar a tecnologia para estimular e coletar os feedbacks.

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