Gestão de negócios e inovação: saiba como fazer

A gestão de negócios e inovação é o campo que tem como principais objetivos desenvolver, potencializar e melhorar os processos criativos. Isso é possível através de estudos sistemáticos sobre a inovação e seus motores dentro das empresas.

É fato que, nos tempos atuais, com mercados cada vez mais competitivos, a gestão de negócios e inovação é uma das atividades mais indicadas para empresas que desejam acelerar o seu crescimento.

Essa é a metodologia que alinha o impulso da criatividade à gestão, garantindo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas ideias e a implementação de processos que as transformem em resultados.

Veja neste artigo quais são as características da gestão de negócios e inovação, como balancear os objetivos do presente com os do futuro, sem deixar de lado a sustentabilidade das operações.

O que é gestão de negócios e inovação?

A gestão de negócios e inovação é uma prática que tem como principais objetivos desenvolver, potencializar e melhorar os processos criativos. Isso é possível através de estudos sistemáticos sobre a inovação e seus motores dentro das empresas.

Existe um conjunto de práticas e estratégias utilizadas pelas empresas para gerenciar e melhorar suas operações, produtos e serviços por meio de inovação.

Isso não significa que há uma fórmula exata para inovar, afinal tudo depende da realidade presente em cada negócio.

Mas podemos pensar em frameworks que direcionam o avanço.

Eles envolvem o desenvolvimento e a implementação de novas ideias, processos, produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes e aumentar a competitividade da empresa no mercado.

A gestão de negócios e inovação passa pela identificação de oportunidades para inovar, o planejamento e implementação de projetos, a gestão de riscos e a avaliação dos resultados.

Ela também inclui o desenvolvimento de uma cultura de inovação dentro da empresa, a adoção de tecnologias avançadas e a colaboração com parceiros externos, gerando um ecossistema de inovação aberta.

A gestão de negócios e inovação pode ajudar as empresas a se adaptar às mudanças e superar desafios, demonstrando ser essencial para o sucesso de empresas em todos os mercados.

Como fazer a gestão de negócios e inovação?

A gestão de negócios e inovação possui alguns critérios práticos que garantem o seu sucesso.

1- Estruture o processo de inovação com foco nos objetivos do negócio

Existem várias abordagens que podem ser usadas para estruturar o processo de inovação com foco nos objetivos do negócio, mas todas envolvem alguns passos em comum:

  • Defina esses objetivos claramente: antes de iniciar o processo de inovação, é importante entender quais objetivos e metas a empresa deseja alcançar. Isso ajudará a garantir que as iniciativas de inovação estejam alinhadas com as necessidades do negócio;
  • Identifique áreas de oportunidade: avalie as áreas que podem se beneficiar da inovação. Elas apresentam oportunidades para melhorar produtos ou serviços existentes, criar novos, melhorar os processos e, assim, aumentar a eficiência operacional;
  • Incentive a flexibilidade: monitore o processo de inovação regularmente e faça ajustes conforme necessário para garantir que ele continue a atender aos objetivos do negócio. Isso inclui avaliar regularmente as iniciativas de inovação, identificar áreas que precisam ser melhoradas e adaptar o processo para atender melhor às necessidades reais da empresa;
  • Comunique os resultados: mantenha a transparência sobre os resultados com os colaboradores. Isso irá aumentar seu engajamento e é fundamental para criar uma cultura de inovação dentro da empresa.

2 – Utilize a inovação para sustentar o core business

Esse é o processo de fazer ajustes no que já está dando certo, aperfeiçoando seus produtos e serviços para manter a competitividade.

As empresas de tecnologia são os modelos mais conhecidos, adicionando constantemente novas funções e características aos seus aparelhos.

A inovação de sustentação, no entanto, está presente em todos os setores – basta ir ao mercado e ver quantos produtos estão anunciando uma nova fórmula, por exemplo.

3 – Implemente inovações para transformar o futuro do negócio

Além de manter e aperfeiçoar o que está funcionando bem, a gestão de negócios e inovação também se preocupa com o lançamento de novidades que possam transformar o mercado e conquistar novos públicos.

Esse é o objetivo da inovação transformacional, conceito que representa o que a maioria das pessoas entende como “inovação”.

Apesar de não ser o único caminho para bons resultados, este é certamente um movimento necessário, já que novos produtos e serviços serão desenvolvidos de qualquer forma, e a sua empresa terá vantagem se estiver à frente deles.

4 – Tenha um processo de gestão da inovação sólido

Crie um processo formal de inovação, alinhado aos objetivos da empresa, com líderes, atribuições e recompensas.

Facilite o caminho para que as ideias sejam coletadas, avaliadas, priorizadas e, quando implementadas, reconhecidas. Isso pode incluir a formação de uma equipe de inovação, o desenvolvimento de protótipos e testes, e a criação de um programa de ideias, por exemplo.

5 – Mensure os indicadores de gestão de negócios e inovação

Estabeleça métricas que permitam avaliar o sucesso das iniciativas de inovação, e acompanhe esses números.

Elas podem incluir KPIs de entrada – número de ideias sugeridas e implementadas, ou o tempo para lançar novos produtos, por exemplo – e de saída, como:

Receita de novos produtos/serviços: uma medida direta do sucesso da inovação é a receita gerada por produtos e serviços lançados. Esse indicador pode ser medido pela receita total gerada através desses lançamentos nos últimos 12 meses.

Participação de mercado: a participação de mercado pode ser usada como um indicador do sucesso da inovação. Afinal, se a empresa lança um novo produto que aumenta sua participação de mercado em relação aos concorrentes, certamente está atingindo alguns de seus principais objetivos.

Satisfação do cliente: podendo ser medida através de pesquisas, classificações online e outros meios, mudanças no índice de satisfação do cliente revelam o impacto que a inovação (ou até mesmo a falta dela) está causando no seu mercado.

Ao seguir esses passos, você pode estruturar um processo de inovação que esteja alinhado aos objetivos do negócio e ajude a aumentar a competitividade da empresa.

Conclusão

Além de se preocupar com os movimentos internos, a gestão de negócios e inovação também olha para o mercado e como ele está performando.

Uma forma de fazer é isso é usando ferramentas como o Diagnóstico de Inovação e o Mapa da Inovação Corporativa, desenvolvidas pela parceria AEVO e Inventta, para avaliar sua maturidade em relação aos competidores.

Análises desse tipo trazem contribuições importantes, que podem se transformar em novas ideias para o seu negócio.

Fazer a gestão de tantas informações e processos ainda requer a adoção de ferramentas adequadas por parte da gestão, que se beneficia de soluções como o Software de Gestão da Inovação desenvolvido pela AEVO.

Solicite uma demonstração gratuita da plataforma, e descubra como ela pode se integrar à sua gestão de negócios e inovação!

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.