Gestão à vista: o que é e como aplicar na sua empresa

gestão à vista

Deixar tudo às claras é uma estratégia que está se tornando comum nas empresas, a fim de garantir a transparência e qualificar a relação com os colaboradores.

Trata-se da gestão à vista, e se você quer saber o que é e como aplicar na sua empresa, continue lendo este artigo e entenda tudo a seu respeito.


O que é a gestão à vista?

Gestão à vista é um modelo de gerenciamento que, cada vez mais, se populariza entre empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Consiste em deixar à vista a forma como o negócio é administrado, principalmente, para os colaboradores.

Para tanto, é possível usar diferentes ferramentas, tanto online quanto off-line. O objetivo é promover a transparência no que tange a gestão empresarial. Com isso, os colaboradores podem acompanhar o que acontece e se sentirem parte importante.


A importância da gestão à vista

Nos últimos anos, a palavra transparência se tornou bastante comum em relação à maneira como os órgãos do governo atuam. Assim, foram criados mecanismos que permitem à população acompanhar as suas decisões.

De modo similar, os empresários percebem que está na hora de deixar mais às claras o jeito que as empresas são gerenciadas.

Essa transparência empresarial é a chamada gestão à vista e sua importância é justamente a de aproximar os empregados da administração.


Benefícios da gestão à vista

Essa medida oferece uma série de benefícios, tanto para os gestores quando para os colaboradores, veja alguns deles a seguir:


Visão do negócio em sua totalidade

Uma das principais vantagens da gestão à vista é que os colaboradores conseguem compreender melhor o ambiente no qual trabalham. Isso permite uma visão mais ampla da empresa, além de entenderem a sua importância dentro dela.

Esse conhecimento faz com que eles não se sintam mais empregados trabalhando de forma individual, mas sim, parte de um único mecanismo.


Velocidade e assertividade nas tomadas de decisão

Com a direção e os colaboradores trabalhando em sintonia – o que acontece quando todos estão no mesmo nível de entendimento da sua importância na organização –, as atividades e operações se tornam mais velozes.

Por consequência, ganha-se em agilidade na tomada de decisões e as chances de sucesso também são maiores. E mais, com a gestão à vista, mais profissionais podem participar das decisões, contribuindo com a produtividade.


Leia também: Planejamento Estratégico: Tudo que você precisa saber


Democratização da informação

A transparência proporcionada pela gestão à vista possibilita que todas as pessoas de uma organização estejam no mesmo patamar de conhecimento, a respeito do que acontece dentro da empresa.

Essa democratização da informação é benéfica porque aproxima os colaboradores da direção. Como resultado, melhora a comunicação e os funcionários sentem-se motivados a darem o melhor de si.


Controle de metas

A gestão à vista torna simplificado o controle de metas. Afinal, são criados mecanismos para contribuir com a comunicação entre colaboradores e direção. Dessa forma, é mais fácil acompanhar o desempenho da equipe.

Por consequência, consegue-se fazer previsões mais assertivas no longo prazo, mudanças e ajustes quando necessário e, inclusive, qualificar procedimentos para que as atividades sejam executadas de modo eficiente.


Melhora os relacionamentos

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem da gestão à vista é a melhora dos relacionamentos. Em especial, entre gestores e empregados, mas também entre funcionários

Afinal, com esse modelo de administração, todos sabem o que os demais executam, facilitando a comunicação.


Como implantar a gestão à vista

Para colocar a gestão à vista em prática, entretanto, é preciso elaborar um procedimento, para que tudo seja feito do jeito mais apropriado. O primeiro passo é determinar as informações que serão compartilhadas com os colaboradores.

Depois, é necessário definir quais ferramentas serão utilizadas para esse fim. Atualmente, existem diferentes métodos. Alguns exemplos são o Kanban e os Dashboards (painéis de gestão).

Até é possível combinar métodos, porém, deve-se ter o cuidado de não haver excesso de informações ou mesmo redundâncias.

Mais um passo importante é criar uma equipe que fique responsável por coletar os dados pertinentes com segurança e de maneira padronizada.

E claro, ao implementar a gestão à vista é essencial que todos estejam a par dessa novidade e compreendam o seu funcionamento.


Exemplos de conteúdos de gestão à vista

Há diversos conteúdos de gestão à vista que podem ser compartilhados com os colaboradores, conheça alguns deles.


Objetivos da empresa

Ao deixar os objetivos da empresa bastante claro a todos os envolvidos, é possível que eles entram em sintonia com o que a organização busca. Isso contribui até mesmo com uma maior produtividade da equipe.


Dashboard de indicadores

Indicadores são informações que ajudam os colaboradores a compreenderem o funcionamento da empresa e como está o seu desempenho.

Para facilitar a divulgação desses dados, recomenda-se usar um dashboard ou painel de controle. Desse jeito, os indicadores podem ser reunidos em um único ambiente. Melhor ainda se forem criadas tabelas e gráficos para ilustrar as informações.


Acompanhamento de metas

Mais um conteúdo importante para compartilhar com os colaboradores quando se investe em uma gestão à vista é o acompanhamento de metas. Afinal, é válido que a equipe saiba como está o status de cada objetivo, procedimento ou operação da empresa.

Ter acesso a essa informação também faz com que o funcionário se sinta valorizado, parte de equipe e, assim, motivado a se dedicar totalmente ao seu trabalho.


Segurança do trabalho

Dados a respeito da segurança do trabalho são outros que devem ser divulgados para a equipe. Inclusive, nos setores da economia onde os protocolos são ainda mais rigorosos.

Mais uma vez, os colaboradores se sentem bem informados ao saberem o que ocorre na empresa, como os procedimentos adotados, riscos e outros. 


Conclusão

A gestão à vista é um modelo de administração relativamente fácil de implantar, que oferece inúmeras vantagens para empresas de todos os tipos. Basta definir os dados a divulgar para todos os colaboradores, bem como as melhores ferramentas para isso.

Nesse mesmo ritmo, a empresa pode incluir na sua gestão ferramentas que permitam a colaboração entre os funcionários, a fim de promover a inovação. Conheça o AEVO Innovate uma solução eficiente e moderna para gestão da Inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *