Gestão de qualidade envolve também controle dos processos de venda . A inovação pode estar presente em qualquer setor, basta ser identificado o que é pendente. Há muitas técnicas e ferramentas para facilitar a gestão comercial. Processos como os de venda , produção e estratégia definem sua posição no mercado.
O gerenciamento de vendas vem acompanhado de uma boa gestão da inovação. Ele é responsável por guiar todo o empenho da equipe nesse processo, criando meios de abordagem, formas de alcançar novos mercados e novas pessoas.
Se quer aumentar a precisão das suas vendas, um programa de ideias pode se encaixar perfeitamente. A venda está ligada estreitamente com as estratégias de marketing. Sendo assim, um ponto indispensável para o desenvolvimento de uma empresa e a garantia de seu sucesso.
Inovar no ato de vender seu projeto é de fato marcante para aqueles que têm o primeiro contato. Conseguir causar essa boa impressão já o deixa muito a frente com o cliente. O objetivo de vender se torna consequência de uma boa transmissão de ideias que o é o ar da inovação.
A importância da gestão de inovação para os negócios
Para se manter no topo, não há mais uma fórmula indispensável e imutável. É um algoritmo de infinitas folhas.Não basta estar em algum lugar, o espaço é curto se tratando de quantidade. O que mantém alguém no lugar é apenas a qualidade e a frequência das ideias.
No ambiente de vendas, diversas tecnologias surgem todos os dias. O gestor e o gerente de setor devem estar conectados com esses meios. Possuem a responsabilidade de sempre dispor de novos métodos e ferramentas para que os demais possam atuar com tranquilidade e funcionalidade.
5 Passos para Inovar na gestão do Gerenciamento de Vendas
Há muitas ferramentas e cuidados específicos, basta atenção aos métodos e o que seu projeto pede. Para se destacar no mercado é necessário ter atitude, sair de onde está. Não fique preso a métodos de venda tradicionais, foque no diferencial. É possível extrair boa produtividade de cada colaborador, basta ter bons meios .
Entre os passos para inovação estão:
1 – Plano Integrado de Marketing e Vendas
A relação desses dois fatores é indispensável, um chama pelo outro. Não há um planejamento de marketing sem se voltar para estratégias de venda. Da mesma forma que a venda necessita do marketing para fluir.
O que é ter um planejamento de vendas aliado ao marketing?
É estudar os perfis dos clientes, analisar o mercado, determinar as abordagens, o que deve ser dito e o motivo. É unir o poder do marketing de facilitar a tomada de decisão a um bom planejamento de venda e produção.
2 – Metas e Objetivos
É impossível ter um indicativo de crescimento sem metas e objetivos bem definidos . Para se chegar aos valores, é necessário saber onde está, só é possível definir uma meta se foi reconhecido a posição em que a empresa se encontra.
Para obter determinação do seu time de vendas é preciso um feedback constante sobre o tamanho do passo que estão dando, a partir daí definir os outros passos e a dimensão deles. As metas não bastam existir, elas devem ser precisas e coerentes. Traçá-las exige que os pés estejam no chão.
A maioria dos projetos costumam ser parte de uma meta pessoal, elas nunca deixam de existir durante todo o caminho. Se em algum momento os processos começam a simplesmente serem reproduzidos de maneira automática, é por falta de perspectiva dos colaboradoresque refletem a postura do líder.
3 – As Ferramentas Perfeitas para gestão
Muitos meios tecnológicos estão dispostos no mercado para quem busca praticidade e simplificar os processos. Cada processo, cada setor, possui um problema inerente, seja quanto agilidade ou quanto a produção. Ferramentas como CRM são capazes de tratar metade das incógnitas.
CRM é um termo em inglês “Customer Relationship Management” que traduzido significa “Gestão de Relacionamento”. Ele foi criado para tornar claro as relações de mercado e cliente. Com ele é capaz identificar o que a sua localidade procura, o que se tem disponível de matéria prima, entre outros. Basicamente ele traduz as vontades do cliente e é capaz de medir possíveis mudanças no mercado.
Tudo isso começa com uma ideia, qualquer mudança exige um pensamento primitivo . E para tratar essas ideias a AEVO Innovate traz uma plataforma. Nela é possível analisar os indicativos de produção e reunir ideias de quem estiver envolvido com a plataforma, servindo de incentivo para liderança buscar ideias da linha de frente como os vendedores.
4 – Troque Experiências e Capacitação de Equipe
Um bom diálogo entre a equipe traz bons resultados. Mantenha uma frequência nas conversas sobre o mercado , a situação da empresa , sobre os planos , a perspectiva para o setor . Compartilhe o que se aprende, o que foi feito de errado, o que deve melhorar. Essa conversa traz conforto ao colaborador.
Demonstre que se preocupa com o bem-estar físico e mentaldo funcionário. Isso o traz para perto, o deixando a vontade para dar sugestões. Aumentando a participação deles ofereça oportunidades, novos aprendizados, outras possibilidades de atuação. Ensinando o seu projeto vai aprender muito.
Foque na capacitação do time e implementação de novos treinamentos. Os líderes também devem estar bem capacitados. A figura da liderança visa trazer novas experiências, ser o dissipador de informação. Como líder do setor de vendas, deve manter sua equipe sempre treinada e antenada nos resultados e metas.
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5 – Implemente um Programa de Ideias e Sugestões
O foco atual do mercado de trabalho é voltado para o colaborador. A maior preocupação do gestor deve ser gerir as pessoas e suas ideias . Aderir um software capaz de gerenciar as ideias é ir direto a necessidade de todo projeto.
A seguir, alguns benefícios de adotar a plataforma.
Estreitamento da relação gestor-funcionário.
Quem vai definir qual é o rumo que a inovação da sua empresa vai seguir, são os colaboradores e quem está se envolvendo com os processos diariamente. Ciente disso, um programa de ideias visa buscar o que a linha de frente tem a propor, assim estreitando os laços.
Todo funcionário se agrada em fazer parte da tomada de decisão da empresa. Ter o senso de importância aumentado traz um resultado nítido e satisfatório . Não há boa empresa sem bons colaboradores, valorize-os.
Controle dos processos e resultados.
Imagina poder acompanhar em tempo realcomo está o desempenho da sua equipe e o resultado gerado por cada funcionário. Esse monitoramento é possível com as novas tecnologias do mercado.
Abandone as pastas, os antigos documentos de Word, esses apenas complicam o controle do resultado. Com um programa de ideias seus planos e sistemas estão todos organizados de maneira simples e de fácil acesso.
Monitoramento a distância.
O gestor, com a adoção de um programa de ideias, por ele se encontra na nuvem, dá a possibilidade de acessar a plataforma de qualquer local. Nada melhor que isso para um gestor que muitas vezes precisa estar por aí em busca de novas informações. Dando esse espaço a mais.
Poder acompanhar de qualquer lugar tem uma grande vantagem principalmente para os grande projetos. Empresas que estão em mais de um lugar, com grande número de funcionários, requerem mais cuidados quanto ao controle de qualidade e desempenho.
Grande quantidade de ideias.
Por ser uma plataforma de fácil acesso, com um espaço aberto para qualquer colaborador que quiser sugerir, muitas ideias são geradas. É preciso ter a sensatez de escolher as melhores e que mais se encaixam com a situação. Através do acúmulo de ideiasna maioria das vezes surgirão boas ideias.
Uma plataforma onde as sugestões e novas ideias podem ser transmitidas como comentários de uma rede social, sendo avaliadas através de curtidas e compartilhamentos, qualquer um vai se interessar, nem que seja para dar uma conferida no que está rolando. Sendo automaticamente tentados a participar e colaborar.
Mudança na cultura da empresa.
Alterar a cultura organizacional de um projeto é uma tarefa difícil, que pode doer, mas vem para o bem. E para o bem geral, não só para os clientes famintos pela sua proposta como para os funcionários, que terão a partir daí uma qualidade de vida melhorada. A cultura da inovação insere o funcionário nos sonhos da empresa, o incentivando a se mover e cultivar boas ideias, algo que se leva para vida toda.
É o sonho de todo gestor ver uma equipe empenhada em mudar e constantemente melhorar. E é esse o verdadeiro resultado quando se altera a cultura de uma empresa tradicional para um perfil inovador. Vestir a camisa é fruto de uma boa cultura, uma marca de qualidade está inserida no dia a dia de cada colaborador. Quando a cultura é forte, o projeto é consistente e não é afetado pelas desavenças do mercado.
O AEVO Innovate tem exatamente esta ferramenta. Temos em uma plataforma inteiramente disponível, pensada e programada para agir em prol do seu negócio. Ultrapassamos a expectativa de todos nossos parceiros. Conte com nossa plataforma auxiliando nas ideias para sua gestão comercial. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossa plataforma.