Entenda o que é gestão de clima organizacional

A gestão de clima organizacional é uma ferramenta feita para medir a motivação e a satisfação dos colaboradores de uma empresa. Vale destacar que, independente do tamanho de sua organização, este é um indicador que deve ter atenção e ser monitorado.

Para uma empresa funcionar bem ela precisa ter colaboradores satisfeitos, comprometidos e engajados com o seu propósito e estratégia.

Expressar em números a motivação dos funcionários é um desafio, mas existem ferramentas que podem auxiliar nesse processo como a gestão de clima organizacional.

Em diversas atividades você precisa de pessoas motivadas, que passa desde os vendedores até a equipe de gestão.

Com atenção e acompanhamento, os gestores conseguirão manter um ambiente saudável que, como consequência, aumentará a satisfação e produtividade dos colaboradores.

Entenda o conceito de gestão de clima organizacional e a sua importância.

O que é gestão de clima organizacional?

A gestão de clima organizacional é uma ferramenta feita para medir a motivação e a satisfação dos colaboradores de uma empresa. Vale destacar que, independente do tamanho de sua organização, este é um indicador que deve ter atenção e ser monitorado.

Seja em uma empresa pequena ou multinacional, encontrar maneiras de manter os funcionários motivados, faz a empresa se destacar muito.

A motivação dos colaboradores implica em tudo.

Um profissional realizado fará suas atividades com mais empenho e terá melhores resultados, isso se reflete na relação com os clientes, na atração de talentos e na retenção dos melhores profissionais.

E não pense que isso passa despercebido pelo mercado. Este pode ser um fator crucial para que investidores olhem diferente para a sua empresa; e os concorrentes fiquem para trás.

Dito tudo isso, fica nítido o quão fundamental é ter esse termômetro de satisfação e motivação dos colaboradores à disposição, não é mesmo?

Porém, para que a gestão funcione plenamente, a organização precisa “trabalhar” sempre buscando envolver a equipe em sua missão, visão e valores, criando um ambiente propício para o bem-estar, com um ótimo clima organizacional.

Sendo assim, as empresas que realmente realizam a gestão de clima organizacional terão os melhores benefícios e resultados de toda a equipe.

Importância da gestão de clima organizacional

A avaliação feita na gestão de clima organizacional é uma ferramenta muito importante, sendo completamente humanizada, para determinar os desejos e percepções dos funcionários sobre a empresa.

Os resultados ajudam a traçar estratégias para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e aprimorar o clima organizacional, além de reforçar a cultura da empresa.

Deixar de lado os relacionamentos da sua equipe pode causar danos sérios na organização.

Então, quanto mais cedo você ver pontos de melhoria, mais rapidamente a empresa vai recuperar o bom clima organizacional.

Sendo assim, você deve saber que, além de afetar o estado emocional dos seus funcionários, o clima pode ter um forte impacto nos resultados financeiros e de desempenho – devido aos baixos níveis de motivação e redução da produtividade.

Quando você fizer esse teste, vai receber dados confiáveis e bem analisados em vez de impressões básicas, indo além do senso comum sobre a equipe.

Sendo, portanto, um indicador muito mais efetivo que outros métodos de simples observação. E o melhor, ele é muito simples!

Principais benefícios

Quando bem feita, a gestão de clima organizacional pode gerar diversos benefícios para a equipe.

Entre eles, alguns se destacam muito, veja quais são na sequência.

Reduz o turnover

O turnover é um método que avalia a taxa de rotatividade em uma companhia, que envolve a contratação e demissão dos funcionários.

Essa avaliação é importante por diversas razões. Mudanças frequentes nos membros da equipe podem dizer que o clima da empresa não é o ideal.

Nesse aspecto, a gestão de clima organizacional atua com ações e iniciativas que melhoram as relações no trabalho e o dia a dia da empresa.

Assim, pode aumentar a satisfação dos colaboradores, diminuindo a taxa de turnover.

A prática também tem um papel direto com a adaptação dos novos talentos e o alinhamento de expectativas.

Aumenta a produtividade

O ritmo de produção precisa ser forte e mantido para que as empresas possam atingir seus objetivos.

Mas não vai ser cobrando demasiadamente seus funcionários que você vai alcançar esse objetivo.

Muitas vezes, fazer isso vai apenas desgastar as pessoas, piorando o desempenho.

Nesse cenário, um das conclusões que os gestores podem chegar é a de um ambiente de trabalho amigável e que passa segurança aos colaboradores, pode ter um rendimento muito maior.

Cria confiança na equipe e auxilia na tomada de decisões

Durante todo o “ciclo de vida” de uma empresa, muitas coisas podem acontecer.

Sendo assim, quase sempre a equipe precisa fazer alguma mudança de estratégia e adotar novos métodos para manter os resultados.

A gestão de clima organizacional tem a função de ajudar a empresa com a confiança dos funcionários na hora de tomarem decisões. O foco é tornar a segurança maior

Sendo assim, o resultado disso é um grupo com habilidades de adaptação para as mais diversas situações, com capacidade de reação rápida e assertiva.

Como eu posso fazer uma boa gestão de clima organizacional?

Agora que você se familiarizou ao conceito e todas as coisas boas que isso pode ocasionar para a sua empresa, você deve estar se perguntando como fazer a gestão de clima organizacional.

A boa notícia é: a gestão de clima organizacional é uma ferramenta prática e a sua execução é mais fácil do que parece.

Dê valor para sua equipe

Pode parecer uma ação simples, mas se for neglicenciada fará um grande estrago.

A valorização das pessoas que compõem uma empresa é essencial, além de ser uma atitude estratégica, é, de fato, o que faz a organização avançar.

Na gestão de clima organizacional é possível aplicar um questionário anônimo, bem como estimular dinâmicas em grupo para que a equipe de gestão de pessoas possa identificar o quanto os colaboradores se sentem valorizados.

A partir da devolutiva, é fundamental que se tracem ações para intervir nesse cenário – se for positivo, para que gere ainda mais reconhecimento; se for negativo, agir com velocidade para mudar isto.

Uma ótima forma de valorizar a equipe é envolvê-los no desenvolvimento da organização, que está estreitamente ligada a inovação.

Um programa de ideias (também conhecido como programa de intraempreendedorismo) é uma maneira de democratizar a geração de ideias na empresa por todos os indivíduos da empresa.

Além disso, com um programa de ideias é possível criar um modelo de gamificação que reconhece as melhores ideias e as recompensa. Hoje, existem soluções tecnológicas voltadas para isso.

O AEVO, por exemplo, é um software criado para estruturar um programa de inovação, dando protagonismo a todos os colaboradores de uma empresa na melhoria contínua da companhia.

Além disso, no AEVO você realiza a gestão da inovação e a implementação de iniciativas inovadoras na empresa.

Com esse tipo de ação, entre várias possíveis, a empresa consegue de fato valorizar seu principal ativo: as pessoas.

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Melhore o ambiente de trabalho

Essa parte pode ser muito relativa, cada empresa tem seus valores e uma cultura organizacional única.

Mas, de modo geral, os gestores podem adotar diversas ações que vão melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores, deixando-os mais confortáveis, participativos e engajados.

Com um ambiente que ofereça a oportunidade de construir relacionamentos leves entre as pessoas, haverá um espaço maior para a criatividade e inovação.

Também será um local seguro e confiável para que os colaboradores se expressem sem medo e possam se desenvolver profissional e pessoalmente.

Tudo isso pode ser visto e aprimorado com uma boa gestão de clima organizacional.

Conclusão

A gestão de clima organizacional traz inúmeras vantagens para a empresa, os colaboradores e até para os clientes.

Por isso, é fundamental dar atenção a este processo em sua organização. Em pouco tempo será possível ver melhorias no desempenho geral da empresa e na satisfação dos seus colaboradores.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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