Quais as formas de inovar? Estratégia e práticas

Em meio a várias estratégias e formas de inovar nas empresas, é crucial reconhecer a necessidade de implementar uma abordagem que impulsione os resultados da organização e gerem valor para o negócio. A diversidade de métodos, seja em programas de inovação interna ou inovação aberta, oferece um vasto leque de oportunidades para estimular a criatividade e inovação.

Para explorar todo o potencial inovador nas empresas, é preciso que líderes e profissionais conheçam as diferentes formas de inovar.

Diante da constante evolução do mercado, as empresas são impulsionadas a buscar incessantemente novos caminhos para se destacar, crescer e se reinventar.

A inovação, nesse cenário, se tornou o pilar fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de organizações em todos os setores.

Empresas inovadoras tem mais chances de crescer com agilidade, aproveitando as oportunidades em seu caminho, e também se adaptam mais rapidamente aos obstáculos que possam aparecer.

Ao invés de aguardar uma ideia brilhante, os processos de inovação oferecem uma base segura onde a criatividade pode se manifestar em distintas formas de inovar.

Conheça as várias formas de inovar nas organizações para crescer de modo consistente e sustentável ao longo do tempo. Saiba mais.

Importância da inovação

A inovação é um elemento vital para qualquer organização que deseja ser competitiva.

Não se trata apenas de um diferencial, mas sim de um fator determinante para o crescimento, a eficiência e a relevância contínua de uma empresa.

Ela abrange um espectro amplo que vai além da criação de novos produtos ou serviços inovadores.

Existem formas de inovar que envolvem a reinvenção de processos existentes, a adoção de novos modelos de negócios e a implementação de estratégias criativas para agregar valor ao negócio.

Desde pequenas melhorias incrementais até mudanças que reformulam todo um mercado, a capacidade de inovar permite que as empresas se adaptem rapidamente às ações dos competidores, avanços tecnológicos e necessidades dos clientes.

Essa adaptabilidade é essencial para se destacar em um ambiente competitivo, mantendo-se relevante em face das constantes mudanças.

Além disso, a inovação tem valor por não ser apenas um processo isolado.

Quando as organizações incorporam a cultura da inovação em seu DNA, num movimento contínuo que permeia todas as áreas de uma empresa, elas se posicionam para atingir níveis superiores de eficiência, produtividade e liderança.

Saiba mais:
Eficiência operacional: o que é, como calcular e importância

Transformação Digital: o que é, qual o objetivo e exemplos

Quais as formas de inovar nas empresas?

Conheça sete formas de inovar, suas vantagens, e as dicas para implementar cada uma no seu negócio.

1 – Programa de intraempreendedorismo

O programa de intraempreendedorismo é uma abordagem estratégica adotada pelas organizações para cultivar e incentivar a inovação a partir de dentro da empresa.

Ele envolve a criação de um ambiente que encoraja os colaboradores a desenvolverem ideias inovadoras e a transformá-las em projetos concretos que agreguem valor ao negócio.

Vantagens

  • Ao cultivar ideias e iniciativas dos colaboradores, as empresas podem descobrir novas oportunidades de negócios ou melhorias nos processos existentes;
  • Oferece aos funcionários a oportunidade de contribuir de maneira significativa para a empresa, aumentando o engajamento e a satisfação no trabalho;
  • Ideias podem ser implementadas mais rapidamente, pois surgem de pessoas que estão diretamente envolvidas nos processos do dia a dia.

Desafios

  • Nem todos os colaboradores podem estar abertos a novas ideias ou processos, o que pode resultar em resistência à implementação de ideias inovadoras;
  • As ideias podem ser inviáveis se a empresa não contar com os recursos suficientes para uma implementação de sucesso.

Para explorar essa forma de inovar, você pode usar uma ferramenta como o Canvas do Intraempreendedorismo da AEVO.

Ele oferece uma estrutura sólida para as empresas desenvolverem programas internos, incentivando o surgimento e a implementação de ideias promissoras entre seus colaboradores.

canvas-intraempreendedorismo

O Canvas se apoia em três pilares essenciais:

Estratégia: definir como as ideias geradas podem gerar valor para o negócio, estabelece métricas de sucesso e identifica os desafios a serem superados.

Engajamento e mudança: envolve a conscientização sobre a importância da inovação, promovendo a adoção de atitudes e competências inovadoras.

Capacidade de execução: garantir que as ideias geradas possam ser implementadas de maneira eficaz, transformando-se em resultados tangíveis para a organização.

2 – Programa de inovação aberta

As formas de inovar não se restringem aos recursos da empresa, e o programa de inovação aberta é uma estratégia onde as organizações buscam ativamente por soluções externas.

Startups, universidades, órgãos governamentais, grandes empresas e outras entidades inovadoras podem gerar ideias, compartilhar conhecimento e trabalhar em projetos de modo conjunto.

Vantagens

  • Permite que as empresas explorem ideias externas e tenham acesso a tecnologias inovadoras que podem não estar disponíveis internamente;
  • Proporciona oportunidades para parcerias estratégicas com startups, universidades e outras empresas que tenham soluções complementares ou disruptivas;
  • A diversidade de perspectivas e ideias provenientes de fontes externas também pode impulsionar a criatividade e a inovação dentro da empresa.

Desafios

  • Mesmo com suas vantagens, a colaboração externa pode ser desafiadora devido à integração de culturas e processos diferentes.
  • É preciso encontrar o parceiro mais aderente a gerar a solução necessária, para que haja resultados satisfatórios.

A solução de Inovação Aberta da AEVO conta com um ambiente onde as empresas podem superar esses desafios e encontrar parceiros estratégicos entre as mais de 15 mil empresas, startups e instituições cadastradas.

Ele proporciona maior facilidade para realizar o scouting e screening, encontrando parceiros qualificados para desenvolver projetos de inovação.

Além disso, também é possível criar desafios e receber inscrições com propostas personalizadas para a sua necessidade.

A AEVO é uma One-Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, uma solução completa e integrada para gerenciar todas as iniciativas de inovação de uma empresa – programa de intraempreendedorismo, programa de ideias, inovação aberta e gestão de projetos de inovação.

E também conta com uma consultoria de inovação que desenvolve projetos e soluções personalizadas as demandas e dores das empresas.

3 – Programa de Ideias

Um programa de ideias é uma iniciativa que visa captar propostas e sugestões de inovação de todos os colaboradores de uma empresa.

Ele oferece um espaço estruturado para a submissão, avaliação e implementação de ideias, incentivando a participação ativa dos funcionários no processo de inovação.

Um exemplo prático dessa forma de inovar é o programa implementado pela Nestlé, em colaboração com a AEVO.

O Programa de Ideias permitiu à Nestlé gerenciar os funis de inovação de forma mais eficiente, acelerando o processo de seleção e implementação das mais de 1700 propostas.

A Nestlé passou a gerenciar seu Programa de Ideias em uma única plataforma, integrada e automatizada, abandonando o uso de planilhas e simplificando processos.

Segundo Roberto Boiani, gestor de transformação digital, essa mudança otimizou significativamente a gestão de ideias na empresa.

Vantagens

  • Estimula a participação de todos os funcionários, independentemente do cargo, aumentando o senso de pertencimento e colaboração;
  • Proporciona um fluxo constante de novas ideias que podem impulsionar a inovação e a melhoria contínua nos processos;
  • Permite identificar possíveis melhorias nos processos existentes ou até mesmo novos produtos e serviços.

Desafio

  • A seleção e implementação das ideias podem exigir recursos significativos, e nem todas as propostas podem ser viáveis ou alinhadas com a estratégia da empresa.

4 –  Ambidestria organizacional

A ambidestria organizacional é a capacidade de uma empresa manter e gerenciar de forma eficaz tanto as operações atuais quanto a busca por inovação e novas oportunidades.

Empresas como Google, Intel e Adobe são conhecidas por essa forma de inovar. Enquanto mantém seus produtos centrais altamente lucrativos e eficientes, elas investem em novos projetos para reforçar ou expandir suas posições de liderança.

Vantagens

  • Permite às empresas explorar novas oportunidades enquanto mantêm as operações existentes, garantindo estabilidade;
  • Ajuda na adaptação a mudanças e incertezas no mercado, permitindo a exploração de novos mercados ou tecnologias sem comprometer as atividades já estabelecidas.

Desafios

  • Gerenciar recursos e prioridades entre a inovação e a operação cotidiana pode ser desafiador;
  • Pode exigir uma mudança cultural significativa para equilibrar a busca pela inovação e a eficiência operacional.

5 – Projetos de inovação

Um projeto de inovação é um processo de planejamento, execução e a gestão das iniciativas de inovação de um negócio. Eles dão origem a novos (ou melhorados) produtos, serviços, processos, ferramentas, modelos de negócio, etc.

Os projetos de inovação podem ser pontuais ou ocorrer de maneira contínua, em um modelo de gestão da inovação corporativa.

Um bom exemplo é o case do desafio do plástico da Corona Parley, que nasceu a partir de um projeto de inovação aberta.

A Cervejaria Ambev, por exemplo, estabeleceu um desafio através da marca Corona, visando reduzir drasticamente o uso de plástico em suas operações e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Com a proposta de encontrar soluções que pudessem auxiliar a companhia a eliminar o plástico de suas embalagens e processos, a empresa abriu o desafio para startups e empreendedores.

Usando a solução da AEVO, mais de 450 propostas foram avaliadas.

As soluções escolhidas têm o potencial de retirar até 230 mil toneladas de plástico dos oceanos e praias. Essa iniciativa não apenas impulsionou a sustentabilidade dos negócios da Corona, mas também trouxe benefícios financeiros ao reduzir os custos operacionais da marca.

Imagens do pitch day, onde os parceiros apresentaram as soluções para o desafio Corona Parley.

Vantagens

  • Projetos de inovação têm metas específicas, o que facilita o acompanhamento e avaliação de seu sucesso;
  • Estruturar a inovação em forma de projetos permite que a empresa ajuste-o periodicamente, conforme necessário para alcançar os resultados desejados.

Desafios

  • Empresas que estão começando a inovar podem encontrar alguns obstáculos de orçamento para viabilizar certos projetos;
  • É importante que a organização não foque em um único projeto, encontrando maneiras de dar continuidade aos seus esforços de inovação.

6 – Gestão da inovação

A gestão da inovação é um processo contínuo que se concentra em promover a cultura da inovação de maneira permanente em uma empresa.

Ela envolve a criação de estruturas, processos e políticas que estimulam a geração e a implementação de novas ideias.

Um exemplo disso é a mudança adotada pela Belgo Bekaert.

Explorando diversos recursos, como a gamificação do processo de inovação com os colaboradores, por meio da plataforma de inovação da AEVO, a fabricante organizou uma estrutura sólida com 26 comitês de inovação e mais de 200 iniciativas implantadas, dando retorno em menos de 6 meses.

Vantagens

  • Uma abordagem sistemática para a inovação ajuda as empresas a se manterem competitivas no longo prazo;
  • Promove um ambiente de trabalho que incentiva os colaboradores a contribuir com ideias criativas, resultando em soluções mais diversificadas e eficazes para os desafios organizacionais.

Desafios

  • Embora a gestão da inovação seja essencial, pode ser desafiador implementá-la totalmente em algumas organizações.
  • A resistência à mudança ou a falta de recursos dedicados à inovação podem dificultar a execução contínua de processos inovadores.

7 – Corporate Venture Capital

O Corporate Venture Capital (CVC) refere-se ao investimento direto de grandes empresas em startups ou empresas emergentes em estágio inicial, geralmente com o objetivo de impulsionar a inovação, acessar novas tecnologias e alcançar oportunidades de crescimento.

É uma forma de inovar que passa pela parceria estratégica entre grandes corporações e empreendedores, permitindo que as empresas estabelecidas explorem novas ideias e mercados.

A Intel Capital é um exemplo notável de CVC. Ela tem uma extensa carteira de investimentos em startups de tecnologia, oferecendo recursos financeiros e conhecimento do setor para empresas emergentes.

Isso permitiu que a Intel Capital obtivesse acesso a novas tecnologias e inovações, complementando suas próprias operações e produtos.

Vantagens

  • O CVC oferece a oportunidade de acessar inovações disruptivas desenvolvidas por startups;
  • Essa parceria também proporciona o acesso aos talentos inovadores das organizações iniciantes.

Desafios

  • O principal desafio dessa forma de inovar costuma ser a gestão de expectativas e objetivos entre a startup e a investidora;
  • Divergências na cultura organizacional e nas estratégias de negócios também podem dificultar a integração entre as duas partes.

Como balancear os esforços de inovação?

Equilibrar os esforços de inovação pode ser um desafio para as organizações, especialmente quando se trata de alocar recursos e atenção para diferentes iniciativas.

Abordagens como o método 80/20, também conhecido como Princípio de Pareto, podem otimizar os esforços nessa área e ajudar a investir de forma estratégica.

O princípio sugere que, em muitos casos, 80% dos resultados vêm de apenas 20% dos esforços.

O Google, por exemplo, adota um princípio similar para direcionar seus recursos de inovação, focando intensamente nas iniciativas que têm maior probabilidade de gerar resultados significativos.

Quanto o Google investe em inovação incremental

O método da Google ajuda a encontrar um equilíbrio entre a exploração de novas ideias e a manutenção das iniciativas existentes que demonstraram ser as mais promissoras.

Ele permite que as empresas dediquem a maior parte de seus recursos às soluções mais impactantes, enquanto ainda reservam espaço para a experimentação contínua.

Conclusão

Em meio a várias estratégias e formas de inovar nas empresas, é crucial reconhecer a necessidade de implementar uma abordagem que impulsione os resultados da organização e gerem valor para o negócio. A diversidade de métodos, seja em programas de inovação interna ou inovação aberta, oferece um vasto leque de oportunidades para estimular a criatividade e inovação.

Independentemente da forma de inovação escolhida, contar com uma solução completa para gestão da inovação, como o AEVO, é essencial para garantir o sucesso das estratégias de inovação.

A solução oferece um ambiente que facilita a colaboração, promove a agilidade e ajuda a transformar ideias inovadoras em resultados tangíveis.

Fale com um dos nossos especialistas para descobrir quais formas de inovar podem levar os melhores resultados para a sua empresa!

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.