A gestão de metas é uma ação para o controle e o acompanhamento da estratégia corporativa, além dos indicadores e processos que geram resultados em uma organização.
Para que isso ocorra, equipes e lideranças precisam estar alinhadas com o planejamento e visão estratégica da empresa.
Esse ato é feito para assegurar que se alcancem os objetivos e resultados previstos na gestão empresarial, seja para o sucesso em uma meta sazonal ou a longo prazo.
Entenda melhor o conceito de gestão de metas e como ela fará os seus resultados se tornarem sólidos e escaláveis a partir de um modus operandi descrito neste artigo. Siga a leitura.
O que são metas?
Metas são atingíveis que temos dentro de empresas, determinados por um espaço de tempo.
Em uma estratégia corporativa, metas são traçadas a partir de objetivos – que costumam ser mais amplos e direcionam a empresa ao seu destino, onde ela pretende chegar.
As metas quantificam os resultados de ações desenvolvidas para atingir os objetivos organizacionais, sendo mais específicas.
Em um exemplo simples, podemos pensar no seguinte cenário:
Objetivo da empresa: ser referência em atendimento ao cliente.
Meta 1: alcançar um nível de satisfação de 70% nos atendimentos online, em três meses;
Meta 2: conquistar e manter uma taxa de 100% de atendimento às solicitações dos clientes até o final do ano.
Um ótimo método para validar se suas metas estão adequadas à realidade, ou seja, que são mensuráveis, realistas e alcançáveis é a metodologia SMART. No vídeo abaixo, Gabriela Vargas, Head de Novos Produtos na AEVO, explica, passo a passo, como construir metas SMART, confira:
O que é gestão de metas?
A gestão de metas é uma ação que prevê o planejamento e execução da estratégia corporativa de uma empresa, buscando utilizar com eficiência todos os recursos necessários (pessoas, processos, finanças, tempo, tecnologia e inovação) para alcançar os objetivos estratégicos do negócio.
Detalhando melhor, é preciso que a gestão de metas esteja próxima às frentes principais em uma organização:
- O capital humano: as pessoas responsáveis por processos, ou seja, os profissionais que compõem a organização;
- Eficiência nos processos: prevê que a empresa busque otimizar as rotinas de trabalho dos colaboradores e implemente tecnologias ágeis para os processos;
- Os recursos financeiros, tecnológicos e as ferramentas necessárias para atingir as metas – previstos no planejamento da empresa;
- O tempo a ser utilizado no desempenho de cada ação estratégica para obtenção das metas.
Dentre diversos métodos possíveis para gerenciar metas, estão os OKRs.
OKR é uma metodologia ágil (que também podemos nomear como framework) de gestão de metas. A sua composição é simples e prática para implementar: a empresa determina seus objetivos estratégicos e define resultados-chave a serem alcançados.
A metodologia OKR utiliza uma fórmula simples para a explicar a sua eficácia: “Eu vou (objetivo), medido por (conjunto de resultados-chave)”.
Além disso, os OKRs como método de gestão de metas permite que a companhia desdobre a estratégia em níveis como, por exemplo: organizacional, departamental e individual.
Após a escolha da metodologia de gestão, a empresa precisa estar atenta aos indicadores que a levaram ao atingimento do objetivo, com acompanhamento do desenvolvimento das iniciativas e mensuração dos resultados ao longo do tempo.
Dessa forma, é possível planejar e controlar as metas sem complicações, fazendo ajustes quando necessário.
Assim, a empresa pode agregar valor ao mercado, aos seus colaboradores, à diretoria e à alta liderança.
Importância da gestão de metas
Trabalhar com metas, e realizar a gestão delas de forma efetiva, é um fator essencial para o negócio se manter vivo no mercado.
Assim, a organização assegura que sua estratégia caminha para o progresso, o que favorece a valorização da empresa e a atração de investidores, por exemplo.
Mas, além destes pontos, uma companhia com a gestão de metas bem realizada conta com uma série de benefícios, tais como:
- Definição clara de prioridades;
- Capacidade de reação e ações preventivas;
- Missão, visão e valores alinhados na gestão;
- Melhora na comunicação entre as equipes;
- Melhores perspectivas sobre as entregas de projetos;
- Aumento da produtividade;
- Aprimoramento da performance organizacional;
- Satisfação e engajamento dos colaboradores;
- Cultura orientada a dados;
- Foco nos resultados.
Leia mais:
Gestão por resultados: etapas, funções e como fazer
Software de Gestão de Metas: saiba como pode potencializar seus resultados
Como fazer a gestão de metas
Quer compreender melhor como fazer uma gestão de metas eficiente? Como primeiro passo, também recomendamos que assista ao vídeo completo elaborado pela Gabriela Vargas.
Além dos conhecimentos abordados, existem boas práticas que devem ser feitas para administrar e gerenciar metas com eficiência. Reunimos as 6 principais nos tópicos a seguir:
1. Planejamento estratégico
A importância de ter metas claras e objetivas ronda o pensamento de todo bom gestor e líder. É por meio de indicadores que ele será capaz de verificar o desempenho e andamento das atividades previstas para o atingimento das metas.
Porém, não existe gestão sem planejamento, correto? Portanto, o primeiro passo é o planejamento estratégico.
Planejamento estratégico é um documento que estabelece a estratégia a ser adotada, para que a organização possa atingir seus objetivos gerais.
Ele determina diretrizes e ações necessárias para que a empresa possa sair de sua posição atual e chegar à posição desejada a curto, médio e longo prazo, concretizando suas principais metas a cada passo do caminho.
Realizar um planejamento estratégico empresarial é uma forma inteligente de colocar uma organização na direção certa para a realização de seus objetivos de longo prazo.
2. Defina os OKRs
Após a delimitação do planejamento, a empresa consegue definir os objetivos e seus resultados-chave (também chamados de key-results ou OKR), com metas que possuem indicadores atingíveis, mensuráveis e claros.
Eles são definidos em camadas, partindo de um objetivo central para metas específicas de diretorias, departamentos e equipes de uma organização, de modo que todas elas funcionam como uma engrenagem para a obtenção do resultado esperado.
Em um modelo de gestão de metas, são esses dados que demonstram como estão fluindo os processos e o que precisa ser feito para manutenção dos bons resultados.
Contudo, uma companhia pode obter respostas melhores desde que sua equipe e os gestores sigam o planejamento estabelecido à priori.
Por isso, é fundamental que uma empresa saiba o que fazer em cada passo, assim, evitará a perda de tempo, recursos e dinheiro.
3. Escolha do software
Para se ter de fato um controle das metas, é preciso um sistema eficiente para monitoramento e geração dos resultados.
Muitos gestores ainda mantêm a gestão de metas feitas por meio de planilhas que, na maioria dos casos, podem acabar não sendo um meio de fácil acesso e compreensão para a equipe – acarretando na falta de transparência nos indicadores e na falha de comunicação com os colaboradores.
Nesse sentido, software específico para gestão de metas e estratégia é uma ótima alternativa.
Software dedicados a este tipo de gestão apresentam dados em tempo real, histórico de resultados, interface intuitiva e integrada, simplificando o acompanhamento dos indicadores.
Assim, a empresa pode manter uma visão objetiva e clara para as suas estratégias e, também, pode identificar as particularidades de cada área no progresso dos resultados.
De forma com que será possível aos gestores tomar medidas pontuais, quando necessário, além de realizar alinhamentos com os seus liderados baseados em dados – diminuindo o ruído de comunicação na gestão da equipe.
Com isso, será possível identificar os erros e aproveitar as oportunidades para as correções.
4. Implementação
Outro passo fundamental é a implementação. Nele, o plano de ação é posto em prática.
A implementação deve ser comunicada e alinhada entre a equipe, garantindo que todos entendam seu papel para o sucesso da meta e que de que forma chegarão até lá.
Além disso, é papel da liderança evidenciar quais serão os resultados-chave correspondentes a cada um dos indivíduos.
Nesse etapa também deve ocorrer a capacitação da equipe para uso do software escolhido para a gestão de metas.
Algumas etapas são indispensáveis para que a implementação seja completa e clara para todos.
É importante que a empresa comunique como foi realizada a delimitação do objetivo, quais serão os desafios e esforços envolvidos para a obtenção dos resultados, como se comporta a concorrência e como a gestão de metas será um diferencial.
Além de explicar quais são os caminhos viáveis para atingir as metas (atividades e projetos a serem postos em ação), as possibilidades de ajustes durante o período de mensuração dos indicadores (que pode ser mensal, trimestral, semestral e etc).
Para a perfeita sintonia entre gestão e liderados, a companhia precisa saber implantar as metas e manter um empenho contínuo para alcançar os objetivos.
Por isso, existem mais algumas boas práticas a serem seguidas como, por exemplo:
- Divisão das metas em qualitativas e quantitativas;
- Manter o otimismo e engajamento da equipe;
- Estimular o compromisso dos colaboradores com as tarefas a serem entregues;
- Manter a comunicação para identificar os problemas com a equipe;
- Estabelecer uma rotina de acompanhamento e apresentação dos resultados;
- Aplicar metodologias que colaborem com o processo – como as metodologias ágeis.
5. Monitoramento
O acompanhamento dos resultados é uma das fases mais importantes da gestão de metas.
Para tanto, o controle das informações e os dados em tempo real evitam o descontrole no fluxo das tarefas. Além disso, é um ato decisivo para os objetivos da companhia.
Para que tudo aconteça em sintonia com o planejamento, os indicadores a serem monitorados também precisam de informações bem definidas.
É preciso alinhar com as áreas como serão feitos os acompanhamentos com relação à periodicidade, como será executada uma gestão de crise e como agir de forma preventiva aos maus resultados, por exemplo.
Assim, é possível encontrar soluções em casos de erros e ajustes necessários durante o monitoramento. Também é fundamental contar com um histórico completo sobre as atividades profissionais para promover otimizações nas tarefas e entregas.
6. Feedback
Conversar com a equipe é fundamental para manter o foco nas metas.
Para isso, o feedback deve ser aplicado a partir do monitoramento das informações e, com isso, a empresa pode ser organizar mediante as falhas e acertos.
Entretanto, os gestores devem ser alinhados com as necessidades de suas equipes e, dessa forma, conseguem identificar as dificuldades dos colaboradores.
Visto que, para melhorar o trabalho, os líderes dependem do compromisso e do engajamento dos colaboradores.
Assim, o feedback contribui para um desempenho melhor e, além disso, mantém a motivação dos times.
Dessa forma, será possível criar soluções para o crescimento pessoal e profissional, e também para o alcance de metas.
Para tanto, a comunicação entre as equipes deve gerar confiança e segurança.
Com isso, a empresa cria possibilidades melhores para gerar ideias, estimular a inovação e desenvolver as estratégias.
Conclusão
Agora, você já sabe a importância da gestão de metas e como o método pode melhorar o desempenho de uma empresa. Um dos passos fundamentais é a escolha da plataforma que amparará esse processo, e nisso o AEVO é a solução ideal.
O AEVO é um software completo para a gestão da inovação e estratégia, com relatórios e dashboards, além de funcionalidades que permitem a implementação e monitoramento de metas e indicadores em tempo real.
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