Cada empresa tem suas próprias metas, mas deve sustentar essa visão frente aos desafios que a realidade apresenta. Ir dos objetivos aos resultados é um grande desafio. Nesse sentido, a gestão estratégica de negócios será uma ponte para trilhar esse caminho rumo ao sucesso.
Entenda o conceito de gestão estratégica de negócios, como ela impacta positivamente nas empresas e como implementar. Siga a leitura.
O que é gestão estratégica de negócios?
A gestão estratégica de negócios é a definição de objetivos para a empresa e o direcionamento adequado dos seus recursos para atingir o cenário desejado. Ela produz um modelo de atuação que integra os diversos setores da organização, alinhando pessoas, ferramentas e capital.
Suas principais funções são:
- A análise, para entender o que está acontecendo dentro e fora da empresa;
- O planejamento de uma resposta para esse cenário e o acompanhamento das ações implementadas, conferindo seus resultados para traçar os próximos passos.
Uma organização que atua de modo eficiente e conquista seus resultados tem a gestão estratégica de negócios como centro gravitacional. Todos os processos, recursos e tarefas giram ao seu redor, com direção e ritmo ditados pela gestão.
Isso não significa que a empresa irá se tornar rígida ou burocrática.
A gestão estratégica de negócios permite que os níveis seguintes – tático e operacional – possam se adaptar às mudanças de cenário, como uma nova tecnologia ou um movimento importante dos competidores. Dessa forma, o destino se mantém, mesmo que os caminhos sejam alterados.
Do mesmo modo, a gestão estratégica é uma tarefa que cabe às lideranças do negócio, mas não precisa ocorrer a portas fechadas.
É possível, e até mesmo valioso, escutar profissionais em todas as camadas da organização, colhendo informações sobre o que está acontecendo e sugestões de mudanças pontuais para guiar um processo de melhoria contínua.
Gestão e planejamento estratégico
Existe uma ligação muito forte entre os dois conceitos, e se você já tem familiaridade com o planejamento estratégico, sabe como funcionam as primeiras etapas da gestão.
O planejamento começa por uma leitura do cenário atual, e se encerra com a construção de objetivos e metas que a empresa irá buscar ao longo dos próximos meses ou anos.
Quando isso é feito, a gestão estratégica de negócios já está em andamento. A diferença é que, enquanto o planejamento está pronto, a gestão continua, atuando para transformar essas propostas em mudanças concretas nos resultados da empresa.
Como surgiu o conceito de gestão estratégica de negócios
A gestão estratégica de negócios é um conceito amplo, e em constante desenvolvimento.
Embora as práticas tenham mudado ao longo do tempo, podemos dizer que se houve uma análise do mercado, definição de objetivos e implementação de ações para alcançá-los, a gestão estratégica estava presente.
Ela ganhou força ao longo dos anos 80 e 90, com a popularização de modelos como o Toyotismo e o trabalho de Michael Porter em diversos livros sobre estratégia e competitividade. Eles deram impulso a uma abordagem de gestão que resultou em ferramentas e sistemas como o Balanced Scorecard, os Objectives and Key Results e o Ciclo PDCA.
Como implementar a gestão estratégica de negócios
A gestão estratégica de negócios é um processo, e embora cada empresa vá encontrar na prática a sua “fórmula perfeita”, existem algumas etapas que não podem ser descartadas:
Análise
Existem diversas forças, que podem ajudar o negócio a crescer, ou atuar como barreiras para o seu desenvolvimento.
Não importa qual é a empresa ou o setor, temos de lidar com profissionais, ferramentas, finanças internas, consumidores, fornecedores, competidores, novas tecnologias, situação econômica e política, e assim por diante.
A etapa de análise procura entender os pontos fortes e fracos da organização em cada uma dessas áreas, bem como seus riscos e oportunidades – não foi à toa que a Matriz SWOT se tornou referência durante esse momento da gestão.
Pense na análise como um mapeamento para entender todo o terreno, desde nossa posição atual até os objetivos que temos no longo prazo.
Planejamento
O planejamento estratégico vai trabalhar com todas as informações colhidas e analisadas anteriormente, encontrando os melhores caminhos para a empresa.
Algumas decisões tomadas aqui serão simples, pois haverá uma opção claramente superior. No entanto, diversos momentos vão exigir a escolha entre riscos ou oportunidades diferentes.
Quando isso ocorre, é importante estender o planejamento para considerar as formas de proteger a empresa e permitir que ela possa enfrentar as adversidades presentes e futuras.
Também é no planejamento que iremos definir as prioridades.
A empresa pode ter dezenas de objetivos para o futuro, mas deve encontrar as ações mais importantes para os próximos 90 ou 180 dias, por exemplo, alocando recursos de acordo com essa decisão.
Quanto mais atenção for dada a essa etapa, melhor será o desempenho na implementação.
Tenha em mente que questões como o engajamento dos profissionais, prazos incorretos e erros durante os processos deixam de ser imprevistos quando o planejamento leva elas em consideração.
Implementação
Com um planejamento em mãos, é hora de criar mudanças na realidade do negócio. A implementação trará seus próprios desafios, e o gestor deverá atuar para garantir um alinhamento entre os planos e a prática.
A etapa de implementação deve criar pontes da estratégia às operações, mantendo uma comunicação limpa entre a liderança e os gestores de cada equipe, bem como entre estes e os profissionais sob sua responsabilidade.
O objetivo central, aqui, é encontrar as ações concretas que atendam aos objetivos traçados.
Acompanhamento e análise
Cada movimento vai produzir um resultado, que devemos acompanhar e medir para entender de forma clara as relações de causa e efeito.
A última etapa do processo também é a primeira, já que teremos novas informações para fazer uma análise mais detalhada e iniciar um novo ciclo de ação.
Não se esqueça de avaliar tanto o desempenho geral da empresa, quanto as equipes e profissionais. Dessa forma será possível identificar onde estão os problemas, e traçar um planejamento considerando tais obstáculos para aprimorar os resultados no próximo ciclo.
Conclusão
A gestão estratégica de negócios é a base para qualquer empresa que deseja aproveitar seus recursos ao máximo e buscar objetivos cada vez maiores.
O seu desempenho pode ser aprimorado com ferramentas como o AEVO, que conta com um módulo completo para a gestão de estratégia a partir da metodologia OKRs, aproximando todos os colaboradores da empresa dos objetivos estratégicos.
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